Caixa para Contra-Baixo. Usei a busca.

Autor Mensagem
Yonas
Veterano
# fev/06


Boa tarde pessoal,

vou montar uma caixa nova para baixo pra usar com meu Giannini Duovox 100b. Mas não sei o que usar em relação à falantes. Os Electro Harmonix (aqueles que usam pra substituir Ampeg como [url="http://www.musictechbrasil.com/alto_falantes/eh/10svt1.htm"] esse aqui[/url] ) são bons?

Agora outra coisa, fica legal eu usar 1 caixa de 2x10 e 1 de 1x15?
Qual seria a diferença sonora entre usar uma caixa só de 2x10? 2x10 e 1 de 1x15? 2x12? 4x10 e 1 de 1x15?
Eu consigo qualidade com 2x12? e 2x10?

Um abraço

affcl
Veterano
# fev/06
· votar


2x10 e 1 de 1x15
fica maneiro o falante de 15" vai fornecer os graves q vc precisa!
só de 2x10
nda de graves lixo
2x12
poucos graves é ideal pra guitarra não baixo
4x10 e 1 de 1x15
acho q vai sobrar médio
Eu consigo qualidade com 2x12? e 2x10?
não mesmo

affcl
Veterano
# fev/06 · Editado por: affcl
· votar


reaprei seu link

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


hehehe valeu brother.

então, 2x10 com 1x15 fica legal? 1x15 sozinha fica bom tb né?

affcl
Veterano
# fev/06
· votar


acho q sim kra, sou guitarrista
vamos esperar para ver oq os baixistas comentam

Goofy_bass
Veterano
# fev/06
· votar


Yonas
1x15 fica legau.... mais acredito ki c for um set com 4x10 e 1x15 fica mto melhor pois vc vai te mais definição... o ideal seria com um crossover pra lanças soh os medios e agudos para a 4x10 e os graves na 1x15..

falow

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


recomendaria algum falante de 15? Eu tenho até 430 reais...
Abrax!

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


não curto isso mas... up

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


Goofy_bass
Yonas
Yonas, o Goofy tá certo é isso aí.Um abraço!

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


Valeu... alguem tem algum toque sobre falante de 15?

Abraços

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Eu acho 4 x 10 + 1 x 15 a configuração ideal...balança as paredes e tem o punch de médios definidos.

A definição das notas do baixo está na faixa dos 200 a 2000 hertz...se essa faixa não for bem executada o baixo soa frouxo e indefinido. Mas tem gosto para tudo.

Para lugares fechados (ensaio) a 4 x 10 se sai muito bem , com graves profundos e tudo mais.

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


conhece os falantes electro harmonix?

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


tem um que eles dizem ser ótimo pra substituir aqueles da caixa ampeg 8x10... to interessado nesse

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Yonas
Cara, eu optaría por duas caixas, 1 com 1X15 (Sellenium 15PW3) e 1 com 2X10 (2 Selleniuns 10PW3), pois o tamanho é ideal para transporte.
O esquema 4X10 e 1X15 é muito bom, mas grande demais, e ideal para palco grande, o que dificilmente acontece na maioria das "gigs" da rapaziada não profissional.
Outra coisa é que o Duovox, se não me falha a memória, possui uma voltagem de placa mais alta, daí creio ser possivel a utilização das válvulas 6550 ou KT88, o que elevaría a potência do amp. Que os proficientes AugustoPedrone e carlos adolphs confirmem, ou não, minhas observações.
Abç

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Com certeza 4 x 10 só para quem tem carro grande e ajudante...hehe.

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


2x10 e 1 de 1x15

sem duvidas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Existe também a opção que eu uso.
Construí para mim uma caixa com um falante de 15 e 1 de 8pol. (2 vias) com um capacitor "corta-baixas". Este fica em compartimento isolado do de 15, e serve como uma espécie de "driver" de médio-agudos, proporcionando uma resposta de frequência mais ampla que o de 15 sozinho. Este de 8pol. pode ser substituido por um de 10pol.
Com isto a caixa fica com um tamanho aceitável até para transportar num fusca.
Abç

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que falantes vc usou ? Parece uma solução bacana hein !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone
Sellenium 15PW3 (acho que o PW5 daria melhor resultado), e Sellenium 8PW3. Ligados para 4 ohms pois é para meu cabeçote 400MB, aquele, que quero fazer o "up grade" que tu comentou.
Construí a caixa em compensado naval de 20mm, com saídas de ar frontais e a divisão entre os compartimentos foi feita com um aglomerado de 25mm. Toda a caixa foi coberta por courvim com cantoneiras e fiz uma tela externa com filó e rêde de mosquiteiro preta, quatro rodinhas completam o quadro, mas ainda faltam as alças.
Abç

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


Vocês apavoram! Pedrone e Bertola são os caras... só falto o Cacildo comentar aqui pra fechar! ehehehe
valeu galera... um abraço.

Vou fazer esse com 1x15 e 1x10. (2 vias)

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E o 8 PW3 está em paralelo com o 15PW3 certo, apenas filtrado pelo capacitor de corte de graves certo ?

Os dois falantes se equilibraram bem em termos de volume ?

Abração.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone
Não, pois a maior parte do volume vem do 15, mas o objetivo é esse mesmo, o de 8 serve apenas como briver de médio-agudos.
Abç

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone
Os dois falantes se equilibraram bem em termos de volume ?

o de 8'' vc vai ouvir mais na hora de um solo na região aguda, ou no slap... desde que o amp esteja regulado com agudos e medios suficientes para o falante responder bem...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


FBassist
É isso aí. Mas há uma "extensão" da resposta de frequencia da caixa no geral.
Abç

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


Po...

o de 8'' vc vai ouvir mais na hora de um solo na região aguda, ou no slap... desde que o amp esteja regulado com agudos e medios suficientes para o falante responder bem...

é bem isso que to querendo. Se eu usar de 10'' ao inves de 8'', vou ter frequencias mais graves nos dois falantes correto? Mas se regulado direito (cabeçote) vou ter essa caracteristica do de 10'' responder mais nas notas mais agudas e slap?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Yonas
Não, pois a caixa irá receber as frequências como um todo. Para isto vc teria que ter 2 caixas separadas e duas saídas com as respectivas equalizações para cada caixa.
A minha proposta é muito mais simples, e utiliza uma espécie de divisor de frequencias passivo (o capacitor), daí o 8pol. irá receber apenas determinadas frequencias (mais agudas) e este som irá sobressair mais do que em apenas 1 falante de 15pol.
Não inventei nada, apenas apliquei no contrabaixo algo que já se usa em caixas de áudio à muito tempo.
Abç

fussa
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem fotos do seu projeto? e os valores do material usado?

abraço!

ps: se tiver como, pode me adicionar no msn pra trocar uma idéia sobre isso? fussa@brturbo.com
valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


fussa
Desculpe cara, não tenho fotos pois não tenho máquina digital.
Não tenho MSN também.
Abç

fussa
Veterano
# fev/06
· votar


quanto vc gastou com os falantes da selenium? procurei no Mercado Livre/afins e não achei similar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


fussa
Cara, ligue para as lojas, pois o preço varia muito, mas foi por volta de R$250 + ou - (o de 15pol.)
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caixa para Contra-Baixo. Usei a busca.