Amplificadores Fender...

    Autor Mensagem
    richie
    Veterano
    # nov/05


    Qual é o melhor amplificador valvulado da Fender pra tocar blues e hardrock?

    Valeu!!

    André GuitarMan
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    richie

    São esses:

    * Hot Rod Deluxe (1x12 40 Watts)
    * Hot Rod DeVille (2X12 60 Watts)
    * Hot Rod DeVille (4x10 60 Watts)

    affcl
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: affcl
    · votar


    blues junior
    twin reverb
    e bassman na minha opinião
    todos tres melhores dos q os citados antes

    fabio_gravata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    blues junior
    twin reverb
    e bassman na minha opinião
    todos tres melhores dos q os citados antes
    (2)

    tem ainda os que não são fábricados, mas vc pode achar usado, princeton reverb, blues deville (esse parece que voltou a ser fabricado)

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fender tem que ser
    Bass man
    Twin Reverb
    Blues Deville

    Simpelesmente os melhores.
    Pode comprar sem se arrepender

    fabio_gravata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    mas os hot rod não são amplis ruins não.
    tem um som muito bom, mas a construção deixa a desejar quando comparados aos modelos top.
    são cheios de transistors no pré pra aumentar ganho etc...

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Meu comentário é tardio mas talvez sirva para não evitar um pouco a disseminação de um equívoco que percebi no fórum.
    Não é verdade que seja “cheios de transistores para aumentar o ganho”, nem influenciam no timbre.
    Os hot rods possuem transistores para as seguintes finalidades:
    - Uma par transistores J11 para chaveamento de capacitores de bypass ( controles “fat” e more drive), ou seja não são nada mais que interruptores que ligam e desligam esses capacitores.
    Os relês que chaveiam os canais limpos para sujo e controles via pedais, também na são interruptores acionados por eletricidade.
    -Tem um outro circuito “ss” que gerencia a fonte de alimentação dos relês um C.I. 4560 e um transistor 2N4401 isso também não tem nenhuma relação com o circuito de áudio.
    -Fora esses dispositivos que em nada influenciam no timbre, existem dois circuitos que realmente usam OP´s solid state, o reverb e o loop ativo de efeitos.
    Se você não estiver usando o loop os circuitos send e return estarão em bypass, como se não existissem.
    Assim mesmo o loop é de resposta plana que não altera muito o som.
    O mesmo ocorre com o reverb que também utiliza um OP duplo TL072. Um capta o som na saída do pré-ampificador e outro adiciona o sinal recuperado do reverb de mola.
    Se o controle do reverb estiver no zero, nada será acrescentado ao sinal que vem do circuito pré-amplificador 100% valvulado.
    O ganho da distorção desse amp vem da saturação de ums secção da segunda válvula 12AX7 a qual não é usada quando ativado o canal limpo.
    O módulo de saída, por sua vez, é praticamente idêntico ao do bassman (na verdade o HR possui uns aprimoramentos vantajosos para conveniência técnicas e segurança, mas que são irrelevantes no timbre), com uma 12AX7 para divisão de fase e as duas 6L6GC (ou 5881) para a saída de fato.
    Assim, o que diferencia significativamente no som dos hot rods do bassman r.i. (ou 5F6-A original) são os seguintes aspectos:
    a) A concepção do pré-amplificador. Apesar de usarem 1+1/2 válvulas 12AX7, tratam-se de projetos de circuitos diferentes cuja abordagem implicaria em diversas considerações técnicas. A diferenciação do melhor som depende do gosto do freguês mas ambos são adequados para blues.
    b) Os Hot Rods possuem loop ativo e reverb, Isso é uma vantagem. Porém, caso você não goste destes dispositivos (ou tenha preconceito por serem SS) basta não usa-los e a situação será a mesma do bassman.
    c) Os H.R. têm canal sujo com distorção produzida exclusivamente por válvula.
    d) O Bassman tem a grife, fama “vintage”, acabamento em tweed e tecido ortofônico oxblood, itens que só servem como cosmético e para salgar o preço.
    e) As diferenças de potências (quase imperceptíveis aos ouvidos) se devem às diferenças de ajuste de bias, não a diferenças nos circuitos dos amps. Até mesmo o bassman original se diferencia o re-issue nesse aspecto.
    f) A retificadora GZ34, segundo reza a lenda, dá um pouco mais de compressão ao som quando o volume está próximo do máximo. Pessoalmente nunca fui capaz de distinguir perceber tal efeito em algumas experiências que já fiz. Em volume razoável, não há como distinguir um amp com retificadora SS de outro igual com GZ34/5AR4. A grande diferença na prática é que a válvula retificadora “NOS” chaga custar mais de R$100,00 e queima, enquanto um diodo “ss” custa R$0,05 e chega a durar a vida toda.
    g) A maior diferença no som é dada pelos alto-falantes. Os Hd’s usam modernos Eminences com grandes imãs cerâmicos de enquanto que o bassman usa 4 Jessens P10R com um pequeno núcleo de Alnico.
    O que diferencia os Hot Rods entre si é que o Deluxe tem apenas um falante de 12” e é regulado com um pouco mais de sobre-tensão na grade das 6L6 (bias) e um pouco menos de tensão nas placas (diminuindo a potência dissipada).
    Já os Devilles o diferenciam entre si (exclusivamente) pelos auto-falantes (2 x12 ou 4x10).
    Pessoalmente, prefiro o som dos Jessen usados no bassman. Mas, no final das contas, se você colocasse 4 falantes desses num Deville 410, usando o canal limpo e com reverb no mínimo, vai ter o 98% do som do bassman (+ os recursos do Hot Rod), apesar da grande diferença entre os pré-amplificadores.
    Existe também um alto-falante Eminence que é muito parecido com o P10R o Legend 1028K, é quase uma réplica, bem mais em conta.

