O que é PA (queria saber o que é e pra que serve)?

Autor Mensagem
The Melon
Veterano
# out/06


Gente, desculpa aí pela ignorância, mas eu não sei direito o que é PA, me ajudem ae quem souber.

Bog
Veterano
# out/06 · Editado por: Bog
· votar


É um sistema que amplifica um sinal, por meio da famigerada "mesa" e caixas acústicas. Quando você usa um microfone para voz, ou microfona um amplificador de guitarra, liga este microfone no PA.

Sö não vou dizer "use a busca" porque eu acho que não pode fazer busca com menos de 4 caracteres, hehehehe

Rafa Bach
Veterano
# out/06
· votar


The Melon

Na linguagem Leiga são aquelas Caixas Grandes que geralmente são usadas pra voz e são ligadas na saida da Potência (Nem Sempre)
Poder ser ativas ou passivas.

Geralmente são usadas para as vozes mesmo.

Beatlemaniac
Veterano
# out/06
· votar


PA eh tudo aquilo num sistema q se destina para a plateia, o publico

The Melon
Veterano
# out/06
· votar


Se eu comprar umas PA pra mim ensaiar será que melhora a qualidade principalmente da voz?

danilomagacho
Veterano
# out/06
· votar


PA = "Public Address", refere-se às caixas de som cuja intenção principal é o som destinado ao público.

The Melon
Se eu comprar umas PA pra mim ensaiar será que melhora a qualidade principalmente da voz?

Você não compra umas PA, você compra caixas de som. Para ensaio o ideal é caixa de retorno e não caixa para PA.

The Melon
Veterano
# out/06
· votar


Nas caixas de retorno a qualidade do som(principalmente da voz) fica boa?
Precisa de mesa de som e potência?

carlos adolphs
Veterano
# out/06 · Editado por: carlos adolphs
· votar


The Melon
Buenas!Se vc usar uma boa mesa e um bom amp, com caixas 3 Way de boa qualidade e potência compatível, terá uma boa resposta.Porém, deve-se analizar um fato que quanto mais sonorizo eventos, mais me dou conta.Ocorre que muitas vezes o pessoal procura bons equipos e o resultado não aparece.Por que?Um cuidado muito simples que falta aos que se dispõem a serem "vocalistas".Começam a cantar sem realizar qualquer treinamento de técnica vocal.Com isso não há PA que resolva, pois a emissão vocal é quase inexistente, forçando a se elevar o nivel dos microfones até o limiar da microfonia, gerando instabilidade no sistema.Por experiência com uma escola de canto local, posso afirmar que com cerca de 8 a 10 aulas de técnica vocal, o resultado é gritante.Técnica vocal envolve os aspectos de voz e emissão e técnicas de microfone( a maioria acha "massa" envolver o head do microfone com as mãos, para dar impressão de poder vocal, quando na realidade cometem o mais crasso dos erros.Impedem o damping natural de ar pela parte traseira do microfone, limitam a banda passante, danificam o diafragma, e causam microfonia).Desculpe usar o seu tópico, mas é com função didática.Para seu uso, sugiro uma Behringer PMH880S ou PMH5000, com duas caixas 3Way passivas(Appotek ou Loudvox tem bom custo/benefício)com AF de 15"/Driver de médios tipo corneta e um super tweeter.As caixas poderão servir para ensaios, como monitores de palco ou, com uso de tripé, para pequenos eventos, como PA.Um abraço!

Beatlemaniac
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
essas mesas da behringer amplificadas saum boas mesmo ? a baixista da minha banda tah pensando em comprar uma pra nos ensaiar e tocar em festinha e churrascos de amigos
vale o preço msm ?

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Beatlemaniac
Pode comprar sem susto, são muito boas!Um abraço!

LuizLaiho
Veterano
# out/06
· votar


Legal a pergunta. Importante nós guitarristas sabermos disso. PArece uma pergunta ignorante, mas todos nós um dia já tivémos essa dúvida com certeza. Só pra citar um cara que não sabia disso.

