Reverb Analógico x Reverb de Mola

Autor Mensagem
Elvenfoot
Veterano
# ago/06


Tava olhando um ampli da tubeamps e me deparei com isso aqui:

reverb sim, analógico ou spring reverb (opcional)

Pelo que eu saiba os dois são analógicos.

Alguém sabe me explicar como funciona cada um, a diferença entre eles, a diferença de timbres e talz?

Só pra aproveitar o tópico. fx loop é uma entrada que liga depois do pré do amp para ligar efeitos e usar distorção/efeitos do amp certo?

Elvenfoot
Veterano
# ago/06
· votar


Aproveitando o tópico mais ainda.

válvulas de potência 2 6L6EH (Electro Harmonix) ou 6L6WXT+ (Sovtek) ou 6L6GC (Svetlana)


Qual a diferença entra elas?

boleterodectba
Veterano
# ago/06
· votar


cara reverb de mola "spring reverb" é o tradicional usado pelos fenders muito bom "accutronics" , o analogico deve simular o efeito reverb como um pedal. Das válvulas que vc citou a svetlana é a melhor.

EDER R SANCHES
Veterano
# ago/06
· votar


Elvenfoot

O analógico do Manolo é um circuito de reverb que não come os agudos do som original como acontece nos reverbs de mola. Acho que foi isso que ele me explicou por e-mail.
Sobre o loop que você mencionou é isso mesmo.

Abraço

Elvenfoot

Cara eu não tenho um valvulado ainda muito então não sei qual a melhor 6l6 mas acho que não existe muita diferença.

Abraço

Elvenfoot
Veterano
# ago/06
· votar


EDER R SANCHES
Vlw

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Elvenfoot
Buenas!O reverber analógico, geralmente é construido com um circuito integrado chamado tipo BBD(Bucket Brigade Device), uma linha comprida de transistores CMOS que vão "passando o sinal de um para o outro à cada ciclo de comando do oscilador de "clock".Falando em lingua de gente, imagine um filme de faroeste, quando o saloon pega fogo, e um monte de caras fica passando o balde de água um para o outro.Isso é a Bucket Brigade.Imagine alguém gritando "-Passa o balde"...Isso é o clock. O mesmo acontece dentro desse dispositivo.O tempo que o sinal dentra e demora à sair é o reverber, que é misturado ao som direto.Foi o precursor dos delays digitais( que tem um microprocessador dedicado que faz o serviço!).O reverber de mola é aquele, do tanque e sinais totalmente analógicos.Um abraço!

SergioTrindade
Veterano
# ago/06
· votar


O funcionamento do reverb de mola é muito simples.
Ele primeiro captura o sinal elétrico de áudio numa derivação no meio do pré-amplificador e transfere para seu primeiro estágio (reverb driver) que é como um módulo de saída de um amplificador, em miniatura.
Só que no lugar do auto-falante (que seria uma bobina presa a um cone de papel) tem uma bobina presa a uma ou mais molas.
Assim, a vibração produzida, ao invés de vibrar um cone que produz o som, vibra uma mola que transfere a vibração mecanicamente para outra bobina.
Essa outra bobina funciona exatamente como o captador de uma guitarra, ou seja, ao vibrar dentre de um campo magnético de um ímã produz uma variação de tensão (sinal de áudio convertido em elétrico).
Esse sinal (que é muito fraco) é então aumentado por um estágio de pré-amplificador chamado reverb recover e em seguida é adicionado ao sinal original num ponto mais à frente que aquele onde o sinal foi puxado (o mixer).
A reverberação ocorre porque, no momento da transferência da vibração feita pela mola, a ondulação que chegou à segunda bobina “bate e volta” para a primeira bobina e retorna à segunda com um pouco menos de intensidade, e assim por diante até se tornar imperceptível, num processo que leva um tempo total de alguns centésimos de segundos.
Como a repetição é gerada por um processo mecânico, soa bem mais natural.
Os reverbs digitais sintetizam o som o e o introduzem mais adiante com atraso.
Quanto aos circuitos de reverb analógicos (eletrônico) eu nunca vi um que funcione somente com circuitos eletrônicos.
O que eu sei que existia antigamente eram os reverbs (câmaras de eco) com fitas.
Esses tinham um correia sem ponta feita de fita magnética (assim como e dos K-7s) que, ao girar, passava por um cabeçote que gravava o som em tempo real, depois passava por outro (ou outros) cabeçote (s) reproduzindo o eco e assim por diante.

