amp valvulado? como assim

Autor Mensagem
Simmons
Veterano
# nov/06


ae galera o que é um amp vulvado ?? qual e a diferenca dele para um amp normal?? e como a dist dele sai tão forte? valeu

Simmons
Veterano
# nov/06
· votar


e ai ninguem para ajudar

Daycrawler
Veterano
# nov/06
· votar


Amp vulvado?? seria um amp com uma vagina? rsrs

Emokiller
Veterano
# nov/06
· votar


Simmons
Amp valvula facilmente explicando, eh um amp q contem valvulas ao contrario do transistorizado

Vlw!

Simmons
Veterano
# nov/06
· votar


mas tipo assim qualquer amp da pra transforma ou é so os proprio e em media quanto custa um desses? bons e os ruins

Rowashburn
Veterano
# nov/06
· votar


Simmons

Cara, já te responderam o principal: É um amp que tem válvulas no lugar de transistores.

Agora use a busca, e vá ler bastante do que já foi discutido aqui no fórum pra você aprender.

goiano
Veterano
# nov/06
· votar


Simplesmente é o objetivo de TODO guitarrista que se preza, a qualidade do som de qualquer ampli valvulado é superior ao correspondente transistorizado.

O preço normalmente é salgado.

Obs.: As informações acima não são válidas para os valvulados da met**ro em questão de qualidade.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


Obs.: As informações acima não são válidas para os valvulados da met**ro em questão de qualidade.

HAUHAUAHAU

angus junior 2
Veterano
# nov/06
· votar


vulvaldo auauauhauhauh eh um amp sexual auhauhauha

tom_delonge182
Veterano
# nov/06
· votar


Amp vulvado?? seria um amp com uma vagina? rsrs


shaushaushaushau

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


Simmons, Para iniciar o papo vamos compreender...
o que vc chama de cubo de guitarra, se chama na verdade "Combo". O que é um Combo? para entender o que é combo vou explicar...
quando vc pluga o cabo da sua guitarra pra caixa, ela vai para a caixa e é direcionado ao sistema de pre-amplificação... o que é essa coisa? simples.... o pré-amplificador estabelece os primeiros níveis de som que será amplificado antes de sair da caixa (quando sai do alto-falante é óbvio que é o ultimo estágio). Esses níveis são basicamente determinados como graves, médios e agudos. Depois desse estágio, ele passa ao amplificador de potência que vai multiplicar os graves, os médios e os agudos que o pre-amplificador selecionou que devem prevalecer. Daí eles são encaminhados aos alto-falantes.
voltando... os "Combos" ou cubos, possuem a estapa do pré-amplificador, mais o amplificador de potência e mais os alto-falantes, diferente do cabeçote, que não tem alto-falantes por se preocupar apenas com o pré-amplificador para definir melhor graves, médios e agudos e com o amplificador de potência que geralmente é bem animal e tem esquema elétrico grande. Assim, o cabeçote pode ser maximizado e ligado a caixas muito maiores como por exemplo gabinetes com 4 alto-falantes de 12 polegadas que dão um som muito mais alto do que 1 cubo com 1 ou 2 alto-falantes.
Agora a respeito de válvulas... Existem 2 métodos de vc definir potência no pré-amp e no amp de potência. Com as chamadas vãlvulas ou com os componentes de circuito chamados transistores. As válvulas são componentes mais antigos e foram usados nos primeiros aparelhos de rádio (na época do seu avô). As válvulas tem definição de som muito legal e transfere uma potência muito grande, e uma alta carga de voltagem porque integrada com elas é necessário a utilização de capacitores para reter energia e direcioná-la para as válvulas. As válvulas funcionam se aquecendo termicamente ficando incandescentes e acumulando muito calor. Os chamados transistores, são esquemas mais simples e elétricos que tentam imitar a ação das vávulas gastando menos cargas, menos energia e menos força, e não aquecem. Porém o uso da válvula nos primeiros amplificadores de guitarra, mostrou um nível sonoro superior ao do transistor. Isso porque o som fica muitíssimo mais brilhante, mais sensível, e no caso do rock um som mais cortado, com peso animal e inigualável (a ponto de fazer sua barriga pular), e com possibilidade se vc quiser, um agudo de doer ouvidos (dependendo do sistema elétrico e da potência do sistema). Já os amps feitos com transistores, são bem mais humildes, com médios mais fortes, agudos não tão presentes, graves sem muito controle, menos potência e em compensação pelomenos gastam menos energia. Cara, existem 3 tipos de classificações... Os transistorizados, os pré-valvulados e os completamente valvulados. Os pré-valvulados geralmente possuem 1 válvula no pre-amplificador, e em raros casos 1 ano pré e 1 no de potência.
Os totalmente valvulados de séries mais legais, podem possuir 4 válvulas no pré e 4 no amp de potência....
Agora vem a pergunta... pq a maioria das pessoas usa amplificadores transistorizados? Fácil a resposta... Os valvulados são muiiiiiiiiiiiiiito mais caros! a diferença chega a ser grotesca!
Espero ter esclarecido!
Abraços

silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


Nao concordo em vários pontos.
Primeiro que o pré amplificador nao serva pra "amplificar os graves, médio e agudos" ... ele amplifica o sinal do jeito que ele vem e o tone stack CORTA frequencias (pois é passivo, componentes passivos nao adicionam nada ao som) resultando nessa equalização.

Outra coisa, a diferença entre cabeçote e caixa é só o "recipiente" ou a forma de montagem. Nao tem nenhuma diferença de circuito.

Deixa eu tentar explicar o lance das valvulas de outra maneira.

As valvulas foram os primeiros dispositivos eletronicos capazes de elevar um sinal. Quando voce aquece o filamento de uma valvula, se desprendem ions que sao atraidos para o ânodo e com a adição de grades entre o catodo e anodo (grade de blindagem, supressao, etc) voce consegue controlar e aumentar os ganhos na mesma. Normalmente os circuitos que empregam valvulas sao mais simples que os que utilizam transistores, por concepção, já que a regra nao eh geral!

Em relação a potencia, se voce ligar dois amplificadores de mesma potencia, um valvulado e um transistorado, numa mesma caixa, e medir com um aparelho próprio a potencia final vc vai ter o mesmo valor. Mas a valvula passa uma "sensação" de potencia maior pois com transistor ocorre perde de algumas harmonicas o que deixa o som mais "pobre".

A valvula hoje em dia eh quase que só usada em equipamentos de sonorização, ja que em outras aplicações o transistor se mostra muito mais eficiente, barato, resistente, etc.

Qualquer dúvida estamos aí pra isso.

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


legal silvio_rp, só que eu não disse que havia diferença no circuito. Disse que os cabeçotes de alta amplificação no mercado não acompanham alto-falantes.
cara, o tone stack não adiciona mas corta... corta sim... mas veja bem... ela corta faixas que não interessam, dando assim a sensação de faixa de grave que realmente dá uma boa sonoridade bombástica em determinados modelos como por exemplo o TSL100 da marshall, e o mesmo assim faz com os médios e os agudos. (coisa que eu tenho comparado com as marcas brasileiras que na minha opnião tem deixado demais a desejar cara!).
e mais... a respeito de potência realmente... é como perguntar... o que vale mais 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
agora em relação aos transistores não deixam harmônicos mais probres e sim miseráveis... rs... isso em relação aos valvulados.
agora realmente só compensa usar valvula em caixas pra guitarra ou baixo.
Agora meu amigo o circuito de valvulado quem disse que é simples?
vc está muitíssimo enganado. Atualmente eu estou cursando o curso de Engenharia Elétrica no centro universitário do leste mineiro e estou fazendo um trabalho interdisciplinar... o que é isso??? escolho um projeto elétrico pra montar com acompanhamento do corpo docente (mestres e doutores).
pois bem... tem duas semanas que eu estou me esforçando pra conseguir informações suficientes para montar um cabeçote TSL100 da Marshall e um gabinete 1960A da marshall.... Meu projeto consiste em eu fazer uma réplica perfeita utilizando apenas o modelo de circuito, com o esquema pegado na página http://www.schematichaven.com.
já levei o esquema pro meu professores de sistemas digitais. Ele disse que o circuito é complexo e relativamente grande.
e vai dar trabalho demais...
se ele disse isso, imagina só.... o cara tem doutorado e trabalha na parte de engenharia de uma empresa, ele deve saber o que diz.
Então por isso visito tanto o forum ultimamente, em busca de esclarecimentos que o pessoal possa me ajudar e também aproveito pra ajudar os membros novatos... eu notei que antes de eu responder, ninguém havia ligado com o fato. só estavam criticando o novato por sua ingenuidade. Por favor, procurem ajudar mais as pessoas tendo mais humildade do que ficar medindo conhecimentos de quem sabe de mais e de menos! vamos crescer todos juntos!

