Até onde levar o volume do meu valvulado sem causar danos?

    Autor Mensagem
    danilomagacho
    Veterano
    # out/06 · Editado por: danilomagacho


    Bom, deixem-me explicar primeiro a situação:

    Meu Amp é um Fender Champ 25SE.

    Apesar de ter apenas 25W, ele possui duas 6L6 no power, o que no meu entender seria suficiente para 60W, assim, as válvulas trabalham bem tranquilas.

    Provavelmente seja por este motivo que eu consiga tanto "volume" com meu amplificador... o Falante dele é 12" 100W e eu entro com o sinal já preamplificado passando também pelo preamp do Fender (eu tentei no return mas o resultado não me agradou).. assim, eu vou aumentando o sinal que entra no amp mais e mais e o danado manda um volume impressionante antes que o power comece efetivamente a crunchar, um volume que coloca no chinelo meu antigo amplificador, um Laney TF200 com falante HH Invader (fiquei com os 2 por um bom tempo e pude comparar, realmente o volume do Fender bateu o Laney de longe).

    Hoje ele está com 2 JJ 6L6 Novinhas no power e queria saber quando deixa de ser saudável este acrescimo de volume (para não prejudicar muito as válvulas) e se realmente faz sentido eu conseguir mais volume com este amp do que com um 25W que esteja trabalhando com as válvulas no talo.

    danilomagacho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ninguém... poutz... tá bom...

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    danilomagacho
    Não entendi a duvida cara... O pouco que entendi, é que voce tá com medo de usar ele em volume alto...
    Acho que o amplificador é feito pra ser usado. Não faz sentido ter um amp e economizar ele, manja?
    Igual tem caras que tem dó de dar bends pra não gastar os trastes da guitarra...

    danilomagacho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gabriel Anjos

    O problema é que eu estou mandando um sinal já bem alto pro amp... isso porquê sei que as válvulas trabalham tranquilas e dá para "forçar a barra"... mas tenho receio de de repente forçar demais as válvulas ou o resto do circúito.

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O problema é que eu estou mandando um sinal já bem alto pro amp...
    E qual o problema? Muitas pessoas usam pedais tipo o TS com o volume no talo.

    diwillo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    danilomagacho

    Q pre c ta usando antes do amp?

    trendkill
    Veterano
    # out/06
    · votar


    olha cara, para um ampli ser de boa qualidade um dos requisitos minimos é o falante aguentar a potencia do ampli, claro, na pratica as vezes não é bem assim, creio ser muito mais facil estragar o falante do que as valvulas (em questão de volume), creio que as valvulas seja impossivel estragar, simplesmente pelo fato de volume, EU ACHO!

    Saitu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Igual tem caras que tem dó de dar bends pra não gastar os trastes da guitarra...

    Gasta? :| AHuahuAHUaHUAHUha xD

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Usar o amp no talo só gasta mais as válvulas de saída.

    Também desgasta um pouco mais o falante, mas nada que justifique o cidadão ficar de mendigagem com o volume.

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # out/06
    · votar


    acho q vai ferrar o falante mesmo, as válvulas naum

    tom_delonge182
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone


    Usar o amp no talo só gasta mais as válvulas de saída.

    Também desgasta um pouco mais o falante, mas nada que justifique o cidadão ficar de mendigagem com o volume.


    falo ta falado. < < < < repare no ponto final!!

    trendkill
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone
    mendigagem no volume

    uhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauha

    danilomagacho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Valeu mestre.

    Mas me tire uma dúvida por favor:

    O meu amp, ele tem digamos... válvulas demais para a potência nominal dele...

    Posso conseguir mais "volume" com ele do que com um amp de mesma potência no qual as válvulas estejam trabalhando no limite?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    danilomagacho
    Buenas, deixa eu dar um pitaco...Danilo, o teu amp tem um circuito mais simples de saída que não força as válvulas, vc pode usar no talo por quanto tempo quiser.Quanto ao alto falante, por ser de 100W, agüenta bonito e ainda sobra, pois a potencia média entregue a ele com o Champ no talo será algo em torno de 18W, pela característica da guitarra, que tem sons preponderantemente médios.Nesses casos, por não ser senoide pura, não atinge os 25W.Se contarmos agora o PMP(Peak Musical Power), que será o valor médio de 18W x 2,5 = 45W, nos picos de áudio, será essa a potência atingida.Portanto o teu alto-falante está com potência de trabalho sobrando em mais de 100% do que será aplicado.Mete no talo!Um abraço!

    danilomagacho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    diwillo

    Eu agora to usando um POD XT Live. Mas eu não ligo no return, ligo no input mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até onde levar o volume do meu valvulado sem causar danos?