Autor |
Mensagem |
Fábio Goll Veterano |
# ago/06
Pessoal, consegui pegar 2 Eminence GB12.
Vou mandar montar a caixa 2x12 com um amigo meu.
Gostaria que ela fosse angulada, pra servir melhor como meu retorno.
Tem problema fazer fechada e angulada??
Meu medo é mandar fazer fechada e ela não ser bem calculada e ficar embolando o som, não ficar como esperado.
E aberta o pessoal diz que perde punch, graves, etc.
Mas tem o lado que é mais fácil de timbrar e não se encomoda com litragem.
Gostaria de opiniões sobre o caso.
Grato desde já!
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/06
· votar
Fábio Goll
Buenas!Eu fiz uma de 2 X 12, para o meu estúdio, com 2 Novik originais do Tremendão, e é a mais requisitada pelo pessoal, pelo belo timbre que tem.É reta e fechada.Angulada fica boa para 4 X12, com 2 nunca ví.Um abraço!
|
Fábio Goll Veterano |
# ago/06
· votar
carlos adolphs
Buenas!Eu fiz uma de 2 X 12, para o meu estúdio, com 2 Novik originais do Tremendão, e é a mais requisitada pelo pessoal, pelo belo timbre que tem.É reta e fechada.Angulada fica boa para 4 X12, com 2 nunca ví.Um abraço!
Se eu mandar fazer uma 2x12 reta e fechada e o cara não calcular direito.
O q pode acontecer na pior das hipoteses?
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/06
· votar
Fábio Goll
Eu mando as medidas da minha pra vc amanhã.Tenho que pegar no estúdio, pois não lembro de cabeça!Um abraço!
|
marcelogatinho Veterano |
# ago/06
· votar
no site da eminence tem a litragem q este falante precisa, acho q é 43,9l
mas confere la!!!
ex: 68cm x 48cm x 27 cm = 88128/1000= 88.128litros,
|
# ago/06
· votar
lembrando q estas medidas devem ser internas
|
Fábio Goll Veterano |
# ago/06
· votar
carlos adolphs
Eu mando as medidas da minha pra vc amanhã.Tenho que pegar no estúdio, pois não lembro de cabeça!Um abraço!
Ok, obrigado!
marcelogatinho
no site da eminence tem a litragem q este falante precisa, acho q é 43,9l
mas confere la!!!
ex: 68cm x 48cm x 27 cm = 88128/1000= 88.128litros,
Valeu, vou repassar pro cara.
marcelogatinho
lembrando q estas medidas devem ser internas
Se eu fazer a caixa angulada e respeitar a litragem, não vai influênciar no som certo??
|
danielcastelli Veterano |
# ago/06
· votar
Se eu fazer a caixa angulada e respeitar a litragem, não vai influênciar no som certo??
Errado.
Influencia sim. A (sei la como chamar) "reflexão" sonora interna vai ser diferente porque os falantes vao estar posicionados pra baixo.
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/06
· votar
Fábio Goll
Depois da brilhante intervenção do marcelogatinho, que calculou a litragem, das suas medidas, tem pouco pra falar.O danielcastelli
também está certo, mas tem a haver com reflexões externas mesmo.No caso da litragem, o especificado no manual do AF é o valor mínimo necessário para cumprir a curva do fabricante.Valores maiores de litragem melhorarão a queda na resposta dos graves.Um abraço!
|
Fábio Goll Veterano |
# ago/06
· votar
danielcastelli
Influencia sim. A (sei la como chamar) "reflexão" sonora interna vai ser diferente porque os falantes vao estar posicionados pra baixo.
carlos adolphs
Depois da brilhante intervenção do marcelogatinho, que calculou a litragem, das suas medidas, tem pouco pra falar.O danielcastelli
também está certo, mas tem a haver com reflexões externas mesmo.No caso da litragem, o especificado no manual do AF é o valor mínimo necessário para cumprir a curva do fabricante.Valores maiores de litragem melhorarão a queda na resposta dos graves.Um abraço!