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


acho que todos crescermos é o objetivo do forum! Por isso mando um abraço a todos que contribuíram para o meu crescimento!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs
cabeçotes pequenos e grandes nao tem alto falante.. aliás é som um "cabeçote" sacou?

e o mesmo assim faz com os médios e os agudos.
como ki ele faz? concordo em tudo com o silvio..
nao adianta inventar é simples o circuito!
normalmente o tonestack seguem algumas linhas, padrão fender, marshall, baxandall, e outros.. mas em amps mais conhecidos os 2 primeiros se destacam..

agora em relação aos transistores não deixam harmônicos mais probres e sim miseráveis... rs... isso em relação aos valvulados.
a resposta é mais básica, o transistor amplifica corrente e a valvula voltagem.. o transistor linear e a valvula log.. nossos ouvidos percebem o audio log.. entao casam-se bem..

agora realmente só compensa usar valvula em caixas pra guitarra ou baixo.
pq? nunca ouviu nenhum ultra linear? ou amplificação de teatro com valvulado? compensa ssim.. explica melhor esse "compensa"


e eu sempre digo valvulado é "simples" sim...
Agora meu amigo o circuito de valvulado quem disse que é simples?
vc está muitíssimo enganado. Atualmente eu estou cursando o curso de Engenharia Elétrica no centro universitário do leste mineiro e estou fazendo um trabalho interdisciplinar... o que é isso??? escolho um projeto elétrico pra montar com acompanhamento do corpo docente (mestres e doutores).
pois bem... tem duas semanas que eu estou me esforçando pra conseguir informações suficientes para montar um cabeçote TSL100 da Marshall e um gabinete 1960A da marshall.... Meu projeto consiste em eu fazer uma réplica perfeita utilizando apenas o modelo de circuito, com o esquema pegado na página

primeiro você pegou um cabeçote que tem muito op-amp e frescuras, pega um plexi, bassman e vai digerir facil, aliás, c nao tem afinidade com o circuito, comece pelos simples, vai ver que os maiores não são tão complicados, e, não é nada contra a graduação de seu professor, porem se ele é especialista em sistemas digitais nada vai saber de sistemas analógicos para "audio", sabe apenas programação binaria e desenvolvimento de processador.. não do seco e grosso audio digital.
o esquema do TSL-100 é bagunçado, chato e não precisa daquilo tudo pra se ter um amp bom.
e bixo! simples nao quer dizer ki nao tenha trabalho envolvido! tudo exige trabalho e complicação pra quem não conhece! o negocio é se jogar e ir aprendeno uai!
não sendo graduado em nada de eletronica eumontei o meu amp e to muito feliz, e estudei muito até chegar nisso, e montei como se pode dizer, praticamente tudo! menos componentes passivos e valvulas.. se pudesse eu montava tbm =P
e uma coisa que descobri na caminha.. gente q se gaba demais, dá desculpa direta, ou fica com xarminho pra ajudar falando ki primeiro é dificil e complicado, na verdade não sabe porra nenhuma e nao quer se expor ao ridiculo.

agora vamos destrinchar suas explicações...

pré amplificador nao tem nada ah veh com equalização! equalização pode vir tanto no ultimo degrau do pré como no primeiro estagio!
pre amplificação nada mais que pega os poucos milivolts q a guitarra faz, e joga lá pra casa dos 1V suficientes pra excitar o estagio de saida. e ponto final.

combos, cubos, são amplificadores com alto falantes integrados, 1x12", 4x10".. nao importa, sao iguais cabeçotes mas com falantes.. sacou? eles tbm podem ser pekenos de circuito nao muito extenso como monstros.

