4 e 8 Ohms - ligando 2x12

    Autor Mensagem
    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # set/05


    E ae Pessoal!!

    Tenho uma caixa 2x12 e descolei mais uma!!!
    Bom queria ligar as duas... Eu poss ligar uma na entrada de 4Ohms e a aoutra na de 8 ohms??
    Ou qual seria o tipo de ligação que eu tenho que fazer???
    Eu sei que todos os falantes possuem 4 Ohms e as duas caixas tem 4ohms no total... alguem pode me dscolar um esquema de ligar!!??

    affcl
    Veterano
    # set/05
    · votar


    liga na entrada de 4 ohms se não vc vaio destruir a sua caixa.

    leodacosta
    Veterano
    # set/05 · Editado por: leodacosta
    · votar


    Guilherme Ghelfi
    Depende da forma que os falantes estão ligados na caixa...

    Procura saber em quantos Ohms estão cada caixa para que você possa casar com o amp...

    Se você ligar isso de forma errada, pode ter sérios problemas com seu trafo de saída...

    Michael Vlcek
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Michael Vlcek
    · votar


    se os falantes estão em paralelo dentro de cada caixa (2 ohms por caixa no total), vc terá de ligar as duas caixas EM SÉRIE (2 ohms + 2ohms), o q resulta em 4 ohms no final.

    falow

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Guilherme Ghelfi
    · votar


    E ae pessoal!!
    Michael Vlcek
    leodacosta
    Acho que não me fi entender corretmente...
    CADA Falante tem 8 ohms
    Cada Caixa tem 4 Ohms
    Ou seja são falantes ligados em paralelo!!

    Eu não queria desfazer elas e monta uma 4x12 e sim usar as duas quando necessário, ai o que eu queria saber é se tem algum esquema de eu ligar as duas caixas, ou uma na outra ou cada uma em uma entrada uma na entrada de 4 ohms e uma na entrada de 8 ohms.
    Para poder ligar na entrada de 8 ohm eu teria que comprar falantes novos de 16 ohm e liga-los em paralelo...
    E como eu faria para ligar uma 2x12 na outra 2x12???? Qual seria sua nova impedancia?????
    tipo assim:
    _____________
    l------------------l
    l TREMENDÃO l
    l_____________l
    ______l______
    l------------------l
    l 2x12 - 4 ohms l
    l_____________l
    ______l______
    l------------------l
    l 2x12 - 4 ohms l
    l_____________l


    E ai??? da certo??Qauntos Ohms tenho agora??

    balee
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pra vc com o tempo não torrar seu amplificador procure liga-la em série, ligando em paralelo vc divide, em série vc dobra a impedancia

    leodacosta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Guilherme Ghelfi

    Acho que o ideal é vc fazer uma mod no seu amp... colocar uma chave pra vc poder selecionar entre 4 e 8 ohms. Aí vc adapta o melhor pra cada situação!

    Abç.

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Boa noite! eu tenho um falante wpu de 12" da selenium, um drive d-250x selenium e uma tweeter st 302 também da selenium, uma caixa com divisor de frequência passivo da marca "nnenis" modelo df 403L, site da nnenis aqui (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF403L) com o corte de frequência de 900hz e 5,6khz @ 8 Ohms de 400w rms 9db de atenuação na saída de driver e 6 db na saida do tweeter. a aplicação deste divissor passivo é de trez vias ou seja grave, médio e agudo, 2º ordem (12 db/8) atenuação de 9 db no drive e 6 db no tweeter. a perguna é! este divissor de frequência passivo está correto para os falantes mencionado grave , médio , e agudo? Grato!

    MatheusFarage
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diamar
    nao entendi...

    Tarugas
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Tarugas
    · votar


    Olá Guilherme Ghelfi! É o seguinte, se seu amp possui duas saídas, uma com 4 Ohms e outra com 8 Ohms, "NUNCA" use as duas ao mesmo tempo --assim me falou o cara que revisa e mantém meu amp Duovox 120B. O lance da ligação em série ou paralelo é assim: Se cada falante tem 4 Ohms, primeiro descubra a impedância final de uma caixa, é provável que seja algo em torno de quatro, pode haver uma pequena variação para mais ou menos, não esquente. Olha só minhas caixas de 8 Ohms dão 7,8...sacou? Pois bem, digamos que esteja sua caixa com 4 Ohms, isso é o mínimo que seu amp pode suportar. Sendo assim, você tem algumas opções: 1ª mais fácil de se fazer é ligar os falantes de uma delas em série, isso se faz conectando o pólo negativo de um no positivo do outro, -()+-()+ os dois que sobraram vão para o jack que recebe o plug do amp. Dessa forma você terá uma caixa em 8 Ohms. Faça isso nas duas caixas. Agora vem o detalhe, na caixa que receberá a potência do amp você instalará um jack de saída, o qual deverá ser soldado no mesmo que já está nela, ou seja, da mesma forma; o positivo de um no positivo do outro e o negativo de um também no negativo do outro, a isso dá-se o nome de ligação em paralelo.Pois bem, agora você têm uma caixa com dois jacks! Um recebe o sinal do amp e o outro irá mandar esse sinal para a outra caixa, mas veja bem, para fazer isso, "AS DUAS DEVEM ESTAR SETADAS PARA 8 OHMS!" Entendeu não é, uma na outra e uma delas no amp na saída de 4 Ohms. Assim você terá a opção de usar uma delas na saída de 8 Ohms do seu amp ou as duas juntas na saída de 4 Ohms. Só para lembrar, apenas "uma" das suas caixas terá dois jacks, a outra fica normal, isto é, um jack só. ( AMP<-->CAIXA C/ DOIS JACKS<-->CAIXA C/ UM JACK 4 Ohms)
    Ou então ( AMP<------->UMA CAIXA SÓ 8 Ohms).

    Espero ter ajudado, pois sei que as vezes isso é meio confuso, e a galera que sabe bastante, as vezes não tem muita paciência...

    Mas sempre recorro à eles quando preciso e agradeço a todos! Valeu e boa sorte!
    Cara mais um detalhe, veja bem se seu amp está setado para 4 ou 8 Ohms! O fato de ter duas saídas não quer dizer que é uma para 4 e outra para 8, pois normalmente apenas um fio vem do trafo e se conecta a um par de jacks ligados em paralelo "internamente", assim estava meu amp que era original. O que fiz foi deixá-lo com duas saídas independentes uma de 4 e outra de 8 Ohms. Então descubra como está a ligação "interna" de seu amp, digo os jacks do amp. Veja minhas mensagens mais antigas, também dei uma canseira nos caras até entender e fazer as coisas como queria... Qualquer coisa, pergunte! Até mais!

    wiskeria
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Se seu amp esta original as duas saidas do tremendão III são para 4 ohms. Agora é melhor verificar com o pedrone ou carlos aqui no forum a possibilidade de ligar as duas juntas antes de arriscar.

    MatheusFarage
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tarugas
    wiskeria

    quem ta com duvida e o diamar

    topico upado

    wiskeria
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    minha mensagem foi para o guilherme autor do tópico....

    MatheusFarage
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    mas o diamar upo o topico
    o guilherme queria saber em 20/Sep/05 17:38

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 4 e 8 Ohms - ligando 2x12