6L6 ou 6550 ou kt88?

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tiratron_1982
Veterano
# dez/09
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Se eu tivesse trabalhando com amps para hi-fi, iria de kt88, pois são mais resistentes, podem trabalhar numa tensão maior (ou seja, as etapas de pré ficam com uma tensão maior reduzindo a distorção) melhorando a amplificação no aspecto geral.
Todavia, quando se trata de amps para guitarras, particularmente, eu prefiro as 6l6. Essas produzem timbres clássicos com uma distorção clara, macia e pesada. Mas as el34 são extremamente boas tb e geram um som sensivelmente mais comprimido em relação às 6l6.

Vale apena ressaltar que a escolha da válvula é menos de 10% no som final. Isso pq a guitarra usada, tipo de pré-amp, trafos de saída, os falantes e até o tipo da madeira usada nas caixas, tudo isso irá formar um conjunto com um determinado timbre, e não são apenas as válvulas de potência que ditarão as regras.

E outra, muita coisa que se fala a respeito da diferença entre amps clássicos como fenders e marshalls, para mim (o núcleo da diferença) está no projeto do pré-amp. É claro que se vc tocar num amp que tenha poucas etapas de pré, o som será mais clean. E se vc pegar o pré de um peavey 5150 (cheio de 12ax7) e plugar no pushpull de um bassman, o som será bem fuzz!

Quer um amp versátil, peça um projeto versátil (um pré recheado). A versatilidade não está nas válvulas de saída.

É óbvio que não sou o dono da verdade, mas é apenas a minha opinião, ok?

ATT

macaco veio
Veterano
# dez/09
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resistencia e durabilidade da valvula nao depende de ser kt88, 6L6, EL34 ou outra qualquer e nem de maxima tensao delas. Depende do material usado na fabricacao (leia se fabricante), tipo os chineses que sao uns filho da p* e so querem empurrar porcaria vao fazer menos duraveis.
Tambem depende da consciencia do projetista e digamos do dono da fabrica. Se eles nao quiserem respeitar os valores e parametros de tais valvulas e projetarem seus amplis botano pra f* regacando as bixinhas alem do limite que elas podem suportar para fazer parecer que seus amplis rendem mais e sao melhores do que aqueles que projetam respeitando os limites, o que parece que tem virado moda, ai elas serao menos resistentes.

tiratron_1982
Veterano
# dez/09
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macaco veio,
realmente vc atentou para um problema muito comum hoje e isso verdadeiramente é importantíssimo.

Mas comparando-se válvulas fabricadas nos mesmos lugares e nos mesmos padrões de qualidade, diferentes modelos apresentam resistência maior ou menor (melhor dizendo apresentam maior tolerância as intemperes)

Todavia, deve-se prestar atenção muito mais nos fabricantes do que nos modelos em si, no que tange à resistência das válvulas...

Agradecimentos!!

wiskeria
Veterano
# dez/09
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provavelmente a distorção do amp que vc quer virá quase totalmente do pré, como todo amp hi-gain.
As 6l6 seriam um tiro certo, mas vc pode optar caso o amp do pedrone lhe de esta opção, de usar 6l6, 6550, el34 e kt88 no power do seu amp. E a cada troca de valvulas "vai ai pelo menos uns 5 anos" vc experimenta um tipo de valvula.
Se vc digitar o modelo de valvula no google vai achar tudo que deseja sobre elas, inclusive o preço.

aloren
Veterano
# dez/09
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Alô amigos...
Na década de 70 ,quando a 6L6 era a melhor e de maior potência, facilmente disponível, conheci a KT88. Cara, destinada a potência com alta fidelidade. Sua substituta 'direta', outra nomenclatura, 6550. Montei equipamentos com as tres. Para uso caseiro, saida ultralinear, ALTA FIDELIDADE DE REPRODUÇÃO, altas potências de até 70 W (RMS), KT88 ou 6550.
Evoluíndo no assunto, havia a necessidade e desejo de potências maiores para uso em grandes ambientes (salões). Utilizar as acima citadas, sendo solicitadas nas condições de potência máxima (e além...) não fazia sentido. Ou 6L6, facil obtenção e preço razoável ou EL156, para onde me mudei. Esta, também cara e de uso profissional, aceita trabalhar nos extremos (4 delas fornecem 220 W RMS).
Como se 'deseja' distorção, sugiro pensar em $ e facilidade de reposição. Qualquer uma, pelo que acima tentei colocar, estará OK.
Abraço aos amigos.

Guguminator
Veterano
# dez/09
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aloren

Essas EL156 eram muito caras, o que já vi foi meter altíssimas voltagens na EL34 pra se chegar a uns 100W o par, mas ouvi dizer que perdia graves.

FirebirdVII
Veterano
# dez/09
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E comparando as KT88 com as 6550, quais seriam as semelhanças e diferenças?

Já ouvi e senti que as kt88 tem mais "punch" que as el34, sem dúvida, e não altera muito o drive do amp.

Mas as 6550 eu nunca testei em nenhum amp, devem ser valvulas menos resistentes que as kt88, mas com mais grave e mais drive.

Alguém pode me dizer algo?

wiskeria
Veterano
# dez/09
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vou te dizer algo, vc não precisa mais que duas 6l6!

FirebirdVII
Veterano
# dez/09
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wiskeria
Haha, será? Mas em um Marshall 2203, como vou fazer pra ter som limpo em volumes altos?

As KT88 distorcem menos, creio que as 6550 também.

As 6L6 são ótimas valvulas, concordo que em muitos amplificadores 2 bastam! Principalmente nos que tem 2 canais.

Pra quem tem 1 canal, e precisa de um som um pouco mais limpo em altos volums é que mora o problema! 6550 rules!

wiskeria
Veterano
# dez/09
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quem tem marshall não faz questão de som limpo... se quer clean compre fender, que alias usam 6l6.

Dr Jivago
Veterano
# dez/09
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Para enriquecer a discussão (fonte wikipedia)

in 1974 Marshall's US distributor had them change all of the amps sold in the US and Japan over to the much more rugged 6550 instead of the EL34 output tube. This produced a much different sound than the EL34—a sound perceived as less smooth and more metallic when overdriven. This change was brought about due to reliability problems with the EL34's, and the 6550 generally allowed the amps to make it through warranty without problems.

Because the valve industry had begun to fade and Marshall became worried that the standard power valve, the venerable EL34 would soon become unavailable, a number of JCM 800s were factory equipped with the 6550 beam pentode power valve, a valve with a different tonal character. Some people (notably Ozzy Osbourne guitarist Zakk Wylde) loved the resulting sound, but it was generally considered to be a downgrade in sound quality. The 6550 is a high power tube that is more common in valve-driven bass amplifiers because it allows a higher output power over the EL34 for a given distortion level and because it has a very crisp low and high end sound. Because many players desired more power amp distortion (which is considered more "pleasant" than pre-amp distortion, which these Marshalls still had plenty of), the prices for EL34s, especially vintage ones, skyrocketed for use in Marshalls.

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