Os chamados transistores, são esquemas mais simples e elétricos que tentam imitar a ação das vávulas gastando menos cargas, menos energia e menos força, e não aquecem.
corrigiindo, transistor de potencia esquenta pra cacete, puxa uma carga do capeta e usam pouca energia pra alimentação.. e tentam imitar as valvulas porem funcionam em estado sólido.
o que ocorre é que, o aquecimento da valvula é pra proposital! é feito pra facilitar a troca de eletrons da placa pro anodo.. enquanto no transistor de pontecia é um "efeito" colateral digamos assim.

Os chamados transistores, são esquemas mais simples
discordo, amplificadores SS são tao complicados quanto e normalmente precisam de um recalque nas frequencias médias entre o pré e o power pois trabalham muito linear.

Cara, existem 3 tipos de classificações... Os transistorizados, os pré-valvulados e os completamente valvulados.
discordo. se for caracterizar faça assim, transistor, valvulado e "hibrido" que seriam pré valvulado+power SS ou pré SS+power valvulado.
pré amplificador pode ser tanto um pedal de boost, distorção quanto aquilo que ta no seu amp e vc aumenta o ganho achando que significa distorção.

e em raros casos 1 ano pré e 1 no de potência.
como assim? ta chamando amp Single-ended de pré valvulado? eita.. cada coisa..

Os totalmente valvulados de séries mais legais, podem possuir 4 válvulas no pré e 4 no amp de potência....
podem possuir até 1 valvula no pré.. uma no power.. 6 no power.. isso nao explica nada.. todo valvulado significa que todos os estagios de amplificação são valvulados pronto!

Agora vem a pergunta... pq a maioria das pessoas usa amplificadores transistorizados? Fácil a resposta... Os valvulados são muiiiiiiiiiiiiiito mais caros! a diferença chega a ser grotesca!
ERRADO! pq em meados de 70 a fabricação de peça em estado sólido se tornou tão fácil e barata que o mercado abraçou eles de uma forma grotesca. nao é atoa q 80 foi a era transistorizada e hoje em dia tedenciou ao digital. tua explicação nao explica nada.. a diferença muitas vezes significa marketing.

Por favor, procurem ajudar mais as pessoas tendo mais humildade do que ficar medindo conhecimentos de quem sabe de mais e de menos!
se usar a busca tbm vai achar bastante informação do que afirmando em um topico.. tais termos já foram muitas vezes discutidos aqui.
e me desculpe se houve algum ar de arrogância.. pois não tive essa intenção.. apenas é uma provocaçãozinha para o que se afirma aqui.. pois posso também estar errado.
abraços

silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs

Vou ser mais claro, nao discordei de voce, apenas quis exemplificar melhor e corrigir alguns pontos que ja me informei melhor.

Curso engenharia elétrica na Universidade Estadual Paulista, Unesp e estou envolvido com circuitos de audio desde meu primeiro colegial, estudando tudo que é possivel sobre eles, entendendo-os e tentando sempre saber mais e ajudar isso. Apresentei um seminário sobre válvulas semana passada na faculdade para explicar como funcionam, suas utilizações e tudo mais para uma sala de aula e professores que sabem muito de suas áreas mas nada sobre som analógico. E mesmo me esforçando dessa maneira tenho visto caras como o kelson mesmo, que cursa ou eh formado na área de humanas e mesmo assim foi atras, construiu transformadores e varias outras coisas e seu valvulado!!

Eu realmente ja tinha lido esse post mas nao achei que seria necessário uma grande explicação pois como muitos indicaram a busca ja contem tudo que nós 3 juntos dissemos (eu, vc e o kelson) e por isso nao achei que teria que escrever tudo isso denovo mas quando li seu post encontrei varias informações que não estavam corretas e decidi reescrever tudo denovo para que o cara não aprendesse o negócio de maneira erronea.

Não estou me gabando de nada aqui até porque me considero como um dos menos experientes aqui do forum nessa área (abraços aos colegas Carlos Adolph, Pedrone, Kelson, _Blackmore_, Kazan entre outros) mas sempre que posto alguma coisa tento manter um embasamento.

Posso ter entendido errado o intuito do seu post que poderia ser explicar de uma maneira mais metafórica para que qualquer leigo possa entender mas como muita coisa ficou estranha acho que nao foi desperdicio de tempo escrever tudo aqui.