Toquei neste final de semana num encontro de motos com outras 3 bandas além da minha. Na segunda banda o cidadão vocalista me solta o seguinte no microfone:

"Cadê o cara do som? Tem como aumentar MEU RETORNO AQUI NO PA?"

opa, é retorno ou PA? Ele queria mais voz dele no retorno ou no PA? Como ele ia pedir algo no PA se ele só ouvia o retornou? Ou alguém da galera deu um toque pra ele?

Claro, qualquer "cara do som" tá acostumado a lidar com nêgo lerdo e sabia que era pra aumentar a voz dele no RETORNO (não no PA).... mas ajuda muito quando nós musicos temos uma minima noção dessas coisas... porisso temos que responder e respeitar as perguntas que muitos julgam ignorantes, que as vezes podem ser nossas próprias dúvidas...

que merda, falei estilo madre de colégio conversando com a primeira série nessa parte de responder e respeitar as perguntas....

Fabio Giavoni
Veterano
# out/06
· votar


PA = progressão aritmética, podendo ser crescente decrescente ou constante
xD

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


LuizLaiho
Caro Luiz, não falou M.... não!É legal quando a gente constata que o post dá resultado.De fato, para quem trabalha com PA e é submetido à fauna heterogênea dos palcos, aprende-se a saber o que o cara quer dizer quando fala coisas que soam como besteira, tipo essa aí(Tem como aumentar MEU RETORNO AQUI NO PA?" ).Considero de extrema importância o músico ter noções, eu diria, até acima do básico, sobre PA.Assim como o seu instrumento, seu cubo ou cabeçote, o PA, quando do show, faz parte do "loop".De nada adianta o maior "timbrão" lá atrás e na frente, nada...Ou o cara ter o maior vozeirão, aumentar o "retorno" e na frente, nada...Em um show, tudo tem que ser levado em consideração, o equipo, o palco(local), a área, o backline, o retorno.Tudo isso, eu diria é 60% do sucesso do show.Tem 30% de conhecimento técnico do músico(conhecimento de PA, Timbre definido, regulagens de instrumento, técnica de palco).Os 10% que faltam são da performance.Pelas contas, veja que a execução é um mínimo, e que o resto pode por a perder todo o evento, e evento não tem ensaio, quando o público está presente, ou dá certo ou dá certo e vc só tem uma chance.Qualquer coisa fora disso é fracasso na certa.Muito importante a sua colocação de "madre de colégio", pois depois de crescermos interiormente, constatamos que ela tinha razão!Parabéns!Um abraço!

KORREIA
Veterano
# out/06
· votar


Olá, vejo que estou no tópico certo para esclarecer algumas duvidas sobre P.A.: Eu faço musica ao vivo em barzinhos, e utilizo 01 potencia 650w rms, 04 caixas 12" de 250w cada, o que quero saber é se posso usar outra potencia WATTSOM 360W, ligada junto, e de que forma eu posso fazer isso? Esse tipo de ligação ajudaria na qualidade do som?

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


KORREIA
Buenas.Caro amigo, se vc tem um ampli de PA, com essa potência, não há necessidade de agregar nenhum outro, a não ser que vc use um crossover ativo e separe caixas de graves das caixas de agudos.Se vc está usando caixas two ou three way, com crossover passivo, colocar outro ampli só vai complicar as coisas para vc.Use-o para conectar à um sub-woofer para incrementar o seu peso sonoro.Não esqueça de colocar um crossover na entrada.Um abraço!

KORREIA
Veterano
# nov/06
· votar


É, voce tem razão;Mas uma dúvida: Eu utilizo a mesa de som para ligar:01 teclado, 01 guitarra, 01 violão e 02 vocal, Eu posso separar vocal de unstrumentos, tipo, canal "R" voz, e canal "L" instrumentos, ou o som perde qualidade?
Obrigado.

