amp valvulado? como assim

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


Agora, se me dao licença, vou arrumar o título do tópico!

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


Pois e ne cara, mas fazer oq quem quer aprender na pratica estab sujeito a esses tipos de coisas msm.

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


silvio_rp
poh tu é moderador! O.o q do mal ohaehoaehoe sabia nao..
e cara postar foto do trafo eu posto.. mas do braço axo meio gay oHAEHOEEHO nao? (zuaçao)

carlos, quanto mais ou menos é a bitola dum primario dum trafo de saida de 100W PP 6l6?
30AWG??
512(ct)515 voltas.. de primario

silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Pois eh... e como esse nomezinho embaixo do meu nick pesa no forum de guitarra!!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Kelson, o Macete é vc usar o fio proporcional à corrente(algo em torno de 240 mA), + 10%.Não tem errada!Tenta dividir o rolo de fio em dois e pegando dois fios ao mesmo tempo, enrola bifilar, pois quando terminar, as duas seções do primário estarão prontas, além que a resistência ôhmica dos dois será idêntica.Com isso vc consegue estender um pouco mais a resposta de frequência do bixo!Um abraço!

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


galera, vou mandar ver mesmo! mas estava meditando....
estava discutindo com o pessoal o seguinte..
O aquecimento do filamento das válvulas chegam a temperaturas muito absurdas e quanto mais 8. Daí o pensamento lógico... um pequeno pepino... Devo montar as válvulas em cima do circuito mesmo utilizando material mais resistente (isso pq devo considerar que a trilha deva ter uma boa proporção pela quantidade de cargas que transitam pelo circuito e tem que ser um excelente condutor por isso penso no material da placa que será confeccionada por uma empresa que escolhemos), ou devo montar em cima de um chassi que isole as temperatura pra não esquentar a placa?
está aí um dilema... faço diretamente em cima do circuito podendo ter problemas de hiper-aquecimento ou monto em um chassi que isola termicamente? eu estava dando uma olha nas fotos dos chassis só que não dá pra identificar se o circuito é dupla face, com as válvulas na parte de cima e os semi-condutores na parte de baixo.
ou se é um chassi montado na parte de cima com as válvulas isoladas do circuito que fica na parte de baixo... suponhamos que seja isolado... que tipo de material esse povo usa?

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


será que aguenta se eu unir ao circuito sem ter um chassi? ou será que fazê-lo dupla face resolve?
haaaaaa...
a cachola vai queimar!
rs....

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs

cara sugiro q tu use por cima do chassis já q vai ser um cabeçote não é msm?

carlos adolphs

po carlos bom saber dessa manha já qvou ter q reenrolar o meu trafo!! me diz uma coisa : como eu puxo o center tap do trafo seu erolá-lo bifilar? essa técnica traz alguma diferença da usual q é erolar uma parte depois outra? Cara se tu tem mas dicas de erolar esses bichos diz ae pq tem um cara q fez um programa para calcular trafos de saida e tá vendendo lá no handmades um programa até bom sim, mas to meio sem
grana pra compra-lo agora. ah e uma coisa q me veio a mente agora! não tem como o kelson descobrir o tanto de fio certo q ele vai usar certinho ou tem? valeu, abraços

kelson

eu acho q a bitola do fio é por ai msm cara no meu eu usei 29 só pra me deixar tranquilo já q oq o trafo do thunder tava usando era fio 30 awg mais ou menos. agora só 512+512 voltas é isso msm?qrelação vc usou pra 6l6?

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


eu escrevi muita coisa aqui.. mas essa bosta de IE deu pau e nao deu pra mandar.. vamo lá denovo..

carlos adolphs
e algo sobre a direção do enrolamento? esse que desenrolei tava tudo no mesmo sentido e cada seção do primario nao tinha isolamento.. vale a pena colocar.. nao colacar? menor capacitancia?
pelo que eu entendi do enrolamento bifilar.. o CT é a primeira coisa.. dai quando vc termina de enrolar tem as 2 pontas sobrando e a direção fica oposta né?

