analisem meu caso e opinem

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: conehc


    Olá a todos... a situação é a seguinte: tenho uma banda, toco baixo, nao tenho um combo, nao tenho dinheiro, tenho uma caixa 1x12pw3, nao tenho nenhum cabeçote. Toco com um daqueles multi-head ciclotron emprestado enquando eu e a banda nao estamos em situação financeira muito boa...

    pra ferrar tudo, o cara do cabeçote pegou ele de volta, tamos sem ensaiar com 3 shows importantes marcados pro mes que vem... juntei a vontade que eu tenho de aprender eletronica com a situação e desenterrei um amplificador que eu ganhei a um tempo... ele é um delta dbr9104, velho, ganhado, estragado, se eu ferrar ele nao me importo... (tem fotos dele com o problema abaixo).

    eu pergunto, a partir da analise das fotos se compensa pelo menos mexer nele, ou é melhor jogar no lixo, ou usar de banquinho, ou desmontar os tarfos e vender o cobre...

    caso compense mexer, gostaria de que alguem me dissesse talvez o possivel defeito, ou pelo menos por onde começar a testar os componentes, pois como nao mexo com eletronica nao tenho sucata pra ficar colocando componentes no lugar e ficar testando...


    bem, o problema é o seguinte... emprestei ele certa vez, o fusivel interno queimou por superaquecimento (alto-falantes ligados com impedancia errada, sobrecarga), ai o zé mane, enfiou uma chave de fenda pra tirar o fusivel so que o ampli tava ligado na tomada... resultado? fogo...

    agora o estado é o seguinte: ligo o ampli, acende o primeiro led do painel... ligo por exemplo um microfone, coloco todos os pots no maximo, ai na caixa, da pra ouvir um barulho muito, mas muito baixo mesmo. em qual estagio de amplificação sera que o defeito esta?

    parte frontal
    vista de cima
    parte traseira
    diodos, capacitores gigantes, resistores
    outros componentes
    chuto ser o pre

    me falem se eu errei o nome das partes do ampli ai, li mta coisa sobre valvulados nos ultimos dias, mas num li uma folha sobre como funciona um transistorado...

    filipethadeu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ja pensou em pegar uma zoom e ou vamp da vida e jogar o baixo direto na mesa? pode ser mais pratico, n?

    conehc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    filipethadeu
    estou querendo fazer isso a titulo de experiencia... (se nao conseguir dar um jeito nele jogo o baixo na mesa mesmo e pronto)

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olha, conheço esses amplificadores...Eles são muito, mas muito ruins mesmo.

    MAS...como vc usa em baixo, e eles usam transformadores de saída (é ...em transistorizados !) o timbre final pode ficar interessante.

    Geralmente esses amps pifam os transístores de saída, e são os comuns 2N3055. Mas vc não vai conseguir trocar com experiência zero em eletrônica.

    Minha dica: leve em uma loja de tv e som, de consertos. Peça pro cara ver "se a saída está com defeito" e quanto ele cobraria pelo serviço. De transístores, se forem os 4 com defeito, se gastam menos de R$ 10,00.

    Boa sorte.

    conehc
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: conehc
    · votar


    AugustoPedrone
    valeu.. ja imaginava que ele era ruim...

    vou ver se amanha levo ele numa dessas eletronicas que tem por ai... imagino se vc falou 10, eles devem cobrar 30... to olhando aki, realmente os transistores sao os que voce falou... ta escrito SID 2N3055 309S e pelo jeito 2 estao com aparencia de mais novos do que os outros.... ou seja, ja devem ter sido trocados


    mas quanto ao transformador de saida, pelo menos no que eu tenho lido, em valvulados é necessário... em transtorizados nao precisa? estranho eles entao... pra que sera que ta la?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    conehc
    mas quanto ao transformador de saida, pelo menos no que eu tenho lido, em valvulados é necessário... em transtorizados nao precisa? estranho eles entao... pra que sera que ta la?

    Um método (caro e pesado) para extrair mais potência dos 2N3055, que aguentam muita corrente mas pouca tensão (comparativamente).

    De repente ele toca bem no teu baixo, pois ele terá a distorção do trafo de saída, que costuma soar bem em baixos. Testa e conta aqui.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Saiu da toca, Mano!Um abraço
    conehc
    O Pedrone está correto, e esta saida com trafo fica até bem aceitável em um baixo.A parte que vc acha que é o pré , é o driver da saida, e o trafo de saída só foi usado para ter opções de impedância.O pré está junto aos potenciômetros.Na sua situação, vale a pena fazer um orçamento.A Delta trabalhava com folga de potência, então creio que os transistores de saída não estejam ruins, talvez um ou dois.Este circuito dava mais problemas com os drivers(aqueles dois que estão presos no chassis e tem chicotes de fios ligados à placa que vc pensava ser do pré).Um abraço!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Este circuito dava mais problemas com os drivers(aqueles dois que estão presos no chassis e tem chicotes de fios ligados à placa que vc pensava ser do pré).Um abraço!

    Podes crer...

    Delta é a marca rei dos carros de som e propaganda, carro do pão, carro do ferro velho, etc etc. Praticamente está espalhada em todo o Brasil.

    Abração.

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    AugustoPedrone

    ve se naum desaparece mais rapá!!!
    tu é importante aki! uma das cabeça pensante do forum!
    vcs ai entendidos estao formando um importante banco de informaçoes sobre amplificadores aki pra net brasileira!
    valeu pela ajuda sempre prestada a todos!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Delta é a marca rei dos carros de som e propaganda, carro do pão, carro do ferro velho, etc etc. Praticamente está espalhada em todo o Brasil.

    hauhauahua
    semana passada apareceu um novo por aqui, augusto:
    o carro do sorvete!

    um potão de sorvete, diversos sabores, só R$ 1!
    nem tive coragem de experimentar a água suja..
    ahuahau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a analisem meu caso e opinem