Potência do amplificador X Potência do alto-falante

Autor Mensagem
Mauru
Veterano
# ago/12 · Editado por: Mauru
· votar


Um amp de 50W, se quiseres, faz só uma 1x12 closed back, com o falante que quiseres... desde que tenha 50W ou mais.
[i

Mauru
Veterano
# ago/12 · Editado por: Mauru
· votar


Um amp de 50W, se quiseres, faz só uma 1x12 closed back, com o falante que quiseres... desde que tenha 50W ou mais

Tenho uma dúvida.
Acabo de montar um amp transistorizado com um LM3886 de 50W e pretendo colocar um falante de 12 de 60W.
O falante vai suportar a potencia numa boa?
E se a caixa for uma closed back vai ajudar em algo?

to_vine
Veterano
# nov/12
· votar


Sei que faz tempo, mas vamos lá. Ele vai aguentar, mas seria bom que 'sobrasse' mais falante aí, dependendo do volume que você vai exigir do amp.

Eu tenho um Marshall de 80W, que entrega na verdade uns 70W, e um falante Celestion de 75W. Nunca cheguei no talo dele, porém quando utilizo em lugares maiores, e o master volume vai se aproximando das 2 horas, já sinto que o amp não rende tanto, com certeza se houvessem dois falantes bons como esse celestion, com alta sensibilidade, eu exigiria menos do amp, e teria bem mais volume.

Te recomendo montar uma 2x12 com falantes bons (eminence ou celestion, ou até mesmo o golden tone do pedrone, barato, e elogiadíssimo, em alguns casos se saiu melhor que os eminence red coat, dê uma pesquisada) assim vai vir mais volume e todo o sistema vai trabalhar mais folgado.

Verifique também a potência máxima do LM3886 pelo datasheet, e certifique-se de não utilizar ele ao máximo, deixe uns 20% a 30% de folga, antes da potência máxima pra garantir a vida útil.

Quanto a caixa, vai depender do tipo de som que quer tocar, do perfil do falante que vai usar. Caixa fechada valoriza mais os graves, mas não sou grande entendedor dessa parte, mas no fórum tem bastante conteúdo sobre isso, dê uma pesquisada!

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Ress no tópico:

Tenho uma dúvida!

O Leo Mig explicou:

"- A potência especificada para um alto-falante é a potência que ele suporta sem danos, e não deve ser confundida com a potência de som que ele fornece. Portanto um alto-falante de 50 watts significa apenas que ele pode receber até 50 watts sem queimar.

- Quem gera e fornece a potência elétrica é o amplificador. Se ele gera 50W e você têm um falante de 100W.......sua potência é de 50W.

- O tamanho do falante (teoricamente) é em função da faixa de frequência que se pretende alcançar. Em tese, quanto maior, mais graves.

Finalizando, 12¨ é a medida ideal para Guitarras Elétricas, independente da potência.

Ficou confuso? Qualquer coisa tento explicar melhor."

Isso quer dizer que se eu usar um cabeçote de 50w valvulado em uma caixa 1x12 com um V30 (que tem 60w) vai ter o mesmo volume que se eu usar em uma caixa 4x12 com V30 também? A diferença vai ser mais em graves e coisas do tipo, porém, o volume sempre será o mesmo pelo head alcançar só até 50w?

SergioTrindade
Veterano
# dez/13 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Na minha opinião, a escolha do auto falante não pode ser resumida a questão de aguentar ou não aguentar a potência, mesmo porque, o próprio tipo de construção pode fazer ele ser mais frágil, independentemente da potência.
Sempre devemos lembrar que a guitarra elétricas sozinha não é um instrumento musical porque não produz som. O amp é parte do instrumento e o falante é o dispositivo que produz o som, como o tampo do violão ou o diafragma inferior de um violino.
Com diafragma de alumínio a resistência ao esforço mecânico seria melhor que a do pinho, mas o violino deixaria de ser violino.
A mesma coisa ocorre com o amplificador valvulado. O auto falante é a alma do amp (e o transformador de saída o coração).
Qualquer modelo pode ser horrível de tocar com o alto-falante errado. Já fiz muitas experiências nesse tipo de coisa e vi que é muito fácil quebrar a cara.
As diversas características do falante (inclusive a potência) vão definir não só o timbre, mas a maneira que o instrumento responde ao toque da palhetada forte, fraca, abafada, ao dedilhado, o volume no qual ele começa a distorcer, etc.
Para escolher, o melhor mesmo é não querer deduzir nem reinventar a roda e ver a experiência de outros guitarristas com o mesmo tipo de amp.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


