Falante para contra-baixo

Autor Mensagem
XaMBs
Veterano
# out/06 · Editado por: XaMBs


Aew galera to montando uma caixa 4x12 para ligar numa potencia de PA,
alguem me indica algum modelo, marca??
qual a diferenca (timbre) entre 4x12 e 4x10??
tive pensando em 2x10 e uma 1x15, oq axam?
Sera ki da pra ligar tranquilo numa potencia de PA? tem como separar as frequencias tipo, medio agudo e agudo na 2x10 e medio grave e grave na de 15... algo assim.

vlw

janick
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Já ouvi falar que falantes adequados para baixo são de 15 polegadas. Estou certo ou ouvi errado?

Kasp
Veterano
# out/06
· votar


janick
Cara, vc tah certo e errado. Tem caixas de baixo com 4x10, 4x12, 1x15, etc...
MAS os alto-falantes de 15 são os ques geralmente possuem mais graves
eu acho q vai depender da compressão sonora, das frequências que ele prefere, etc..

janick
Veterano
# out/06
· votar


Kasp
A sim, questão de gosto sim. Mas penso que como no baixo os graves são bem mais expressivos, falantes de 15 devem aguentar melhor que 12'. Mas Se for comparar com 4x12 nem tem como.

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
O melhor é fazer uma de 4 X 10 e outra de 1 X 15.A separação de freqüências se dará ao natural, devido à resposta dos alto falantes, não sendo necessário crossover.No site da Selenium tem o projeto de um set para contrabaixo, apenas para vc ter uma referência.Aqui em Porto Alegre, eu uso altofalantes Altovox/Strike, que são produzidos sob minhas especificações(vantagens de ser amigo do dono).As caracteristicas são semelhantes aos Selenium WPU, melhoradas(o cara foi quem montou o ferramental da Selenium, no início da indústria).Com a potência de PA, para contrabaixo, deve ficar bom, desde que o pré seja de qualidade.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Creio que pelo outro post seu à respeito, vc vai usar um BDI21, que é excelente.Se colocar com um PA em Bridge, pra dar em torno de 500W( Unic Z200, por exemplo), fica com um set poderoso.Um abraço!

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
Pois é cara, vou usar o BDI msm.
Eu n axei essa Z200 mas axei uma ZX 300 ( n tem bridge).
mas tipo, o bridge serve pra q no meu caso... eu pretendo comprar 2 caixas intaum da no msm...( uma agora e outra dps)
So seria util se ultilizasse somente uma caixa, assim a potencia iria tda p uma caixa.
Oq vcs axam de 2x10 1x15? Abrc

Anulsotam
Veterano
# out/06
· votar


eu que a melhor opção é uma 4x10 e uma 1x15... mas tambem depende do tipo de som que voce quer fazer... dependendo do som, nem precisaria da 4x10, ou da 1x15...

XaMBs
Veterano
# out/06 · Editado por: XaMBs
· votar


Anulsotam
Cara eu toco de td, de metal progressivo até reggae, funk, forro....
o lance das 4x10 é o $$! eu kero gastar o menos possivel!
450 (+/-) da potencia + uns 300 do falante de 15 + 4x10 (pretendo comprar dps)
abrc

conehc
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Monta uma 4x10 e uma 1x15.... porque? nao sei, mas os principais sets sao assim hehehe... mas falando serio, o de 12 eh quase um mixto entre o de 15 e o de 10... nem tanto grave, mas nem tanto agudo... ai as vezes rola mais de pegar caixas separadas que vao te dar tanto graves qto agudos....

ah, olha a questao da impedancia tbm viu... caso vc nao consiga uma potencia que de pra ser ligada em bridge, vc pode fazer 2 caixas de 4ohms, ligar uma em cada canal, liga o bdi no imput do canal A e puxa outro cabo paralelo para o imput do canal B (as potencias ciclotron tem esse paralelo)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Eu uso uma caixa com um falante Sellenium 15PW5 e um 8PW3 com capacitor de "corta-baixas" ligados em série para dar 4ohms e aproveitar toda a potência do meu Meteoro 400MB modificado pelo Pedrone. É simples, a caixa fica relativamente pequena e com uma resposta de frequência bem extensa.
Abç

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vc ki ja é mais esperiente, ja tocou em varios sets... Vc sente uma diferenca MTO grande do seu set pra um 4x10 + 1x15??
Essa sua caixa é interessante pelo tamanho e versatilidade!

