traseira aberta/fechada, qual a diferença?

    Autor Mensagem
    oak
    Veterano
    # jan/05


    hm?

    Blonde Hammet
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    oak
    Achu q tem uma diferença no som sim, mas naum sei te explicar.
    Eu prefiro com a traseira aberta da pra levar os equipamentos tudo la dentro hehehe.

    drmanjuba
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    traseira fechada dá mais punch, dá mais pancada e deixa o ampli com cara de mais grave e tal... aberto eh pra deixar o som mais aberto... é bom pra som limpo... traseira fechada eh muito bom pra distorçao pesada....

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    humm, caixa de guitarra ñ tem frescura ñ, pode ser aberta e de qualquer tamanho, agora caixas pra baixo e teclado, tem q ser seladas e fazer com base em calculos e tals, mo xato! flws

    Centauro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Se você reparar vai ver que caixas de baixo são fechadas e de guitarras não,(tem excessões como alguns cubos de guitarra que são fechados) acredito "ter a ver" com a pressão sonora e os graves que o baixo precisa.

    CPMALA 22
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ai que que ta erro Centauro
    amplificadores como
    Legacy da carvin Closed Back
    5150 da peavey Closed Back
    Alguns Combos
    e Algumas Caixas acusticas da mesa boogie vem com 3/4 closed back
    isso ate eh patenteado pela mesa
    com certeza deve te diferenca no som
    agora qual ,nao faco minima idea =D

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    CPMALA 22
    como já disseram, a diferença são os graves, que ficam mto mais irados numa caixa closed-back (bem calculada).

    a merda é que pra ficar boa uma caixa dessa ela tem que ser calculada, e os parâmetros dos falantes entram na jogada... ou seja, se trocar o falante, ferra a performance da caixa...

    cheers

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    CPMALA 22
    outra coisa, qq eh esse 3/4 closed back da mesa-boogie q vc mencionou?

    Randy78
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    3/4 significa que só 3/4 do fundo é fechado, 1/4 é aberto.

    tem problema fechar por conta propria a caixa? tava pensando em fazer uma porta no fundo pra poder abrir quando quizer.

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Randy78
    se tem 1/4 do fundo aberto, é caixa aberta.... 'closed back' são apenas as caixas fechadas (e bem fechadas, não adianta colocar uma tampinha xoxa não), no máximo as vezes rola um 'duto' em caixas menores, pra nao comprimir demais o ar dentro e perder eficiência...

    se essas caixas da MESA tem 1/4 aberto atrás, são caixas abertas, como qualquer outra carne-de-vaca por aí (so que com falantes top, hehe).

    cheers

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Randy78

    tem problema fechar por conta propria a caixa? tava pensando em fazer uma porta no fundo pra poder abrir quando quizer.

    problema não tem, mas com certeza não vai te dar o resultado esperado... como disse antes, caixa fechada tem que ser bem fechada, e o volume/dimensões dela tem que ser calculado de acordo com o(s) falante(s) dela. Mas não custa nada experimentar, né. hehe.

    cheers

    Randy78
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    quando tinha um crate GX65, bem aberto, se eu deixasse ele encostado na parede já sentia diferênça, até deixando um pano em cima cobrindo o fundo já dava uma diferênça, porém sempre pequena.

    drmanjuba
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Galera, as 3/4 da mesa sao calculadas pra dar o Punch na distorçao e a abertura no som limpo... caixa pra som limpo, dizem as mas linguas que eh melhor aberto, jah pra distorçao porrada, é melhor fechada... ...quem aki já viu a caixa de um Recto da Boogie? Ela é maior que as caixas 4X12 no mercado... ..o que acontece eh que quanto mais volume tem a caixa, mas "Bottom End" ela vai ter (lógico que tem um limite se nao a pressao interna desaparece). Esse Bottom end eh akela pancada que vc sente quando toca na rente de uma caixa fechada e principalemnte quando o amplificador é valvulado. No som limpo, mmuita gente prefere mais abertao e tal... eu uso caixa fechada pra som limpo até hj e gosto, pra drive o bom mesmo é fechado. QUem tiver a oportunidade faça o teste. A "porrada na orelha" é grande ehehhehe.

    PeroaFrito
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu tinha uma frontman da fender e não gostava do som dela fechada não, depois que eu tirei a tampa traseira melhorou pacas, só colocava um pano, pra dar uma amaciada no som e blz!

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu prefiro com a traseira aberta


    olhaaaaaa

    drmanjuba
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vai muito da vontade do cara.... Como disse, normmalmente se usa caixa fechada pra distorçao pesada... (Metallica, Raimundos, Limp Pizkit, etc...) Pra mim, a diferença é maior pra quem toca do que pra quem ouve....

    drmanjuba
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: drmanjuba
    · votar


    SIm... GoSTo de TRaseira fEcHaDa pRa drIve e aBeRta pra liMPo.

    makkoy
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    SIm
    TRaseira
    e tb d usar maiuscula em lugar errado

    drmanjuba
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    PoIs Eh, MAs SEaRH qUe iSsO RElaMetNe IFnuLneCiA NoQuE qUreO DiZer???????

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    a galera ja explicou,,, selada mais grave.,,,,punch
    geralmente o amp ja sai de fabrica com o tamanho de seu gabinete projetado para ter o melhor rendimento e timbre.
    faça suas experiencias e tire suas conclusões......


    detalhe Clinton_Jacks
    Caixas não são montadas de qualquer jeito, se vc não obedecer a litragem elas não responde bem.
    Existem vários modos para cálculo.
    Dimensões, altura profundidade , diâmetro e qualidade da madeira influênciam muito no som. Cada madeira tem uma densidade.

    abraço...........

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    a galera ja explicou,,, selada mais grave.,,,,punch
    geralmente o amp ja sai de fabrica com o tamanho de seu gabinete projetado para ter o melhor rendimento e timbre.
    faça suas experiencias e tire suas conclusões......


    detalhe Clinton_Jacks
    Caixas não são montadas de qualquer jeito, se vc não obedecer a litragem elas não responde bem.
    Existem vários modos para cálculo.
    Dimensões, altura profundidade , diâmetro e qualidade da madeira influênciam muito no som. Cada madeira tem uma densidade.

    abraço...........

    randy51
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Aberta é melhor, pra esconder as paradas dentro.....

    Quando eu tinha bateria, eu escondia dentro do bumbo, era melhor por causa da quantidade que cabe.....dava pra esconder até garrafa de pinga, pro seu pai pingaiada não beber.

    Agora no amp, dependendo do modelo, é só uma dolinha mesmo....

    drmanjuba
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ENJOLRAS

    Eu fiz minha propria caixa (depois de fazer os calculos e desistir da original que comprei) que ficou BEM maior que a original (2X12).
    Fiquei com medo de perder grana, mas no final das conts o som do amp melhorou e o punch da caixa aumento geral..... ...mas a nao ser que o cara tenha essa grana e nao tenha o que fazer, melhor nao tentar e copiar os tamanhos das caixas fabricadas respeitando os falantes das mesmas....

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    randy51 - rssss,,,

    tb escondo muita coisa no bumbo da minha batera..............



    drmanjuba = da para obter os mesmos resultados de caixas caras como a 1960a. é so respeitar os parametros e componentes.
    legal que vc consegui fazer a sua.....

    não ha nescessidade de usar compesado naval em caixas para guitarra. Pode ser usado um compensado mais simples.
    Em caixas que trabalham com baixas frequências aí sim vc tem que usar compensado naval.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a traseira aberta/fechada, qual a diferença?