Michael Vlcek - Opinião quanto ao n. de falantes

    Autor Mensagem
    EDER R SANCHES
    Veterano
    # mai/06


    Caro amigo Michael Vlcek,
    Bom já que você tah com um JCM800/Plexi que você montou gostaria de fazer uma pergunta a você: Estou muito interessado em encomendar um JCM800, porém estava interessado num combo 1X12. Você acha que um combo já esta de bom tamanho para tocar em casa (o amp terá 50W) e em shows de médio porte? Ou melhor mesmo seria caixa 2X12? Qual sua opinião pessoal?

    Abraço

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    cara, combo com 1x12 dá tranquilamente pra fazer som bom e alto, bastando observar o limite da potencia do falante, q deve ser, por consenso, pelo menos o dobro da potencia do amp.
    ou seja, se vai usar um unico falante, é bom q ele suporte 100w no minimo.

    mas é bom fazer uma saida externa pra ligar em outras caixas, caso vc queira futuramente usar uma 2x12 ou 4x12.

    abraço

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Michael Vlcek

    A idéia era bem essa mesmo, 1X12 com saída pra caixa externa, mas sinceramente fico na dúvida. 1X12 combo ou caixa 2X12? Eu tenho medo de ter caixa 2X12 e não poder tocar em casa por causa do volume, tipo de noite quando a galera jah tah dormindo sabe.

    abraço

    André GuitarMan
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    EDER R SANCHES

    Basta colocar um atenuador de potencia para reduzir a potencia do ampli pela metade. De 50 fica 25 watts. Isso é uma coisa bem simples de se fazer.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    uma chave de redução é mesmo uma boa, sim.
    entre o combo 1x12 ou head + caixa 2x12 pesa a favor do combo o fator praticidade...
    em termos de volume mesmo, a diferença existe mas nao é tão grande, se o falante usado no 1x12 for bom, e sempre existe a possibilidade de vc ligar seu combo numa caixa externa...

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    André GuitarMan

    É uma boa, mas me pareçe que esse procedimento (o pentodo/triodo que seria usado no meu caso) modifica o timbre do amp. Você conhece mais algum mecanismo de atenuar a potência?

    obrigado

    André GuitarMan
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: André GuitarMan
    · votar


    EDER R SANCHES

    Bom, no meu caso não muda muito... quando comprei o meu ampli (semi-novo) ele estava só com 3 valvulas no power (3 6L6, e por trabalharem em par casado, apenas duas funcionando). Adicionei a 4ª valvula e o som apenas ficou mais potente e encorpado, não alterando em nada a característica timbral do meu ampli. É claro, não dá para comparar 6L6 com EL34 (ou EL84?), são valvulas com características bem diferentes. O chaveamento seria o mesmo, deixaria apenas duas valvulas (1 par casado) trabalhando ao inves de 4 (2 pares casados). Isso reduz pela metade a potencia do ampli.

    Mas experimente fazer o atenuador para redução de potencia, acredito que não venha a defasar tanto o timbre do ampli.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Lembrem que uma caixa 2 x 12 tem uma facilidade na resposta dos graves que a 1 x 12 não tem !!!

    Brunin Major
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ainda vou montar uma 4x12 =)

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ainda vou montar uma 4x12 =) (2)

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    André GuitarMan
    Seriam 50W (2 EL34 mesmo)
    Obrigado pelas respostas amigo.

    AugustoPedrone
    Bom, tem q se levar isso em consideração tb.
    A diferença do volume em Decibels entre 1X12 e 2X12 é muito grande?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    EDER R SANCHES

    Mais ou menos 3dB nos graves pelo acoplamento dos falantes, além do aumento da eficiência geral (menor compressão de potência nos falantes).

    Diria que valeria à dobrar a potência nos graves - mas isso não quer dizer que os mesmos vão sobrar, pois vc apenas vai deixar de aumentar o controle de graves no amp, reduzindo seu headroom.

    Abração.

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Mestre Pedrone sempre ajudando a galera. Brigadão.
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Michael Vlcek - Opinião quanto ao n. de falantes