Filipe Reis
eu queria saber a corrente mesmo, eskeci de olhar isso.. dai a bitola é facil.. e vou nos 10% mesmo.. poh cara.. o amigo meu que desmontou o trafo e anotou as voltas me disse que era isso.. pra 4x6l6.. era original de um lifesound horizon ki tava bixado..
aki c falou do tal do ZTV lá? o cara cobra quanto?
em questão aos fios.. meu amigo ao desenrolar mediu pra cada volta envolta ao nucleo em média 20 cm.. dai colocando uma correção de +/- 5 cm pra cima e pra baixo é só fazer umas contas.. mutiplicar pelas quatidades de voltas não?
meu trafo mesmo só vou mexer na virada do ano..

victorhugofs
eu particularmente acho que fazer o circuito com os soquetes direto na pcb é maior risco mecanico.. por exemplo pra tirar e colocar as valvulas.. vibração etc.. axo o chassis mais firme.. alem de isolar o interior com o exterior.. nas el34 ki eskentam bem.. coloca uma protenção pros demais componentes tipo ttrafo e capacitores.. como gambiarra serve até tábua pra churrasco..
dupla face só se for pra diminuir espaço interno..mas toma cuidado com trilhas paralelas.. matam qualquer circuito de audio!
o chassis pode ser qualquer metal de facil manuseio.. rigidez mecanica pra aguentar a impreitada de 2 trafos monstros.. e que te dÊ o acabamento melhor.. além de oferecer como blindagem eletroestática..

abraços! a todos!

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


muito obrigado Kelson! Eu vo seguir o que vc disse sim! É a primeira vez que eu concordo sobre alguém do forum na aplicação do meu projeto! rs....

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs
sobre circuitos com as valvulas direto na placa com soquete procure fotos do fender hot rod deluxe.. sobre outros moldes de montagem olhe os soldanos.. os marshalls mesmo.

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
Filipe Reis
pra 240mA com densidade de corrente a 2,5A/mm² ta dando na tabela aki 27AWG... 29AWG ta dando 161mA

silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs

O meu amp até tem as valvulas do pré direto na PCB mas essas sao mais de boa, esquentam menos e tal mas a do power eh isolada mesmo.

Manda bala no projeto!

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


kelson

Então cara desculpa na demora pra responder mas e q não deu msm. mas vamos ao q interressa, to com o livro do Isidro H. Cabrera q é o rádio reparações 12 edição q diz q a relação de espiras pra 6l6 é de 27:1 em 8 ohms. ah pra 4 válvulas isso né? então já muda todo o calculo msm. mas não sei com certeza se tá certo não!Po o cara conseguiu bixar um horizon como? Quanto ao ztv não sei se é correto eu te falar abertamente assim, então te passo uma mp lá no handmades, valeu? Acho q não precisa dessa densidade toda não cara! quer dizer depende da ferragem q vc está usando, qual é a ferragem é comun ou é deferro silício. Juntos nós desmistificaremos esse mundo dos trafos de saída. valeu

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


Filipe Reis
ta de boa..
nao sei como conseguiu.. o amp é bem velho.. e poh me decepcionei com a placa sem verniz! é mole? mas sei lá o amp tava com uns resistores abertos tbm... foi um dos primeiros.. e já tinha voltado quantas vezes nao sei pro lifesound.. e nada... dai o colega meu tacou o trafo de saida dum palmer.. ajustou a bias e ficou show!
cara eu to cmo uma versao do ztv liberado até pra 10 vezes.. q é o ultimo q saiu.. tem tempos tbm ki nao entro no HM.. mas vamos ver..
o trafo do lifesound parece akeles da lider..

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


Oq???? a placa do amp. do cara foi feita sem verniz? é isso msm? Imagino o trafo de saída desses amps. antigos aguentam muito bem o tranco. Po vc tá com a versão do ztv liberada pra 10 vezes, q pena eu peguei quando era só pra 5 agora acho q não dá mais não. Cara qual é seu mail? eu fiquei de te mandar um pm. lá no HM e não mandei.

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


Filipe Reis
kelson
No enrolamento bifilar, assim como nos comuns, é no mesmo sentido.Ao terminar o enrolamento, vcs unirão o principio de um com a ponta final do outro e isso será o CT |\| .Os enrolamentos não precisam ser defasados porque o inversor de fase já faz o serviço pra gente.O cálculo da bitola do fio está correto.Lembrem-se que quanto maior a bitola, maior a indutância.A densidade também é importante, pois numa relação de 27:1 vejam qual vai ser a corrente no secundário quanto a potencia estiver a pleno.Se vc saturar o núcleo antes de atingir a potencia plena, vc perde tudo no núcleo e teu trafo não rende.Por isso cuidado com o cálculo do empilhamento do núcleo!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


Filipe Reis
kelson bueno no hotmail.com só mandar tamo ae!

carlos adolphs
ah tah.. já vih assim inicio e fim.. sakei..
bacana.. aki um cara vai me trazer um super thundersound pra dá uma xecada numas cagadas ki ele fez.. dai nao axei eskema dele aki.. é o mesmo do III?
vou precisar de uma carga resistiva pra testar esse bixo to sem falante aki..

