Chave pra redução de potencia valvulada pela metade...?????????????

Autor Mensagem
Metal Fuzz
Veterano
# mar/06
· votar


Muito bom o site!

Parabéns Augusto!
Boa sorte ai!

eehhehe


Abraço!

Renato gomes
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
desculpe reavivar um assunto que já morreu, mas só agora que vi seu post..
até onde eu sei, uma saída em classe A é aquela em q todas as suas válvulas conduzem corrente em todos os 360 graus do ciclo.
um amp em classe B é aquele em que, durante 180 graus do ciclo metade das válvulas conduzem a "parte positiva" do ciclo e durante os outros 180 graus a outra metade conduz a "parte negativa". portanto cada "lado" fica em repouso por metade do ciclo.
um amp em classe AB é aquele em que as válvulas conduzem durante mais de 180 graus como no classe B, mas menos que 360 graus como no classe A. portanto, elas ficam em repouso por um período menor que a metade do ciclo.
uma das grandes vantagens da classe AB é reduzir a distorção gerada pela classe B quando as duas ondas geradas pelos dois conjuntos de válvulas (a positiva e a negativa) se encontram no zero. a famosa "crossover distortion".
lembrando que por padrão, essas situações devem ocorrer no ponto onde as válvulas estão na eminencia de clipar.

eu não entendi bem o q vc disse.. será que falamos a mesma coisa mas com outras palavras? :)

abração!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Renato gomes
será que falamos a mesma coisa mas com outras palavras?

Sim Renato !!! Tudo que vc escreveu está correto.

Mas os bias geralmente colocados em amps valvulados estão acima do ponto "mínimo" para eliminar o crossover. Temos então que ter um volume mais alto para levar uma válvula ao corte. Esse teste poderia ser feito tirando uma válvula de um amp PP e ouvindo até que ponto a outra iria continuar fazendo o trabalho.

Na verdade mesmo, um ajuste de bias ideal deve ser feito com osciloscópio, visando eliminar o degrau no ponto central.

Abração.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

bixo...muito bacana teu site!!
gostei dos teus trabalhos...mas pricipalmente da materia onde de pode ler...ver e ouvir os teremins!!
parabens!!

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Companheiros,

Fica ainda umas dúvidas:
Sei que no Twin a chave de redução diminui o amp para 1/4 da potência, ou seja 25W. É simples fazer esta redução? Como é feita? Alguém sabe que a faria?

E num amp de 50W. Também é possivel reduzir 1/4?

Valeu

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Mais uma:
Sai mais barato a chave de redução ou um atenuador de potência?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


maurice
Sai mais barato a chave de redução ou um atenuador de potência?

Sem comparação....chave de redução é muito mais barato, apesar de limitada.

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


[/b]AugustoPedrone[b]
E quanto a redução de 1/4 de potência, como é feita? É possivel fazer em amps com 50w também?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Essa de 1/4 aí pra mim é novidade...o normal é 1/2.

À não ser que dentro do amp exista um atenuador....

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Pois é. Os twins tem esta chave a pelo menos uns 20 anos, mas não sabia que era 1/4. Veja no Features do "specifications" do link: http://www.fender.com/products/search.php?partno=0215700000#

Valeu!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


maurice
Os twins tem esta chave a pelo menos uns 20 anos

Sabe dizer que versão do Twin dessa idade tem a chave ?

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
Pesquisei melhor agora. Tem esta chve desde os "red knob" veja só neste site que é bem interessante: http://www.ampwares.com/ffg/twin_redknob.html

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


maurice

Esse seria o "The Twin", e não achei o esquema dele em nenhum lugar ! Fiquei curioso...

Tem idéia de onde posso achar esse esquema em específico ? Pois nenhum dos Twin serve...são diferentes.

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Pedrone
Neste link há alguns esquemas mas não o do The Twin:
http://www.fender.com/support/amp_schematics/

Está um pouco difícil achá-lo. No site da Fender há alguns esquemas mas minha incapacidade não permite afirmar que este esquema(Twin Amp) tem a chave de mudança de potência, no entanto vi algo sobre hi-lo no esquema: http://www.fender.com/support/amp_schematics/pdfs/Twin_Pro_Tube_Amp_Sc hE45.pdf

Se for este dê um toque. De qualquer maneira continuarei procurando.

Grande abraço,

Maurice

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Pedrone
Consegui! Aí vai: http://www.blueguitar.org/new/schem/fender/the_twin.gif

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Ahhh ele chaveia a tensão +B para a metade do valor, e isso faz a potência de saída cair para 1/4.

