Handmade Hi Gain (poucas válvulas)

Autor Mensagem
Diogro
Veterano
# jan/06 · Editado por: Diogro


E dae povo, beleza??

Seguinte... estou afim dum amp valvulado... e, de acordo com o "especialista" com quem eu entrei em contato, um amp que pode vir a atender minhas necessidades seria o Marshall JTM... mas, não achei nenhuma crítica convincente sobre o som do JTM... então, já fica aqui minha primeira pergunta:

1 - Como seria o som do Marshall JTM??

Agora, sobre meu som, toco em uma banda de british rock, uma de metalcore e estou começando a montar um projeto de rock instrumental (tipo Joe Satriani)... para suprir todas as necessidades, preciso de um amp que tenha um clean aveludado (nível Fender), um bom ganho em crunch e overdrive (nível Marshall) e um bom ganho "hi gain" (nível Mesa Boogie). Devido a algumas limitações, o amp que eu tinha visto com estas possibilidades seria o Marshall JTM, que além de levar 5 válvulas (se não me engano 3 no pré) para gerar o famoso drive "Marshall", tem ainda a possibilidade de usar clipping de diodos para gerar um drive mais "nervoso"... não sei se é como ocorre nos Mesa Boogie, com a retificação...

Assim, gostaria de um amp "customizado", mas nada muito "extravagante", somente algumas modificações que julgo serem de grande utilidade para minha real necessidade. Não estou interessado num amp "hi gain" no padrão de um Soldano pela excessiva quantidade de válvulas, que necessitariam de cuidado extremo e uma grande quantidade de grana na hora da troca das mesmas... Com relação ao timbre final, gostaria de um amp com boas respostas graves, com agudos presentes mas não "estalados" e médios também presentes, mas não tão proeminentes (caso se faça necessário, tenho a "configuraçao" que gostaria que o amp tivesse)...

2 - Quem poderia fazer um amp destas proporções?? Até agora, somente o Pedrone deu "cartão verde" para este projeto, mas ainda não passei todas estas especificações para ele!!

No caso de ficar muito difícil a concepção deste amp, causando assim um grande aumento em seu custo final, eu poderia dar uma "sugada" em seus "customs", deixando ele mais simples mas ainda com a cara que eu quero!!

3 - Haveria algo a mais que eu tenha esquecido e que poderia ser incluído (ou o contrário)??

4 - O amp que poderia "sanar" esta minha necessidade viria a ser o Marshall JTM mesmo??

No momento, fico por aqui, no aguardo de respostas!
Abraços

Spectrum
Veterano
# jan/06
· votar


Acho que eu não vou ser o único a falar do Horizon da Lifesound.

Johnny_Trapaceiro
Veterano
# jan/06
· votar


Cara, nao é o JTM definitivamente! eu ja tive um, o Clean dele é fantástico! mas o drive dele é mais pra Blues/Classic Rock, se voce quer alto ganho teráq usar pedais nesse ampli... mas fora isso eu recomento, é um amplificador animal! eu tive um JTM310 me arependo amargamente de vender...

Fala com o Leandro "Cacildo Poncio"
http://geocities.yahoo.com.br/leandromarcoamp/
ele fez meu JCM800, no site, é esse Head 50 que vc ve na foto, ele faz o que voce precisar.

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


Spectrum
É já ouvi falar muito bem desse Horizon mesmo... o foda é só a quantidade de válvulas... assim como o Soldano SLO100... a manutenção acaba ficando cara "bagaraio"!!

Johnny_Trapaceiro
Então cara... eu estava conversando com o Augusto Pedrone sobre um amp "nesses moldes", e ele me falou do JTM... ele disse que o drive com diodos dele é mais nervoso do que o drive só de válvulas, chegando próximo ao "excesso" de drive que eu quero e preciso (metalcore é foda na distorção)!! Ainda estou buscando informações sobre ele... vamos ver... acho que vou acabar ficando com ele mesmo!!
Com relação aos amps do Cacildo, nada contra... sei que tem uma qualidade "fdp" (assim como já vi que os do Pedrone e os Lifesound também têm), mas o JCM não é um amp bem "hi gain" como eu preciso... teria que jogar um outro pedal de drive pra mandar ver na distorção... não que não goste, pois um dos timbres mais fodas pra mim é do Zakk Wylde, que usa o JCM + Wylde Overdrive/Boss SD-1... mas, eu quero algo mais nervoso, sem precisar adicionar um pedal de drive tão "constantemente", senão, ficaria num transisotrizado mesmo!!

