Dúvidas na montagem de ampli híbrido

    Autor Mensagem
    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06


    Seguinte: tou aqui na cabeça uma idéia de um ampli misturando o pré do HO com um power SS com 2 MOS-FETS, q rende uns 25w. Os problemas são alguns:
    - tem como reduzir essa potência do power pra uns 15w pra eu dar uma folga do falante?
    - como seria o trafo pra esse projeto? Eu li em algum lugar na net q as 12AX7 precisam de uns 190V pra aquecer direito, e o projeto do power com MOSFET precisa de 33V, eu acho. Como conciliar os dois? Botando um trafo de força q vendem pra o HO traria algum problema no power?

    Bem, acho q é só isso. Se vcs puderem me ajudar agradeço muito =D

    Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    man, antes de tudo, uma dica

    juntar pre e power de projetos diferentes para gerar um ampli hibrido nem sempre é uma boa escolha

    é preciso que os dois se "casem", ou o resultado, além de ser muito chato de fazer, é desastroso no timbre.

    Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    E se vc quer fazer um ampli de 15w, pq nao faz um ho com uma 6550 no power?

    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tiruk
    pq uma 6550 custa só 100 contos, mais um trafo de saída q custa mais uns 120. Eu tou pensando nesse projeto pra justamente economizar $ do power valvulado, q implica numa valv+trafo de saída.
    Qt a juntar, esse é meu medo... ficar desastroso...
    De qq jeito valeu pelos toques =D

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The_Wizard

    acho essa economia meio questionável
    a perda de qualidade de timbre q vc vai ter por substituir um power valvulado por fets é maior q essa grana aí q vc citou.
    apenas minha opinião.

    ah, mais uma coisa
    se for usar mesmo fets, nao reduza a potencia pra 15w nao, pq lembre-se: os 25w serão solid state. Logo, esse amp no talo nao teria um som lá muito bom, então a potencia a mais daria uma folga boa pra vc usa-lo sem clipar.

    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Michael Vlcek, vou fazer esse projeto com duas coisas em mente: custo baixo e boa qualidade. Tou fazendo mais pra tocar em casa msm, e não sei se valeria a pena fazer all tube só pra isso. Qt aos 25w é uma, posso tentar =D

    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ah, esqueci de botar o link pro projeto do power q eu estava pensando em fazer. Se alguém tiver alguma sugestão de projetos melhores, ou erros desse projeto, you're welcome =D

    http://www.redcircuits.com/Page2.htm

    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    só uma outra pergunta: esses MOSFETs (IRF 530, IRF 9530) são fáceis de achar?

    Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The_Wizard
    cara, eu axo q nao

    mosfets no brasil eu axo q nao tem muito não

    pode ser que eu estou totalmente enganado

    mas se pra achar jfets é um cú, imagina mosfets

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The_Wizard
    Facílimos de achar e baratos(média de R$ 5,00 cada um).O que vc quer fazer é apenas um ampli com Mosfet e pré valvulado.Entendí.Só tem um porque na história, se o projeto fosse todo em Mosfets, tudo bem, vc poderia contar com a alta impedância do dispositivo, mas seu esquema de referência conta com transistores bipolares na entrada.Com isso, sua impedância será baixa e trazendo consigo todo o problema de válvula X Transistor.Um abraço!

    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs, existe algum modo de aumentar a impedancia mudando esses transistores? E qt ao trafo? Tive uma idéia meio portuguesa, não sei se vai dar certo: usando um trafo 120/22V q eu tenho aqui em casa para o power e o trafo 120/195V do pré há algum problema?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The_Wizard
    Sim há problema, pois o caso não é de alimentação e sim de impedância.Faça então o ampli, adicionando como pré o Real Mactube, que mais ou menos condiciona a entrada de baixa do power.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The_Wizard
    Outra saída é fazer o pré do Soldano SLO100 até o send do efeito, que também condiciona, uma baixa impedância de saída, sendo que vc intercala o tone stack em um estágio anterior.Neste caso até diria a vc para comprar um kit de power transistorizado e montar, que sai barato.

    The_Wizard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs, entendi... o pré do SLO100 está descartado por causa da complexidade (eu sou novato total nisso ainda =P). Tem como adaptar o atenuador 10:1 na saída do Real McTube no pré do HO? Se não tiver como, vou tentar fazer aqui uma mod desse circuito com 2 RMT em série, pra ter um ganho mais alto.
    Valeu pelos toques! Não é à toa que te chamam de mestre aqui! =D

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The_Wizard
    Vou te dar mais uma barbada.Se vc já tem o pré do HO, faz o seguinte, pega uma válvula 6C5(triodo simples, de 7 pinos), coloca um resistor de 22K na placa, um de 470K da grade para o terra, um resistor de 680 ohms no catodo.Na saida do cursor do volume master do HO, coloca um capacitor de .022/450V, e liga na grade da 6C5.Pega outro capacitor de .022/450 V e liga no catodo da 6C5, na junção entre o pino do catodo e o resistor de 680 ohms. Essa será a saida de sinal, junto com a conecção do terra, com a impedância aproximada que vc precisa.É só ligar em qualquer power transistorizado.

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Não é à toa que te chamam de mestre aqui! =D

    esse sim tu pode chamar de mestre de boca cheia!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    marcelogatinho
    Não esqueci de tí, mas é que tô ocupado com o estúdio e correndo atrás dos pila lá da Aérea...Um abraço!

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs
    Não esqueci de tí, mas é que tô ocupado com o estúdio e correndo atrás dos pila lá da Aérea...Um abraço!

    nem te estressa Carlos, sussega mesmo bixo!
    eu tbm to aki na maior correria,
    por isso tbm ando meio sumido do forum!
    mal pego a guita na mao, ainda ontem de azar o veio baixa o hospital denovo, pressao 26 x 16, nunca vi tao alta!
    tomara q esta semana q vem ele ja volte pra casa, ai ja me ajuda nos negocios.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    marcelogatinho
    Cuida bem do velho aí, senão ele avermelha as placas!!!Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas na montagem de ampli híbrido