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


KORREIA
Pode fazer tranquilo, pois em bares dificilmente vc conseguirá efeito estéreo.A sala não comporta geralmente e com a atenuação causada pelo público mais o ruído ambiental, qualquer tentativa vai pro"saco".Nesse caso, o que vc quer fazer é bastante usado em casas noturnas, usando um canal só para voz(L ou R), com duas caixas, e o outro canal com caixas para instrumentos, ao nível do chão.Interessante se usar um "insert" de efeitos de reverber ou delay no canal de voz.Tenha bastante cuidado nas equalizações dos instrumentos, deixando o teclado em flat(todos os pots de tom em zero(centro)), e a guitarra ou violão com uma equalização com mais médios, o que dará uma impressão de amplis separados, devido à resposta de cada instrumento.Essa equalização deve sempre partir do flat para a atenuação, evitando reforçar frequências, principalmente graves, pois vc não terá recursos de correção de fase nas caixas e eles costumam ser reforçados pelas paredes paralelas e cantos vivos da sala.Evite problemas como"dá mais grave na vóz".Vc faz o inverso, deixa o grave como está e atenue os médios e agudos.A caixa para o teclado deverá ser no mínimo 2 Way.Depois de tudo equalizado, caso sua mesa disponha de pot de PAN, gire levemente o pot de PAN de cada canal de instrumentos e direção ao canal de vóz, para colocar uma pequena presença de instrumental no PA de frente(entendeu, né?Se vc estiver usando o R para voz e o L para instrumentos, gire o pot PAN que está centralizado para o lado R, levemente, apenas para tornar perceptível o instrumental no canal de vóz).Sucesso!

KORREIA
Veterano
# nov/06
· votar


Carlos muito obrigado pela atenção e pela dica, acabo de aprender mais um ótimo recurso para dar mais qualidade no meu som, até breve.

Jack Bawer
Veterano
# ago/11
· votar


ressucitando...

eu estou começando a tocar guitarra na igreja e tenho uma pedaleira tonelab ST no qual o forte dela é simulações de amp.

minha dúvida é com relação a PA. Qual seria a melhor ligação pra mim já que dizem não ser proveitoso usar pedaleira q simule amp em um amp e sim ligar na mesa?

a Caixa usada pra guitarra é um Watsom multi-uso...desses q tem entrada pra microfone, violão guitarra...tipo não é próprio pra guitarra...

qual ligação cabe ao que preciso em qualidade de som e como faço essa ligação? Sou leigo galera..to começando a ler sobre essas coisas agora...abrç

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Sempre que upam tópicos antigos com respostas minhas, eu me arrepio de medo te ter falado alguma abobrinha épica 5 anos atrás, hahaha. Pelo que posso ver, eu pelo menos sabia o que era um PA (ufa!), mas não sabia o que siginificavam as letrinhas (gnarl!). =P

Jack Bawer

Vou responder tua MP aqui mesmo, tá?

dizem no fórum q não faz sentido ligar pedaleira q simula amp num amp

Não é que não faz sentido. Muita gente quando pensa em um amplificador pensa em um sistema que pega um sinal de entrada, aumenta o nível dele, e joga em caixas que reproduzem o sinal de uma forma relativamente fiel. Algo como caixinhas de PC, só que maior. Amps de guitarra NÃO são assim. Eles têm toda uma personalidade, mudam bastante o sinal que recebem. Muita gente considera que amps de guitarra são parte do instrumento, para você ter uma idéia. E quando você usa um simulador, você está na verdade usando um circuito ou algoritmo que copia as características de um tipo de amp, ou de um amp específico. Ou seja, o simulador pega o sinal e aplica a ele a personalidade daquele amp, ou a "coloração". Se você liga este sinal modificado num amp normal, o amp vai aplicar sobre ele a sua própria personalidade, ou seja, você vai ter duas "colorações" se misturando. Pode soar bem, mas não vai soar mais nem como o amp simulado e nem como o amp que você está usando, e sim como uma mistura. E também podem existir conflitos, onde a mistura das duas colorações é cor de burro quando foge. =P

sistema FRFR ou PA (não sei se são a mesma coisa, diferença..e tal)

PAs são exemplos de sistemas FRFR, mas existem outros, como amps de teclados ou violão (que são como mini-PAs), monitores de estúdio e dependendo do jeito de encarar as coisas, até fones de ouvido.