Nao tenho richas com ninguem aqui. Só estou esclarecendo meu ponto. Um abraço
Silvio

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


Obrigado cara! na verdade gostaria de parabenizá-lo pelos estudos e pela sua eficiência no forum a fim de contribuir com o seu conhecimento de forma a nos enriquecer!
abraços!

silvio_rp
Veterano
# nov/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


Agora meu amigo o circuito de valvulado quem disse que é simples?
vc está muitíssimo enganado. Atualmente eu estou cursando o curso de Engenharia Elétrica no centro universitário do leste mineiro e estou fazendo um trabalho interdisciplinar... o que é isso??? escolho um projeto elétrico pra montar com acompanhamento do corpo docente (mestres e doutores).
pois bem... tem duas semanas que eu estou me esforçando pra conseguir informações suficientes para montar um cabeçote TSL100 da Marshall e um gabinete 1960A da marshall.... Meu projeto consiste em eu fazer uma réplica perfeita utilizando apenas o modelo de circuito, com o esquema pegado na página http://www.schematichaven.com.
já levei o esquema pro meu professores de sistemas digitais. Ele disse que o circuito é complexo e relativamente grande.
e vai dar trabalho demais...


Esquema de um marshall plexi que vai te dar o mesmo som caracteristico, com mais qualidade até que o TSL em questao:
http://www.drtube.com/schematics/marshall/1987pljp.gif

Agora da uma olhada nesse combo da marshall de 30W transistorado fabricado em 1986:
http://www.drtube.com/schematics/marshall/5203.gif

Bem mais complexo nao??

E agora o circuito de uma Mesa Boogie Mark IV, um dos amplificadores mais desejados aqui do forum e tido como muito versátil, projeto muito bom e consistente, etc:
http://www.schematicheaven.com/boogieamps/boogie_mkiv.pdf

Bom, eu consigo entender ele bem até. Montar seria dificil? Pra um leigo sim, da mesma forma que um HO. Mas depois que vc pensa um pouco encima dele vc ve que nem eh tao dificil e o pior mesmo e projetar a placa de circuito ou a Turret board pra ele.

Como o kelson disse, qualquer projeto, pra ficar bem feito, vai dar trabalho. Alguns possuem muita coisa desnecessária e por isso os mais clássicos sao preferidos pelo pessoal e por isso tambem soam bem melhor.

silvio_rp
Veterano
# nov/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


Opa, mandei a ultima msg e nao tinha visto a sua. Coloquei alguns modelos para base de comparação e pra que voce tenha uma visão mais ampla das possibilidades! Quaquer coisa cria um tópico aí que a gente continua conversando sobre isso!

Muito obrigado pelo elogio e sempre que posso tentarei ajudar o pessoal pq aqui no forum de amplificadores o pessoal ta sempre ajudando mesmo e se juntar tudo que fiz aqui acho que nao da nem 1% perto do resto! Um abraçO!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


silvio_rp
falou tudo =)
e na boa os eskemas da marshall são os mais bagunçados q eu já vih.. ;\
e valeu pelo elogio oheaoha
eu axo ki fui grosso demais, mas não é por provocação é pq cansei de ter sempre muito entendedor de valvulado ki só leu até hoje revista de guitarra e axa que valvula é coisa mistica ou um "plus" a ser plugado em tudo.. desculpe-me a impaciencia..
abraços silvio!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs
Buenas!Vitor, numa boa, o TSL é muito complicado pra quem tá iniciando,sem contar que pra montar um mais uma caixa 1960A, vc já vá reservando perto de uns R$2500,00.Os ingleses, como todo europeu, tende a complicar mais as coisas, porém com o intuito de aumentar a qualidade e conseguem.Os americanos simplificam mais e também conseguem uma boa qualidade.Construir uma réplica perfeita é um trabalho dantesco, que mesmo os mais experimentados relutam em tentar.Tanto os valvulados como os transistorizados tem seus prós e contras, ambos podem ser simples ou complicados assim como consumir muita ou pouca energia.Como o velho Einstein já falou, tudo é relativo.Como ajuda, posso lhe dizer que um projeto mais simples lhe trará menos problemas, tanto de material como de construção.Experimente realizar um Fender mais simples, ou mesmo um Giannini Valiant, que tem materiais mais fáceis de se achar.O painel dourado de um Marshall é dificílimo de fazer.Um montagem ponto a ponto de um Fender é mais simples.O Kelson e o Silvio são admiráveis batalhadores e pesquisadores que aprenderam a duras penas como fazer a coisa, sabem o que estão dizendo.Lembre-se de uma coisa, o importante de uma casa é o alicerce, pois o acabamento não segura nada.Beleza não põe mesa.Não adianta ter o melhor caniço e a melhor carretilha se vc não souber onde jogar a isca.Um linha e um anzol fazem maravilhas na mão de quem sabe, e são bem simples.Um abraço!