Mas, valeu ae!!
Abraços!!

Renato gomes
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro
Desculpe o comentário, mas acho q vc ta viajando um pouco nessa de manutenção cara... o Horizon e o Soldano de 50w tem o mesmo numero de valvulas que um Marshall JTM e uma a mais que um Marshall JCM800.
e mesmo assim, uma 12ax7 de marca boa (Tesla por exemplo) custa por volta de 45 reais. se tiver uma a mais ou uma a menos não vai fazer tanta diferença assim... considerando que vc usa bastante o amp, vc troca valvulas de 2 em 2 anos...

Abraços,
Renato Gomes

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro
Cara... válvula não tem vida tão curta assim não.
È só ligar, usar stand-by direitinho como tem que ser com qualquer valvulado que dura pra caramba... e mesmo quando "queima" não é tudo de uma vez.

Minha dica como só poderia ser é um Horizon 50w

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


Bom... ainda estou estudando qual seria o amp, mas o Soldano e o Horizon têm muito mais válvulas que o JTM... se não em engano, o Soldano possui 9 e o Horizon 11 (me corrijam, pois posso estar falando bobeira)... o JTM possui somente 5!!

Mas, ainda estou pensando no amp... vejamos o que posso fazer!!

Abraços...

Michael Vlcek
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro

Até agora, somente o Pedrone deu "cartão verde" para este projeto

Augusto é competentíssimo.
se tiver chance de fazer com ele, faça.
eu recomendo.

O cacildo (leandro) tb é muito bom, mas tem fila de espera até 2007 já.
se está disposto a esperar, tb é uma excelente pedida.

Lifesound tb é show.

enfim, qq um desses três te servirá muito bem.
discuta com eles o q vc deseja exatamente e eles te apresentarão a melhor alternativa, pois são todos pessoas de boa índole.

um abraço

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro
o JTM possui somente 5!!

o jtm45 tem 3Xecc83 pré, 2Xkt66 potencia, 1Xgz34 retificadora

Johnny_Trapaceiro
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro

Tudo bem cara.. eu concordo com vc, mas nao espere q o Drive do JTM seje pesado como voce quer nao... ele é bem leve, nao tem aquele sustain q voce espera... de qualquer modo voce vai ter q colocar um pedal para empurrar ele...

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro
Numero de válvulas é o de menos como eu disse. Voce não vai trocar todas de uma vez.

Renato gomes
Veterano
# jan/06 · Editado por: Renato gomes
· votar


marcelogatinho
alem das q vc falou, tem mais uma valvula 12ax7 para o tremolo! totalizando 7 valvulas
o Horizon dizem que é copia do Mesa Boogie dual rectifier. se for mesmo, a versão de 50w tb tem 7 valvulas.

Diogro
não sei de onde vc tirou que o JTM tem menos valvula que o horizon e o soldano...
e ainda tem outra: a valvula retificadora do JTM (a primeira a ir pro saco) é cara pra burro! as de power tb são (KT66). alem de serem dificeis de serem encontradas
já o Horizon e o Soldano usam as valvulas mais comuns do mundo... 12ax7 pro pré, e EL34 ou 6L6 pro power.

AugustoPedrone
Veterano
# jan/06
· votar


Renato gomes

Os JTM30/60 são de projeto "recente" e não usam válvula retificadora, além do que as válvulas de saída são 6L6 (30) e EL34 (60), além de contar com o chaveamento entre dois canais.

Já o antigo JTM45 usa retificadora e KT66, e é quase que como uma cópia do Bassman da Fender.

Abraços.

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


Renato gomes
alem das q vc falou, tem mais uma valvula 12ax7 para o tremolo!

ai Renato beleza !!! acho q os jtm45 naum possuiam tremulo

Renato gomes
Veterano
# jan/06
· votar


marcelogatinho
o reissue eu nao sei... mas os antigos possuiam sim :)

AugustoPedrone
brigado pela explicação! não sabia desse detalhe. achava que o JTM30 e JTM60 eram projetos contemporaneos do JTM45 e tb usavam as mesmas valvulas.
eliminando a retificadora e as KT66 (a altana vende por R$229.45 a unidade da KT66 e por 100 reais a retificadora GZ34!!!) tudo muda de figura :)

abraços,
Renato Gomes.

