Afinal o que é um pre amp?

Autor Mensagem
Saitu
Veterano
# set/06


Eu vejo todo mundo falando e eu dou meio que uma boiada, tem como me explicar mais ou menos o que é? ^^

desde já, obrigado

kelson
Veterano
# set/06
· votar


Saitu
tentou pelo menos a BUSCA!!!!!!!

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


kelson
Jah tenteeeeeeeei, mas naum tem nada especificandoooooooooooooo xD

lespaulbabilon
Veterano
# set/06
· votar


Pré-amplificação é a primeira etapa de amplificação de um amp. Nela, o sinal gerado pelos captadores é amplificado pela primeira vez. Graves, médios, agudos, e outras coisas são definidas aí. Depois do pré-amp, o sinal é mandado para o power que faz a amplificação final, e manda para os falantes, em forma de som.

Eric Lance Abbott
Veterano
# set/06
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Preamplifier

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


lespaulbabilon
Eric Lance Abbott
Muito obrigado, entendi xD

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


ei quando alguém pergunta:

"Posso ligar instrumento X (violão, guitarra baixo) no PC no line in?"

Alguém responde:
"pode sim, mas coloca um pré-amp antes."

Colocar um pré-amp....

Colocar um pré-amp.....

um pré-amp.........

pré-amp.......


O que seria colocar um pré amp entre o instrumento X e o pc?

suny12
Veterano
# nov/11
· votar


Tipo, o pre-amp vai amplificar o sinal, do msm jeito q um amplificador faz, e com o preamp vc vai controlar o volume de ganho de entrada do seu instrumento. E no caso de guitarra e baixo pra gravação em linha eh legal q vc use um simulador de amp tbm, senao o som fica esquisito, mas esse simulador pode ser em software (guitar rig, amplitube etc).

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Cara existe uma simulador de amp fixo, que simule somente um amp, barato?

BJAofficial
Veterano
# nov/11 · Editado por: BJAofficial
· votar


Alex guitar man

1 só eu não sei..
mas existem aos montes amps e pedais que simulam vários amps...
os exemplos mais conhecidos acho que é o pedal GT2 da Tech 21 e o amp Spider IV da Line 6 ...
aí depende do que você considera caro.

rocknroll1234
Veterano
# nov/11
· votar


sabe este botão escrito "Gain" e o equalizador?

isso tudo é o preamplificador.


o equalizador define a quantidade de graves,medios e agudos.
o gain define a facilidade com que se dá saturação no power(saturação é uma distorção por exesso de sinal,que pode ser legal em alguns momentos e ruim em outros,dependendo do som que tu quer).

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


Alex guitar man
É só baixar as apostilas e estudar.
http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


Desenterrando esse tópico...

Se eu ativo o pre-amp na pedaleira o pre-amp do amplificador continua ativo?

brunowebguitar
Veterano
# fev/13
· votar


Ticoty
Sim, a menos que você ligue a pedaleira no return do loop de efeitos do amp, ai o preamp do amp fica inutilizado e somente a potência dele é utilizada.

brunowebguitar
Veterano
# fev/13
· votar


Ticoty
Sim, a menos que você ligue a pedaleira no return do loop de efeitos do amp, ai o preamp do amp fica inutilizado e somente a potência dele é utilizada.

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


Legal... Então se eu quiser ouvir o som real do meu ampli, com efeitos e tudo mais da pedaleira, eu simplesmente não ativo o pre amp na pedaleira... Certo? Mas e se eu quiser gravar pela pedaleira utilizando o USB e quiser que o som gravado seja oque eu ouço no meu amplificador eu tenho que ter o preamp do meu amplificador na minha pedaleira (não levando em conta a opção de microfonar o ampli)? o.o'

BJAofficial
Veterano
# fev/13
· votar


Ticoty

nao entendi muito bem o que voce quis dizer, mas se voce usar como disse o brunowebguitar, e quiser que o timbre seja parecido com aquilo, basta ligar a pedaleira por usb..
já se voce estiver falando de usar o pre amp do ampli tambem, o que voce pode fazer é ligar o amp no loop da pedaleira(se tiver essa opcao) e gravar pelo usb dela... fora isso só se usasse a saida em linha do amp em uma interface..