victorhugofs
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs,
muito obrigado pelo conselho mas eu não estimo o projeto em 2.500 não...
1º coisa, estimo em R$ 3.500,00 e o dinheiro já está garantido.
2º coisa, quem disse que eu vou montá-lo sozinho? vc acha que eu sou bobo? já tenho uma equipe de mais 2 pessoas 1 técnico em eletrônica e o outro está no ultimo período do curso de engenharia elétrica...
por sua vez eu também estou na metade.
não acho que seja assim tendo todas essas pessoas.
e mais... tenho um corpo docente de professores com mestrado e doutorado que se disporam a me ajudar.
cara, para o seu conhecimento já tenho os fornecedores e tudo pra fazer. Só esbarrei num problema. O footswitch. Não sei como o marshall trabalha com o footswitch. Estou louco atrás de um esquema elétrico dele. Portanto as pessoas que quiserem me ajudar faço um acordo...
eu documentarei o projeto passo a passo e liberarei o mapa do circuito todo montado com fotos e esquemas no circuit maker.
eu já escolhi uma empresa de curitiba que fará a placa segundo as nossas espeficicações.
eu vejo um monte de projetos, o pessoal montando com fios e ficando uma baita gambiarra.
já no nosso esquema (pq o projeto não é só meu) ficará bem profissional e bem detalhado, com todo um bom acabamento em todo o projeto.
No mais peço o apoio do pessoal do forum para que possam me ajudar, porque foram vcs mesmos que despertaram em mim a imensa vontade de ter um amplificador montado por mim e por amigos. Um Abraço a todos vocês! como diz o ozielzinho: - Vocês são show!

silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs
Opa, se já tá tudo encaminhado assim manda bala então. Do que adianta você montar 10 Mesa Boogie Dual Rectifier se quer ter um Marshall TSL ???

Qualquer problema ou dúvida pode perguntar sim. Esses esquemas de internet não são de um todo confiáveis, até porque mesmo no SLOCLONE, forum antigo onde é discutido a montagem do Soldano SLO, sempre soltam esquemas atualizados e revisados. Se for possível tenta dar uma simulada nesse esquema no Pspice ou no Proteus pra garantir. E outra coisa, não espere tanto dos professores, mestres e doutores, porque o maximo que eles poderão te ajudar (a nao ser que tenha algum que trabalhe na área de projeto de amplificadores) será conceitos e dicas práticas pois essa é uma área meio complicada de encontrar informação e bons profissionais.

No mais desejo boa sorte no projeto! Um abraço!

kelson
Veterano
# nov/06 · Editado por: kelson
· votar


victorhugofs
e mais uma coisa lembre-se que você está mechendo com circuitos de "audio" muito sensíveis à interferências e sinuosidades práticas de construção, que vão desde o posicionamento dos componentes na pcb como os fios distribuidos, posição dos trafos, ligação de filamentos, dimensionamento de transformadores, "footswitch!!!" e por ai vai.. por isso é legal ir por um projeto mais simples pra primeiro pegar essas particularidades um pouco até chatas e sensiveis demais que um valvulado por exemplo tem. e volto a falar, não adianta construir e traçar linhas de um esquema de audio analógico se a especialidade é digitais, pois o produto final não será o esperado.

normalmente o foot da marshall é ponto no transistor que controla ou relê ou ldr, ou uma chave de fets com o terra, é simples.
o legal é, você olhar, como o silvio disse, todas as outras formas já feitas, talvez pensar novas de funcionamento e adaptar ao esquema. como o carlos disse, reprodução fiel é meio mitológica, é coisa pra cacildo ne hiwatt com mil specs (piada interna hahaha) por isso mesmo com tudo a mão fica dificil! mas boto fé ki tu tem tudo pra dá certo.
mas tenta colocar akele eskema do tsl mais linear e tirar akeles "con1, con2" pq akilo só atrapalha mais a entender tudo.. fiquei até vesgo aki.. e me pergunto pq complicam tanto!
o SLO é um amp foda.. vai te render tudo ki espera do TSL e é bem mais simples.. mas é só um conselho!