No presente momento a pedaleira é ligada em uma caixa multi uso watsom

E soa bem? O que importa é soar bem. Você pode também separar umas horas na igreja para fazer uns testes e ver se consegue resultados melhores ligando direto no PA.

Estou partindo do pressuposto de que a tua igreja tem um sistema de som, que usam para coisas como músicas em CD ou microfones. Provavelmente, em algum lugar em uma mesa de som. Você precisa simplesmente ligar a saída da TL em alguma entrada desta mesa de som, deixar neutra a equalização do canal dela na mesa, ajustar o volume, e montar os patches na pedaleira. Faça isso no mesmo volume que você vai tocar depois, ou pelo menos esteja preparado para fazer ajustes - nossa percepção das frequências muda de acordo com o volume. Procure por "Fletcher-Munson" na busca ou no Google se quiser saber mais.

Se a mesa ficar muito longe (mais que uns 5 metros), existe a possibilidade (!= certeza) de você ter muita perda de sinal, simplesmente porque o cabo é mais comprido. Neste caso, você precisa de um Direct Box. É uma caixinha. Você liga a saída da TL nele e liga ele no PA, mas em vez de um cabo de guitarra normal, você usa um cabo balanceado, que você pode identificar pelos conectores XLR (Google it). Mas isso não é estritamente necessário, você só precisa se o sinal chegar na mesa muito deteriorado, com ruídos, ou com volume baixinho.

tbm não sei se foi uma boa pegar a tonelab ST pra tocar na igreja, pessoal fala q não é boa pra tocar ao vivo

Não sei quem disse isso ou o motivo. A ST é meio limitada na parte de efeitos e tem um pedalzinho de expressão pequeno demais para controlar as coisas direito. Além disso, não dá para ativar os efeitos independemente, você só pode fazer isso com um efeito (usando a switch do pedal de expressão), ou montar patches diferentes numa sequência específica. É assim com toda pedaleira pequenininha. Desde que você não esteja esperando dela funções que ela não tem, não vejo o motivo para ela ser ruim de se usar ao vivo.

vc me recomenda devolver ela e pegar uma q seje boa pra tocar ao vivo? tipo alguma da boss?

As limitações que eu mencionei não tem a ver com marca, tem a ver com funções. A Boss tem pedaleiras com limitações similares, e tem outras maiores com bem mais coisas. Quase todos os fabricantes têm.

A única vantagem mais geral que eu vejo nos produtos da Boss para uso ao vivo é que eles tendem a ser mais robustos, aguentam tropeções, pisões desajeitados e até instalações elétricas imperfeitas. Mas por outro lado eu não sou um grande fã das simulações de amps da Boss, apesar de ter dois produtos deles com algoritmos dos mais recentes.

Jack Bawer
Veterano
# ago/11
· votar


caraca brother...vlw mesmo, esclareceu muito,mais muito mesmo. vlw ai mano

Infelizmente a mesa fica no oposto da guitarra...e tipo na galeria..la no alto...só sei q eles ligam o microfone lá embaixo perto dos instrumentos e o cara da mesa regula os microfones la do alto..então deve ter essa entrada ai pra guitarra tbm né...problema é o cara ficar regulando lá em cima,rs...pessoal da voz reclama direto rs