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


Olha só, provavelmente essa semana vou comprar um Laney LV100 (é um baita de um salto sair de um Meteoro Atomic Drive pra um ampli desse xD) e tenho uma pedaleira Zoom G2.1u (não me soa muito bem...), porém estou com planos de adquirir uma Boss Me-25 (eu sei que é mais ou menos a mesma faixa de preço, mas creio que haverá uma melhora considerável e sem gastar muito, porque antes de trocar de pedaleira ainda vou comprar uma outra guitarra). Então me explica como eu faço pra gravar com o pre amp do amplificador (Laney LV100) utilizando efeitos e tudo mais de cada uma dessas 2 pedaleiras (zoom e boss)?

Laney LV100: http://www.laney.co.uk/products/product_details/88
Boss ME-25: http://roland.com.br/boss/produtos/651/images/2424
Zoom G2.1u (o link é da G2.1 Nu, eu sei, mas pra você vê não faz diferença, a "traseira" é igual): http://portal.royalmusic.com.br/produto/g2-1-nu/

BJAofficial
Veterano
# fev/13
· votar


Ticoty

cara, nao aconselho trocar de pedaleira, nao concordo que vai haver uma melhora considerável.. pode até melhorar, mas tambem acho a me25 meio fraquinha..
no momento que voce tiver grana para uma hd500, é um puta investimento.. tenho a minha faz mais de ano, e mesmo tendo dinheiro pra comprar um set de pedais e uma interface, e largar a hd500 nao faria isso.. pretendo nao trocar nunca mais alias.. e só pra constar, já tive uma me25, e toquei em uma g1 pelo menos.. minha opniao é baseada nisso..
quanto ao amp, eu entendo voce, já que meu primeiro 'salto' foi de um voxstorm cg15 para um Line 6 spider iv 120.. haha

enfim, quanto a gravar, voce nao vai poder por usb, já que nenhuma das pedaleiras que voce citou tem loop.. as que eu conheco que tem, é a gt10, e a pod hd..
a única opcao que voce tem é gravar usando uma interface, obtendo o sinal pela saida em linha do ampli..

BJAofficial
Veterano
# fev/13
· votar


ah, alias.. quanto ao amp, da uma olhada na linha meteoro MGV.. tu consegue por essa mesma grana do laney o MGV7 ou até o MGV30...
se nao precisar de muuuito volume, o mgv7 já serve bem até..
acredito que os 2 seriam opcoes melhores que o lv100..

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


Poha cara, valeu por responder ai :)

Mas é o seguinte... Querer ter a POD HD 500 eu até queria, já ouvi falar MUITO, mas MUITO BEM dessa pedaleira, só que ta tipo MUITO acima do meu orçamento, ainda mais porque eu ainda sou meio noob nesse mundo da música, e não iria nem saber aproveitar a potencia dessa pedaleira... A pedaleira de toda forma, tenho bastante tempo pra pensar...

Agora o ampli, talvez eu compre essa semana... É oque eu tenho de resolver mais urgente, e depois a guitarra (quero ver se acho a Cort M600 na minha cidade, ela é mt foda de encontrar, e que se eu achar, fará um par com minha X6 [sim, minha primeira guita foi floyd e eu não achei chato como dizem, mas também não vejo muita vantagem...])... Voltando ao assunto dos amplificadores, qual a diferença prática entre um valvulado e um transistorado? Vi que é meio que mito essa parada de que as válvulas quebram fácil, porém que você deve ter um certo cuidado a mais com esses amplificadores... Fico meio receoso, mas testarei esse MGV30 que tem na minha cidade e é na faixa de preço do Laney LV100. As diferenças entre os 2 amplificadores além de um ser valvulado e outro não é que o Meteoro tem loop (oque não adiantaria porque provavelmente continuarei sem uma pedaleira com esse tal de loop) e que o Laney tem algumas frescuras a mais (tipo chave Bright e talz, que o torna um pouco mais versátil)... Só a nível de informação (pra vocês me instruirem melhor) eu toco musica de bandas como Guns, Metallica, ACDC, Red Hot Chilli Peppers, Green Day, Franz Ferdinand, Iron Maiden, Nickel Back às vezes algumas nacionais, tipo Capital, Detonautas e talz...

