Quer saber mais sobre válvulas? Aqui é seu lugar!

Autor Mensagem
lespaulbabilon
Veterano
# ago/05


Vamos esclarecer pra que servem as principais válvulas.

ATENÇÃO, ME BASIEI NA REVISTA GUITAR PLAYER Nº 98

Válvulas de potência

6L6GC - São válvulas de som agudo e médio-agudo. A empresa russa Svetlana continua faricando estas válvulas. AS 6L6 foram muitos usadas pela Fender. O par fornece cerca de 50 watts em classe AB.

EL34 - A Marshall começou a usar a EL34 porque as 6L6 americanas que a Fender empregava eram muito caras na Inglaterra. A EL34 é uma válvula de som agudo e a principal responsável pelo som de Jimi Hendrix. A Svetlana EL34 equipa os Marshall e outros bons amps, pois aguentam alta tensão. A potência é semelhante à das 6L6. AS EL34 caracterizam o "Som Marshall".

5881 - A Sovtek fabrica as 5881, válvulas de som típicamente médio que comprime com muita facilidade. Equipa alguns modelos da Fender, Mesa/Boogie e outros amplificadores modernos. A 5881 da Tung-Sol oferece ótima sonoridade. Um amplificador equipado com essa válvula fica com um som à la SRV. Ela possui muita compressão e som bastante claro.

6550 - Este modelo de válvula é um dos mais potentes do mercado. É uma evolução da 6L6, tem mais volume e suporta mais voltagem. Seu som é brilhante, cheio, pouco distorcido e com muita dinâmica. Comprime pouco. É uma ótima opção para quem quer um som claro e definido. Exemplo: Meteoro MHA900.

KT66 Outra evolução da 6L6, a KT66 é uma válvula de pouca distorção e bastente linearidade. Possui um som bem limpo, menos brilhante e mais arredondado que a 6L6. É rara e cara. É a versão inglesa da 6L6 americana.

KT88 - Esta evolução da 6550 apresenta som gordo e brilhsnte. A Sovtek KT88 é muio semelhante à RCA 6550.


KT77 Baseada na EL34, oferece melhor resposta de frequência e distorce menos do que sua inspiradora.

6V6 - Possui som médio com bastante compressão. O Fender Princeton e Champ eram produzidos com esta válvula de baixa potência e o par delas oferece no máximo 30 watts de potência em classe AB.

EL84 Válvula de baixa potência utilizada nos Vox AC30. Fornece cerca de 8 watts cada uma em classe A e se assemelham ao timbre da EL34. Usuários conhecidos dos Vox AC30 são os Beatles e Brian May (Queen).


Válvuldas de Pré-Amplificador

Phillips 12AX7 - Possuem ótimos graves, médios potentes e agudos claros. Distorcem quando saturadas, e ficam um pouco agudas após um certo ponto, mas você pode controlar a agressividade com o botão de tonalidade da guitarra.

RCA 12AX7 - Tem um som equivalente ao da RCA 5751, mas distorce com mais fácilidade. É um som de alta fidelidade.

RCA 5751 - Equivalente a 12AX7, foi criada para obter maior precisão nos componentes internos e ser mais resistentes a quedas, variações de pressão e outras eventualidades. (Foi criada para uso militar). Seu som é de alta qualidade e fidelidade. Quando saturada. pode-se destinguir as notas dos acordes.

Tesla ECC83 - Possui uma saturação forte nos agudos, além de médios com pouca distorção e poucos graves.

Sovtek 7025 - Ganho muito alto , distorcendo com facilidade. Indicadas para envenenar pré-amps.

Siemens ECC83 - Saturam muito. Possuem um som com muita distorção, mas não são agressivas, embolando as notas de acorde. Tem muito médio e pouco agudo. Boas para solo.

Abraços!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


6L6GC - São válvulas de som agudo e médio-agudo.

ué, pra mim as 6L6 sao é mais encorpadas, com bons graves.
:-(

A 5881 da Tung-Sol oferece ótima sonoridade

só acredito ouvindo.


e po, o cara só fala de sovtek, svetlana e as velhas rca e phillips. quase nada da jj/tesla (só um modelo), o q mostra q os caras tão por fora...

falow

lespaulbabilon
Veterano
# ago/05
· votar


Michael Vlcek

Eu acho que eles falaram apenas das mais famosas, se bem que tem muitas outras!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


pra mim tesla é a mais famosa/boa

como nao falam delas?!
a verdade é q essa revista é, em muitas vezes, mais desinformação do q informação

:-/

lespaulbabilon
Veterano
# ago/05
· votar


Michael Vlcek

Poizé.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


lespaulbabilon
que coisa

lespaulbabilon
Veterano
# ago/05
· votar


Mas um valeu eu mereço!! huahuahaahu
Demorei um tempão pra digitar!
heheheh

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


ehehe
valeu!