    maurice
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    SergioTrindade
    Acrescento mais uma diferença importante: Os HR são contruídos em PCB e os Bassman, manualmente em PTP.

    snd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Se ambas as construções forem boas (ponto a ponto ou placa) não vai fazer diferença nenhuma no som.

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    SergioTrindade

    valeu bixo!
    grande contribuiçao ao forum;)
    volte sempre....

    kelson
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    SergioTrindade
    enfim uma conclusão técnica pra servir a todos!
    vai umas fotos do HR sendo este muito bem construido!
    http://img64.imageshack.us/img64/3838/foto1rb0.jpg
    http://img114.imageshack.us/img114/6977/foto2fw1.jpg

    protetor contra balanços do cabinet nas valvulas de pré
    http://img480.imageshack.us/img480/9225/foto3jn5.jpg

    diwillo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O melhor mesmo eh o Princeton Chorus q to vendendo :p eehuehu

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    richie
    Qual é o melhor amplificador valvulado da Fender pra tocar blues e hardrock?
    André GuitarMan
    * Hot Rod Deluxe (1x12 40 Watts)
    * Hot Rod DeVille (2X12 60 Watts)
    * Hot Rod DeVille (4x10 60 Watts)

    affcl
    blues junior
    twin reverb
    e bassman na minha opinião


    jah vi nego fazer blues, rock e hard com rocpro1000 ... entao .. fica a duvida ...
    tudo eh da concepção do amp ... e claro... restante do equipo usado ...

    cacildo poncio
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    SergioTrindade
    bela explanação!


    Só pra contar minha experiência com eles, eu consertei um hot rod deluxe, o trafo de saída entrou em curto e acabou queimando o trafo de força, teve de ser reenrolado os dois, e no final das contas não achei nada interessante o timbre.

    Outra vez peguei um Hot rod deville, um resistor de placa da inversora tinha alterado valor........troquei, testei, toquei, toquei e não achei nada interessante também.

    peguei um hot rod blues junior de 15w e falante de 10", dei uma geral e nossa!!! achei muito melhor que os hot rods!

    eu achei os trafos dos amps mau dimensionados, o força dos hot rods deville e deluxe são uma vergonha! esquentam que é uma beleza! (fosse normal esquentar!)

    agora um reissue que eu achei um timbre interessantíssimo! foi do twin reverb 65 com 1x 15", foi uma experiência bastante legal, amp sem ruído algum e um headroom de cair o queixo! pena que não gosto de pcb....

    já fiz manutenção em twin reverb, pró reverb, dual showman todos de época e o que mais me chamou atenção foi um pró reverb; ele estava reformado mas com os trafos originais e falantes naylor, os caps eram os antigos spragues ainda! timbre limpo sensacional e reverb melhor ainda, tinha uma ambiência impressionante....

    abraços!

    busterchair
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cacildo, vc faz ainda manutencão em amp?
    eu possuo um fender frontman q qdo ligado a distorção sem cabo , desde o vol. minimo fica um chiado "shhhhh", mt chato..
    espero resposta

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    busterchair
    Se vc desliga a distorção o ruido para?Sem o cabo na entrada tem ruido?Acho que o problema não é dele não...(desculpe a intromissão).

