Giannini tremendão, caixa 2 x 12, ohms

Autor Mensagem
wiskeria
Veterano
# abr/06


Bom eu tenho um Tremendão e nele uso caixa com 2 falantes de 12 polegadas 100W novik, ligadas em 4 ohms, cada falante tem 8 ohms. A saída original do tremendão é de 8 ohms, venho usando assim faz mais de 1 ano, o som fica tão bom que com a caixa original 4 x 12, segundo o técnico que mexe em valvulados onde faço as revisões esta configuração era comum na época em que ficava inviável carregar um 4x12 e isto não danificava os amplificadores que eram de saida 8 ligados na caixa com 4ohms. Isso Procede?
Posso danificar o ampli nesta configuração ou não tem problema afinal?

marcelogatinho
Veterano
# abr/06
· votar


A saída original do tremendão é de 8 ohms

mas deve ter os outros fios ai dentro, 4ohms, 16ohms, izolados.
e outra coisa, se o ampli empura 8 e a caixa só faz resistencia para 4 acredito q detona sim, se fosse o contrario iria prejudicar o trafo de saida!

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


pois é, é uma duvida, pois quem mexe nos valvulados aqui é um senhor que desde os anos 70 conserta estes giannini, ele arruma um tremendão como poucos por ai, amigos levaram os amplis lá em estado lastimável e voltaram a vida em plena forma. Segundo ele varios clientes usavam caixa de 4 ohms sem alterar a saida de 8 original e nunca tiveram problemas. Aqui a lenda é que isso danifica e etc, mas vindo de uma pessoa que a 30 anos mexe em tremendão não sei se prefiro confiar nos novatos em montagem de valvulados então fica aqui a dúvida.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/06
· votar


wiskeria
Vc tá em SP? Onde fica esse cara? Ele mexe nos True Reverber tb?? Me passa o tel cara!
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Cara, se o seu amp possui uma saída de 8 ohms e vc está ligando uma caixa com 4, vc está correndo o risco, em tese, de queimar o trafo de saída e/ou forçar as válvulas de saída diminuindo-lhes a vida útil. Refaça a ligação de sua caixa para paralelo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Corrigindo, em série, o que daria 16 ohms, assim seu amp trabalharía com folga, aumentando a durabilidade geral, inclusive das válvulas de saída.
Abç

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


o problema é que são dois falantes de 8 ohms, então creio que não consigo configurar a caixa para 8, somente o ampli para casar com a caixa. Ampli 8 ohms + caixa 2x12 configuradas em 4 homs. Pois este em tese é o politicamente correto, mas fiz vários shows dorante muito tempo, viajei pra todo lado com o ampli, até aluguei pra show de conhecidos e o bixo tá bão como um novo. Fica ai o mistério, alguem já queimou um ampli usando assim ou é lenda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Eu mesmo já tive um amp queimado por causa disso, mas era transistorizado. Tive também um ThunderSound que pegou fogo pois um moleque que trabalhava lá em casa ligou ele (por curiosidade), sem a caixa estar conectada; quando cheguei em casa ele estava todo queimado, pegou fogo até na parede do quarto que ficou preta.
Abç

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


Realmente ligando sem estar conectado com a caixa é "caixão" dá piripaque, mas beleza se mais alguem tiver informação da ligação ampli com saida 8ohms com caixa 4ohms mandem bala...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


eu, como o Bertola, tb nao faria isso..

se ainda fosse o contrário, amp em 4 ohms e caixa em 8, vá lá.
mas do jeito q vc tá fazendo, acho q é risco e tortura desnecessária pro seu equipo.

melhor mesmo colocar os falantes em série e ficar com uma caixa com 16 ohms
aí sim seu trafo, trabalhanod em 8, não sofrerá

marcelogatinho
Veterano
# abr/06
· votar


melhor mesmo colocar os falantes em série e ficar com uma caixa com 16 ohms
aí sim seu trafo, trabalhanod em 8, não sofrerá



pois é agora me surgiu uma duvida, isso naum é o contrario?
se a caixa oferece resistencia para 16ohms, e o ampli fornecendo 8ohms, pelo q entendi ate hoje o volume ficaria mais baixo e o trafo forçaria!@
pedrone, carlos, bofh, apareçam ai e explikem isso!

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


Pois é, ainda fica meio confuso... o que é pior ? ligar a saida de 8 em caixa com 4ohms ou saida de 8 ligada em 16ohms? E quanto ao som o que muda?

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Boas ! Se for o T3 a saída é 8 ohms, com o fio de 16 ohms desligado internamente, que vc pode usar, está lá, é só trocar no jack.Se for o T 1 ou T 2, a saída é 4 ohms , com o fio dos 8 ohms desligado.O T3 só tinha 4 e 8 ohms quando encomendado com half stack 2 x 12.As caixas originais dos T1 e T2 ERAM 2 x 12 , 4 ohms.A caixa comum dos T3 era 4 x12 , 8 ohms.Um abraço!

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


beleza, mas a real dúvida é o fica pior para o ampli e o que muda do som quando ligado a saida de 8 em caixa 4ohms, ou saída de 8 para caixa 16ohms. A mudança no cabeçote é facilmente feita eu sei, mas o som eu gostei quando usei 8 ohms ligado na caixa 4ohms ficou mais encorpado.

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Só confirmando, seu ampli é T 3 ?

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


sim sim, um TIII tradicional vermelho, todo original fora as válvulas e alguns poucos capacitores. Venho usando ele a mais de 1 ano coma caixa 2x12 4 ohms.