Minha dúvida vai no sentido oposto. Meu amp tem apenas 4w de potência. Qual seria a potência máxima do falante pra não prejudicar o timbre? Pensei no Vintage 30, mas ele tem 60w. Um detalhe é que futuramente pode ser q eu compre um amp de 18w e não quero precisar trocar de falante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


henriquelhrf2
Compre um da ordem de 20/30WRMS...
Abç

filipe.sollo
Veterano
# abr/15 · Editado por: filipe.sollo
· votar


henriquelhrf2
Embora a gente use o mesmo termo ("potência") para o cabeçote e o falante, eles significam coisas diferentes...
A potência do cabeçote é a potência máxima que ele produz na sua saída.
A potência do falante é a potência máxima que ele aguenta na sua saída.
O importante é que o falante aguente tanto quanto ou mais potência que o cabeçote produz. Por isso a regra da "potência" do falante ser maior que a "potência" do cabeçote. E é por isso também que a potência do conjunto é igual à potência do cabeçote (e não a do falante, nem algo no meio do caminho).

Ter um falante com potência de "sobra" só significa que o seu falante tem uma capacidade de aguentar muito mais potência que você precisa, mas não tem nenhum problema nisso.

Depois que você garante o "casamento" da potência, tem outros três aspectos que são importantíssimos na escolha do seu falante: a impedância (que precisa estar casada com a saída do seu amp também), a sensibilidade e o timbre.

A sensibilidade é um característica que indica o quanto da potência elétrica se converte em potência sonora (volume). Se você não mudar ajuste nenhum no cabeçote (volume, ganho e etc.), quanto maior a sensibilidade do falante, maior vai ser o volume final.

Mas o mais importante mesmo deve ser o timbre. E nesse caso, o ideal é testar o seu cabeçote com o falante que você está pensando em comprar. Só testando o conjunto é que dá para ter certeza que funciona.

Ah... e por último: é uma boa prática deixar uma potência de folga entre o cabeçote e o falante. As vezes o cabeçote especifica uma potência mas joga um pouco a mais na saída quando está no talo (volume máximo e ganho máximo, por exemplo). Se a potência do falante for igual à especificada pelo cabeçote, isso pode significar um dano ao falante.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola e filipe.sollo,

Grato pelas informações.

manasses.ss
Veterano
# dez/16
· votar


2 perguntas:
1º um auto falante de 6 Ω (ohms) significa auto falante de 6" (polegas)?
2º tenho 2 caixas de som cada uma com um auto falante de 6 Ω, fica legal eu utilizar as duas em um amplificador de 50 wats rms?

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Nenhuma das duas perguntas tem sentido...

Impedância é um valor relativo a um fator elétrico da bobina. Implica na corrente que vai circular.
Diâmetro nominal, tem a ver com o tamanho do cone e chassis. Implica na curva de resposta.

Potência é um dado também referente a bobina. Implica na capacidade máxima de energia que pode passar por ela.

manasses.ss
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
Já ví que esse negócio de som é bem complicado para que é leigo, vou tentar me informar mais.
Obrigado

Ismah
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ismah
· votar


Como toda engenharia, não é algo simples, mas não é impossível. Dá para aprender tranquilamente sozinho. No seu exemplo eu realmente estou tentando entender o que queria...

Segundo a NBR 10303, um AF pode aguentar até 6dB (4 vezes) a potência nominal em picos com isso... Nem todos os fabricantes seguem essa norma. Na gringolândia, impera o que o IEC determina, aí já foge do meu conhecimento. Acho que é a 203-1 a norma que determina isso.

O amplificador dissipa uma potência X, que precisa ser aplicada a um AF com ao menos metade da potência. Isso implica em ter um circuito que limite a potência - é o que ocorre no mercado profissional. Caso contrário, não havendo limiter, se opta por usar AF's com ao menos a mesma potência do amp, ou mais.