E detalhe importante, não adianta me recomentar produto caro que eu não tenho dinheiro, na verdade não tenho fonte de renda, além de mesada e de talvez conseguir uma bolsa na escola justamente por tocar (por esse motivo não conseguiria melhorar a pedaleira, e nem vejo motivo, já que ainda tenho q comprar o amplificador outra guitarra, e mais pra frente ainda quero comprar um violão provavelmente com a ajuda do meu pai) lol Ou seja, um ampli na faixa de 1,500 no máximo, à vista...

BJAofficial
Veterano
# fev/13 · Editado por: BJAofficial
· votar


Ticoty

realmente, quanto a guitarra, concordo contigo.. já li sobre essa m600, e parece ser uma guitarra muito boa mesmo, pro meu gosto pelo menos.

quanto a pedaleira, o meu conselho, é se voce nao tem dinheiro pra hd, fica com a que voce ta agora, e vai juntando.. nao compra me25, pod floor nem nada assim, pq nao vai valer a pena, já que mais pra frente, uma hora ou outra, vc vai acabar comprando ou uma hd ou uma gt10 ou coisa do tipo.. entao, economiza o dinheiro, e fica com a pedaleira que voce tem agora, até ter dinheiro para uma boa..

agora sobre o ampli entao, nao existe diferenca assim, pratica... nada certo.. mas todo mundo sabe que os valvulados soam melhor..
a escolha depende muito do uso tbm.. se voce vai usar só pra gravar, sem microfonar, sinceramente, aconselho usar só a pedaleira por usb mesmo, entao tanto faz o amp.. agora, se for tocar ao vivo e tal ou gravar microfonado, aí sim, é o caso de escolher um amp legal.. particularmente, já toquei em um mgv30 e em um lv200 e prefiro o meteoro.. nao conheco o lv100, mas nao acredito que seja melhor.. acho que vai de cada um, mas se a escolha fosse minha, iria no mgv...
quanto ao loop, acho que voce se enganou, os 2 tem loop sim..
e quanto a chave bright, é frecura, acredito eu que seja só um boost nos agudos, nada que valha a pena levar em consideracao na escolha do amp..

ah, sobre o cuidado com os valvulados, sim, tem que ter mais cuidado.. mas o pessoal exagera muito.. tenho um head blackstar ht20 faz mais de 1 ano, e ainda nao troquei as valvulas, mesmo sem ele ter standby.. e o meu head marshall jvm205h, tem uns 6 ou 7 meses já e até agora, tudo tranquilo..
o que eu sei, é que nao só eu, mas a maioria do pessoal aqui, como voce deve ter percebido já, prefere os valvulados, sem nem pensar antes.. o dia que voce tiver o seu, pode ser que nos entenda.. haha

qualquer coisa mais, é só perguntar..

EDIT: aah, esqueci de falar.. a minha opniao pelo menos, sobre a diferenca entre valvulado e transistor, sinto os valvulados com um som muito mais presente e com muito mais forca.. as notas sao mais claras, o timbre mais organico, e por aí vai..
mas nao esquece, o timbre de um valvulado nao vem só do préamp.. o power é muuitas vezes até mais importante, e marca mais a diferenca..
o que faz uma referencia ao mgv30, quanto ao fato de poder usar a tua pedaleira nele, pra pegar o pré dela, e só o power valvulado dele, usando o metodo que comentou o nosso amigo brunoweb ali encima..

