Ajuda com antigo Giannini valvulado

Autor Mensagem
White Explorer
Veterano
# out/06


Olá pessoal, espero que vcs possam me ajudar.
é o seguinte...
Estive na casa de um amigo e ele me mostrou uma aparelhagem da banda que o pai dele tinha e em meio as caixas e etc, tem um cabeçote Giannini modelo Thunder Sound Bass, que logo q vi fiquei interessado. Então ligamos em uma caixa e esta funcionando, os potenciometros estão com um pouco de chiado, e o som satura facil quando aumento o "Presença", fora isso esta meio enferrujado e case meio danificado.

Eu gostaria de saber informações sobre esse modelo (potencia, ano de fabricação e etc). e como estou querendo montar umas caixas para baixo, eu queria saber se ele seria um bom ampli tanto para ensaios e apresentações.

No caso de ser um bom equipamento eu gostaria de saber tbm quanto vale um desses nesse estado, pq eu poderia fazer uma restauração.

procurei na net e achei uma foto de um q é no mesmo modelo ta ai o link...
http://img149.imageshack.us/img149/3262/thunderbassfq8.jpg

Obrigado pela atenção.

affcl
Veterano
# out/06
· votar


esse modelo é do final do anos sessenta.
acho q vale a pena reformar sim!

boleterodectba
Veterano
# out/06
· votar


Este amplificador é muito bom, tem 50W, originalmente é feito para baixo mas fica legal com guitarra tbém. O preço depende do estado, mas se funciona já vale no minimo uns 300, pode ser feito uma revisão e troca de válvulas para deixar tinindo, creio que se gasta cerca de 200 .

Madureira
Veterano
# out/06 · Editado por: Madureira
· votar


White Explorer

Vc vai achar de diversos preços ...

Acho que o que realmente vc deve levar em conta, é o quanto vai gastar para fazer isso... Aquisição + Reforma...

Eu abracei essa causa...
Comprei um Tremendão T3 e praticamente refiz do zero...

Ao todo, gastei 1200 entre compra e reforma...
Na minha opinião valeu mto a pena...

MASSSSS...
Dependendo do que vc realmente quer, é bom levantar quanta grana vc vai gastar para reformar um bicho desses e ver se não vale a pena mandar fazer um handmade ...

É coisa pra se pensar...

Eu abracei a velharia pq amo amplis e guitarras de época...

Da uma olhada na reforma do meu:

http://www.bandamobydick.com.br/madu/tremendao/index.htm

[]´s!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Buenas!Pelas fotos e pelo que vc falou qto à funcionamento, vale a pena sim.Creio que duas 6L6 novas, uns eletrolíticos da fonte e um pouco de courvin, e vc tem um clássico tanto para baixo quanto guitarra.Um abraço!

trendkill
Veterano
# out/06
· votar


irmão eu tinha um, cara vou dizer, me arrependi de ter vendido, que amplizinho cara, colocava ele com volume no 7, as vauvula ja saturavam e eu empurrava um super overdrive, e ficava animal, encorpado e um drive forte, isso que eu gosto de sons extremamente pesado

edalko
Veterano
# out/06
· votar


opa...
Tenho um e vale a pena sim.
Mas já de cara te digo: pra deixar tinindo, vai gastar (com o preço do amp), uns milão.

Principalmente porque nesses amps vc vai ter que trocar os trafos (que além de serem pra 110V já devem estar 'cansados" dando voltagem acima do normal, reduzindo a vida util de suas válvulas).

Compre o bichano e leve pra alguém que realmente entenda de valvulados para fazer a avaliação e restauração. Se vc for aqui de Ctba/PR conheço um cara muito bom... Valeu

Boa sorte!

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Ia esquecendo... o Thunder SOund não tem saturação (igual ao Duovox), portanto, acho difícil ele saturar mesmo em volumes altos... se isso ocorre, algo não está certo (pode ser válvulas cansadas).

boleterodectba
Veterano
# out/06
· votar


bom, se o ampli já funciona não acredito que precise trocar os tranformadores e nunca aconselho trocar os originais pois são muito bons. Gastar 1000 para reformar um thunder sound só se o técnico for muito careiro mesmo, afinal vão 2 6l6, 3 12ax7, alguns capacitores, limpeza e a parte estética vc mesmo pode dar um trato.

edalko
Veterano
# out/06
· votar


boleterodectba

O simples fato de estarem funcionando, não quer dizer que não precisam ser enrolados novamente ou trocados...
Trafo bom deve dar entre 450V a 475V, mais que isso o amp funciona sim, mas tuas válvulas vão pro saco num piscar de olhos.
Geralmente esses amps antigões dão 490 a 515V o que é um exagero...

