# LOW GAIN / HIGH GAIN #

    Autor Mensagem
    SCOSTA
    Veterano
    # out/04


    Notei q mtos amplis tem essas duas entradas... MAS NAO ENTENDI O PORQUE DISSO! qual a diferença delas? OBRIGADO!

    Demolisher
    Veterano
    # out/04
    · votar


    uma entrada para equipos com pré amplificação - High Gain e uma entrada para equipos sem pré amplificação - low gain...

    SCOSTA
    Veterano
    # out/04
    · votar


    fiz uma BUSCA e vi q o topico jah foi postado... obrigado

    SCOSTA
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Demolisher

    mas como assim? seria guitarra d captadores ativos (no HIGH) e PASSIVOS (no low)?

    e a historia de singles usado mais no high e humbucker no low...? ou eh mesmo questão de preferência?

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Demolisher

    é o contrário...... Hi é pra captação passiva e de baixo ganho..... pra não saturar o pré demais..... e Low é pra captação ativa e/ou de alto ganho..... pq um cap ativo ou hi-gain na entrada hi tende a deixar o som limpo meio distorcido........ indicando saturação do pré....

    qto à questão de singles no hi e humb. no low...... não sei....... single geralmente tem menos ganho...... e o hi acentua o brilho da guita enquanto q o low acentua os graves, então seria o contrário também.......... pelo menos assim é q funciona no meu amp.....

    b0fh
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    ganho não brow... SAIDA... captador não tem 'ganho', tem nível de saída.
    E sim, singles tem menos saida que os humbuckers, e os ativos normalmente tem mais saída que os passivos.

    sds

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # out/04
    · votar


    b0fh

    hehehehehe..... valews....

    Phoenix
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    mas isso tbm tem em amp de baixo???
    e alias... como eu sei se o meu amp é de baixo??? hehehe ele era do meu pai na epoca de banda dele... só q o amp é mto velho... e naum tem lugar nenhum dele falando se é de baixo ou de guita ¬¬

    mas tem o LOW e o High...

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    low gain fica mais suave, é bom pra estudar
    high gain é mais agressivo, se o cara ta meio revoltado ou quer da bastante presença pode toca nele hehe

    w4rl0ck
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Phoenix

    meu amp era do meu vei tbm =\ soh q achadno q comparado comigo tu saiu no lucro =D haehuae

    oak
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    que eu saiba as entradas LOW e HIGH se referem a impedancia de entrada
    captadores passivos vc liga no high (alta impedancia) por que o captador em si tem uma impedancia grande, ligar um indutor num circuito de baixa impedancia de entrada nao da bons resultados hehe
    captadores ativos vc liga no low por que o captador ativo nada mais eh que um captador passivo com um amplificador, como o amplificador ja funciona como um buffer (que eh a diferença entre o low e o high do amp, o high tem um buffer na entrada) entao nao eh necessario que haja outro buffer na entrada
    amplificadores de baixo sempre tem entradas hi e low por que eh mto comum captaçao ativa em baixo

    marphy
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    um teclado seria um instrumento que seria ideal ligar em qual entrada ? de alta ou baixa impedancia ?

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    marphy
    Na maioria dos casos, tanto faz. Você não vai ter aumento de ruídos nem nada do tipo, se usar cabos minimamente de qualidade.

    Mas ligar na entrada low gain (ou não-preamplificada, ou de baixa impedância), vai permitir níveis de sinal maiores no cabo, diminuindo a quantidade de ruído amplificado.

    Mas, só repetindo, em boa parte dos casos não vai fazer muita diferença.

    markolino
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ligue no que ficar melhor pra voce..

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Resumindo:
    Baixa impedância de saída => Alta impedância de entrada:
    som normal sem perdas.

    Alta impedância de saída => baixa impedância de entrada:
    som degradado.


    Porque isso acontece, qual é a explicação tecnica?

    O que muda? polarização dos transistores na entrada? o que é afinal?

    amilanezi
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: amilanezi
    · votar


    Alex guitar man
    Bom já que foi cavocado esse tópico vamo lá...contribuindo...em 3...2...1...0

    As entradas Low e High de um amplificador servem para aumentar as possibilidades de casamento de impedâncias entre captadores de guitarra e a entrada do circuito do amplificador...isso parece simples, mas é bem complexo e depende muito da topologia de cada circuito de amplificador e qual a guitarra que o caboclo vai espetar nesse ampli...sendo que cada combinação pode dar resultados diferentes.

    Na minha opinião, essas duas entradas pode-se ligar de acordo com o gosto do freguês, sendo que não existe uma regra definida para qual seria a melhor ligação. Seu ouvido é que manda.

    Ou seja, amplis com estas duas entradas são mais versáteis do que aqueles que possuem apenas uma.

    Algo notável é que de acordo com qual entrada se usa...a configuração do set (equalização do ampli, regulagens de pedais e pedaleiras, e a guitarra, claro) muda completamente, pois a resposta em frequência e a curva de ganho de cada uma delas é diferente e reage de forma diferente nos teus equipos.