Vou mandar fazer angulada tipo a parte superior de uma 4x12, angulo mínimo. Eu preciso disso pra me ouvir, nem sempre consigo alguma coisa
pra colocar a caixa em cima pra ficar mais alta, e como geralmente não tenho espaço no palco eu fico colado na caixa praticamente.
E eu tenho 1.92m, o som não chega no andar de cima...sacaram??!?!?!
E a caixa terá 96l de acordo com as dimensões internas.
|
conehc Veterano |
# ago/06
· votar
me desculpem desvirtuar um pouco o topico, mas é que eu me interesso um pouco por construção de caixas, portanto tenho umas duvidas...
A litragem recomendada pelo fabricante já consideda o volume interno ocupado pelo auto-falante? (tipo, o recomendado é 43 litros, mas na verdade o auto-falante sozinho ja ocupa 1,5L ai no caso pra poder respeitar a recomendação eu teria de fazer uma caixa com 44,5L)
pergunto porque imagino que isso pode sgerar certa diverença se por exemplo eu tiver fazendo uma 4x10...
|
SergioTrindade Veterano |
# ago/06
· votar
Estou no mesmo dilema. Vou montar uma caixa com 2x12 (legend GB12). A caixa é para um amp que acabei de montar um PP de 50W com duas 6L6CG saída, estilo fender.
Não entendo muito bem desse negócio de caixas e estava pensando em montar reta com 2/3 fechado que é comum nos modelos de luxo como dos amps Alessandro Dog Hound.
Mas de fato percebi que as caixas 2x12 dos amplificadores fender (bassman black face e blonde bandmaster) são fechadas.
Gostaria de saber a diferença que isso faz no som.
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/06
· votar
SergioTrindade
A diferença é que vc consegue graves bem convincentes, sem perder o brilho dos agudos, é isso.Um abraço!
|
Schenker Veterano |
# ago/06
· votar
hummm, acho que se vc for fazer uma 2x12 angulada ela tem que ser vertical (falantes um emcima do outro) e não horizontal (falantes lado a lado) eu tenho umas medidas das cxs boogie em casa (fechadas e abertas) se quiser posto aqui . . .
abs!
|
# ago/06
· votar
Schenker
eu tenho umas medidas das cxs boogie em casa (fechadas e abertas) se quiser posto aqui . . .
posta ai colega!!
para o conhecimento de todos...
|
silvio_rp Veterano |
# ago/06
· votar
carlos adolphs
Manda pra mim tambem as medidas?
silvioper (a) gmail.com
Um abraço!
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/06
· votar
silvio_rp
marcelogatinho
Schenker
SergioTrindade
Fábio Goll
Medidas da 2X12 que tenho no estúdio:
83 cm de largura, 60 de altura, 40 de profundidade(medidas externas).
Alto falantes lado à lado, equidistantes, e fechada.
|
silvio_rp Veterano |
# ago/06
· votar
carlos adolphs
Qual material usou nela? Qual espessura?
Voce sabe se rola fazer uma 2x12 com um dos alto-falantes reto e o outro inclinado (isso internamente) ??
|
silvio_rp Veterano |
# ago/06
· votar
Fábio Goll
Conseguiu os alto-falantes onde?
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/06
· votar
silvio_rp
Realmente não vejo o porque de inclinar AF em caixa de 2X12 fechada, pois o pessoal usa a minha no estúdio, todos a escutam bem, e nunca houve essa necessidade.Caixas inclinadas são boas para 4X12.O material foi compensado naval 25 mm.Um abraço!
|
Schenker Veterano |
# ago/06
· votar
marcelogatinho
posta ai colega!!
para o conhecimento de todos...
Ae Marcelo, criei um tópico somente sobre o assunto ok?? achei melhor, porque chama mais a atenção e todos podem ver . . .
abs.
|
albanibr Veterano |
# ago/06
· votar
Fechada os graves ficam melhor certo?
então uma caixa fechada fica melhor que a aberta?
lembrando que vai ser 2x12...
|
Fábio Goll Veterano |
# ago/06
· votar
Alguém tem imagens de projetos 2x12??
Pra mim entregar pro marceneiro bem "mastigadinho" pra evitar problemas??
¬¬
Um amigo me mandou um da fender 2x12 angulada, com um falante mais alto que o outro. Gostei, mas primeiro vou medir pra ver se entra no meu carro.
