Sugestões p/ caixa - ohms

    Autor Mensagem
    Gustavo Bastos
    Veterano
    # out/05


    Senhores,

    Tenho um cabeçote Staner com 2 saidas com 8 ohms em cada uma.

    Estou pensando em montar uma caixa com 4 falantes de 12" 12PW3 da Selenium. Cada falante tem 8 ohms.

    Qual seria a melhor forma de fazer essa ligação dos falantes? Se ligar os 4 em paralelo, teria no final 2 ohms na caixa contra 8 no cabeçote.

    Alguem pode me dar alguma dica?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ao que parece, terá que ligar os falantes em série-paralelo para ter no final impedância de 8 ohms e usar somente uma saída do seu Staner.

    Ligar tudo em paralelo e ter no final 2 ohms é pedir parta queimar seu amp na certa.

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Não entendi, "série-paralelo" ? Não é serie OU paralelo?

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_03.html

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Desculpe minha ignorancia, a ultima foto deste link mostra o que voce disse.

    Uma outra dúvida, estas caixas pra guitarra, como marshall por ex, elas são abertas atras? Ou são seladas?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Certo, a última figura mostra uma ligação série-paralelo. O erro da figura está no valor total da associação, que no caso exposto é de 4 ohms. A regra é....uma série-paralelo de 4 falantes terá a impedância resultante igual à de um único falante.

    Caixas de guitarra podem ser semi-abertas ou fechadas, vai mt de gosto. As Marshall 4 x12 são fechadas, enquanto a maioria dos combos 1x12 ou 2 x12 usam caixas semi-abertas.

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Qual a finalidade de se usar 4 falantes de 12", se o amplificador vai ter no maximo 100W RMS , e cada falante mais de 200W RMS ?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Para aplicações em guitarras, o mínimo de segurança para os alto falantes é 2x a potencia do amplificador em questão.

    Com um amp de 100 watts, podemos usar 4 falantes de 50 watts com segurança.

    Marcelo Oguma
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gustavo Bastos

    bem mais pressão sonora, projeção, vai ter mais quantidade de graves, bem melhor cara, os falantes tem 200w, mas não é por isso que vc vai colocar 200w nele

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Marcelo Oguma
    Faz sentido.. É que pra som de carro você mede tudo em termos de potência pra funcionar "no talo" quase, em relação ao amplificador :-)

    Uma dica de voces.. Se eu fizer uma caixa 4x 12", devo fazer ela semi-aberta por trás, selada ou dutada ?

    Será pra guitarra.

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Boa noite! eu tenho um falante wpu de 12" da selenium, um drive d-250x selenium e uma tweeter st 302 também da selenium, uma caixa com divisor de frequência passivo da marca "nnenis" modelo df 403L, site da nnenis aqui (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF403L) com o corte de frequência de 900hz e 5,6khz @ 8 Ohms de 400w rms 9db de atenuação na saída de driver e 6 db na saida do tweeter. a aplicação deste divissor passivo é de trez vias ou seja grave, médio e agudo, 2º ordem (12 db/8) atenuação de 9 db no drive e 6 db no tweeter. a perguna é! este divissor de frequência passivo está correto para os falantes mencionado grave , médio , e agudo? Grato!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões p/ caixa - ohms