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
ah deixa ver se eu entendi! irão sobrar 4 pontas de fio nesse enrolamento bifilar né? e quanto a indutância se eu aumentar mt. corro risco de estragar as valvulas ? qual o valor de densidade certo para um trafo de saida 2x6L6? não entendi direito essa parte:

"Se vc saturar o núcleo antes de atingir a potencia plena, vc perde tudo no núcleo e teu trafo não rende.Por isso cuidado com o cálculo do empilhamento do núcleo!"

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


Filipe Reis
indutancia se dá na magnetização do nucleo.. e quando o valor tá alto.. lá pras casas do 10H no primario axo ki significa ki o material usado é bom aeohaeho nao sei se to falando bobera.. me corrijam..
qual o valor de densidade
seria densidade de corrente? tava pensando outro dia. aonde entra o calculo da densidade de corrente A/mm² nos trafos de saida?

acho ki o carlos quis deizr que, o trafo tem ki ter empilhamento suficiente pra aguentar P(out) no rendimento calculado com algum tipo de sobra não? pra evitar ki ele corte essa "dissipação", nao sei se pode assim chamar, de energia.. bem no limite do trafo

aloren
Veterano
# nov/06
· votar


Alô técnicos !!
Gostei do assunto de vocês !!! Considerem:
- Para dimensionar transformadores de saída é sabido que seu núcleo (o ferro) será maior quanto mais grave (menor a frequência) que deferá reproduzir - Para uma mesma potência, um trafo saida de Baixo é maior que um de Guitarra.
- Muito depende-se da qualidade do ferro que foi utilizado para fabricar as chapas: maior/menor linhas de fluxo magnético poderão ser consideradas em ferros de maior/menor qualidade E consequentemente menor/ maior numero de espiras (voltas) de fio, tanto no primario como secundário, mantendo-se a relação de espiras conforme já acima citado.
-Observem o tamanho de trafos de saída em eqptos comerciais, considerando pois potência que devem entregar aos falantes E ser para baixo ou guitarra.
-Quando da bobinagem, não recomendo fazê-la "bifilar", conforme acima (com todo respeito) foi citado. Tal procedimento serve apenas para transformadores de fôrça OU de saída de pequenas potências, onde não existem picos de tensão instantâneos elevadíssimos. O problema (mais dia menos dia) ocorrerá com o surgimento de um curto pelo rompimento da isolação do esmalte que é a capa dos fios empregados em bobinagem. Para trafos de saída de potências maiores, obrigatoriamente bobinar "unifilar", iniciando na ponta que irá para a placa de uma valvula, passando pelo CT e indo até o final da bobinagem, tomando cuidado de isolar com papel adequado entre as camadas de fio. Isso é um bom trafo, conforme aquí no fórum já lí sobre os famosos Wilkasom ou EASA. Abração.

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


aloren

po valeu pelas dicas cara! e realmente não tinha pensado nessa hipótese do esmalte do fio descascar. agora tu sabe me dizer se a mesma conta de espiras q faço pra um trafo de saída de guitarra será a msm de um pro baixo? só muda o tamanho do núcleo? (carlos pode opinar tb é claro.)

aloren
Veterano
# nov/06
· votar


Alô Filipe Reis

Creio que deves estar calculando o numero de espiras considerando a frequencia mais baixa de resposta pretendida do Amp. Como este cálculo considera o tamanho do ferro, independe se é para quitarra ou baixo. Potencia desejada, tamanho de ferro, numero espiras, bitola do fio, menor frequencia pretendida estão "amarradas" entre si. Apenas salientei o fato porque a densidade citada diz respeito ao numero de linhas de indução magnética consideradas para cada ferro.

Filipe Reis
Veterano
# dez/06
· votar


Cara tu não sabe o galhão q me quebrou1 agora sim posso calcular o trafo de saída pro amp de baixo q ainda eu quero montar tranquilo, valeu.

André GuitarMan
Veterano
# dez/06
· votar


Q coisa...
O cara abre o tópico com a dúvida e some... acho q ele ficou assustado com tanta informação de alto nível.

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


Estou postando por dois motivos:

1) Para dar UP nesse tópico. Tem muita coisa aqui que pode ajudar a galera do "No busca, Yes primeira página".

2) Postando aqui, o tópico vai pra minha lista de posts, quero ele lá pra dar uma re-lida posteiormente.

Abraços.

GuitarUser
Veterano
# jan/09
· votar


se desprendem ions que sao atraidos para o ânodo e com a adição de grades entre o catodo e anodo

puta que pariu cara, vc me lembrou que é janeiro e daqui a pouco terei que estudar

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


GuitarUser
Anodo e Catodo não se separam!

Ou eu estou errado? :P

GuitarUser
Veterano
# jan/09
· votar


kairi
sei la cara, sempre odiei geografia

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


GuitarUser
Cara, você brincou né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amp valvulado? como assim