    Se o cara conseguir entender a diferença causada no seu set, entre as respostas diferentes do ampli, de acordo com a entrada (high ou Low), basicamente ele terá 2 amplificadores diferentes, um para cada entrada, basta saber aproveitar isso da melhor forma possível.

    Eu uso muito isso no meu ampli (Peavey Valveking 112) e já estou relacionando as diferenças da resposta entre uma entrada e outra com meu set.

    Porque isso acontece, qual é a explicação tecnica?
    O que muda? polarização dos transistores na entrada? o que é afinal?

    Já respondi acima, mas a mudança é na topologia do circuito do ampli, principalmente alterando a impedância de entrada do circuito...que é uma das principais características que definem a resposta desse ampli em termos de frequência e ganho.

    Espero ter ajudado a esclarecer mais do que obscurecer...hehehe

    o/

    ALF is back
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    amilanezi
    cara eu dei uma passada aqui só pra ver o que tava sendo conversado neste tópico e me deparei com sua excelente explicação! eu tinha receio de ligar baixo ativo em entrada high pq achava que podia queimar alguma coisa, tipo uma valvula huauhauha
    mas com sua explicação, não terei mais escrúpulos e experimentarei mais essas coisas!
    vlw!

    amilanezi
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ALF is back
    Hehehe....é pra isso que estamos aqui...pra ajudar e ser ajudado...

    eu tinha receio de ligar baixo ativo em entrada high pq achava que podia queimar alguma coisa, tipo uma valvula huauhauha

    Queimar não vai, mas o efeito pode ser no sentido de que o baixo ativo por ter uma saída mais alta, ligado na entrada High, sature mais a entrada do pré-amp, dando aquele overdrive a mais no timbre (às vezes é desejavel), tudo depende do som que você quer...

    o/

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    amilanezi

    Obrigado pela explicação, mas esta um pouco fora da minha pergunta rs

    Na verdade, vamos dar um exemplo, tenho um pré amplificador onde meu transistor de amplificação é BC549, polarizado de forma X para que se adapte a entrada de um instrumento com captador de baixa impedancia, só porem ao ligar um captador com saida de 500K pra cima, há uma grande perda de qualidade no som, o que precisaria mudar pra resolver isso, a polarização do transistor? Mas assim, não ia acabar saturando ou entrando em corte? E porque a perda de agudos ocorre?

    Ramsay
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Alex guitar man

    Cara, vc está fazendo confusão. Um captador passivo não tem saída de 500K.
    O que tem 500K (ou 250K) são os potenciômetros. Os captadores passivos tem resistências de saída que variam de 4,5k ( baixo ganho) a 22K (altíssimo ganho) e são essas resistências que determinam a impedância de saída de uma guitarra.
    Num pré amplificador com transistor de amplificação BC549, a impedância de entrada típica é de cerca de 56K.

    Então, se vc liga qualquer captador passivo, seja de baixo ganho ou alto ganho, a resistência deles não vai passar de 22K (alto ganho) e vai casar com a impedância de entrada de 56K do pré amplificador com BC559, respeitando o preceito que vc mesmo falou e que por sinal é correto:
    Baixa impedância de saída (de 4.5K a 22K) => 56K Alta (média) impedância de entrada: =>som normal sem perdas.

    E não existe uma explicação técnica precisa para isso. Pois esse preceito foi descoberto na prática, deu pra entender??

    inExperienced
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    amilanezi
    Da pra usar um AB/Y e ora mandar o sinal direto pra uma entrada e ora pra outra?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ramsay

    Nossa resconheci minha confusao, e entendi sim, cara, gostaria de aprender a fazer um pré amplificador passo a passo, pensando em tudo, nos calculos do diviaor pra polarizar o transistor e ve tc, entende? Sera que se eu criar um topico pra ensinar a montar um cirquito passo a passo o pessoal me ajuda?

    (em busca de aprender)

    amilanezi
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    inExperienced
    Da pra usar um AB/Y e ora mandar o sinal direto pra uma entrada e ora pra outra?
    Acho que isso vai depender do amplificador permitir ou não essa posibilidade...

    Dependendo do ampli, ao plugar a guita em uma entrada (High ou Low) pode ser desabilitada a outra...nesse caso não daria certo.

    No caso do meu ampli, eu sei que se plugar nas duas entradas ao mesmo tempo, as duas ficam como Low (provavelmente pela entrada em paralelo da nova impedância), mas funcionaria, porém sem uso prático (Duas entradas low não me ajudariam em nada).

    Quando se pluga uma guitarra em um amplificador, se coloca a impedância da guitarra (Saída do(s) Captador(es)) em paralelo com a impedância de entrada do ampli, ou seja, casar as impedâncias significa que o resultado da associação em paralelo das duas impedâncias envolvidas (Guitarra e ampli) estão de forma tal que o sinal flui da maneira mais próxima possível do ideal para o que o ampli foi projetado, possibilitando de forma otimizada as outras etapas de amplificação e coloração desse sinal.

    o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a # LOW GAIN / HIGH GAIN #