SergioTrindade
Veterano
# ago/06
· votar


Falando do som, a desvantagem do reverb digital é que o som é transformado em informação binária o que muitas vezes altera o sinal fazendo um som de lata, como no caso do pedal Zoom 505.
Já no reverb spring, pelo que percebi intuitivamente, a eficiência da reverberação da mola balançando é maior para as freqüências mais baixas.
Isso, aliado à baixa impedância da entrada do recover, diminui a respostas dos agudos, problema que é quase normalmente contornado no dimensionamento dos acoplamentos.
O que faz diferença mesmo é que, na maioria dos amps o sinal original (que será misturado ao que vem do reverb) perde mesmo um pouco dos agudos por conta do dispositivo tosco de mixagem que um resistor de alguns megaohms (geralmente ente 2.2M e 3.3M).
Minha opinião é que, para o som limpo isso não faz grande diferença, mas para quem gosta do velho som do rock 'n' roll, tenho a impressão que o som perde um pouco da alma.
Isso evidentemente falando da comparação entre amplificadores valvulados.
Nos transistorizados que já vi, o som do reverb digital faz embolar as notas quando se usa distorção (do amp ou de pedal) fazendo com que o som fique insuportável, principalmente nos acordes.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


SergioTrindade
Quanto aos circuitos de reverb analógicos (eletrônico) eu nunca vi um que funcione somente com circuitos eletrônicos.
Coloque no Google SAD1024 e dá uma checada.Um abraço!

Randy78
Veterano
# ago/06
· votar


sempre gostei mais dos reverb de mola mesmo. Aquele que vem no laney TF é muito bom, o Peavey Studio Chorus tem o melhor reverb de ampli que já ouvi (não conheço tantos amplis)

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
esse CI é antigo ein bixo.. só vi a EH usar em alguns pedais e nunca mais...

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
Tenho 3 zero km aqui em casa, na embalagem original.Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
OPa, raridade hein!! Aproveita bem os bichinhos!!

cacildo poncio
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
fala meu caro!
tu tem algum esquema de circuito que usam estes sad? tu já comparou com os famosos mn3205 da família de MNs?

abraços!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
porra! o som deles é mais aclamado do q os outros.. tem planos pros mesmos? hahahah abraços!

Fernando de almeida
Veterano
# dez/06
· votar


Reverb Analógico x Reverb de Mola

Nenhum dos dois, o negócio é reverb de Barril de Cerveja ...


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/150658/

Filipe Reis
Veterano
# dez/06
· votar


Falando em reverb carlos vc tem alguma utilidade ( circuito ) para os tad1022 ae?

Benevides000
Veterano
# dez/06
· votar


Filipe Reis
olha a data do tópico

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


Filipe Reis
Felipe, o datasheet dele tem o circuito aplicativo.É o unico que conheço!

Filipe Reis
Veterano
# dez/06
· votar


Tá certo então! mas ele serve pra chorus será tb?

Li Cabral 7
Veterano
# dez/06
· votar


O meu reverb de mola humilha o reverb que eu uso no estúdio que é analógico, só que o de mola as vezes tem que dar umas reguladas apos shows, pq sofre a probrezinha

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


Filipe Reis
Serve para qualquer circuito que necessite delay.Um abraço!

Filipe Reis
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs

Obrigado mais uma vez então carlos

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Alguém sabe de mais pedais com circuitos totalmente analógicos?

Fernando de almeida
Veterano
# out/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Ismah
Alguém sabe de mais pedais com circuitos totalmente analógicos?

Cara, quais efeitos especificamente???
Alguns podem ser obtidos de modo analógico (digo 100% analógico e nao simulação de analógico) como por exemplo Overdrives, Distortions, Fuzz, Talk Box, Booster, PréAmp, Simuladores de amplis, Equalizer, Acoustic Simulator, Compressor, Noise Gate, WahWah, Phaser, Filters em geral, Ring Modulator, Vibrato, Tremulo, Chorus (esses quatro últimos com o uso de optoeletrônica), Reverb (os modelos Spring e Plate), Delay (o modelo Tape delay) e talvez oitavador e flanger (tenho que analisar antes). A partir das misturas desses efeitos que citei é possível chegar em outros efeitos como o Leslie/Rotary Speaker, etc ...