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu não colocaria o blues jr. no hall dos melhores.
    Fiz um teste na loja com um Blues Jr. e um Hot Rod Deluxe e, sinceramente, achei o som desse último muito mais quente e agradável.
    Evidentemente é uma questão de gosto que não há como discutir.
    De qualquer forma, o blues Jr. assim como o atual Blues Deluxe R.I. tem pré-amplificador concebido especificamente para o timbre de blues.
    Ambos usam três estágios (uma 12AX7 e meia) para dar um ganho moderadamente elevado.
    Esse é um dos aspectos fundamentais da distorção picante do blues, um pouco de distorção no pré e um pouco de distorção no power.
    (Para heavy metal é bom uma distorção absurda no pré e um power limpo que agüente o tranco, e para rock tradicional uma distorção muito branda no pré e uma maior saturação do módulo de saída)
    O problema do blues jr.é que o usa 2xEL84, que, “na minha opinião” tem som meio taquara lascada, pelo menos quando usado para guitarra strato. Ainda sim é um bom amp.
    Se eu tocasse somente blues preferiria de longe o Blues Deluxe que é muito mais amp.
    A eletrônica do Blues Deluxe é muito parecido com o Hot Hod Deluxe, inclusive com o reverb/loop ativo transistorizados, o mesmo módulo de saída, mesmo auto-falante e a mesma fonte de tensão.
    Basicamente, diferença é que, no Blues Deluxe, o canal sujo não usa mais um estágio de distorção, apenas aumenta o ganho no segundo e no terceiro estágio.
    Além disso, a timbragem dada na escolha dos capacitores de valor reduzido que acoplam os 2 primeiros estágios puxam mais para os agudos, o que inclui o do controle de brilho.
    Fora esses aspectos, e a posição do equalizador que altera um pouco o ganho, a maior diferença que sobra, é que um é forrado de corvin e o outro com tecido tweed.
    Para rock 'n roll e afins, amplificadores como o bassman e hot rod (assim como Plexi ou JCM800) são certamente mais adequados e versáteis.
    Tem também tem uma opção um pouco mais cara e ainda melhor para que toca blues - o Blues Deville 410 cujo parentesco com o Hot Rod 410 é quase o mesmo que descrevi entre Blues deluxe e o HD deluxe mas com uma diferença crucial.
    É que o Blues deville 410 tem 4 alto-falantes Eminence 10” com imã de alnico, isso o aproxima um pouco do timbre do bassman.
    A diferença no preço (entre o Blues deluxe e o Blues deville) compensa o saldo, pois cada auto-falante desses custa R$200,00 aqui em São Paulo.
    Contudo, o ideal mesmo é testar com calma as opções na hora de comprar, sem se deixar levar por preconceitos mitos criados pela indústria e pela publicidade e, principalmente, pelas “pérolas” publicadas em revistas do gênero (como aquela famosa que não convém citar o nome).

    kelson
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    SergioTrindade
    revistas dos generos, as de hoje, são pra ser queimadas! não respeitam nada.. por isso nunca comprei uma, nem me esforço a ler.. são tenebrosas mesmo.

    BBGuitar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Blues Deville , não tem pra ninguém é amp pra caralho

    busterchair
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    busterchair
    Se vc desliga a distorção o ruido para?Sem o cabo na entrada tem ruido?Acho que o problema não é dele não...(desculpe a intromissão).


    eu ligo o amp sem cabo nenhum conectado, e ligo a distorção
    sem cabo mesmo fica o barulho desde o minimo volume
    ai qdo plugo a guitarra some esse chiado

    gege_correa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    jah vi nego fazer blues, rock e hard com rocpro1000

    eeee eu faço com um rocpro700 hauaha o Malmsteen já usou um rocpro1000 umas vezes...:-P Abraço!

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    SergioTrindade
    Eu não colocaria o blues jr. no hall dos melhores.
    Fiz um teste na loja com um Blues Jr. e um Hot Rod Deluxe e, sinceramente, achei o som desse último muito mais quente e agradável.


    puxa.......eu testei e sinceramente achei o melhor em questão de timbres......

    Evidentemente é uma questão de gosto que não há como discutir.

    olha que não usei este método! foi uma analise que fiz considerando qual o melhor que achei (em termos de timbre) entre eles.

    abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificadores Fender...