Alguem conhece as potencias UNIC?
Ela n possui bridge. Alguem me aconselha uma forma de ligacao pra uma caixa só q possa ultilizar toda a potencia?
Caso eu tivesse 2 caixas ligaria a XLR do bdi numa entrada e a saida desbalanceada na outra entrada. Mas caso ultilizasse as caixas num show eu n poderia ultilizar o bdi como DI!
Alguma sugestao?
Abrc

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
A opção de caixa do Mauricio Luiz Bertola é bem interessante, tendo visto que essa configuração já foi usada até pelo Paul MCartney, no tempo dos Beatles.Quanto as potências Unic, são boas, estão se estabelecendo no mercado, podem ser paraleladas as entradas, acionando duas caixas, ou com circuito adaptador, em bridge, para uma caixa.Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Cara, claro que um set de caixas 4X10 e 1X15 seria o ideal, porém é grande e dificil de transportar, eu uso a configuração acima descrita por versatilidade, timbre que me agrada e facilidade de transporte.
Abç

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


como eu faria a ligacao dos dois falantes para q utilizasse somente um jack? precisa de circuito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Não, não precisa, basta ligar em série. Pesquise na Internet com se faz esta ligação. (4 ohms).
è preciso que o falante de 8 pol. esteja isolado (num compartimento) do de 15 pol.
Abç

XaMBs
Veterano
# out/06 · Editado por: XaMBs
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu vou usar so o de 15 msm, dps eu monto outra caixa com 4x10!
vlw!

me disseram o seguinte:
Não vai nem funcionar, a não ser que vc também compre uma mesa de som, visto que os pré V-amp, BDI, e afins não são feitos para tocar uma potência de P.A. e não terão ganho suficiente, tanto que eles são feitos somente para serem ligados a um cabeçote ou uma mesa de som, esta sim que possui as especificações necessária para tocar uma potência de P.A.

oq axam?

vlw

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Quando vc falou de um PA, pensei que se tratava de ampli + pré(mesa ou pré separado).Só o BDI21 não tem saida realmente para empurrar o power a pleno.Porém um pequeno pré faz o serviço.Ou mesmo uma mesa de 4 entradas.Vc precisa de 0,775V para excitar a pleno um power de PA.O BDI vai dar no máximo 0,3V.Um pré com ganho de 3 X adicional, é suficiente.Um abraço!

XaMBs
Veterano
# out/06 · Editado por: XaMBs
· votar


carlos adolphs
qq mesa serve?
sera ki vale esse eskema da potencia separada? ou é melhor (custo x beneficio) comprar o cabecote?
tem algum outro ekipamento ki me d + saida alem da mesa?
a mesa é MTO importante? sera ki so com o BDI n fica bom? ($)
Kero gastar o minimo possivel!
vlw
abrc

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Só o BDI não vai dar potência plena, como já expliquei antes.Como já expliquei também, pode usar um pequeno pré antes da potência.Tem kits com preços bem baixos e de qualidade.Tem também diversos esquemas circulando por aqui no fórum.Leia bem os posts anteriores, senão vc vai ficar repetindo a pergunta e eu as respostas, OK?Um abraço!

