Como saber c a valvula esta acabando? Laney

Autor Mensagem
DeLay82
Veterano
# dez/06


Ola amigos do forum estou com uma grande duvida sobre as valvulas !!!
eu tenhu um LANEY LC-15R Valvulado com 3- 12XAW e 2 EL84 !!!Realmente eu axu esse ampli foda msm !!!
E keria saber kuando dar para saber c a valvulas esta akabando???
Dah para perceber c ele fika mais frako pela luz???

Obrigado pela ajuda !!grato

marcelo2220
Veterano
# dez/06
· votar


o volume começa a baixar,
mas isso vai longeeeeeee

danilomagacho
Veterano
# dez/06
· votar


Alguns amps que pude ver com a válvula já no osso, eles quando ligados davam alguns "estalos" enquanto a válvula estava aquecendo.

Beatlemaniac
Veterano
# dez/06
· votar


a placa avermelha eu axo

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


Beatlemaniac
não necessariamente
danilomagacho
nunca ouvi
marcelo2220
é o rendimento diminui..
algumas de pré, ficam oscilando, e vc percebe que as passagem dos eletrons(no som) fica falhada..
as de power não rendem o tanto que se espera..

Beatlemaniac
Veterano
# dez/06
· votar


kelson
se vc diz eu acredito eauheauhaeuhaeea
por isso eu disse eu axo

d1g00
Veterano
# dez/06 · Editado por: d1g00
· votar


bom normalmente o desgaste é sentido nas valvulas do power as valvulas de pré são menos sucetiveis ao envelhecimento e raramente é necessario troca-las...já as de power se desgastam com o uso e dependendo do rendimento esperado é necessario troca-las de mês em mês...a melhor maneira de perceber a hora da troca é pelo volume sonoro em regulagens iguais ao longo do tempo...por exemplo se você usa o amp x tempo por dia e em 1 mês o volume baixou muito, é sinal que o seu desgaste é realmente alto e caso exista a necessidade de regulagens extremas (pode ser o motivo do alto desgaste) o melhor a fazer é realizar a troca...

Gabriel Anjos
Veterano
# dez/06
· votar


é necessario troca-las de mês em mês
Valvulas de papel?

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


se você usar regulagens extremas sempre e for necessario rendimento alto (como shows profissionais)...

marcelo2220
Veterano
# dez/06
· votar


já as de power se desgastam com o uso e dependendo do rendimento esperado é necessario troca-las de mês em mês
por exemplo se você usa o amp x tempo por dia e em 1 mês o volume baixou muito, é sinal que o seu desgaste é realmente alto

q barbaridade!!!!

silvio_rp
Veterano
# dez/06
· votar


d1g00
Nunca... se as valvulas necessitam ser trocadas em periodos tão curtos de tempo é porque a bias não está regulada corretamente jogando muita tensão nas valvulas ocasionando um desgaste prematuro. Nao existe esse negócio de alto rendimento, um amplificador vem regulado de fábrica pra qualquer tipo de uso, tanto no quarto como em shows e realmente, se usado a altos volumes constantemente as valvulas vao requerer trocar mais frequentes mas duram no minimo 1 ano de alto uso.

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


Poxa, se eu tivesse q trocar um quarteto de valvulas de um valvuladinho todo mes, quanto sera q eu gastaria num ano ???

hehehehe

silvio_rp
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
Dava pra comprar dois soldano handmade pro ano!!

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


silvio_rp
naum sou eu que conclui isso...eu ja li esse mesmo comentario sobre desgaste de valvulas do power no manual do meu mesa/boogie e de um amp marshall de baixo...concordo que pode ser exagero deles mas o desgaste de usar um power valvulado no maximo sempre é grande...

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


d1g00

cara, sem querer ser chato contigo já sendo

não faz o menor sentido isso cara.

1 ano de forte uso ainda vá lá, mas trocar de mes em mes é completamente fora de cogitação, sob qualquer circunstancia.

No site da Mesa Boogie acho q tem todos os manuais de amplis deles.

Qual é o teu modelo de ampli pra eu dar uma sacada nos manuais ???

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


pode olha vei eu tenho o manual e eu peguei ele online no site...o amp é o 50 caliber...eu não to querendo ser chato tbm não...so estou falando o q eu li...ta na maintenance nu segundo paragrafo...logico que o que o manual quer dizer se aplica a performance que exigem qualidade maxima e a troca de valvulas todo mes se aplica apenas as bandas profissionais ou estudios profissionais...eu não tenho $ pra fazer issu nem preciso de faze issu...

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


d1g00


putz cara, teu ampli deve ser muito bacana

estou de olho num DC 5 (Dual Caliber) mas não sei se assino o cheque ou não heheheh


cara, não achei no manual a indicacao q vc descreveu, dá um look :