|>-
| |
| |
| |
|_________|
| __ |
||___| |

|>- = guitarra
__
|___| = mesa

Obs.: a linha na frente da mesa é pra dar noção q ali é uma galeria rs...se forçar a imaginação acho q da pra entender ^^


vou ver se dar pra testar em PA, fazendo o q vc falou de ajustar..volume...e procurar saber sobre "Fletcher-Munson"

vlw cara, abraço

Jack Bawer
Veterano
# out/11
· votar


Olha eu aqui de novo..não acredito q eu fiz esse desenho ai meses atráz =x

Estão querendo botar minha guitarra no P.A, compraram caixas novas e o q eu acredito ser Direct Box (uma caixinha q ligo a pedaleira pra passar para as caixas) acho q é isso...

Porém, me perguntaram qual amplificador...cubo bom pra retorno da guitarra...mas não sei dizer pq sou iniciante na guitarra, estou apenas começando na igreja...e a igreja ta investindo no som. Então eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas

Li que usar guitarra na mesa não é bom, pode danificar...acho q é isso q faz esse sistema..P.A, queria saber se é verdade...se é bom só para as vozes.

E eu queria tbm saber o que é usado no retorno...se é amplificador de guitarra...cubo...ou apenas caixas de som pro retorno...

e se possível, marcas boas doque eu preciso pra esse retorno. obrigado

Bog
Veterano
# out/11
· votar


Jack Bawer
Li que usar guitarra na mesa não é bom, pode danificar

O problema maior não é este. É simplesmente que, sem a coloração de um amp de guitarra (falante incluso), o som fica bem fraquinho. Se não tiver nem um preamp, as impedâncias não casam e o som consegue ficar ainda pior.

A boa notícia é que com uma pedaleira com simulação de amps você consegue resolver os dois problemas. Só tome cuidado para não exagerar no volume. É normal a mesa ter um indicador de que o sinal de entrada está muito alto. Se ele ficar piscando, reduza o volume. Se o volume lhe parecer baixo demais para tocar com os outros instrumentos, aprenda a usar um compressor. ;)

E eu queria tbm saber o que é usado no retorno...

Depende da ligação. Se você ligar a pedaleira direto na mesa, o normal seria ter uma caixa normal, ligada em alguma saída da mesa. Se você usar um amp de guitarra, pode user ele mesmo como retorno, microfonar, e mandar o sinal microfonado para a mesa.

carlos adolphs
Veterano
# out/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Jack Bawer
O uso de guitarras e vozes ou qualquer outro tipo de instrumento, no PA não estraga nada. Foi feito para isso e é isso que vc vê e ouve em qualquer Rock In Rio, SWU, etc. Tudo é ligado no PA. Vc tem que ter um cubo atrás de vc para dar um peso de palco, o que não significa que não tenha uma caixa de retorno na sua frente. A direct box permite vc ligar sua guitarra ao cubo e ao mesmo tempo mandar o sinal dela, via cabo XLR, para a mesa. Seu cubo deve ter um pedestal adequado para cubos e estar levantado cerca de 40 cm do chão e levemente inclinado para cima. Sua caixa de retorno do PA deve estar a sua frente e receber sinal direto de saída auxiliar da mesa, se ela for amplificada. Se ela for passiva, o amplificador que toca ela deve receber esse sinal da saída auxiliar. Essa saída da mesa é ajustada pelo técnico de som para que vc além de retorno de sua guitarra, escute o resto dos instrumentos e vozes. No seu cubo vc escuta apenas sua guitarra. Se vc ou alguém da sua igreja não sabiam disso, precisam urgentemente contratar ajuda especializada de algum técnico de som, pois se estão adquirindo equipamento e não tem esse conhecimento de PA básico, com certeza vão jogar dinheiro fora com equipamentos ruins e caros. Cuidado! Abcs.

