dúvidas epecíficas em turorial de ajuste de bias carvin nomad

    Autor Mensagem
    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10


    Peço antecipadamente que os membros me desculpem caso minhas dúvidas já tenham sido esclarecidas em outro tópico, sei que existem vários tópicos sobre bias e os consultei, mas continuo perdido.
    No link ( http://www.carvinmuseum.com/pdf/Ka-Boom_v1a.pdf ), um cara mostra passo-a-passo como calcular todos os valores de corrente, voltagem e etc necessários para que se possa obter o valor exato em miliamperes que deve alimentar cada válvula. Não entendo muito de eletrônica mas cm um pouco de esforço e alguma noção de ingles consegui entender tudo...ou quase tudo, pois restaram algumas dúvidas e agradeceria muito se alguém me ajudasse pois, além de revirar tópicos aqui no forum vasculhei a internet e nada encontrei. As minhas únicas dúvidas se referem ao fato de que nesse tutorial, muito embora ele se destine ao nomad também, o amp utilizado como exemplo foi um Legacy, o que gerou as seguintes dúvidas:

    1- No turorial a aferição da voltagem que circula pela placa é feita conectando a vareta vermelha (+) do multímetro no pino 3 da V6 el 34, enquanto a vareta preta é conectada ao chassis. No meu amp, que utiliza as el 84, e de acordo com as ilustrações de válvulas contidas no próprio tutorial, o pino correto para receber a vareta vermelha seria o 7 e não o 3. Estou pensando certo????

    2- Para a aferição de voltagem denominada "dropping resistor voltage", o tutorial fornece, em uma de suas últimas páginas, uma tabela de valores em miliamperes correspondentes a voltagem do tal resistor, desde que a resistência seja de 350ohms. Ela também vale para o meu nomad, certo???

    3- Na fase de aferição de corrente no "switch stand by", o tutorial indica que há somente dois fios pretos e que a vareta vermelha deve se conectar ao de baixo enquanto que a preta ao de cima. A dúvida reside no fato de que no nomad as valvulas ficam penduradas no chassi enquanto que no Legacy na parte de cima. Portanto na foto ilustrativa, nota-se claramente que o chassis esta invertido, de ponta cabeça., Devo inverter a ordem das varetas??? se fizer contato invertido meu amp corre algum risco???

    4- Depois de calculados todos os valores, devo então acionar o potenciômetro denominado "p11 bias" de cor azul e a cada movimento aferir em milamperes a corrente que passa pelas valvulas, as o tutorial não revela como fazer isso! basta checar a corrente no "stand by" corresponde a ideal que calculei?

    Não há como agradecer por qualquer esclarecimento que vcs possam dar. Abçs

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Mudou de calça branca pra black beauty, né?Tá bom, que seja.
    Cara, não sei o que vc pretende fazer, mas pelo visto, tem pouca prática com a coisa, então cuidado!
    O tutorial discorre sobre alguns métodos, então:
    1- Sim o seu pino na EL84 para medir a tensão de placa é o 7.
    2- Sim, o R43 é o seu dropping e é de 350 ohms.
    3- Se o seu multímetro for digital, tanto faz, só vai mudar o sinal da medida de + para - .
    4- O ajuste do P11 é para 75 mA nos terminais do sw standby.
    Isso apenas ajusta a corrente total do ampli, baseado no bias, porém não lhe diz se uma válvula está com mais corrente que outra e nesse caso, o circuito fica desbalanceado.Isso vale apenas para válvulas novas, partindo do princípio que estejam iguais.