Bom esse macete...

Abração.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
Ahhh ele chaveia a tensão +B para a metade do valor, e isso faz a potência de saída cair para 1/4.
Bom esse macete...


será q as valvulas duram mais assim??

Toki
Veterano
# mar/06
· votar


metropolisamp

E aí JP. Cara, não vou entrar questões técnicas pois não entendo nada disso e o mestre Pedrone já explicou tudo aí. Única coisa que posso acrescentar é que o Luciano diz que a durabilidade das válvulas não se altera (provavelmente ele já te disse isso também.

Agora, quanto à mudança do timbre disso posso dizer. Ele muda sim. Tanto no meu amp quanto no Horizon (q testei lá na casa dele), à meia potência fica um som mais grave, abafado. Eu não curti muito. Tanto que no meu amp de 100W eu tirei duas válvulas para ficar com 50W, mas uso no pentodo mesmo (aliás, ouvi dizer que 6L6 na verdade é tetrodo). Mas é questão de gosto.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


_BLACKMORE_
Não acredito, pois inclusive o bias é chaveado para mudar qdo estiver na posição 1/4.

Toki
à meia potência fica um som mais grave, abafado
É por aí mesmo, os agudos dão uma maneirada e os graves ficam mais definidos.

Abraços.

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


à meia potência fica um som mais grave, abafado

É por aí mesmo, os agudos dão uma maneirada e os graves ficam mais definidos.


Acredito que em parte em razão dos falantes não estarem atuando com na região de potência a que foram destinado

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


maurice

"Né não..."

A ligação em meia potência liga as válvulas de saída em triodo, e na verdade torna o som mais "plano" e "hifi" e ao compararmos com o som mais "solto" do pentodo, a opção de meia potência soa meio "sem graça".

Desculpe o excesso de aspas, mas são qualidades subjetivas.

Abraços.

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


Toki

vc tirou duas valv. neh???

tanto faz, as do meio ou da ponta???

pq vc tirou???

dai dah pra usar depois as 4 juntas, nao tem problema de uma estar mais usada q outra???

Toki
Veterano
# mar/06
· votar


metropolisamp

vc tirou duas valv. neh??? Sim.

tanto faz, as do meio ou da ponta??? Sim.

pq vc tirou??? Atualmente não tenho necessidade de 100W. 50W está suficiente, e é mais fácil de saturar também (não tão fácil assim, mas mais fácil do que 100W).

dai dah pra usar depois as 4 juntas, nao tem problema de uma estar mais usada q outra??? Talvez, se um par estiver beeem mais usado que o outro. Mas após um tempo eu pretendo trocar, ou seja, colocar o outro par para equivaler. E outra, eu só vou usar as quatro juntas quando tiver alguma apresentação/show grande, o que até lá espero estar ganhando um dinheiro com isso, o que resulta num quarteto novo de válvulas.. hehehe...

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Tirar as válvulas não força o transformador? Para tira-las é preciso fazer alguma alteração?(ex: Ligar caixa de 8 ohms com a saída de 4?)

Toki
Veterano
# mar/06
· votar


maurice
Sim, tem q fazer a ligação exatamente como vc disse.

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


valeu!

Schenker
Veterano
# mar/06
· votar


Essa de 1/4 aí pra mim é novidade...o normal é 1/2.


dá uma olhada no esquema do Mesa 50/50 . . a chave dele reduz a potencia de 50w para 15w, na alteração de pentodo para triodo.

abs

G.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Grande Schenker !!!

Então...só alterar de pentodo para triodo nas mesmas condições faz a potencia cair pela metade.

Pode ser que o esquema da Mesa, assim como o da Fender, altere mais outra coisa no amp (a tensão das válvulas por exemplo).

Abração.

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


Tirar as válvulas não força o transformador? Para tira-las é preciso fazer alguma alteração?(ex: Ligar caixa de 8 ohms com a saída de 4?)


este lance de tirar valvulas e tals e alterar impedancias ja gerou varias discuçoes aki, o Carlos disse q o lance naum é bem assim!!!

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


este lance de tirar valvulas e tals e alterar impedancias ja gerou varias discuçoes aki, o Carlos disse q o lance naum é bem assim!!!

Em amps com 50W - 2 6l6 Não é possível fazer este esquema?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chave pra redução de potencia valvulada pela metade...?????????????