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria

repetindo o q eu já disse:
teoricamente, ligar um trafo em 8 ohms em uma caixa em 4 ohms é ruim para o trafo.
já o contrário não tem problema, acarretando apenas em pequena perda de potência.

logo, se vc ligar seu trafo de 8 ohms em uma caixa de 16 ohms, nao tem problema. Mas se ligar em uma caixa de 4 ohms, tem problema sim.

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Então modifica , trocando o fio de 8 pelo de 16 interno ( põe só em um jack, eliminando a ponte entre eles, e indentificando um como 16 e o outro como 8), coloca os alto falantes em série na caixa, para fazer 16 ohms.O timbre e o peso não deverão mudar e o ampli trabalhará nos conformes...Um abraço!

boleterodectba
Veterano
# abr/06
· votar


Uma cara da eletronica "autorizada da giannini nos anos 70" que tinha os esquemas dos trafos da giannini Wilkason me falou que o trafo do T3 tem um pouco menos que 8 ohms, apesar de que nas espeçificações da giannini virem com saida 8 ohms é menos que isso, porém mais que 4 ohms, possibilita a ligacão com uma caixa 4 ohms externa sem danificar o mesmo. Nunca vi os esquemas dos trafos mas não duvido que seja menos de 8 ohms mesmo.

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


boleterodectba
interessante o que vc falou boletero, será que alguem sabe mais sobre isso?

wiskeria
Veterano
# abr/06
· votar


up

b0fh
Veterano
# abr/06
· votar


wiskeria
Boas ! Se for o T3 a saída é 8 ohms, com o fio de 16 ohms desligado internamente, que vc pode usar, está lá, é só trocar no jack.Se for o T 1 ou T 2, a saída é 4 ohms , com o fio dos 8 ohms desligado.O T3 só tinha 4 e 8 ohms quando encomendado com half stack 2 x 12.As caixas originais dos T1 e T2 ERAM 2 x 12 , 4 ohms.A caixa comum dos T3 era 4 x12 , 8 ohms.Um abraço!


olha, segundo as minhas fontes o T3, com transformador de saída AG4012 tem saídas de 4 ohms (fio verde) e 8 ohms (fio amarelo).

pesquisei MUITO sobre isso quando comprei o meu, e apesar de alguns lugares falarem em 8 e 16, no fim das contas parece que na realidade é 4 e 8 mesmo.

de onde você tirou essa informação que é 8/16?

[]s

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


b0fh
Vc está certo se for usado o AG4012,Porém na época vc podia fazer o pedido com 4/8 ou 8/16, conforme a caixa que vc usaria (4 X 12 8 ohms ou 2 X 12 4 ohms).Houve até uma versão do T3 combo com 2 X 12, do True Reverber III também.Na realidade, na fase final da Giannini nos idos dos anos 80, houve uma certa despadronização, com este atendimento "customizado", e não raras vezes nos surpreendemos com modelos nunca antes vistos.Agora, creio que mais correto, para não deixar dúvidas, é verificar o nº dos trafos e conferir com a antiga tabela da Willkasom, assim não haverão dúvidas.Feliz Páscoa!

b0fh
Veterano
# abr/06
· votar


hmmm ok... é que como no esquema 'oficial' do t-3 é citado que o trafo de saída é o AG4012, achei que todos usavam esse mesmo trafo... achei errado :)

wiskeria
Veterano
# jul/07
· votar


revivendo o tópico... vi em ouro fórum que o Pedrone comentou das saidas originais do TIII antigo serem de 4 ohms, então eu estava usando corretamente a caixa...
Porém muitos falam ser 8ohms como o Carlos que manja muito dos valvulados antigos
E agora josé? quem ta certo?

AugustoPedrone
Veterano
# jul/07
· votar


Basta olhar dentro e ver o fio ligado nos falantes...se for o amarelo é 8 ohms...se for verde é 4 ohms.

luthier cicero
Veterano
# jun/11
· votar


pessoal, fiquei com dúvidas..
uso as duas saídas ou uma só?
e, uso dois falantes de 60w? (um por canal de saída? ou os dois em um só canal?)
não sei nada sobre falantes e impedância. aqui no interior quando falo em válvula o pessoal das oficinas dizem q sou louco e não consertam.
herdei dois tremendão. e quero fazer as caixas...
peço ajuda.grato.abraço.
quero caixa de 2x12.

wiskeria
Veterano
# jun/11
· votar


uma só, a caixa para 2x12 ideal fica em 4ohms utilizando dois falantes de 8ohms na ligação correta.
Como aparentemente vc não tem idéia destas ligações, deixe o trabalho da confecção e ligação dos falantes para um profissional que entenda.
Vc precisa de uma caixa 2x12 em 4ohms, para ligar na saída 4ohms do tremendão.
Não precisava desemterrar tanto tópico antigo como vc fez "sem noção", bastava um...

marcosshrp
Veterano
# jun/11
· votar


wiskeria
a saída do tremendão são 2 de 8 e 1 de 4 ou 2 de 16 e 1 de 8?

wiskeria
Veterano
# jun/11 · Editado por: wiskeria
· votar


originalmente duas de 4, mas vc deve ter certeza disso pois o amp pode ter sido modificado com o passar do tempo pelos donos anteriores.
Para descobrir, vc deve abrir o amp e ver os fios que vão ao jack de saida para caixa além do preto, verde é 4ohms e amarelo é 8ohms.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini tremendão, caixa 2 x 12, ohms