Potência de falantes

    Autor Mensagem
    Fender Deville
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Fender Deville


    Se eu monto uma caixa 2x12'' com um falante de 20 watts e outro 30 watts, eu posso ligar essa caixa na saída pra falante externo dum combo valvulado de 50 watts sem problemas ou a coisa não funciona simplesmente somando as potências dos falantes?
    []s

    cavaleirolouco
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pelo que me falaram naum da pra "somar" potência de falantes..
    e no seu caso se vc ligar esses falantes em um apli de 50w e botar no talo, os falantes vão pro saco!!!!

    talves se vc pegar um falante de 50w e ligar em série com um outro menor.
    mais o ideal e ligar em paralelo 2 falantes de uns 60w com as mesmas caracteristicas, para não haver perda nenhuma.

    e lembre-se toda vez que vc quizer colocar mais caixas externas com esse mesmo ampli de 50w, vc vai ter que dobrar o nº de caixa.. se agora vc tem 2 falantes vai ter que colocar mais 4. a cada dobra que vc faz vc acrescenta 3 db de ganho no volume....
    isso foi o que me explicaram

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fender Deville
    Use 2 falantes iguais de 30WRMS ligados em série, mas verifique a resistência (ohms).
    Abç

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pelo que me falaram naum da pra "somar" potência de falantes..
    da sim amigo
    sempre se soma
    pode reparar qualquer caixa de 4x12 repare nas especificaçoes dos falantes e depois na potencia total da caixa
    sempre foi assim.
    4 falantes de 75w da uma caixa de 300 w q é oq acontece com aquelas marshall novas as 1960
    as antigas tinhas 4 falantes de 25w cada somando 100w e os cara ligavam um amp de 100w nelas

    Fender Deville
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não é aconselhável usar falantes diferentes?
    []s

    cavaleirolouco
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    marcelogatinho

    eu coloque a palavra somar entre "" justamente por isso, porque a soma das caixa é proporcional a quantidade delas, sempre dobrando a quantidade, se tiver 2, + 4, + 8...... se vc ligar um apli de 30w as caixas "nunca" iram falar mais do que 30w, pois obviamente essa é a potência maxima do apli, mas se vc dobrar a guantidade de caixas irá acrescentar 3db para cada dobra, quem me falou isso foi um amigo meu campeão brasileiro de som altomotivo..

    cavaleirolouco
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Use 2 falantes iguais de 30WRMS ligados em série, mas verifique a resistência (ohms).
    Abç

    cara o apli dele é de 50w os falantes vão explodir, naum?

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    cavaleirolouco

    e no seu caso se vc ligar esses falantes em um ampli de 50w e botar no talo, os falantes vão pro saco!!!!
    isso q vc falou, respondendo a pergunta dele o qual keria liga um falante de 30w e + um de 20w para um amp. de 50w.cavaleirolouco

    e eu simplesmente falei q ele poderia ligar sim, e nem comentei sobre decibeis pois nem sei nada disso

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    cavaleirolouco
    Em série dará 60WRMS

    Fender Deville
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Em paralelo também não dará 60W?
    []s

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    tbm
    sempre mesma potencia oq da diferença sao nos OHMS
    se liga nisso pra naum acaba com a saida do amplificador

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    marcelogatinho
    Fender Deville
    Olha eu aí de novo...Buenas, pessoal.Vai fritar bobina...Vamos lá.Existe uma tal de Lei de Ohm, que diz o seguinte:Se vc colocar dois resistores de igual valor em série, a voltagem sobre eles vai se dividir igualmente e a corrente será a mesma para os dois.A potencia vai igualmente se dividir, portanto.Se vc tem 50W e um Alto Falante de 20 W mais um de 30 W, a potencia em cada um será de 25 W.O primeiro vai dar pau e o outro aguentar.Se a ligação for em paralelo o efeito é o mesmo, só que a resistencia cai à metade, porém a corrente dobra, entregando a mesma potencia aos dois ou seja 25W.Tem uma tal de Lei de Kirchoff que regula os sistemas paralelos e diz a mesma coisa.O AF de 20W vai torrar....

    marcelogatinho
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    carlos adolphs
    nada como alguem q realmente entende pra esprica pra noís aki rsrsrs
    valeu ai carlos
    100% entendido agora

    Fender Deville
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    carlos adolphs
    Saquei. Pô muito bem lembrada essa Lei de Ohm.
    Lembrei também daquelas formulas
    P = i x U
    U = r x i
    É realmente, vou desistir desse falante de 20W.
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potência de falantes