Saturação de power e saturação de pré

    Autor Mensagem
    Fender Deville
    Veterano
    # jul/05


    Tô c/ 2 dúvidas.
    1) Se o canal de drive dum ampli tem controle Gain e Master, o Master me dá a saturação de power e o Gain me dá a saturação de pré?
    2) E no caso de um terceiro controle de volume, tipo o Output Level nos Mesa Boogie (ou então o segundo Master no JCM 2000), o Gain e Master do canal dão a saturação de pré e esse terceiro volume dá a saturação de power?
    []s

    JulioArenhart
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    não!!! o gain é a sensibilidade de entrada, ou seja, com este no máximo a sua guitarra fará o amp distorcer. já no canal da distorção, ele controla o nível de ganho(saturação) aplicado ao canal. Já o master é o volume geral. pense comigo: sem saturação o botão de gain não passa de um volume certo, então o master serve para equilibrar o som, já que quando a saturação ser ligada o gain não vai influenciar no volume, certo? eu nunca ouvi falar desse output level, mas quando tem dois master é porque tem dois canais separados!!! entendeu????

    Fender Deville
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Julio,
    Bom, mas quando o pessoal fala de saturar o pré ou saturar o power, que controle de volume que eles estão falando?
    Esse Output level é mais um controle de volume. No Mesa Boogie você tem o Gain, o Master e o Output Level, utilizáveis prum mesmo canal.
    []s

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    JulioArenhart
    cara, acho q vc deu uma embolada em alguns pontos, ehe

    Fender Deville
    entao, cara, vc falou tudo na sua pergunta.
    em um valvulado, se vc aumenta o volume do gain (ou pré), vc tá aumentando a saturação no pré, as 12ax7 da vida

    se vc aumenta o master, vc está dando gás nas válvulas de power, as el34, 6L6, etc
    se vc aumenta muito o master, obtem-se a distorção de power, a considerada melhor e o grande diferencial dos valvulados para os solid state.

    por isso q a galera fala q nao adiante ter um valvulado de 100w e tocar em um apartamentinho, pq vc nunca poderá tocar com ele no talo, e só terá distorçao de pré.

    eu nao gosto desse papo de "canal de distorção"
    ehe

    meu amp (um clone mix de jcm 800 com plexi 87) tem 2 canais, e nao considero nenhum deles de drive
    dependendo de qto dou de ganho no pré de cada um, o outro passa a ser o clean, ehe

    falow

    Fender Deville
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Michael,
    Então até que não errei muito.
    E pois é, saquei o que vc quis dizer sobre o "canal de distorção". Fez sentido.
    Agora e quanto à segunda dúvida
    2) E no caso de um terceiro controle de volume, tipo o Output Level nos Mesa Boogie (ou então o segundo Master nos JCM 2000), o Gain e Master do canal dão a saturação de pré e esse terceiro volume dá a saturação de power?
    []s

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cara, nunca toquei num cabeçote de jcm 2000, mas conheço bem o 900 e
    nele tb rola isso de master em cada canal.
    acredito q a funcao dele nao é exatamente dar gás nas valvulas de power, e sim equilibrar o volume dos dois canais..
    pq aí vc pode usar o gain de cada canal a vontade e equilibrar o volume final de saída no master independente de cada canal

    nesse caso, o masterzão, aquele q pega os dois canais (deve ser o tal output level dos mesa, nao conheço mesa) faz a funçao de controlar o ganho nas valvulas de power. deve ser isso.

    só pra ilustrar: como meu amp tem apenas controles independentes de ganho por canal e UM master, se eu coloco um dos dois canais com o pré muuuuuito baixo (pra ter um som bem clean), acabo sendo obrigado a subir o master geral. daí eu tb tenho de aliviar o controle de pré do outro canal, senao dá uma diferença de volume muito grande ao trocar de canais.