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


Renato gomes
o reissue eu nao sei... mas os antigos possuiam sim :)


tinha naum cara, veja os eskemas por ai na net,
olha só falando em jtm45 eu tenho umas fotos do super lead do Jimi Hendrix, bem legal, kem kiser eu mando no email, tem uma foto interna duas externas, mais duas das valvulas !! ai neste tbm se ve q naum vinham com tremulo !!
peguei la no ebay uma vz q um cara tava vendendo o amplificador por uma fortuna !!

Renato gomes
Veterano
# jan/06
· votar


marcelogatinho
tinha sim cara. hehehehe
dá uma olhada aqui: http://www.drtube.com/schematics/marshall/jtm45tr.gif
esse é o esquema do JTM45 Bass & Lead que o Eric Clapton usou pra gravar o famoso disco "Beano" do John Mayall´s bluesbreakers. e tem tremolo.

eu quero essas fotos sim! meu email é renatog@flashmail.com
se vc puder mandar eu agradeço.
abração.

marcelogatinho
Veterano
# jan/06
· votar


Renato gomes

ja mandei pra vc as fotos !!! se naum receber fala ai q mando denovo mas acho q naum tera problemas
volto a reafirma q naum tinha , pode ser q um ou outro tivessem, mas originalmente naum vinha com tremulo !!!baixa fotos na net e verá diversos, todos sem !

Renato gomes
Veterano
# jan/06
· votar


marcelogatinho
recebi sim cara! muito obrigado.
vc achou no ebay? quem era o zé mané q tava vendendo uma reliquia dessas?! se fosse meu ia morrer comigo. nao vendia por nada

Diogro
Veterano
# jan/06 · Editado por: Diogro
· votar


Renato gomes
Zé mané... essa foi boa... mas, pô cara... parece que você num sabe que existe de tudo hoje em dia... eheheheh... vez ou outra você acha umas "raridades" ae pela net...
Eu mesmo achei uma guitar Dreamer (luthier) em mogno e ponte floyd da gotoh, por 310 no ML... brincadeira??

E, agradeço a todos pelos comentários ae... mas, isso ae de empurrar o drive do JTM (mesmo o de diodos) seria mesmo real??
E, no caso de eu dar um "upgrade" num amp já montado, como um Tremendão T3 da Giannini, seria mais negócio pro tipo de som que eu preciso??
Por enquanto ainda estou mais pro JTM, mas preciso saber se ele vai dar o "gás" que eu preciso pra drive, senão vou acabar pegando um Soldano, ou sei lá!!

Abraços ae!!

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


e ae povo?? Alguma consideração??

Um Tremendão T3, um True Reverb 2 (ambos pra dar um upgrade) ou um JTM/Soldano/Mesa handmade?? Lembrando que preciso de um drive "hi gain" (tocando metalcore)!!

Abraços!!

Renato gomes
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro
só reforçando o q eu acho: eu iria de soldano ou mesa.. o jtm é otimo ampli mas é pra blues.. o q vc vai gastar com pedal bom pra empurrar ele vc gasta pegando um ampli q vai te dar o som q vc ta procurando..
abração.

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


Renato gomes
é... ainda estou pensando... vamos ver!!

Flows ae!

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


mais alguém ae??

affcl
Veterano
# jan/06
· votar


Diogro
kra o drive q vc precisa é o do mesa boogie
ele vai cair perfeitamente pra vc
muito ganho!!!

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


affcl
É... sei disso... mas eu queria um Mark IV, se fosse pegar um Mesa... num sei se o Double Rectifier (ou Horizon, como já recomendaram) seria "o cara" pra mim... eu ainda estou no aguardo pra saber o som de um JTM, pra ver como é o drive de diodos dele...

Mas, valeu o toque... Abraços

Metal Fuzz
Veterano
# jan/06
· votar


"preciso de um amp que tenha um clean aveludado (nível Fender), um bom ganho em crunch e overdrive (nível Marshall) e um bom ganho "hi gain" (nível Mesa Boogie)"


Soldano SLO clone!
é perfeito se é isso q vc quer!!!

Metal Fuzz
Veterano
# jan/06
· votar


pede com um canal a mais... tipo crunch... (da lifesound é o mais recomendado pelos soldaneiros!!)
Pergunta pro Toki... ele tem um modificado!
E vai confirmar o q eu to dizendo!

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


Metal Fuzz
É... eu já vi os "reviews" dele... e acho que já sei com quem vou pegar o amp... esse ae é o Tritone né??

Flows... valeu ae!!

Diogro
Veterano
# jan/06
· votar


Mais alguém??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Handmade Hi Gain (poucas válvulas)