Chave pra redução de potencia valvulada pela metade...?????????????

Autor Mensagem
Michael Vlcek
Veterano
# mar/06
· votar


maurice

nao!
ehe

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


Para esses casos recomendo atenuadores de potência, que transformam parte da energia que iria ao falante em calor.

Já inseri no meu site um modelo de atenuador para 50 watts, com atenuações para 1/4 e para 1/10 da potência original.

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
só por curiosidade, quanto custa mais ou menos estes aparelhos!!
é ligado na saida do ampli e antes dos falantes?
oq é isso um transformador ou algo parecido ?
valeu ai.....

kelson
Veterano
# mar/06 · Editado por: kelson
· votar


marcelogatinho
um dissipador de potencia..
pega a wattagem liberada pelo amp e converte em calor por resistore de alta potencia..

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


marcelogatinho

Exatamente o que o kelson disse.

São ligados entre os falantes e o amplificador.

Toki
Veterano
# mar/06 · Editado por: Toki
· votar


* editado * post desatualizado (estava vendo a 2ª página... xD)

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Galera, o que está rolando lá fora agora é o "power scaling", que é um ajuste por potenciômetro da tensão +B do amplificador.

Dizem seus usuários que vc obtém valores de 100 a 1% de potência do amplificador com fidelidade ao timbre.

Pretendo experimentar essa solução nos meus próximos amps e posto aqui os resultados.

Mas de qq forma, o esquema da Fender de dividir o +B por 2 faz cair a potência por 4, e já fica em uma boa opção certo ?

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Fala grande Pedrone!Já fiz experiência com potenciômetro controlando um mosfet de alta na fonte, funciona !Depois vc pode substituir por resistores fixos e chave comutadora "calibrada" por potência!Acho que mês que vem sai o chopp!Forte abraço!

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


usando essa chave eu uso só metade das valvulas do power certo? então não pode acontecer de eu ter uma valvula boa e uma ruim funcionando juntas?

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Há, esquecí, tem que fazer pro bias também, senão distorce!Um abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


carlos adolphs

Então, o timbre é igual mesmo ?

Mas tem que manter a tensão do pré fixa certo ?

E o bias tem que andar junto, aumentando a corrente caso a tensão +B caia né ?

Abração, e chega aí no RJ enquanto o exército deu um tempo...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


tou dentro desse chopp hein

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone
Michael Vlcek
Com certeza, mantém o pré.Vc vai notar que vai dar uma passeada pela tabela do databook, até mudando de classe.Mas é importante manter a tensão do pré.Quanto ao chopp, eu dou uma chamada geral dias antes,
CQ CHOPP.Um abraço!

RodrigoBranas
Veterano
# fev/10
· votar


Desculpe "ativar" esse tópico, mas fiquei preocupado com uma coisa aqui.

Meu amp é 115V (made in england) e a loja me vendeu um trafo de 127v para ligar o amplificador (aqui é 220v).

Isso vai causar um desgaste maior das valvulas?

Alguem tem algo a dizer sobre isso?

_BLACKMORE_

A intenção das chaves de redução de potência não é "economizar" válvulas !

Elas estão aí para permitir a saturação do power em níveis sonoros mais adequados à um apartamento ou palco pequeno por exemplo.

Se vc quer economizar válvulas, certifique-se que a tensão dos filamentos está em 6,3 precisos - isso é fundamental ! Quem tem aí seus Gianninis antigos e amps importados tá gastando mesmo, pois eles foram feitos para 110/115/117 volts (alguns para 120).

No meu site tem um texto técnico sobre isso - um amp feito para 110 ligado em 127 volts (a tensão padrão atual) gasta 3 x mais válvulas.

Abraços.


Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


RodrigoBranas

Se vc ligar um amp de 110 ou 127V em uma tomada de 220V é óbvio que vai queimar o amp.
Pra isso vc tem que ter um tranformador redutor de 220V para 110V.

Quanto a esse negócio de dizer que ligar um amp feito para 110v em 127V vai gastar 3x mais válvulas é pura besteira!!
Não acredite nisso!!

RodrigoBranas
Veterano
# fev/10
· votar


110 e 127 em 220v claro né, hehehe

A dúvida é 115v ligado em 127v...

Del-Rei
Veterano
# fev/10
· votar


Quanto a esse negócio de dizer que ligar um amp feito para 110v em 127V vai gastar 3x mais válvulas é pura besteira!!
Não acredite nisso!!


O Pedrone disse que é verdade.....

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


Del-Rei

Se é que reduz a vida útil das válvulas, deve ser no máximo de uns 15% e nunca 3x (200%).
Isso não existe!!

Del-Rei
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay
Cara, realmente acho 3x muita coisa. Mas como sou leigo em eletrônica e derivados, não opino em nada.
Ler coisas demais pode confundir.

tatus
Veterano
# fev/10
· votar


Caraca, eu tentando aprender, olho o blog do Pedrone e os posts do Carlos Adolphs, quase desisto, daí vem vocês me confundir todo, bbbbbbbbbbuuuuuaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! rsrsrsrs

Del-Rei
Veterano
# fev/10
· votar


Cadê o Pedrone pra esclarecer?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chave pra redução de potencia valvulada pela metade...?????????????