2x12

    Autor Mensagem
    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05


    estou querenmdo montar uma caixa 2x12 para guitarras, porém estou com problemas na fiação.....como eu faço??

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Como que os gabinetes da mesa de dois falantes são 8 ohms, é isso que eu não esntendo, Em série deveria ser 16 e em paralelo 4, ah meu deus, muito complicado para min...
    Mais sim..se meu cabeçote tiver chave para seleção da impendância, vai fazer alguma diferença, ligar em uma caixa com 2 de 16ohm, ou em uma com 2 de 4ohms???

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ninguém?
    Fiquei na mão....

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    cara, reformula tudo.
    tá muito confuso o teu texto, por isso ninguem te ajuda.
    o q vc quer saber exatamente?! eu nao entendi nada!

    primeiro, qual é a impedância de saída do teu amp? 4 ohms? 8 ohms? é selecionável?

    uma caixa 2x12 geralmente tem saída em 4 ohms, e a 4x12 tem 8ohms. mas isso nao é regra.

    falow

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Concorda comigo que 2 falantes de 8 ohms em série fica com 16? E que 2 em paralelo fica com 4? Como os gabinetes 2x12 da mesa tem um equivalente de 8ohms?? A não ser que seus falantes sejam 4ohms cada.


    Sobre a chave seletora de impendâcia, minha pergunta é sobre o aumento de volume, se faiz diferença eu selecionar no cabeçote 4ohms e ligar numa caixa de 4ohms ou selecionar 16 e ligar numa caixa de 16....estou com dúvidas por que quero construir uma caixa, e de acordo com a fiação, meus equivalentes ohmicos podem mudar, mais não sei se isso tanto faz como tanto fez..

    Grato.

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    bgdaniel

    Não tanto faz como tanto fez....
    Ligar um falante de 4 Ohms num cabeçote de 8 Ohms é o equivalente a ligar uma lâmpada de 110V no 220V, ou seja, além de distorção, pode danificar falante e/ou cabeçote.
    Já ligar um falante de 8 Ohms num cabeçote de 4 Ohms é o mesmo que ligar uma lâmpada 220V no 110V, ou seja, apesar de não danificar, irá utilizar potência muitas vezes inferior ao que poderia.
    Até aí parece que você entende.
    Para aperelhos valvulados prefira ter como carga resultante 8 ou 16 Ohms. Isso porque as válvulas trabalham com cerca de 5000 Ohms, então a transformação para 16 Ohms tem maior rendimento que para 2 Ohms, concorda?

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    bgdaniel: Quando vc diz "mesa" está falando "MESA/BOOGIE"? Eles têm algumas caixas com falantes de impedância propositalmente diferente da comum, às vezes pela resposta que isso influi nos falantes.

    Agora, não me pergunte qual a diferença que isso traz ao som. Se não me engano, eu ví isso numa caixa para contra-baixos que possuía falantes de impedância alta, mas que a ligação dava impedância menor para não haver desasagem no sinal dos graves, algo assim... Se alguém sabe algo disso, fiquei curioso!

    Mas para tua caixa, procure utilizar as impedâncias mais encontradas no mercado (2x12" = 4 ohms, tendo que ligá-los em paralelo).

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Putz...cade veiz fico mais confuso..mais já que baruch constroi amplis, acho que prefiro fazer uma com 16 mesmo..

    Bom..sobre as impendâncias, não era ligar uma de 8 em uma caixa de 4, mais sim ligar uma de 8 numa caixa de 8 ou uma de 16 em uma de 16, quero saber se a diferença entre as duas (sendo ipoteticamente um ampli de 120w nos dois casos) existiria.

    Abraços.

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    bgdaniel: Cara, como o Baruch disse, tanto faz!!!! Mas se for valvulado, tenha preferência por 16 ohms!!!!!!!!!!!!

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    bgdaniel

    Teoricamente não há diferença entre ligar 8 no 8 ou 16 no 16.
    Mas como a transformação é menor, no valvulado, quanto maior melhor pois melhor rendimento, ou seja, menor perda na forma de calor.
    Outras vantagem podem existir, dependendo do projeto do autofalante.

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Perfeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2x12