Me ajudem(el 34 VERMELHA)

Autor Mensagem
DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06


Essa duvida é pra ferver a cabeca de todo mundo....

O que acontece é que nesse fim de semana eu estava finalizando uns teste com o meu ampli ... por curiosidade eu resolvi abrir o volume só pra ver ate onde ia, mas claro se tocar na guitarra apenas abafando sua cordas pra evitar a microfonia.
Ai ocorreu um fato estranho, as valvulas de saida aumentaram seu brilho, com o vulume perto do 8 , então eu assustado baixei o volume ao zero... tudo tava normal, mas quando o volume chega perto do 8 acontece, olhei mais de perto, o que acontece é que tem um elemento da valvula que eu nao sei qual é o seu nome, fica logo apos o filamento, tem forma espiralada e vai do topo da valvula ate a sua base. Detalhe, o ampli da um leve apito .... e quando isso acontece esse elemeto fica vermelho igual ao filamento.....

Alguem consegue desvendar essa ?????

Heeeeelllpppppp

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
cara na grade costuma a dar uma azuladinha no interior das el84 por exemplo.. nas 6l6 fica brilhando ao ritmo da fase no PP..
olha um jtm se nao to enganado http://youtube.com/watch?v=y3KWkjxYxns
mas avermelhar já vih somente a placa, dai é mal ajuste de bias...

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
kelson
Daniel, o fato da 2ª grade avermelhar(foi isso que vc observou), com volume alto, e um apito, significam só uma coisa:Seu ampli está oscilando.Se fosse sem apito, seria voltagem alta demais na placa e/ou nas grades.Como na presença de oscilações existe um aumento na corrente de placa e de grade, e, devido à sobrexcitação da grade de controle, isso ocorre.A EL34 é particularmente sensível a ìsso.
Bom, agora preciso saber mais detalhes do seu ampli, como é, marca, potência, esquema se possível...

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Então vamos as descrições:

Tensão de placa na faixa de 450 volts.
Tensão de bias -35. volts medido no pino de cada el34 individual.
Meu trafo de saida é um bem antigo sem a capa de metal, quero dizer, o enrolamento fica praticamente exposto.
O trafo de saida esta a pelo menos uns 3cm das valvulas EL34.

O modelo é uma replica do plexi 1987. de +- 50 Watts.

Desde ja fico agradecido...

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
Ok, Daniel.Para 450 em placa, seu transformador de saída deve ser de 5000 ohms placa a placa.Nesse caso o bias do pino 5 deve estar em -36 volts, e a segunda grade( a que avermelha), no pino 4, deverá estar alimentada via resistor de 1K ohms e com voltagem de 375 volts no máximo, senão vc estará ultrapassando a dissipação máxima da grade.Vc pode experimentar subir o bias até -38 volts, para ver se esse sobreaquecimento da grade passa.Experimenta e depois me reporta o resultado.Um abraço!

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


BLz Carlos.

A proposito, acabei de dar uma olhada no ampli... não tem resistor de 1Kohm la no pino 4, sai direto do choque. acho que acabei de achar a falha, vou implantar os resistores e ver oq acontece.... ai a noite eu posto o resustado....

Obrigado ....

voce tem msn ????

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
Ok, só que coloca 1K, 5 watts, senão queima.Não tenho Msn.Um abraço!

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06
· votar


Boa tarde Carlos....

Eu adicionei os resistores que faltava, aqueles de 1 k x 5 watts, mas ainda estou com o mesmo prob. , andei medindo as tensões no circuito da fonte e do meu ponto de vista estão um pouco altas.
A saida de alta esta com +- 500 volts, no pino 8 da 5u4gb, as tensões de filameto esta corretas...

Haveria algum jeito de resduzir a tensão de saida da valvula 5u4 , por exemplo com resistores...

Se tiver alguma ideia eu agradeço....

Atenciosamente

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
É tá um pouco alto, o remédio seria intercalar um choque de 13 Henryes/350ma entre a saída da 5U4 e o 1º banco de capacitores, resistores não aguentariam.Vc pode fazer uma experiência com algum trafo usado, meio grande, usando o primário como choque.Um abraço!(mas eu ainda acho que teu problema é oscilação)(vc já colocou o bias para -38V?).