Jack Bawer
Veterano
# out/11
· votar


Bog

vlw, sempre disposto a esclarecer minhas dúvidas de inciante,rs

-------------------------------------------------------------------------------------------
carlos adolphs

Se vc ou alguém da sua igreja não sabiam disso, precisam urgentemente contratar ajuda especializada de algum técnico de som, pois se estão adquirindo equipamento e não tem esse conhecimento de PA básico, com certeza vão jogar dinheiro fora com equipamentos ruins e caros.Cuidado!Abcs.

É exatamente esse meu medo...com esse sistema de P.A os controles de volume vai ficar tudo na mão do "cara da mesa"? pq ele não tem noção nenhuma disso...e a mesa fica bemmm distante de mim e no alto...na galeria

Jack Bawer
Veterano
# nov/11 · Editado por: Jack Bawer
· votar


carlos adolphs Até acho q tem alguma noção sim mas precisam de alguém mesmo para não cometer esses erros citados por vc...com relação ao cubo, tenho pedestal mas qual cubo é recomendável? se puder ajudar pelo menos com a potência...ou marca eu agradeço, obrigado desde já

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


Jack Bawer
Bom, quanto a cubo, para uso em igreja e com PA qualquer um de boa procedência, com características que lhe interessem, servirá(ainda mais se vc usa pedaleira. De qualquer maneira, aí no RIO, vc não terá dificuldades de encontrar. Tem uma Loja, que não me recordo o nome, logo à direita de quem sai do túnel que desemboca no Leme, próxima ao restaurante Cervantes, que tem boas marcas. Vc pode ir até lá e experimentar diversos cubos. Cubos como o Giannini Classic T, o Borne Classic T7, VOX AC30,Hiwatt 50 e muitos outros poderão ser experimentados por vc. Retornos amplificados poderão ser encontrados nas marcas Antera, Leacs, Attack, O'Neil,. Mesas digitais ou não o melhor custo/beneficio/qualidade será das Yamaha.O importante nas mesas será ter o maior nº de saidas Auxiliares, mais importante do que ter 40,60 canais, pois o nº de Auxiliares determina quantos retornos independentes vc terá. O nº mínimo aceitável é de 6 auxiliares, para um bom recurso de PA. Essas saídas vc usará para levar o sinal para os retornos amplificados. Os canais normais da mesa, vc usa para microfones e instrumentos, devendo ter em nº suficiente, sendo um bom recurso ter 8 canais para bateria, 6 para outros instrumentos e 8 paramicrofones, 2 de reserva, então uma mesa de 24 canais, com 6 ou 8 Auxiliares, 4 Busses e de preferencia com efeitos embutidos seria de boa prática. Cubos separados para baixo e guitarras. Teclados podem ser ligados direto à mesa, com retorno de chão para o tecladista, cubo não é vital no caso. Demais instrumentos microfonados. Kits de microfones de bateria e microfones para instrumentos e vocais se a verba não der para Shures, use os Arcano, melhor custo/benefício do mercado.Os Arcano A-57 são ótimos para instrumentos. Powers de PA e caixas de PA vão depender de sua opção por sistema Full-Range, LIne Array ou 3 Way. Ok? Isso pra começar. Fica com Deus.

BJAofficial
Veterano
# jun/12
· votar


gente, usar caixa passiva de guitarra em PA.. será que dá certo? alguem já fez isso?

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


BJAofficial
caixa passiva de guitarra em PA

Não, caixa de guitarra tem coloração forte, caixa de PA precisa ser de resposta flat e de preferencia full range, isso não existe em caixa de guitarra.

BJAofficial
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

poisé, eu pensei nisso, por isso perguntei..
que droga...
mas tudo bem, era só um complemento, a potencia do meu PA tem saida pra 5 caixas, e eu tenho só 4 caixas de PA mesmo..
queria completar com essa que eu tenho sobrando aqui..
mas tudo bem, nao ta fazendo falta! haha

muito obrigado, abraço..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é PA (queria saber o que é e pra que serve)?