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


lespaulbabilon
Já havia lido isto 1.548.538 vezes
Olha lá:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/88653/
Acrescenta alguma coisa nova que eu digo que valeu.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


Aliás deixa que eu mesmo comentar umas coisas:
Esses conceitos de "comprime muito", "fidelidade", "quando satura"... sinceramente parecem mais conversa de vendedor, não há nenhuma teoria nisso por melhor ouvido que ouça.

Possui uma saturação forte nos agudos
Minha Nossa, como pode, tudo menos a válvula pode contribuir para isso.

Indicadas para envenenar pré-amps.
No caso de cupins.

AS EL34 caracterizam o "Som Marshall".
Pode jogar fora o Amp todo fica só com essa lâmpada na mão, vc já têm um Marshall...

principal responsável pelo som de Jimi Hendrix
Fuzz e Oitavador não significam nada para você?

6550 - Este modelo de válvula é um dos mais potentes do mercado
Isso mostra o qual leviano, amador e cabaço é esse cara.

distorce menos do que sua inspiradora.
Ela deve estar desapontada.

som bastante claro.
Seu som é brilhante, cheio,
com muita dinâmica
um som claro e definido
Possui um som bem limpo, menos brilhante e mais
som gordo e brilhsnte
som médio
médios potentes e agudos claros. Distorcem quando saturadas
você pode controlar a agressividade
pode-se destinguir as notas dos acordes
mas não são agressivas
Me diz o que esse cara usou para eu nunca tomar!!!

lespaulbabilon
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata

Caralho, mas tu é chato, hein? Deus que me livre...

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


ahuahuahua

bgdaniel
Veterano
# set/05
· votar


Achoq ue ele está falando da revista...

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


lespaulbabilon
Tô falando do autor da revista...
Sai fora, ele é muito vendedor...
Aposto que esse autor nunca teve um valvulado, só vai nas lojas ficar babando nos equipamentos porque são caros, se fossem baratos ele nem gostava de válvula.

O certo é fazer o que você está fazendo, ouvir e saber o que te agrada, mesmo que não seja 100% valvulado, ou que tenha as melhores válvulas militares... sei lá entende?

Não é todo mundo que curte um valvulado, respeito isso, mas essa revista exagerou em nuances que só existem na cabeça do autor.
Você me desculpa de ter metido o pau no seu post, na verdade critiquei a revista, seu esforço em prol das válvulas foi muito bom.
Quando entrei neste tópico estava esperando uma conversa mais técnica que dizer que a KT666 é muito mais arredondada. Me desculpe mas um som não pode ser arredondado pelo menos cientificamente. Acontece que os capacitores nas grades e no catodo vão dar diferença na tonalidade. A válvula ajuda, mas como comparar com uma válvula diferente e usando outros capacitores, outro equalizador, outro falante... e depois disso dar uma impressão de outros sentidos que não a audição para a lâmpada...
Um abraço

boleterodectba
Veterano
# set/05
· votar


estas informações eu ja vi beeem parecidas num site de um alemão/brasileiro que fez um teste em várias valvuals de power e pré.
seu copião...

lespaulbabilon
Veterano
# set/05
· votar


baruch_kata

Ok, ok. Então acho que se isso não tem utilidade nenhuma, melhor excluir o tópico, não?

boleterodectba

Cade o óculos? Deixei bem destacado:

ATENÇÃO, ME BASIEI NA REVISTA GUITAR PLAYER Nº 98


emanuel macedo
Veterano
# set/05
· votar


Nós os trouxas.

http://www.audiodicas.com.br/jornal_1/jornal_61_.htm

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


lespaulbabilon
melhor excluir o tópico, não?
Não, vamos discutir as válvulas... e tirar dúvidas... vc tem alguma dúvida?

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


emanuel macedo
A retificação com diodos possibilitou instalarem-se capacitores com valor maior,
aumentando dessa forma o tanque de filtragem;
- Em virtude do maior valor do tanque, foi abolido por economia o filtro de choque;


Eca! Jamais contrariem os mais velhos... se colocaram um choque de filtro, é porque não era para ser capacitor de filtro.