    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs
    Mudou de calça branca pra black beauty, né?Tá bom, que seja.
    Porra cara, é meio constrangedor, mas o que aconteceu foi o seguinte. No meu meio de trabalho, calça branca significa novato, e foi o primeiro apelido que veio na cabeça quando me cadastrei no forum. Assim que meu cadastro foi aprovado, comecei a navegar e a minha mulher encostou e perguntou: Quem é o calça branca? e ai eu respondi que era eu e ela caiu no chão de tanto rir e eu não fazia idéia do porque!! So depois de muitas risadas, que eu tive de aturar pacientemente, que ela resolveu esclarecer que calça branca faz lembrar as bichas de salão de beleza e que certamente a galera do forum ia pensar que eu era gay!! Foi ai que me toquei da cagada que fiz e não tive outra opção senão a de tentar trocar o apelido. Não que eu tenha algo contra os gays, mas é foda vc passar por tal quando na verdade vc não é. Ai expliquei o caso a equipe Cifraclub, que provavelmente também travaram de rir da minha cara (imagino que vc também deve estar rindo, pois eu estaria) e é isso... mas blz

    Agora, retornando ao assunto principal, eu quero trocar minhas valvulas e pra mim é foda levar amp em pinheiros e deixar ele lá pra numa outra data ir buscá-lo...não tenho tempo nem pique, sem contar que mexer no seu próprio amp e guitarra é uma terapia pra mim. E também Hoje to longe de São Paulo. Mas Vc tem razão quando presume que não tenho experiência, pois nunca encostei um dedo num voltimetro antes, mas vou ter que me virar, até porque a gente vai passar a vida trocando valvulas. Pra mim o negócio é fuçar e aprender.

    Aproveitando pra tirar a última dúvida, pra efeito de cálculo, a watagem por valvula el 84 é 12,5?
    Abraçao, cara, e valeu pela ajuda.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Ahahah!Sem stress, era só pra zoar, porque aqui em P.Alegre-RS, calça branca é médico ou marinheiro e o pessoal da velha guarda do samba.Os gays usam roxo, mesmo.
    Bem o cálculo para a EL84 seria de 8,9W/10W máximos de dissipação de placa(não é a potencia que o ampli pode dar), pois pelo manual a dissipação máxima da válvula é 12,5W, e o ajuste da artigo é feito sobre um valor de 70/80% do máximo.Se vc coloca o valor máximo, qualquer variada na rede , a válvula vai avermelhar e Bye-Bye...O melhor método é fazer esse ajuste grosso e depois usar o adaptador para ajuste que vc põe no soquete da válvula e pluga a válvula nele.Nesse caso, dentro do soquete tem um resistor de 1 ohm que fica em série com o catodo de cada válvula(pino 3).Assim vc pluga os fios que saem do adaptador no voltimetro e mede a corrente por válvula.Como é de 1 ohm(ele explica no artigo) e vc mede por exemplo 35 milivolts, a conversão é direta 35 mV=35mA.No seu caso, se vc tem 400V na placa, fica em torno de 25,5 mA ou seja, 25,5mV sobre o resistor de 1 ohm.Isso vc aplicando sinal máximo no ampli.A corrente total, medida na chave de standby vai ser em torno de 102 a 110 mA.
    Abcs

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Só uma dica... Black Beauty também não soa muito másculo não... rsrsrs

    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Só uma dica... Black Beauty também não soa muito másculo não... rsrsrs


    Mas é por isso que eu coloquei o Mr.!!!! hahaha. Sabia que ia vir gozação...mas blz...Black Beauty é só um modelo da Gibson. Abçs

