Ajuda com manutenção de amplificador antigo valvulado

    Autor Mensagem
    00Cabral
    Veterano
    # jun/12


    Boa Tarde, comprei uma vitrola que possui um amp valvulado, este: http://i1265.photobucket.com/albums/jj517/00cabral/1.jpg
    Ciente do defeito desconhecido.
    Como na web encontra-se soluções para quase tudo, achei inocentemente achei que a barbada valia a pena.
    Depois de descobrir que não iria ser tão fácil e pedi ajuda por e-mail a um restaurador de rádios, o más competente que encontrei, Sr. Indalecio ,a quem eu devo sinceros agradecimentos . No decorrer fui lendo muita coisa, e descobri o obvio, amps e rádios são diferentes.
    Assim, alguém poderia me prestar orientações praticas para caçar o (s) Defeito (s) por onde começo ?
    Dados do aparelho :
    Amplificador "RUSSA" / Fabricante- Radio Universal SA / Modelo- Mc125P/ 25watts.
    Valvulas
    (2) 6l6 / (2) 7y4 / 5y3 / 6sf5 / 6sf7 /5y3.
    http://i1265.photobucket.com/albums/jj517/00cabral/5.jpg
    http://i1265.photobucket.com/albums/jj517/00cabral/SAM_5049.jpg
    Obrigado.

    Rottava
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    00Cabral
    Eu começaria verificando a fonte de alimentação e os trafos. Certificar-se de que ela está funcionando e fornecendo os níveis de tensão corretos. Será preciso conhecimentos de eletrônica, é claro. Cuidado que existem tensões altas presentes num amp valvulado, potencialmente letais. Então vá com calma.

    Capacitores eletrolíticos (todos) terão que ser substituídos. Estes já eram.

    Faça o download dos datasheet destas válvulas que vieram instaladas. Elas te ajudarão a saber quais os níveis corretos de tensão, e a função de cada pino do soquete.

    Dividir para conquistar. Tente isolar e atacar cada estágio do amp. Fonte de alimentação como disse em primeiro lugar, depois pré e por último power.

    Não se esqueça que deves ter um falante conectado na saída. Com um pouco de sorte o trafo de saída ainda está bom.

    Boa sorte.

    00Cabral
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: 00Cabral
    · votar


    Olá Rottava, obrigado!!
    Tenho más algumas duvidas. Se for possível.
    Tem um fio do trafo de saída para o terminal (8) da 5y3 acredito que seja o fio deveria ir para o +B. Esta ligação esta correta? Em outros esquemas não achei esta ligação. Acho que da para ver pela imagem o fio com fita isolante.
    E é necessário tirar os trafos do circuito para fazer as medidas?
    Caso sim, mas uma pergunta: Como me certifico de quem é quem no primario do transformador de força
    Grato

    Rottava
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    00Cabral
    Não é necessário tirar os transformadores para fazer as medidas. Comece pelo trafo da fonte de alimentação. O primário dele está conectado no soquete que conecta o cabo a tomada (127/220V). Ele deve passar pela chave liga/desliga e por um fusível, se tiver.
    No secundário dele deve haver pelo menos dois enrolaments (2 fios cada um). Um deles deve-se ler uma tensão acima de 200V que será utilizada para a retificação (DC para o B+ por exemplo). O outro enrolamento deve ser de 6.3Vac, usado nos filamentos de todas válvulas. Exceto talvez na válvula retificadora, se existir. Ah sim, existe, é a 5Y3. Logo, retificação a valvula. O trafo deve ter um terceiro enrolamento, de 5Vac.

    Este fio para o terminal 3 da 5Y3 deve ir para o indutor (choke), não para o transformador de saída. O choke também se parece com um trafo, talvez daí a confusão.

    Verifique isto por enquano.

    00Cabral
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: 00Cabral
    · votar


    Olá novamente, tentei fazer as medidas, más nenhuma obteve valor um significativo, o único foi 4.5v no pino (2) da 5y3.
    Talvez tenha a ver com outro problema: Existe uma tomada esquisita, esta: http://i1265.photobucket.com/albums/jj517/00cabral/SAM_5058.jpg
    Que por fora vai esta: http://i1265.photobucket.com/albums/jj517/00cabral/3.jpg
    Os dois fios encapados a direita do conector não recebem alimentação, o fio preto vem de um capacitor (suponho devido as inscrições " 2.0MDF 600 vdc") e dele para o transformador de força e o marrom vai direto para o transformador.
    Sera que tem a ver com a falta de alimentação do circuito?
    O que faço com estes fios? e o que faço com o que esta no (8) 5y3, só o choke ou tem alguma outra alternativa?
    Obrigado mesmo.

    00Cabral
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lá vou eu de novo...
    O transformador de força eu acho que já era.
    Alguém pode me dizer claramente que teste dá para fazer no trafo de saída?
    Também achei aqui um transformador muito antigo más esse tá bom, será que da para usar ele no lugar do outro?
    As medidas.
    Primário: 110v , 220v
    secundário 6.8v , 7.0v, 5.5v Os outros três fios não sei descrever as medidas, más fiz assim, vermelho+vermelho = 753v, Vermelho+amarelo 375v.
    Alguma sugestão?
    Valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com manutenção de amplificador antigo valvulado