b0fh, uma ajuda sobre o HO!

    Autor Mensagem
    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/06


    Cara, esses dias eu te perguntei sobre o esquema da mudança dos caps. de cátodo das 12ax7 no HO, só que eu acabei me esquecendo de te perguntar outra coisa:

    Visto que eu tô implementando uma porrada de mods no meu HO, eu pensei também em incluir o filtro conjuntivo na saída do mesmo (ouvi uns samples, gostei e acho que teria certa utilidade pra mim) e também tô afim de colocar um feedback negativo. Então é o seguinte:

    - O roll-off de freqüências causado quando o filtro conjuntivo tá ON, é no mesmo esquema do circuito de presença estilo Mesa? Qual valor de cap. (Farads e Volts, e tipo de cap.) e resistor (qtos ohms e potência) vc tá usando no teu HO (ou Pitbull)?

    - Como eu faço pra implementar o NFB? Minha idéia seria fazer um shunt do fio de 8 ohms do trafo de saída, colocar um resistor em série, e daí..... ligo onde? Num estágio de pré? Posso fazer o shunt partindo da saída do tone-stack ou só na saída mesmo? E qual o valor/potência do resistor que deve ser utilizado pra tal (uma fórmula ia bem, pra mim saber qtos. dB eu ia realimentar no circuito pra ter uma diferença notável no som sem introduzir oscilações no circuito)?

    Quem souber também, não se acanhe, vamos discutir o tema juntos aqui! Abraços a todos!

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: ZakkWyldeEMG
    · votar


    Vou deixar o link do andamento do projeto aqui, tá lá no fórum do Handmades:

    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_simpleboard&Itemid=43 &func=view&id=5486&catid=6

    ps.: acompanhem a história toda, é tanta cagada numa coisa só, que chega a assustar, pro pessoal que tá começando a fazer o HO vale como tutorial de como não fazer as coisas, mas se Deus quiser vai ter um final feliz essa novela :P

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ninguém quer colaborar?

    b0fh
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    he he... calma... ando entrando pouco no cifra ultimamente

    sobre o filtro conjuntivo:

    é interessante, se teu falante ou teu trafo de saída são meia boca e rola um excesso de agudos. Caso contrário, nem esquente a cabeça, dá mais dor de cabeça que resultado. aquele capacitor irradia um horror de EMF e faz o amp apitar. Outra coisa é que o filtro, além de comer os agudos, também come legal o volume do amp como um todo. Eu tive no meu primeiro HO por um tempo, tinha 3 regulagens, capacitor pequeno (22nf), capacitor grande (68nf) e desligado. Acabei tirando depois que comprei um falante decente (eminence!)

    NFB em amp single-ended acho bobagem também... mas é possível... tem que injetar sinal do secundário do trafo de saída no catodo de algum estágio de ganho. Mas pra fazer isso provavelmente vais ter que isolar o secundário do trafo de saída (não pode aterrar nenhuma perna dele, senão bye bye 12ax7), e deixar o secundário flutuando também aumenta muito as chances do amp apitar.

    cheers

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    b0fh

    valeu cara..... vou dar mais uma lida sobre o assunto, e no final das contas vou usar o Celestion Seventy 80 do meu Laney no HO, e plugado em Les Paul ainda...... mas é pra experimentar mesmo, vamos ver :)

    vc recomenda outro tipo de mod, no lugar do NFB e do filtro?

    b0fh
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    cara, o mod que eu recomendaria é fazer um power push-pull com EL84 ou 6v6. Power single ended é muito bacaninha na teoria, mas na prática é muito limitado em volume. Mas isso é complicado de fazer.

    No preamp não tem o que fazer, o do HO pra mim é perfeito... só a chavinha no capacitor de catodo dos estágios 1 e 2, que quebram um puta galho pra tocar limpo (graves!!!)

    []s

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    b0fh

    cara, o mod que eu recomendaria é fazer um power push-pull com EL84 ou 6v6. Power single ended é muito bacaninha na teoria, mas na prática é muito limitado em volume. Mas isso é complicado de fazer.

    aham, no futuro farei um PP, não rola agora pq teria que trocar os trafos....

    penso até em experimentar um SE com uma KT88, hot-biased...... deve ficar o bicho! Mas é só pro futuro mesmo.....

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    só uma duvida.. oq é NFB?

    b0fh
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Negative Feed Back

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Quanto custa mais ou menos pra fazer um HO? Tô com um nitrous drive aqui sobrando e estou pensando em usar a carcaça dele.

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fritz_mkvl
    uns 500 conto axo ki vc faz tranquilo..

    vlw b0fh! =)

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    kelson
    São quantos watts e vão quantas valvulas?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Vi que são 3 valvulas. O som dele é sempre distorcido é no estilo daqueles fenderzinhos de 5 watts que só tem volume e equalização?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tem por exemplo como alterar alguns componentes pra deixar o som dele mais limpo?

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: ZakkWyldeEMG
    · votar


    Fritz_mkvl

    Vi que são 3 valvulas. O som dele é sempre distorcido é no estilo daqueles fenderzinhos de 5 watts que só tem volume e equalização?

    O pré do HO é um JCM800 hot-rodded, bastante ganho, mas vc pode regular fácil o mesmo

    Tem por exemplo como alterar alguns componentes pra deixar o som dele mais limpo?

    Mexendo nos resistores e capacitores de cátodo, tudo é possível hehehe..... e vc pode modelar a resposta de freqüência de acordo com o que vc quer mexendo no tone-stack..... barbada! ;)

    b0fh
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    pra deixar mais limpo:

    remova o capacitor de bypass dos catodos 2 e 3

    e/ou

    use uma 12at7 no lugar da 12ax7 na v2

    mas pra limpar mesmo o HO tem que ter um power mais forte... o power de 5 watts distorce muito fácil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a b0fh, uma ajuda sobre o HO!