Impedância, pode ser encarada como uma carga adicionada a saída do amp. Quanto mais alta, menos potência o amp dissipa. Assim quanto menos dissipar continuamente (RMS), mais headroom para picos haverá.

Indo além...
É preciso entender separadamente a questão elétrica, principalmente Lei de Ohm, que trata como o som funciona elétricamente no circuito, como amp opera (classes) e como isso implica em resultados diferentes...

A acústica que é a mais complexa, pois trata de coisas bem abstratas, principalmente na questão das caixas, baffles, cornetas diretivas, sinérgicas... Tem muita matemática em cima aqui, e muito jogo de ganhar e perder...

Ramsay
Veterano
# dez/16
· votar


2 perguntas:
1º um auto falante de 6 Ω (ohms) significa auto falante de 6" (polegas)?
2º tenho 2 caixas de som cada uma com um auto falante de 6 Ω, fica legal eu utilizar as duas em um amplificador de 50 wats rms?

manasses.ss
Nota-se que vc não entende nada do assunto.
Se vc tem duas caixas de som cada uma com um alto falante de 6 ohms, e quiser ligá-las num amplificador de 50 watts, então, você tem que ligar essas duas caixas em série e ligá-las na saída de 8 ohms do amp.

manasses.ss
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
Ramsay
Na pratica, sem levar em consideração e questão do rendimento, esse tipo de ligação sugerida (lembrando que que pretendo ligar cada caixa em uma saída, atras do amplificador diz que cada saíde é 4 ohms) isso pode dar deffeito no amplificador ou o autofalante?

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Não... Mas ao ligar uma carga de 6r numa saída de 4r, ela passa a dissipar menos potência. Ligar numa saída de 8r uma carga de 6r, pode queimar a fonte, pois passaria a dissipar mais potência que o máximo projetado.

brunobarata
Membro Novato
# set/20
· votar


Olá pessoal, estou retomando o tópico para não criar um repetido.

Tenho um Giannini Classic T de 30W que usa um auto-falante Celestion Seventy 80.

Gostaria de saber se é possível trocar o auto-falante por alguma dessas opções:
G12h-75 - Creamback de 75w ou então por um G12m-65 Creamback de 65w sem ter que mexer nas configurações originais do amp ou precisar adaptar alguma coisa.


Valeu!

HortaRates
Membro
# set/20
· votar


brunobarata
É possível trocar sim, só se atente em comprar um alto falante novo que tenha a mesma impedância do original. Isso é muito importante: Se comprar um com impedância menor, corre o risco de queimar o amplificador, e se comprar um com impedância maior, vai perder potência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


brunobarata
Servem perfeitamente.
Agora atente para o fato de que, além da questão da impedância, é importante vc trocar por um falante que possua maior sensibilidade.
O Seventy 80 tem sensibilidade de 98dB/W/m.
O G12H-75 de 100dB/W/m
E o G-12M-65 apenas de 97dB/W/m
Portanto, compre o G12H-75.
O G12 Vintage 30 também seria boa opção.
Abç

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


[url=null]null[/url]
saca só
O cara ligou um Marshall 100w num único Greenback (25w) no talo e não deu nada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


acabaramosnicks
Cuidado com isso.
Abç

Ismah
Veterano
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é importante vc trocar por um falante que possua maior sensibilidade

Não necessariamente. Bato na tecla que para essa aplicação, é melhor soar bem, do que soar alto. SPL alto o carro da pamonha também tem, mas soa mal.

O cara ligou um Marshall 100w num único Greenback (25w) no talo e não deu nada

Vários pontos. Entre eles, o custo elevado dessa brincadeirinha.
Se esbarra na questão da dinâmica do instrumento, da potência dissipado pelo amp (provavelmente 7 dB a menos que o nominal) e claro de quanto o lado elétrico, e o lado mecânico do AF, suportam além do projeto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


Ismah
E óbvio pelos exemplos que dei acima que não se tratam de alto-falantes de carros de pamonha, não é?
Abç

Ismah
Veterano
# set/20 · Editado por: Ismah
· votar


Óbvio pra nós, não significa óbvio para todo mundo. Sei que tu é da velha guarda, desapegado de timbres. E isso é bom, pois aponta uma mente aberta. Mas tem quem seja muito preciosista com isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potência do amplificador X Potência do alto-falante