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


É... Boa dica sobre a pedaleira... Pensarei mais sobre isso (tu ta me convencendo a esperar mais xD)... Ah e eu estou com sérios problemas pra gravar pelo USB da minha pedaleira, tipo o som fica um LIXO o.o' Sabe quando tu ta com a distorção do ampli e da pedaleira juntos e fica akele exageiro que só e não fica nada natural e organico? Parece tudo digital e sei lá, lixoso pra karai? Intaum, fica meio que assim. xD Não sei se é uma configuração que eu tenha que fazer na própria pedaleira, sei lá, desativar alguma coisa, ou oque é o problema (na verdade eu meio que to perdidão em como fazer a gravação, se puder me ajudar também, agradeceria :S).

Quanto aos amplificadores, testarei os 2 e vejo qual o som me agrada mais e fazer um balanço entre os prós e contras... :D

Cara, tu ta me ajudando pra kar*$#!@! Brigadaum :)

BJAofficial
Veterano
# fev/13
· votar


Ticoty

entao velho.. esse negócio da pedaleira ficar muito ruim por usb, muito digital e tal, é assim mesmo.. pedaleira direto no pc, nao é grandes coisa mesmo, nem com a hd500 eu consigo um resultado satisfatório...
mas ainda assim, eu acho que se tu regular direitinho pode melhorar bastante.. só nao espera que fique muuito bom nao, pq nao vai ficar. haha
eu só gravo microfonando hoje em dia, nao se compara, o timbre é absurdamente melhor..
se tu puder testar os 2 mesmo, é o melhor que tu faz.. boa sorte na escolha, sei o complicado que é..

haha, que bom cara, é pra isso que serve o fórum.. eu tenho muito a agredecer ao pessoal daqui, que tem me ajudado demais nos ultimos 2.. só to fazendo a minha parte também, até onde eu posso.. (:

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


Ah pode cre, pra frente terei que comprar uma interface de áudio e um microfone mesmo pelo jeito... Mas eu tenho que comprar um monitor também? Só de eu por o fone de ouvido no amplificador o som já fica um lixo (fica tipo gravar por USB), tem relação com isso, tem algo errado ou é assim mesmo? Porque o som que sai do amplificador ta normal sem o fone... u.u'

E que pedaleira entre a minha e a HD500 tu me recomenda, porque a HD500 ta bem fora da minha realidade rsrs :)

BJAofficial
Veterano
# fev/13
· votar


Ticoty

cara, no mercado livre, tu consegue a pod por menos de 1500 .. ou até uma hd400 por uns 1300 ou menos sabendo negociar..
enfim, se nao for pra pegar uma desse nivel, recomendo nao trocar mesmo..
quanto aos monitores, nao, nao é necesário.. ajudam bastante, mas nao é algo essencial na hora de gravar.. pode usar fones sim..

Ticoty
Veterano
# fev/13
· votar


Okay... Vlws :)

DouglasdiLima
Veterano
# fev/13
· votar


intão qer dizer que todo amplificador, ou pelo menos os q tem equalizador tem pré-amp?

DouglasdiLima
Veterano
# fev/13 · Editado por: DouglasdiLima
· votar


e tipo, geralmente so se usa pré-amp, pra quem quer gravar sem microfonar né?
tipo direto no pc, tipo pra que eu usaria um pré-amp, se gravo o som direto do amplificador...., ou seja o pré-amp é pra isso né? pra quem ñ usa ampli pra gravar ou só quer simular amps....

BJAofficial
Veterano
# fev/13
· votar


DouglasdiLima

sim, todos os amplis tem pre amp.. e também, até onde eu sei, todos os que eu conheco pelo menos, tem EQ.. haha
mas enfim, nao, pré amp nao é pra gravar se tu nao quer usar ampli, nao é essa a funcao em si dele.. ele serve pra preparar o sinal, antes da amplificacao.. mas o pessoal improvisa usando pra gravar, mas nao é o certo, até pq fica muito ruim o som.. a menos que voce coloque um vst com simulacao de um power e cabinets microfonados, aí fica aceitável talvez..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal o que é um pre amp?