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06
· votar


Carlos.. a tensão de bias ja ta ajustado para -38v como vc me disse pra fazer... mas acho que deve ter alguma coisa errada.... ,
Curiosidade ,,, valvulas ruins tem esse sintoma... ?????

Com relação ao choque, vou ver se arrumo um pra testar.... apesar que no meu circuito ja tem choque instalado .... mas não sei o valor dele...
peguei os componentes de um velho ampli delta.... mod 330....

Mas fica assim, qq coisa eu reporto os resultados,.....

Valeu...
Atencosamente....

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
cara a voltagem alta nao ta dando pq o trafo era pra 110v?
dai os filamentos tbm vao ficar alto por volta de 7.1v..
(humildemente uma observaçao)
abraços e boa sorte

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Kelson, agradeço sua Observação ...
Mas o trafo que eu to usando tem varios taps de entrada, que sao:
90
110
125
185
230 volts

Escolhi o de 125, mas mesmo assim ainda ta alta...
medi as tensões de filamento e estão todas corretas....

Acho que meu trafo pode estar baleado .... heheh..

Mas mesmo assim eu agraço a consideração...

Atenciosamente....

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
trafo bom ein? eheheh é raro ver trafos antigos assim.. no mais tinha variaçoes pras tensoes maiores.. 125 tah muito de bom tamanho.. engraçado tbm essa voltagem com retificaçao a diodo a vacuo.. o delta rodava com quais e quantas valvulas de saida? abraços!

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


aumente esse bias pra uns -50v ou mais e olha se a valvulas voltam ao normal, não tem problema aumentar negativamente. se essas valvulas não tiverem boas vai envermelhar com bias pouco negativo. controle de agudo desregulado costuma apitar tambem quando poe no talo.

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06
· votar


Kelson.... O delta tinha na saida 2 EL34..... e havia um modelo que usava ponde de diodos e outro mais antigo que tinha retificador a vacuo....

Essa tensão alta na saida ta me deixando preocupado ....
Vou dar uma boa pesquisada na rede e ver se acho algo a respeito...

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06
· votar


Oldmonkey...

Vou tentar levar a tensão de bias ate os 50v... e ver no que vai dar...
ai eu reporto.....

So não entendi o que vc se refere a controle de agudo .... desregualdo...
no painel frontal ... ou falha do circuito...???

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


falha de circuito passando alta frequencia em excesso ja vi ocorrer apito quando aumenta muito o volume, mas é apenas uma hipotese, é muito dificil sem ver o esquema e eu não conheço esse ampli.

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Oldmonkey...

O esquema e o do PLEXI 1987 que eu achei na pagina da Hoffman.

http://www.hoffmanamps.com/Hoffman/images/Plexi50.gif

QQ coisa da uma olhada.... eu segui o esquema certinho , principalmente na parte da equalizacao....

Fora a parte da fonte... que to usando retificador a vacuo.... no caso uma 5u4gb...
Atenciomente.

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


o apito faz elas envermelharem, apita quando aumenta o volume mesmo sem sinal mas com a guitarra plugada ou seja jack aberto, parece que vem do pre.
eu desativaria momentaneamente o controle de presence, abriria os controle de tons no maximo, botaria o bias bem negativo e subiria o volume pra ver, ai viria tornando o bias menos negativo e veria o que q acontece.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
Daniel, o fato da fonte se manter alta, significa que a carga fornecida pelo circuito não está adequada.Como o teu esquema possue os resistores de 1 Ohm no catodo, dá uma ligada no ampli, com os -38V no bias e mede em paralelo com os resistores de 1 Ohm, quantos milivolts está dando em cada uma das EL.Depois posta aqui.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


DANIEL_TUBES
Daniel, se possível, posta uma foto da tua montagem.Outra pergunta, vc reaproveitou capacitores do Delta?

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06
· votar


Carlos...
Do Delta eu aproveitei os trafos....
O resto dos conponentes foi tudo novo , desde capacitores, resistores, tudo....


OldMonkey ...
E isso mesmo ... com a guitarra plugada.
Vou desligar o presence e fazer o procedimento que vc citou ai em cima....

Qualquer resultado eu posto....

Desde ja fico muito agradecido atodos...