Já outros efeitos, creio que não é possível ser obter analogicamente (ou se for possível a dificuldade é extrema e vc não teria muito controle de parâmentros como no digital) ... seria somente digital mesmo, como por exemplo Harmonizer, Pitch Shifter, Delay e Reverb digitais e (digo, que soem com características digitais - não é possível simular isso com circuitos analógicos), Reverse Delay, Arpeggiator, Samplers/Loopers (tipo o Boss Loop Station, Digitech JamMan e outros - a não ser que se usar fita pra gravar, mas não seria possível alguns controles), Sintetizador/Synth (com a mistura de alguns efeito analógicos é possível obter vários timbres, mas nem perto das possibilidades que o digital poderia proporcionar), e vários outros ...


Tem efeitos que eu prefiro que seja analógico, mas tem outros efeitos que se forem digitais proporcionarão maior controle de parâmetros e de timbres a ponto de quase nem compensar usar analógico.

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


Fernando de almeida

Bom, estou num tópico de reverb. Logo imagino que busque um pedal de reverb, não? (Leve com humor)

No caso, o Carlos Adolphs que fala que existem os CI's BBD - Bucket Brigade Device - que são circuitos de delay 100% analógicos. Um dos citados é o SAD1024, outro que achei é o MN3007. Mas não sei de emprego em pedais.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Um link top...

http://www.electrosmash.com/mn3007-bucket-brigade-devices

Fernando de almeida
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Bom, estou num tópico de reverb. Logo imagino que busque um pedal de reverb, não? (Leve com humor)
kkkk pode crê kkkk


No caso, o Carlos Adolphs que fala que existem os CI's BBD - Bucket Brigade Device - que são circuitos de delay 100% analógicos

Então cara, realmente esse CI são usados em efeitos de ambiências e até em modulações que são 100% analógicos ...
Mas eu tenho algumas dúvidas quanto a esse 100% analógico ... NA minha cabeça e nos meus conhecimentos (ambos limitados) eu não vejo como um delay ser feito do modo analógico com qq componente eletrônico (a não ser com a fita) ...
Ví um circuito equivalente desses CIs utilizando somente componentes menores (transistores, capacitores, resistores, etc) e não sei se eu montasse esse circuito equivalente com componentes menores se o resultado seria um delay ... se alguém montar esse equivalente e o som for um delay, aí vou realmente acreditar que é 100% analógico ...

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Fernando de almeida

Cara um CI é uma placa de circuito em tamanho reduzido. Um amigo meu de Chapecó montou um BBD em tamanho real usando FET's, e o efeito é o esperado. Não é um delay lá muito longo (acho que 500ms o máximo que conseguimos). Já o reverb é mais eficiente.

O Carlos explicou muito bem o princípio de funcionamento...

O reverber analógico, geralmente é construido com um circuito integrado chamado tipo BBD(Bucket Brigade Device), uma linha comprida de transistores CMOS que vão "passando o sinal de um para o outro à cada ciclo de comando do oscilador de "clock".Falando em lingua de gente, imagine um filme de faroeste, quando o saloon pega fogo, e um monte de caras fica passando o balde de água um para o outro.Isso é a Bucket Brigade.Imagine alguém gritando "-Passa o balde"...Isso é o clock. O mesmo acontece dentro desse dispositivo.O tempo que o sinal dentra e demora à sair é o reverber, que é misturado ao som direto.Foi o precursor dos delays digitais( que tem um microprocessador dedicado que faz o serviço!).O reverber de mola é aquele, do tanque e sinais totalmente analógicos.Um abraço!

E não pense que um circuito com CI's é digital. Basta ele não ter um conversor digita e voi la!

Fernando de almeida
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Cara um CI é uma placa de circuito em tamanho reduzido.
Tô ligado ... é que muitos dizem que é analógico mas muitos vezes tem esquema digital em vários CIs ..

Um amigo meu de Chapecó montou um BBD em tamanho real usando FET's, e o efeito é o esperado. Não é um delay lá muito longo (acho que 500ms o máximo que conseguimos). Já o reverb é mais eficiente.
Opa, aí sim ... agora eu boto uma fé que o CI é analógico ... tem uns que vc monta o equivalente e não dá o efeito ...

E não pense que um circuito com CI's é digital. Basta ele não ter um conversor digita e voi la!
Eu sei .. é como eu disse, tem uns que falam que é analógico mas tem uns esquema digitais dentro ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reverb Analógico x Reverb de Mola