Um trafo na base de troca custa 150 conto. Novo até 250,00... Válvulas Tesla custam (as 4) em torno de 250,00...

Courvim, eletrolíticos, mão de obra etc... mais uma grana. É só somar...

Lógico que dá pra gastar bem menos e ficar com um amp meia-boca. Mas já que vai gastar, porque não deixar ele 100% bom????
Eu sou do tipo que se tem que trocar um componente, eu coloco já o melhor, nada de meia sola... Mas cada um é cada um...

No meu gastei 500,00 no amp + caixa, 180,00 trafo + mão-de-obra, 60 nos cones dos falantes, 45,00 no tecido ortofônico, e 240,00 e válvulas.
Total: 1.025,00

Não foge à regra dos milão que falei...

edalko
Veterano
# out/06 · Editado por: edalko
· votar


Ahhhh e não aconselho mexer sozinho na parte elétrica!!!!!!!!!!!!!
Se não souber exatamente o que está fazendo pode tomar um choquinho e ir falar pessoalmente com São Pedro, pra pedir água por Sul...

boleterodectba
Veterano
# out/06
· votar


Pois parece que todas as pessoas no mundo usam os 110/127V... Muitos "incluindo eu" moram ou já moraram em cidades onde é 220V e nunca tive problemas com tranformadores dos giannini "isso que já tive 5 deles".
Outra, em vez de trocar o excelente willkason original não seria mais fácil ligar o empli em 220 com um bom tranformador externo 127/220?
Afinal por mais que tente fechar os olhos um amplificador giannini sem os tranformadores originais willkason perde boa parte de seu valor de mercado. Para um thundersound faço as contas:
160 reais "2 6l6 + 3 12ax7, preços multcomercial"
40 reais "capacitores, algum soquete e pequenos componentes"
70 reais "mão de obra" preço tradicional, certamente existem alguns técnicos que cobram 200, mais cada um acha o técnico que pode pagar... No meu caso achei um senhor de uma cidade perto que trabalhou com gianninis valvulados desde os anos 60 e faz uma geral de olhos fechados nestes aparelhos por um preço justo.
270 reais total
"opcional" 100 reais para fazer um gabinete novo com curvim para thundersound.
Onde vc fez a reforma do seu aparelho?

boleterodectba
Veterano
# out/06
· votar


lembro que falo somente do cabeçote... caixa é a parte.

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Então véio... 270 de reforma mais uns 100 pilas que vc mencionou são 370,00, mais o preço do amp??? Quase milão...

Depois, o trafo que coloquei no meu é Willkason. Não seria louco ao ponto de trocá-lo por outro... Tenho um camarada que tem mais de 20 amps Giannini e tem trafo de sobra...

Agora, como aqui no Paraná a tensão é de 127V, acho muito mais prático deixar o amp já acertadinho pra voltagem, do que ter que buscar sempre uma tomada 220V...
Além disso, não é toda casa, ou casa noturna que tem tomada 220V...

Agora, só dei uma ideia pro nosso amigo aí, que não adianta se abraçar num amp de 40 anos de idade e achar que não vai gastar mais grana em cima. Vai sim...

Se vai custar 100 ou 500 o reparo depende da sorte, dos produtos e de uma boa busca.

Compre um Giannini e seja feliz meu véio!!!!!!!!!!!!!!!!!!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


boleterodectba
O cálculo tá correto!Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Eu tive um desses e choro até hoje de saudades.....

White Explorer
Veterano
# out/06 · Editado por: White Explorer
· votar


affcl
boleterodectba
Madureira
carlos adolphs
trendkill
Mauricio Luiz Bertola
Pessoal muito obrigado pelas varias respostas tão rapido.

A foto que deixei o link não é a do ampli desse meu colega é um que achei a venda na net, o que estou interessado é o mesmo modelo mais visulmenta ta meio detonado.

A minha intenção é montar um set definitivo mais aos poucos, tipo pego um cabeçote faço uma reforma e vou usando em uma caixa que tenho aqui e depois monto duas caixas uma 1x15 e uma 4x10, pretendo usar mais para baixo mesmo, mais tbm tenho guitarra e seria otimo ter um exelente ampli para os dois instrumentos.

Eu sou o tipo de cara "faça vc mesmo" a parte estetica do gabinete eu mesmo faço, agora a parte elétrica eu ja vi q é perigoso então deixaria para um proficional mesmo.

Estou disposto a gastar uns 1000 reais no cabeçote mais seria aos poucos.
Então peço que vcs me ajudem a definir um valor justo maximo pelo ampli do jeito que ta para eu fazer umas propostas pro cara, pq a principio ele não ta muito afim de vender.