    ValeuMr. Black Beauty
    Ahahah!Sem stress, era só pra zoar, porque aqui em P.Alegre-RS, calça branca é médico ou marinheiro e o pessoal da velha guarda do samba.Os gays usam roxo, mesmo.
    Bem o cálculo para a EL84 seria de 8,9W/10W máximos de dissipação de placa(não é a potencia que o ampli pode dar), pois pelo manual a dissipação máxima da válvula é 12,5W, e o ajuste da artigo é feito sobre um valor de 70/80% do máximo.Se vc coloca o valor máximo, qualquer variada na rede , a válvula vai avermelhar e Bye-Bye...O melhor método é fazer esse ajuste grosso e depois usar o adaptador para ajuste que vc põe no soquete da válvula e pluga a válvula nele.Nesse caso, dentro do soquete tem um resistor de 1 ohm que fica em série com o catodo de cada válvula(pino 3).Assim vc pluga os fios que saem do adaptador no voltimetro e mede a corrente por válvula.Como é de 1 ohm(ele explica no artigo) e vc mede por exemplo 35 milivolts, a conversão é direta 35 mV=35mA.No seu caso, se vc tem 400V na placa, fica em torno de 25,5 mA ou seja, 25,5mV sobre o resistor de 1 ohm.Isso vc aplicando sinal máximo no ampli.A corrente total, medida na chave de standby vai ser em torno de 102 a 110 mA.
    Abcs


    Valeu cara. captei sua mensasgem e vou trocar essas válvulas. Abs

    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    O melhor método é fazer esse ajuste grosso e depois usar o adaptador para ajuste que vc põe no soquete da válvula e pluga a válvula nele.Nesse caso, dentro do soquete tem um resistor de 1 ohm que fica em série com o catodo de cada válvula(pino 3).Assim vc pluga os fios que saem do adaptador no voltimetro e mede a corrente por válvula.Como é de 1 ohm(ele explica no artigo) e vc mede por exemplo 35 milivolts, a conversão é direta 35 mV=35mA.

    Aproveitando o tópico, alguém sabe onde encontrar esse adptador com resistor de 1 ohm aqui em São Paulo? Vou na Santa Efigênia amanhã. Alguma loja pela região?????

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Aqui no Brasil, vai ser difícil, creio que vc terá que importar ou fazer um.

    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs

    Então é melhor esquecer, porque importar e construir não dá tempo. Vou trocar as valvulas amanhã, fora o fato de que construir já é demais pra quem nem sabe exatamente o que é um resistor. É foda cara...
    Só me tira a última dúvida sobre o multímetro, que comecei a investigar hoje. Aqui no Brasil, uma vez que o tutorial é gringo, seja para aferição de voltagem ou amperagem, continuo ajustando o seletor para DC e AC, ou seja, sempre no modo contínuo e nunca alternado?
    Prometo que essa é a última dúvida. Não te alugo mais. Abçs

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Vc deve usar,nas medidas propostas do tutorial, sempre em DC.Ac é só pra rede e transformadores.Tome cuidado de sempre começar pela escala maior,tipo 750 VDC, se não der resolução, diminua para a escala seguinte e assim por diante, senão vc torra o fusivel do multímetro.Abcs.

    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs
    Consegui, cara. Pelo menos o amp não queimou...a única dificuldade foi que eu notei que o valor de voltagem na placa sempre se altera na medida em que vc move o maldito p11 da bias para fazer o ajuste final, de modo que quando ia fazer a última checagem, depois feitos os ajustes, a voltagem na placa havia mudado o que me obrigava a refazer tudo!!! Nunca pensei que o valor incicial (voltagem de placa) com base no qual todos os demais calculos são feitos não fosse fixo!!! é o samba do criolo doido!! ou o cachorro correndo atras do próprio rabo!!Mas como o amp ta funcionado e o clean ta doce como nunca, desencanei, cara. Valeu mesmo. Abçs

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Beleza.Disponha e bom domingo!

    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Já contando com a possibilidade de alguem que não sabe nada de eletronica um dia precisar apreender a trocar as valvulas do Carvin Nomad e Bel air, como eu, fica registrado aqui o tutorial oficial da Carvin, que só encontrei depois de fazer muitos cálculos e alugar por dois dias o membro Carlos Adolphs, como vcs podem notar.

    http://www.carvinguitars.com/cartech/crg/faq_docs/how_to_bias_bel_nom_ 8_09.pdf


    Basta ter um multímetro e saber ler. Não é preciso fazer sequer um cálculo. Surpreendente!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvidas epecíficas em turorial de ajuste de bias carvin nomad