Montagem de ampli de baixo valvulado

    Autor Mensagem
    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Kamui_Sakeu


    Ae pessoal, fiz uma busca bem por cima mas não achei nada tão específico, então caso já exista, me indiquem!

    Estou propondo ao meu pai (que mexe com eletronica há milenios e tem mania de ser professor pardal) montar um ampli de baixo pra mim, valvulado e tal.

    Eu não manjo nada sobre isso, então assim, quanto +- custaria montar um baixo desses, levando em ocnta q a potencia dele seria algo em torno de 100w...

    Sei q é querer muita mamata...mas como eu nao manjo, ficaria quase impossível de eu conseguir isso sozinho, por isso queria saber de vcs qual seria +- a lista de materiais pra se iniciar a montagem? Tipow as peças essenciais, e tudo o mais pra montar o "coração do negócio".

    Depois onde encontar esquemas elétricos que possam guiar o velho nessa jornada hehehhe. Pq assim, os componentes ele deve conehcer...mas quais componentes são usados pra fazer um ampli aí precisaria dessa ajuda...bem...é isso...

    Grato!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    Cara, existem inúmeros sites na internet com esquemas de amps valvulados para guitarra ou baixo. Procure um que trabalho com 4 válvulas 6550 pois dão mais potência (150/200WRMS) e tem um timbre mais "encorpado". Nos tópicos que criei tem uma pergunta sobre os transformadores adequados p/ 4 6550.
    Abç

    electrontubes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    acho que o mais importante é conseguir o transformadores de áudio e de força,o chassis e as válvulas.
    o restante não é difícil de encontrar,seria uma boa opção comprar o kit para você montar.
    confira esse site,lá você confere os preços
    http://www.musictechbrasil.com/pag_tubeampparts/tube_amps_parts.htm
    têm também a valvestate
    um abraço

    wiskeria
    Veterano
    # out/06
    · votar


    dizem que a facada é grande loja

    Eddu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Kamui, a tarefa é um pouco árdua, mas não desista.
    Os resultados são muito bons utilizando amplificadores valvulados no baixo. Dê especial atenção ao trafo de saída, pois é um componente de difícil execução.
    Utilizo um Gianinni Jet Sond (1969) transformado em Bassman 135, com 4 válvulas EL 34 na saída. Timbre furiozo :)
    Um abraço e boa sorte !
    Eddu

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Po valeu pelas dicas galera! Agora assim, pra ampliar minhas buscas, como eu deveria procurar isso em ingles? tipow bass amplifier....mas como escrevo valvula e esquema elétrico? heheheh

    valve e slstric scheme?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    http://tdsl.duncanamps.com/schematics.php
    Nesse vc acha o que vc quer.
    Abç

    Tiruk
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tá loco, recomendar 6550 logo de cara além de $er dificil, é perigoso pra quem não tem noção de válvulas.

    Kamui_Sakeu
    Cara, eu recomendo que seu pai leia muito sobre o assunto, pois ele pode não saber partes importantissimas do trabalho, como ajuste de bias e etc...
    não é facil mesmo pra quem é experiente como seu pai, mas não é impossivel, desde que aprenda primeiro.
    abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Tiruk
    Cara, válvula é válvula, não é por ser 6550 que a dificuldade é maior ou menor, apenas se trabalhará com uma escala maior, ademais, tomar choque de placa de 4X 6550 não tem tanta diferença de um de 4X6L6, ambos matam do mesmo jeito....
    Abç

    Lake
    Veterano
    # out/06
    · votar


    alguem q entenda de ampli +- pode fala comigo no msn ? valeu

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Lake
    alguem q entenda de ampli +- pode fala comigo no msn ? valeu
    Só entendo um pouco de teoria... se quiser, pega meu msn no veterano...

    wiskeria
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Simples. Começa fazendo o fender bassman http://www.kbapps.com/audio/schematics/tubeamps/fender/bassman5f6.html

    Tiruk
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara, válvula é válvula, não é por ser 6550 que a dificuldade é maior ou menor,
    I cara, não fala isso ai que o pessoal vai nessa

    Se tratando de 6550, sobe custos, dificuldade e voltagem. Sendo que se vc fizer uma merda, com certeza a voltagem é a que mais vai te pegar. 400v de uma el34 é aguentável (nao to dizendo que não é perigoso), agora quase 600v de 6550 é insano pra quem nunca fez um ampli.

    wiskeria
    Veterano
    # out/06
    · votar


    o Tiruk ainda nem recebeu seu handmade e já acha que pode dar receita de bolo valvulado... A válvula mais indicada para baixo é realmente a 6550. Trabalhar com qualquer valvulado é delicado, independente de ser 6l6 ou 6550 e o cara quer 100W, suficiente para fritar.
    Por isso sugerí o bassman que é simples, ce tiver sucesso parte pra algo mais ousado depois.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    wiskeria
    É verdade, mas o Bassman só tem 45/50WRMS, e, numa banda barulhenta, com um baterista vigoroso, isso é francamente insuficiente, assim ele terá que fazer outro amp depois, ou seja, vai gastar duas vezes. Assim, é melhor fazer logo um amp potente (que vc pode abaixar o volume ou colocar uma chave de 1/2 potência), que será usado em todas as aplicações.
    Tiruk
    Cara, de fato as 6550 são mais caras, e exigem trafos maiores e mais caros; mas, quem faz um amp de 50WRMS também pode fazer um de 150/200, os cuidados serão os mesmos.
    Abçs

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    To vendo o esquema do Duovox 240B ele usa 4 valvulas 6550. Pode ser util pra voce.

    Mauricio Luiz Bertola
    O Duovox 240B é baseado em que amp?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gabriel Anjos
    Ampeg V7, se não me engano.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montagem de ampli de baixo valvulado