Valew pessoal.

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Estou disposto a gastar uns 1000 reais no cabeçote mais seria aos poucos

Esse preço é de um cabeçote tinindo de novo!!! Inteiro reformado e com garantia. Se for pra vc reformar, dependendo o estado dele, aconselho pagar entre 200,00 a 400,00. Não mais que isso!!!

boleterodectba
Veterano
# out/06
· votar


isso se o outro cara quiser vender...

LukeBR
Veterano
# out/06
· votar


Pode ir que eh show de bola!

affcl
Veterano
# out/06
· votar


da para conseguir um thundersound reformado por cerca de 850 reais
chegando na máximo até mil.

mas se vc curte mexer no aparelho, ou mesmo não tem essa grana para gastar de um vez só, talvez valha mais a pena pegar esse amp estrupiado e ir pondo ele em ordem.

eu fiz isso com a minha guitarra. comprei ela ferrada, juntei uma grana comprei uma ponte nova, juntei mais um pouquinho comprei tarrachas e assim foi até ela ficar como eu queria.

White Explorer
Veterano
# out/06
· votar


Esse preço é de um cabeçote tinindo de novo!!! Inteiro reformado e com garantia. Se for pra vc reformar, dependendo o estado dele, aconselho pagar entre 200,00 a 400,00. Não mais que isso!!!
É eu queria pegar um meia boca mais funcionando ai vo reformando aos pocos pq não tenho toda a grana pra pegar um 100%.


isso se o outro cara quiser vender...
Blz vo tentar "corromper" o cara para ve vender então, afinal ta encostado la...

LukeBR Valew vo fazer de tudo pra pegar esse.


affcl
o problema e não ter a grana de uma vez mesmo.

Eu queria saber uma coisa agora sobre potencia... falaram que ele tem 50W rms neh... isso seria o suficiente para enssaios com bateria e pequenas apresentações??? lembrando que pretendo montar as duas caixas futuramente (1x15 e 4x10).

Valew pela atenção

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Buenas,Se vc quer ter idéia de potência, nos anos 60 era usado pelos conjuntos para tocar em bailes, e tem mais potência que os primeiros Vox Dos Beatles.Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Cara, vc vai usá-lo para baixo ou guitarra?

White Explorer
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
Que legal cara então eh potente mesmo!!!

Mauricio Luiz Bertola
Pretendo usar para contra-baixo.

Valew!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Que legal cara então eh potente mesmo
Para pequenos e médios ambientes, sim, e se vc estiver longe dos Pica-Paus(bateras que serram baquetas nos tambores).Se vc tem um pessoal muito barulhento, tipo punkrock ou metal, vai ficar devendo.Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Como o carlos adolphs falou, ele servirá bem para pequenos ambientes ou ensaios (para guitarra ele serviria até para grandes ambientes), em palcos maiores ele não é adequado.
Creio que uma solução seria tentar a conversão para duas válvulas 6550 (com o respectivo aumento da voltagem da placa - o carlos adolphs poderá lhe explicar melhor este processo), pois aí haveria um acréscimo de potência.
Abç

Filipe Reis
Veterano
# out/06
· votar


.......Se vc tem um pessoal muito barulhento, tipo punkrock ou metal, vai ficar devendo.Um abraço!

é eu q o diga , levei meu bassman pra tocar na casa de um colega e adivinha oq ele queria tocar cum o bichinho??? Punk!!!!!! tipo ramones, sex pistols, e afins.. ramones das antigas ate q ele aturou bem tipo sheena is a punk rocker, blitzkrieg bop, etc. q são mas levinhas agora sex de jeito manera.valeu

White Explorer
Veterano
# out/06 · Editado por: White Explorer
· votar


carlos adolphs
Mauricio Luiz Bertola
Filipe Reis

Eh pessoal agora entendi o esquema da potencia... o problema é que o batera da banda é meio aloprado mesmo, e a banda eh Rock e Metal (duas guitarras bem distorcidas, o batera mandando ve, e eu o o vocal sofrendo, rsrs).
Mais eu achei o ampli legal pra caramba, e eu poderia fazer futuramente oq o Bertola sugeriu.

Vou ver se consigo comprar ele do cara nesse fim de semana, e se ele vender eu tiro umas fotos pra vcs verem o estado dele.

Por curiosidade existe algum outro modelo desses gianninis para baixo com mais potencia?

Obrigado a todos pela atenção

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


White Explorer
Sim, vc poderá procurar pelo SuperThundersound, pelo BullDog, ou pelo Thor.Tem ainda a série Duovox 100Bou 120B, 150B.Todos com ou mais de 100W( o Superthundersound é o melhor deles).Um abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com antigo Giannini valvulado