O diabo é que o audiota só deixa de ser trouxa quando o foi por muito tempo. Merda!

Bom, nesse texto, ainda está com termos técnicos, ainda há lucidez no palco sonoro, etc, tanto que quando vou ouvir um som, eu demoro um tempo regulando o volume, pois se o aparelho estiver alto demais ou baixo demais, os instrumentos não parecem ser mesmo instrumentos. O som bem regulado, quando vocês está a alguns metros dele e fecha os olhos você poderia ter certeza que o intrumento e o cantor estão alí.
Esta sensação, somente bons aparelhos podem dar.

emanuel macedo
Veterano
# set/05 · Editado por: emanuel macedo
· votar


baruch

e o mesmos casos das dicas ai em cima sobre as valvulas..
eu nunca ou ouvir dizer que a 12 ax7 da philips e diferente da 12ax7 rca...

baruch_kata
Veterano
# set/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


emanuel macedo
eu nunca ou ouvir dizer que a 12 ax7 da philips e diferente da 12ax7 rca...
A diferença é mínima, e diz respeito a capacitâncias parasitas, mas depende do projeto elas somem. Agora: dizer que aguda até certo ponto, ele viajou legal...

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


lespaulbabilon
Qual o nome do fulano que escreveu tantas pérolas?
Vamos tentar falar com ele?

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


Será que foi o:
Roberto Gabriel
???
http://www.hobbertt.com.br/

baruch_kata
Veterano
# set/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


errei

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


baruch_kata
Me desculpe mas um som não pode ser arredondado pelo menos cientificamente.

cientificamente, realmente nao, mas na cabeça, nos ouvidos, eu acho q sim.

eu pelo menos, sinto sim sons arredondados e ríspidos. um vocalista pode ter a voz mais arredondada nas notas altas q outro.
por exemplo:

nando reis nao tem uma voz agradável nos agudos, embora ele os alcance. um Lá3 dele é sharp. o mesmo Lá3 cantado, por exemplo, pelo Paul McCartney é bem mais smooth, arredondado.
eheh

sei q parece viagem, mas o lance está na cabeça, na intuição, na audição, e nao nos números.

mas até se vc abrir o waveform de uma guitarra com um bom timbre valvulado e uma com fuzz vc vai ver q a curva (com pouco zoom!) é mais suave e arredondada no valvuladão, pq o som é mais macio do q o fuzz, no caso.

e tipo, muita gente enxerga música com analogia com cores. Tal ritmo é azul, ou a felicidade da cançao faz ela ser amarela, etc.

essas coisas nao sao científicas, mas musica nao é científica, cara.
;-)

abraçao

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


Michael Vlcek
mas musica nao é científica, cara.
Válvula o é. O que faz da RCA que...
distorce com mais fácilidade ou
É um som de alta fidelidade.
... Que eu saiba isso são opostos!

e mais arredondado que a 6L6
Se for olhar a senoide, o arredondado é causado por acrescimo dos graves.

Mas isso mesmo não deixa do texto ser uma imensa besteira, cada vez que leio me dá ansia de vomito.

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


Antes que fique mal entendido essas variações de Grave/Agudo não são causadas pelas válvulas mas sim por todo circuito principalmente por CAPACITORES, o que significa que essas opniões que a válvula militar 6924 é mais arredondada até certo ponto depois fica agressiva, mas você pode controlar o coloração dela, bláblá bla... estão todas FURADAS!

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


baruch_kata

cara, os pontos q vc citou nao foram escritos por mim, a nao ser o primeiro.
é lógico q valvula é ciencia.

e nao comento se o cara está certo ou nao, só disse q entendo q ele estaja dizendo o q disse (embora tb nao concorde com a maioria do q ele escreveu, como vc deve ter notado em outros posts meus acima).

enfim, vc nao discutiu o q eu comentei sobre ciencia x sentimento, e sim repetiu o q já havia dito sobre o texto da revista...

cheers.
Mike.

Lauro Santana
Veterano
# set/05
· votar


galera, vcs sabem quais são as melhores marcas de válvulas para eu utilizar num marsall JCM800 para tirar um som mais pesado possível???

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


um som mais pesado possível???
Sovtek, e todas as chinesas.
Som pesado não significa qualidade. Procure o melhor som limpo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quer saber mais sobre válvulas? Aqui é seu lugar!