Para quem quiser saber por que um Eminence fala mais que um Selenium, SPL, dB e outras coisas

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# nov/06 · Editado por: carlos adolphs


Caros amigos do fórum, muitos perguntam e pedem sobre escolha de alto falantes.Navegando por aí, deparei com um site que tem uma tabela bem explicativa sobre potência X dB X SPL.O que vcs acham de dizer que um Eminence qualquer, com 101dB de sensibilidade, fala e tem a pressão SPL com 8 Watts, igual ao SPL de um outro qualquer com 92 dB e 64W aplicados?Não pirei não...vejam:
www.colomar.com/Shavano/spl.html

Divirtam-se!

Snakepit
Veterano
# nov/06
· votar


Nao sei se entendi direito...

Um falante de 104db num amp de 32w faz o mesmo barulho de um de 86bds num amp de 2048w?

Bend
Veterano
# nov/06
· votar


Nao sei se entendi direito...

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


Snakepit
Entendeu direito, sim é isso mesmo.O que vc escuta é o SPL, se o alto-falante é pouco sensível, vc precisa mais potência para criar a mesma pressão.Se vc olhar a tabela dos Celestion, por exemplo, verá que os modelos com mais sensibilidade aguentam menos potência, por que?Por que não precisam aguentar mais pois com pouca potência, geram grandes SPL.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


Snakepit
Bend
Por que voces acham que um Vox AC30 vai para o palco dos grandes, junto com outros amplis maiores e não faz feio?Olhem os alto-falantes que usam....

kaus
Veterano
# nov/06
· votar


esse falantes de som de carro são mais fraco que um celestion entom? to falando daqueles grandões mesmo

affcl
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
muito bom!
vai pros topicos essenciais

Bend
Veterano
# nov/06
· votar


Nao sei se entendi direito...

=)

O tamanho do falante influencia em sua sensibilidade?

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kaus
São menos sensíveis...Mas a população em geral quer saber de milhares de Watts(dá impressão de poder)enquanto bastaria um pouco mais de uma centena de dBs.Se vcs lerem bem o artigo, notarão que a eficencia do conjunto é em torno de 1%,O resto é calor dissipado.Se vc aplica 2000W, 1% são 20W, que são os efetivamente transformados em som, por isso, quanto mais dBs de sensibilidade, mais desses poucos watts são transformados em som.Isso vale também quando vc faz uma caixa, quanto melhor forem calculadas as medidas, seguindo os parâmetros de Thielle-Small, mais ganho ela dá, melhorando as características do AF, sendo que vc pode pegar um AF com 96dB, colocá-lo em uma caixa e obter 120 dB de ganho no conjunto(só que isso se dará na faixa de frequencias para a qual a caixa foi construída, por isso nos PAs temos caixas de Sub/Médios-Graves/Médios/Agudos separadas, para otimizar os ganhos e obter os melhores resultados).
A tabela do site refere-se ao AF ao ar Livre, sem caixa(teste em câmara anecóica).
Bend
O tamanho é um dos componentes da sensibilidade, junto com a bobina, material do cone, material da "aranha" de suspensão, e peso do imã(fluxo).

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


Matéria extremamente interessante, eu li algo do tipo não me lembro aonde, vou procurar depois onde eu li e postar aki o site pois ainda lembro sobre o que eu tava pesquisando quando cai nesse artigo....

É legal dizer tmb que tem falantes "vintage" que não tem o SPL alto porem são apreciados por terem um timbre legal......tai tmb o por que de muitos amps valvulados single-ended 5/7w ou push-pull de baixa potencia 10/15w falarem alto a ponto de intimidar alguns solid-state populares de 30watts...

Falantes com o imã de alnico tendem a ter um som mais "macio" e comprimem em altos volumes, o que (eu acho não tenho certeza) faz eles terem menor SPL....

Achei no site da torau um falante marca ECF (seria nacional???) com 101 db de SPL e fiz um topico pra perguntar se alguem conhecia mais não resultou em nada, se algum de vcs conhecer por favor me fale, pois me interessou, quero um falante de boa performace pra eu montar uma 2x12....se alguem conhecer me fale pois não adianta ter alto SPL e não timbrar legal (pq ai vai só falar alto e feio)....

Randy78
Veterano
# nov/06
· votar


não confundir selenium com selestion

mas o selenium é tão baixo assim?

aqueles 200W do vulcano realmente não parece ser 200W se comparar com alguns outros amplis, não sei se a meteoro tbem usa selenium, a warm parece que usa.

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Buenas.Dificilmente um AF com essa sensibilidade não vai timbrar legal.Lembre-se que o projeto da caixa é 60% do timbre, de nada adianta ter coisa boa e enfiar numa caixa"pra guitarra qualquer medida serve"( seria do tipo "pra bom guitarrista qualquer guitarra serve")ou colocar uma Gibson LesPaul 59 na mão do seu sobrinho que está fazendo a 1ª aula de guitarra...O conjunto é tudo, na banda, nos amplis, nos instrumentos, na índole dos musicos, na responsa.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


Randy78
Usa sim.Não que Selenium não seja bom, eles são, mas pela tabela veja quanto mais eles precisam de potência para entregar o mesmo som de um Celestion....

diwillo
Veterano
# nov/06
· votar


Em suma, qt maior a sensibilidade, menos watts o falante precisa ter, pq mais watts sao transformados em som??