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Calos . aqui tem um site que to desenvolvendo..
tem um monte de fotos, as 2 ultimas são do chassis pelo lado de baixo ..

Da uma olhada e depois comenta....
http://www.geocities.com/manoelpower/
Valeu....

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


ta meio macarronada mas pelo menos não chegou a virar um miojo.

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06
· votar


Oldmonkey,

Mas vc acha que ficou ruim, dessa forma que eu fiz pode causar algum problema...????

Pq antes de fazer as fiações eu pesquisei na net e muitos amplis. eram assim, cheios de fios para todos os lados....

Se for o caso eu refço tudo de novo ....

Atenciosamente.

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


é apenas um jeito de montar que não me agrada, todo mundo monta assim e da certo. eu costumava colocar fios de cores diferentes, por exemplo,
preto verdes e cinzas pra terra (dependendo de qual terra, onde esta uma cor ou outra)
, vermelho, amarelos e laranjados para as altas tensões ( um pra cada tensão).
azul, verdes etc (bem mais finos) pra sinal.
uma da coisas que prefiro PCB é que se consegue uma melhor organização no desenho da placa de forma que os pontos de fiação fiquem proximos das conecções, e assim fios curtos e não cruzando tanto os de alta tensão com sinal etc.
os fios de filamento é melhor ser rigidos e o mais distante possivel do resto, deve se torcelos um pouco e botar na posição mais alta distanciando (quase encostando no top do cabeçote).
o circuito é de alta impedancia então principalmente perto das entradas tudo é quase como uma antena de radio.
tambem discordo sobre ponto estrela de terra como o pessoal monta (ponto no chassi e outro extremo), no meu entender o pto estrela e como um Y , um extremo vai para alguns terras e o outro unicamente pra sinal (isso num PCB é bem mais facil) com turrets e so tentar organizar e separar. não tenho montado mais, mas tentava ser meio perfeccionista pra evitar captaçoes e ruidos.
não esta tão mal, este tipo de amarração dos fios com cordão encerado e esses noizinhos muita gente não sabe fazer (é bem vintage).

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


ups corrigindo melhor, como um V , estrela no meio, terras de chassi numa ponta e terras de sinal no outro extremo.

kaskudo
Veterano
# ago/06
· votar


essa questão de aterramento, acho meio controversa... em circuitos valvulados o que acontece? as correntes são muito baixas, e as tensões altas. então resistencias da ordem de décimos de ohm são praticamente desprezíveis. o que é mais importante é vazamento de tensão, acontece muito com fios próximos um do outro, como o fio do jack do altofalante proximo de uma entrada de válvula de pré... já apanhei muito com realimentação por causa disso!

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


pois é, é que as vezes eu vejo uma preocupação exagerada de levar tudo que é fio e soldar num unico ponto estrela "no chassi", o chassi ja é praticamente todo o outro extremo partindo do ponto estrela (que é perna negativa do primeiro cap com pernas dos anodos de diodos ou tomada central e não o chassi). partindo desse ponto iria um único fio para todos os terras na placa (ou turrets) onde no circuito é terra referente a sinal. o restante pode se soldado em quqlquer ponto do chassi.
a proximidade de fios pode vazar sim, do falante penso que por indução do sinal amplificado, mesmo amarrar os fios tem que ver o q que amarra com o q.

DANIEL_TUBES
Veterano
# ago/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


Bom , após muito apanhar e quebrar a cabeça, aqui vão as ultimas noticias... (hehehe)

Seguindo o roteiro do amigos Carlos e Oldmonkey, consegui resolver o meu problema de avermelhamento, realimentação e demais ruidos que antes existiam.

O 1º passo, colocar os resistores de 1k x 5watts.
O 2º passo, regualar a tensão de bias. (-48.5) no pino 5 das el34

E por fim reviasar o circuito por inteiro, dos pés a cabeça, onde achei varios erros de montagem..

Agora 16:50, informo que o ampli funfa legal, o ruido de 60 Hz é praticamente despresivel, as valvulas estão trabalhando de forma normal. o som, pra quem conhece, sabe como é , o mais puro som do vidro.... (hehehe) .

Gostaria de agradecer a todas as pessoas que me ajuaram, fico muito grato e devendo uma....

Atenciosamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Me ajudem(el 34 VERMELHA)