Qual a diferença no som em 4, 8 e 16 ohms em Valvulados?

    Autor Mensagem
    metropolisamp
    Veterano
    # fev/06


    Eu queria saber se eh melhor ligar minha caixa 2x12 em 4 ou 16ohms em relação ao som...
    Existe isso???

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    metropolisamp
    Bom dia! Se vc for ligar em um ampli transistorizado, existe uma coisa chamada "fator de amortecimento(ou damping)", que melhora quanto mais baixa for a impedância de saída.Isto melhora a resposta do ampli em relação à caixa, nos transientes de alta potência.Usaria então 4 ohms, se esta for a impedância de saída do ampli.Já nos valvulados, o importante é casar perfeitamente a caixa com o ampli, 4 com 4 ou 16 com 16 ohms, se esta for a saída padrão do mesmo.A importância disso é que além de perder potência em um sistema descasado, nos valvulados é utilizado trafo de saída, que quando "descasado", reflete no seu primário esse descasamento, fazendo com que as válvulas do power
    sintam uma impedância de placa diferente, geralmente menor do que o requerido e tenham um aumento catastrófico de corrente de placa, levando-as rápidamente para a destruição.Nunca se deve, por precaução, ligar em qualquer ampli que seja, uma caixa com impedância diferente do requerido pelo mesmo, se o fizer, provávelmente seu bolso vai pagar...Um abraço!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    carlos adolphs

    Só retificando...O fator de amortecimento melhora (aumenta) quanto maior for a impedância de saída, já que ele está ligado às perdas internas (resistência de saída) do amplificador em questão.

    Portanto, o uso de uma impedância de caixa maior irá reduzir a corrente de saída, aproximando o valor da tensão com carga do valor sem carga. Um amplificador com fator de amortecimento infinito tem a tensão com carga igual à tensão em vazio.

    Lógico que ligar um amplificador feito para 4 ou 8 ohms numa caixa de 16 ohms levará à obter menos potência, mas com amortecimento maior - o que não necessariamente é uma melhor condição, no caso de amplificadores para instrumentos musicais.

    Abraços.

    gsprs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    metropolisamp
    desculpe roubar seu topico...

    AugustoPedrone
    tente me ajudar....

    tenho um frontman 25 com falante de 10...

    acima do volume 5 por ae.. ele distorce um poko.. o falante é genérico.. não é fender.... então imaginei q fosse o falante....

    e não é só o meu q tem esse problema..

    então será q vale a pena eu trocar o falante por um melhor...???

    o amp puxa pros agudos.. keria algo mais grave tb....

    se valer a pena trocar gostaria q me indicassem marcas... modelos e a pontência q o falante pode aguentar... tipo se o amp é de 25 watts.. seria melhor colocar um falante de 30 watts, ou mais???

    era isso.. abç..

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    gsprs

    Arrume uma BOA caixa emprestada e teste seu amp nela e veja se agrada. Se ok, o investimento em um novo falante poderá valer à pena. Se não...venda o amp !!!

    gsprs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Ok... obrigado..

    metropolisamp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    carlos adolphs
    AugustoPedrone


    Obrigado pela explicação kras...

    eu vou casar a impedancia da caixa com o cabeçote, mas o som fica melhor em 4 ou 16 ohms???

    ou tanto faz??????????

    valeu ae

    Fabio Gravata 2
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    gsprs

    cara, todo ampli transistorizado começa a ficar ruim se vc passar do 5, muitos antes disso já começam a rachar.
    esse seu ampli é um ampli para estudo, não foi feito para tocar em altos volumes. essa é uma das diferenças entre amplis de verdade (valvulados) e esses amplis transistorizados. no valvulado, quanto mais alto melhor, obviamente sem exageiros.

    gsprs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fabio Gravata 2
    ok.. vlw...

    abç..

    metropolisamp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o som fica melhor em 4 ou 16 ohms??? em valvulado

    ou tanto faz??????????

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    metropolisamp

    Melhor não se aplica aqui. Será o que vc gostar mais.

    Aposto que vc tem 2 falantes de 8, e tem a chance de ligá-los em série ou paralelo.

    Terá que experimentar as duas ligações e ver a que te agrada mais. O fato é que no caso de valvulados, em muitos casos o transformador de saída funciona melhor e mais folgado em 16 ohms. Mas isso implica em ligar os falantes em série, que modfica o timbre, mas pode ser exatamente o que vc procura.

    Teste, ouça e decida.

    metropolisamp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone

    valeu Augusto...

    nos valvulados tb tem o lance, de tipo em 4ohms dá 140rms e em 8ohms dá 87rms, por explo????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Cara, estou pecisando de seu tel.
    Por favor, me envie.
    Abç

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    metropolisamp
    nos valvulados tb tem o lance, de tipo em 4ohms dá 140rms e em 8ohms dá 87rms, por explo????

    acredito q nao, pois a wattagem nos valvulados se diz basicamente ao casamento do trafo com a valvula, enquanto nos SS a impedancia de saida do transistor eh muito pekena, nao precisando assim do trafo de saida, podendo ligar direto no falante, e como tal impedancia do SS é baixa, quanto mais baixa for a do falante, mais bem casada se dará e mais wattagem terá. nos valvulados já nao existe esse "sentido" de progressão, já q vc tem valores específicos de casamento entre o trafo e a valvula de saida..

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Me manda um email pois perdi seu telefone - augustopedrone@ig.com.br

    Abração.

    metropolisamp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    kelson

    ah...legal...e vc sabe qual mudança no som pode ser em eu ligar minha caixa de 4 ohms na saida de 4ohms do amp ou ligar a 16 ohms???

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Valeu, Pedrone, desculpe a invertida das bolas, mas é isso mesmo que vc falou!Pessoal, aceitem minhas desculpas!Obrigado pela retificação, Pedrone.Só por curiosidade, vc por acaso tem ou teve algum parente na aviação?Trabalhei em Sampa entre 79/83 com um Pedrone...Forte abraço!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    carlos adolphs

    Olá Carlos !!! Não sei ao certo...o Pedrone vem de um italiano (meu avô) fugido da guerra...mas ele morreu cedo e não pude saber nada. Abração.

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Valeu, Pedrone.Um abração!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mas de forma geral...falantes em paralelo tem graves mais "frouxos" e retumbantes, e isso pode ser interessante (ou não) para seu som - vale ouvir !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Já mandei. Quero ver a possibilidade de fazer aquele "aperfeiçoamento" no meu MB400.
    Abç

    metropolisamp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone

    acho que vou liga-lo em serie..neh??? 16ohms

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença no som em 4, 8 e 16 ohms em Valvulados?