Algo assim?

Cara..nao consigo entende essas coisas ehauehuaeuha

Randy78
Veterano
# nov/06
· votar


diwillo
ha anos a indústria acostumou o público a comprar levando em conta a potência apenas, mas além da sensibilidade, alguns fatores como distorção harmônica, tbem ajuda a influênciar no volume final do som.

sensibilidade: a cada 3db a mais, é como se o volume dobrasse aplicando a mesma potência

é por isso que rádio da aiwa com 10mil W PMPO não consegue superar um bom valvulado de 50W RMS

é estranho, mas muita gente acostumada a comprar rádios pela potência, quando vai comprar seu primeira ampli e o vendedor falar que tem 15W o cliente acha que é muito pouco, até mesmo para estudo. Pra estudo, 5W rms ta de bom tamanho até

Fábio Goll
Veterano
# nov/06
· votar


Oba, meus falantes estão valorizando...rsrsrsrs

Acho q vou pegar o Falcon e usar os meus GB12 mesmo!!!
É mais barato e melhor q aquela caixa da Meteoro 2x12.

GreatKingRat
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs

Dificilmente um AF com essa sensibilidade não vai timbrar legal.
mas será mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
Excelente colaboração. Meus parabéns!
Abç

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
Coloca esse tópico na lista dos tópicos essenciais do fórum de amps. Mto bom!

Na moral
Veterano
# nov/06
· votar


Ateh agora eu entendi, mas ve se isso q eu vou falar tem sentido.... meu amplificador tem 30W se eu colocar um alto falante com maior sensibilidade ele vai falar mais alto?

affcl
Veterano
# nov/06
· votar


ryushin
já está lá

Snakepit
Veterano
# nov/06 · Editado por: Snakepit
· votar


meu amplificador tem 30W se eu colocar um alto falante com maior sensibilidade ele vai falar mais alto? (2)

Exatamente o q eu queria saber....

Mais uma duvida, como funciona esses w dos falantes? Por exemplo, se eu comprar um head de 50w como eu sei a potencia q tem q ter os falantes? Tanto faz? Ou os 2 falantes juntos tem q dar no minimo 50w?

Não sei absolutamente nada sobre isso... hehehe

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


GreatKingRat
Presta a atenção na caixa, ela é um instrumento.
Mauricio Luiz Bertola
Valeu, grande Maurício!Um grande abraço!
Na moral
Sim, vai!
Snakepit
O ideal é vc ter uma sobra de no mínimo 50%.Para 50W seriam um total de 75W em falantes.Se vc colocar falantes com 100dB de sensibilidade ou mais, vai falar muito!
diwillo
Acertou em cheio!Na mosca!Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


Fábio Goll
Aí vc tá usando a cabeça!Um abraço!

Na moral
Veterano
# nov/06
· votar


Vlw galera, vou dah uma procurada em alto falantes e ver o preco, rsrsrsrs

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
a ficha custou cair um pouco... mas lendo olhando a tabela, veja se eu entendi bem:

vamos comparar um eminence e um selenium 12pw3 e um eminence gb12

- 12pw3 - 97db
- gb-12 - 101db

Pela tabela, temos que para atingir os 100db/spl, cada um estaria convertendo:

- 12pw3 - 2w
- gb-12 - 1w

Como a eficiencia é em torno de 1%, para atingir os mesmos 100db/spl cada um teria que receber de potencia:

- 12pw3 - 200w
- gb-12 - 100w


Isso ta certo? é assim mesmo ou eu entendi errado?

e a pergunta que me interessa... em se tratando de contra-baixos, existe uma redução da sensibilidade natural do ouvido, entao como ficam as coisas? ou nao muda nada?

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


conehc
Não, vc tá misturando as coisas.Os 100dB querem dizer 100dB SPL com 1 W a 1 Metro e não 100 e 200 W.Lógico que nessas potências eles vão manter a proporção SPL.O certo seria dizer que o GB12 rende o dobro do 12pw3.Esse SPL é medido na frequência de trabalho do AF.Se for woofer, será na faixa de baixo, então a comparação vale.Não valeria vc dizer que o GB12 rende menos que um super tweeter de 120 dB.São faixas diferentes.

AugustoPedrone
Veterano
# nov/06
· votar


Só para tentar quantificar as diferenças do ótimo post do amigo carlos adolphs, o Rei Gaúcho do FCC.


Um falante que tenha 10dB de rendimento à mais que outro vai aparentar estar com o dobro de pressão sonora quando ligado ao mesmo amplificador.

Para um som aparentar estar com o "dobro" de volume sonoro de outro ele deve estar 10dB acima. E 10 dB acima são 10x a potência.

Portanto um amplificador de 100 watts tem o dobro de pressão sonora de um de 10 watts, desde que ligados no mesmo falante - eu tb não pirei não !!!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


AugustoPedrone
É isso aí Grande Pedronnini!Um forte abraço!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
AugustoPedrone
o negocio é q a gente ta acostumar a pensar as coisas linearmente.. e esquece que a percepção de nossos ouvidos.. são exponenciais..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem quiser saber por que um Eminence fala mais que um Selenium, SPL, dB e outras coisas