-------------

MAINTEANCE Excessive noise, feedback, squealing or rattling sound coming through the speaker is
almost always the result of a deteriorated 12AX7 preamp tubes. This is most often the first or second
- 5 -
tube on the right, as seen from the rear. Checking the preamp tubes in a tube tester is almost useless.
The best procedure is to substitute a tube that's known to be good and non-noisy for each tube in your
amplifier, one-at-a-time. Here are general guidelines. If the problem appears only in the Lead mode, then
the culprit is Vl, furthest to the right, but may also be in V2 or V3. If the problem is in the Rhythm mode
only, then V2 is usually the problem (V2 is second from the right, seen from the rear). Sometimes it also
can be V3. If the Reverb is noisy or has a problem, replace V4.
Sometimes the insides of the power tubes themselves can be heard rattling. If the power is weak and
your tone is flat, try replacing the larger power tubes, type EL84, also known as 6BQ5. We strongly
recommend you use only genuine MESA tubes. (Your amplifier guarantee is valid only when all the
tubes are MESA brand or come from us.) Power output tubes are like guitar strings; they begin to
deteriorate as soon as they're put into use. You may notice improved performance by replacing your
EL-84's every few months. But do not change the 12AX7 tubes unless a specific problem comes up.
Their aging is very slow and you won't likely hear any improvement by changing them unless one has
become noticeably noisy.
Your combo-type amplifier is equipped with a special tube clamping plate for protection against vibration
as well as from flying footswitches and other debris which might be stashed in the back. To gain access
to the tubes, merely release the barbed nylon catches and the aluminum plate will fold down on
concealed hinges. Changing 12AX7 preamp tubes is easier if you first remove one or two of the larger
power tubes. Make certain you have all the tube pins aligned properly before pushing them in.
If your amp is fitted with an EWM speaker, you my need to remove the four mounting screws on the top
of the cabinet and slide the chassis back before gaining enough access to change a 12AX7.
After rough handling of the amplifier or when replacing tubes, make certain they are plugged all the way
into their sockets and are centered within the metal holes of the chassis sheet metal. A tube that is
leaned over in its socket can vibrate and buzz against the metal chassis, causing annoying noises. Note:
A power tube that is crooked can also reduce clean volume levels dramatically, and cause break-up
similar to a bad speaker. Should this sound occur, insure that your power tubes are seated squarely in
their sockets.

--------

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


Power output tubes are like guitar strings; they begin to
deteriorate as soon as they're put into use. You may notice improved performance by replacing your
EL-84's every few months.



meu ingles é bem ruim, pode ser q passei desapercebido por algum texto no manual

mas nessa parte, acho q diz q as valvulas podem ser trocadas em alguns meses, certo ??

imagino q seja na media dos demais amplis, por cerca de 12 a 18 meses, com uso intenso

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


ehh sim...mto bom...acho q ninguem faz amps como a mesa/boogie...few months = poucos meses...nu meu entender poucos meses e 2 3 4 nu max...

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


assina logo esse cheque...por qnto q c vai pega um?

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


esse manual é de qual amp?...

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


o .50 caliber tem valvulas 6l6 nu power...

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


d1g00
esse manual é de qual amp?...

acho q peguei do 50 caliber mesmo, dá um look no site dos caras

assina logo esse cheque...por qnto q c vai pega um?

R$ 3800 sem choro, com choro imagino conseguir por uns R$ 3300 a R$ 3500

tá bastante conservado o ampli, conheco o dono, ele já comprou uma wolfgang minha, agora é minha vez de comprar algo dele hehehe quer dizer, não sei ainda hehehe

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar

uhauhauhauhau...da uma pesquisada...paguei com choro 2500 no meu...o dc5 é mais caro msm não sei qnto...!

você pego manual de outro amp o meu são duas valvulas 6l6...o manual que voce pego é bem parecido muda so a parte que menciona as valvulas do power...

Boa sorte com a compra!!!...tomara que você consiga o negocio...afinal não tem nada igual um mesa berrando no seu ouvido...hauhauhauhau

wiskeria
Veterano
# dez/06
· votar


Sei que nos fenders as válvulas de power duram 3 anos normalmente ou mais, se no mesa boogie que puxa para um som mais pesado elas só duram messes vejo um motivo pra não comprar mesa boogie...
Outra, pode ser balela da fábrica para vender mais válvulas com o rótulo mesa "isso se tiver".
Outra, vendem os amps mesa com válvulas vagabundas, sendo necessário trocá-las logo.
Vai saber...

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


A Mesa não só tem valvulas proprias, como indica fortemente o uso delas.

Segundo eles, elas já vem ajustadas pro bias do ampli

Mas é balela, conheco caras com Boogies q já fizeram trocas por valvulas de outras marcas e tá tudo certo.

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


d1g00
JoeCruzGuitar
Calma gurizada!Few months em expressão de gringo não é a mesma coisa que para a gente.O alguns deles são qualquer coisa entre 11 e 36.Eles não dizem dois anos, dizem 24 meses, como tudo lá é previsto "long life " ou "lifetime", qualquer coisa com menos de 3 anos é "poucos meses".Para terem uma idéia, o Superthundersound Giannini do estúdio, fica ligado diáriamente das 14h às 22 h,desde março, quando comecei a operar, e o pessoal continua usando o volume 2(se colocar 3 doem as costelas).O bicho trabalha com 470V nas placas e bias de -52V, nas 4 6L6, e não demonstra cansaço.Isso de estourar válvulas todo o mês, é uma cultura introduzida lá pelos anos 60, quando as bandas solicitavam aos fabricantes que espremessem até o ultimo watt de cada válvula.Os caras então "torturavam" as ditas com voltagens acima do normal, no máximo de projeto, quando então a vida útil diminuia considerávelmente.É só assistir o "California Jam", pra ver o que acontece com o Marshall do Blackmore.Vc vê os Marshalls usarem EL34 com 520V em placa, mas vc pode colocar até 700V, que elas aguentam, a potência duplica e a vida delas cai à 1/4.Um abraço!

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
carlos adolphs
Bom acho que a explicação então é um conjunto de tdo que foi discutido...alem da expressão significar mais do que imaginei o uso extremo do amp é usar voltagens muito altas...uma pergunta que me ocorre agora...o uso dessas voltagens absurdas melhora a qualidade sonora ou apenas a potencia?...

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


d1g00
Potência.

r2s2
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs

Tenho uma dúvida nada relacionada com esse tópico, mas já q vc está aqui, vou perguntar:

Um ampli de 50w no talo e um de 15w tb no talo a qualidade do som é a mesma? Só muda a intensidade?

E um de 50w com redução tb?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber c a valvula esta acabando? Laney