Caso não entrar eu tenho que arranjar outra foto do projeto!
Grato!
|
leomezz Veterano |
# ago/06 · Editado por: leomezz
· votar
Aproveitando o tópico, tenho dois falantes da oversound de 12" 200watts cada um. Estou pensando em fazer uma caixa para baixo. Qual seria a melhor opção para o tipo de caixa?
|
Rafael Guerra Veterano |
# out/07
· votar
hum... sei que o tópico é antigo... mas acho q vale a informação. Procurando no google achei esse PDF no estilo de caixa que to pensando em fazer... Uma 2X12 angulada...
http://www.soulsake.com/amp.pdf
Só me preocupo se as medidas estão corretas ! Alguém que "manje" saberia verificar ? Penso em uma angulação menor tb.
|
Filipe Reis Veterano |
# ago/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar
Montei uma 2x12" pra mim e me lembrei de certos "contos" que n sei se são reais ou não tipo:
1 - Numa 2x12" fechada (que é o caso da minha) se usadas conexões p10/jack em alto volume o plug corre risco de ser "cuspido" do jack devida a pressão interna exercida pelos falantes.
2 - Numa 2x12" com possibilidade pra ser usado um falante só ao invés dos dois ao mesmo tempo pode estragar o amp ou o alto falante devido ao outro falante estar parado.
E ai isso são mitos ou realidades? Pois me deparo com essas duas situações na caixa que montei.
N sei se vai dar pra todos verem mas ai tá o link com fotos da dita cuja:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=972.0
|
Tulio Estevam Veterano |
# ago/10 · Editado por: Tulio Estevam
· votar
Acho que daria pra mandar fazer ela reta só que com essa adaptação que é geralmente utilizada nos amplificadores de baixo: http://i.s8.com.br/images/musical/cover/img4/1411764_4.jpg
quando quiser que os falantes fiquem pra cima ou retos eles ficam, e dá o mesmo resultado que se a caixa fosse angulada (ou não?).
|
Filipe Reis Veterano |
# ago/10
· votar
Tulio Estevam
Cara eu só reutilizei o tópico pra não abrir outro mas fazendo outros tipo de perguntas....
|
carlos adolphs Veterano
|
# ago/10
· votar
Filipe Reis Tulio Estevam 1- Todas as minhas 6 4X12 são fechadas e com P10, uso amplis de até 400W e nunca cuspiram os plugs... 2- Lendas,lendas...A Phillips fabricava caixas excelentes com um alto-falante ativo e outro passivo, também chamado "radiator"(não é Tabajara). Caixas anguladas são obrigatórias quando vc tem caixas abertas(sonofletor infinito).Mesmo que a caixa aparentemente seja reta, por trás do pano ortofônico, o painel dos alto-falantes deve ter no mínimo uma inclinação de 5% em relação à profundidade, para evitar o aparecimento de ondas estacionárias de som, que detonam o cone(reflexo traseiro).Nas caixas seladas, o painel pode ser reto, pois a parte traseira do cone está protegida da onda de retorno.
|
Filipe Reis Veterano |
# set/10
· votar
carlos adolphs
1- Todas as minhas 6 4X12 são fechadas e com P10, uso amplis de até 400W e nunca cuspiram os plugs... 2- Lendas,lendas...A Phillips fabricava caixas excelentes com um alto-falante ativo e outro passivo, também chamado "radiator"(não é Tabajara). Caixas anguladas são obrigatórias quando vc tem caixas abertas(sonofletor infinito).Mesmo que a caixa aparentemente seja reta, por trás do pano ortofônico, o painel dos alto-falantes deve ter no mínimo uma inclinação de 5% em relação à profundidade, para evitar o aparecimento de ondas estacionárias de som, que detonam o cone(reflexo traseiro).Nas caixas seladas, o painel pode ser reto, pois a parte traseira do cone está protegida da onda de retorno.
PQP como é bom ler a opinião de quem realmente entende do assunto! Deixo aqui mais um dos meus muito obrigado master! Agora sei que posso usar minha 2x12" tranquilo... vlw
|