o silvio e carlos!! to com as chapas em mãos já pra novos trafos!! final de dezembro eu fico enrolado com eles hahahaha
quem sabe um SLO-50 sai deles ein? o de saida vai ser um antigo willkassom em curto que tenho muito trabalho pra calcular ainda e o de força um bitelo quase do tamanho do trafo dos palmers(5012).. agora eu fico musculoso enrolando fio de 6A! hahaha

victorhugofs
c parece ki é de bh né? eu sou de ipatinga qualquer coisa tamo aê pra ajudar.. abraços

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


victorhugofs
Bem, se vc está com esse staff todo, quem sou eu para dizer que vai ser difícil.Só vcs poderão julgar.Quanto ao foot, é difícil obter esses esquemas, mas com seu staff todo e mais o pessoal com mestrado, não deve ser difícil deduzir como funciona não é?É só analizar o esquema e verificar o que é necessário o foot fazer para chavear o circuito.Análise simples.Na saida, o foot usa um conector de seis pinos, onde um é comum e os outros cinco são o chaveamento.
kelson
Vai ficar musculoso mesmo.Eu também vou ter que enrolar um, pois o saida do meu Palmer deu curto entre o enrolamento da placa até a 2ª grade, gracas àqueles queridos que puxam o cabo da guita sem ao menos baixar o volume...Mãos à obra!Um abraço!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
um amigo tá com um dos primeiros horizons a serem montados que tá dando o mesmo problema no trafo de saida.. bem parecido com o do palmer.. 4 6l6 e talz.. e ta dando assim no primario a resistencia ct com 1 17,4ohm e ct com 2 10,8ohm.. variação grande né? axo que um lado do enrolamento tá em curto.. ;\

Filipe Reis
Veterano
# nov/06
· votar


Puta merda hein! Essa semana foi a semana dos trafos queimados por motivos diferentes lógico! Então o meu de saida tb queimou era de um giannini thunder sound q tava no meu bassman 59' ele queimou pq eu tava usando cabo de guitarra pra ligar ele na caixa então eu tirei ele do amp. eu o abri para verificar e tinha sinais de que havia tido tipo um estouro nas plaquinhas de cobre q fiz para ligar ligar os fios do secundario dele , não me crucifiquem ainda, pq eu realmente não tava ligado nesse aspecto. só depois de mt. pesquisar descobri q ue nunca se liga um valve com esse tipo de cabo pq ele não aguenta as altas correntes q um valve amp. manda pros AF's. É eu to aprendendendo a duras penas mas eu to aprendendo.

Stratomania
Veterano
# nov/06
· votar


Simmons

Muito termo técnico né? Ainda mais pra quem está comeando.

Tenha em mente que nem todo valvulado é bom e nem todo transistorizado é ruim. O Transistor foi uma evolução em vários setores da eletrônica (provavelmente ninguém teria um walkman se ele ão tivesse sido inventado).

Porém para a aplicação musica a válvula se mostra melhor e nem as constantes evoluções da eletrônica (transistor - processador) conseguiram chegar lá completamente.

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Kelson, uma pequena diferença de cerca de 3 Ohms é até admissível, mas 7 Ohms, já passou pro lado do curto, mesmo.
Filipe Reis
Quem não fez uma dessas que atire a 1ª pedra...

Um abraço a todos!

silvio_rp
Veterano
# nov/06
· votar


o silvio e carlos!! to com as chapas em mãos já pra novos trafos!! final de dezembro eu fico enrolado com eles hahahaha
quem sabe um SLO-50 sai deles ein? o de saida vai ser um antigo willkassom em curto que tenho muito trabalho pra calcular ainda e o de força um bitelo quase do tamanho do trafo dos palmers(5012).. agora eu fico musculoso enrolando fio de 6A! hahaha


Nossa, depois de pronto posta os resultados ae com fotos do seu braço (ehehhe) e do trafo tb!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amp valvulado? como assim