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


aew cara, desculpa a insistencia, mas é ki to atras de solucoes pra esse problema da mesa.
Vc pode me dizer se o V-amp serviria como pré? eu procurei por prés e so achei um de 400 da behringer!
vlw

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Ok, sem problemas!O V-Amp serve para empurrar uma potência, foi feito pra isso e de quebra vc tem simulação de Amps.Com sua saída de 20dBu, fará isso sem problemas.Vou te ensinar uma coisa:Quando vc procurar um pré ou coisa semelhante, entre no Google, bota o nome e baixa o manual ou características, no seu caso interessa a saída pois vc quer empurrar uma potência.Ela pode vir expressa em milivolts RMS(0,775v, por exemplo), que significa 775 milivolts.Também pode vir expressa em dBu, sendo que um valor médio para poder excitar potências se situa em 15 dBu.Feito isso, de posse de diversos tipos, vc parte para o preço, para ver o que se acomoda ao seu orçamento.Para fazer tudo isso, vc terá que saber, com certeza, qual a potência que usará, e de preferência já estar em posse dela.É o ponto de partida.Como vc conseguirá idealizar o pré se não conhece a potência que usará?Vai que por motivos financeiros, vc compre uma potência antiga , digamos de 380W por canal(tipo Gradiente H1 ou coisa parecida), que precisa de excitação de 2V para plena potência(exemplo, não quer dizer que os valores sejam esses).O V-Amp já não daria conta do recado.Entendeu?A medida que vc for adquirindo os com ponentes do sistema (que por lógica deve ser feito de trás para diante), primeiro as caixas, depois a potência compatível com elas, e então o pré compatível com a potência.Sem lógica não há solução(sem grana também não....Ehehehe).Um abraço!

XaMBs
Veterano
# out/06 · Editado por: XaMBs
· votar


Vlw cara!
vou comprar logo as caixas, enquanto n tenho a potencia, vou usa-las com uma mesa/potencia (integrado) da LL ^^

Bertola
Vc poderia me passar o projeto da sua caixa 1x15 1x8????
ahh... vc pode me dizer qt saiu?
vlw
t+

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
Cara, não tem projeto nenhum, eu apenas fui fazendo.
Vc deve apenas prestar atenção ao tamanho da caixa, ao espaço para os dutos de saída de ar, à divisão interna (como disse, o falante de 8 é isolado do de 15), usar compensado naval de 20mm de espessura, colar e parafusar as bordas, etc.
Abç

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mais qual a medida do compartimento da de 15? e da de 8? qual o tamanho do duto de ar que vc usou?? abraços. vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


XaMBs
Pois é, essa caixa está na casa da minha irmã, pois quando me mudei para Niterói, deixei ela lá (por falta de espaço), até porque não estou mais tocando em banda. Assim que eu puder, te mando as medidas.
Abç

Leao Sem Dentes
Veterano
# nov/06
· votar


Legal

www.leaosemdentes
www.fotolog.com/leaosemdentes

AlexPCS
Veterano
# dez/09
· votar


estou com a seguinte dúvida.. queria saber qual o tipo de falante a ser utilizado nas montagens de caixa para contrabaixo. woofers ou subwoofers?
qual a mais indicada. quero um grave bem definido pois a idéia que eu tenho é de montar 1 de 15" e 1 com 4x10".

para a de 15 olhei esses 2.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-120644345-woofer-bomber-15-pol- papa-trio-350w-rms-nota-fiscal-e-gar-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116437663-woofer-selenium-15pw5 a-4-ohms-350w-rms-_JM

algum desses serve?

se alguem puder me ajudar com isso.. o meu email é nscv@ibest.com.br

vlws.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


AlexPCS
Selenium 15PW5 e Selenium 10PW3.
Abç

pomtwo
Veterano
# dez/09
· votar


olha falantes de 10 dependendo geralmente sao medio graves , entao ele ira produzir um timbre mais pro medio e nao vai faltar grave .. ja o de 15 fala bem grave e menos medio ..

o legal seria usar falantes de 10 com cone de aluminio , pois o falante tem respostas medias mais o cone de aluminio garante um grave mais preciso ..

4x10 ou 2x10 ou 1x15 ou 12" nao importa o tamanho e sim a especificaçao do falante se ele for grave mesmo sendo de 10 ele falara mais grave .. mais fica legal sim o 2x10 + 1x 15 da certinho ate pra casar impedancia eh bem mais facil.. agora eu optaria por um head proprio de baixo , mesmo de marca inferior ..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falante para contra-baixo