    pra resolver isso, um dos canais do meu amp (o pré do plexi 87) é naturalmente um pouco mais sujo, daí nao preciso colocar valores tao discrepantes nos dois controles de pré.

    abraço

    Fender Deville
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Michael,
    Ah, legal, acho que é isso mesmo.
    O interessante desse terceiro controle de volume é que dá pra obter saturação do power em níveis domésticos suportáveis.
    Por exemplo, põe o masterzão no máximo e o master do canal põe no 1. E ainda vai ter o Gain pra incrementar mais o som.
    No caso do seu ampli, rola de obter saturação do power em níves domésticos suportáveis, mesmo com o master no talo?
    []s

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cara, eu posso estar enganado, mas acho q o simples fato de colocar o master das valvulas de power no máximo nao quer dizer q vc vai tirar saturação de power SE o master do pré estiver muito baixo

    pq a dist de power vem do sinal clipado na valvula, se vier muito baixo, por mais q o volume master esteja nas alturas, nao vai clipar, concorda?

    e respondendo sobre o meu amp, nao, eu nao tiro saturaçao de power em niveis domesticos :-(

    inclusive me frustra até em alguns shows em locais menores, pq nao passo do 1,5 no master. (e meu amp tem só 50w, imagina um de 100w, como alguns doidos teimam em fazer...)

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek
    inclusive me frustra até em alguns shows em locais menores, pq nao passo do 1,5 no master. (e meu amp tem só 50w, imagina um de 100w, como alguns doidos teimam em fazer...)

    pois é cara... por isso q eu to pensando em pega um alltube de uns 20, 30 watts.. aí da pra usar tranquilo na maioria dos lugares.. nos shows maiores (q eu nao faço ainda) poderia microfoná-lo =D

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    esse pensamente me parece o mais correto mesmo.

    mas é aquela coisa
    eu pessoalmente nao vejo graaaaaaaaaandes problemas em ter um all tube de 50w nao, mas 100w é foda... garantia de quase nunca abri-lo ao máximo, pelo menos até virar banda top, né?
    ehhe

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek
    heheh

    sim, 50 watts tá de bom tamanho =D
    tambem depende muito do nivel que o cara tá.. eu particularmente, nem show faço ainda.. to montando a minha banda e tal.. mas já to procurando um timbre decente.. o meu stanerzinho aqui nao dá mais hehehe e eu penso que , se é pra mudar, vo muda pra algo bem mais evoluído..

    eu imagino que tu estejas em outro patamar já... onde 50 watts é mais do que suficiente =D

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    po, cara, vou te contar um lance
    no fim de abril eu toquei no claro hall, naquele evento Claro Que é Rock
    minha banda nao ganhou, mas o q eu mais lamentei foi nao ter levado meu cabeçote, pq achei q 50w era pouco pro tamanho do espaço.
    ledo engano.

    toquei num jcm 900 meia bomba, q nem falava tao mais alto assim q meu amp
    :-(

    de agora em diante, nunca mais faço shows sem ele!!!

    abração
    Mike

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek
    putz.. que foda.. ;/

    Fender Deville
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Valeu pelos esclarecimentos, Michael.
    Aliás, fiquei curioso pela sua banda.
    Tem algo a ver com Placebo?
    Tem algum show pra rolar em breve?

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Michael Vlcek
    · votar


    rapaz, eu toquei com o Columbia.
    eu nao faço parte da banda, mas sou o produtor q gravou o primeiro EP deles. No início do ano, como eles tinham acabado de dispensar um dos guitarristas, eu entrei pra dar uma força e fiz alguns shows, entre eles o do Claro Que é Rock.
    E sim, foi exatamente o show do Placebo. Assisti do backstage, muito foda os equipamentos, cara... de chorar.

    Minha banda MESMO é a Onno, q deu uma esfriada no fim de 2003 e agora está meio q engavetada, mas q me deu muitas alegrias ao longo de 2001/2002 e primeira metade de 2003.

    Sobre o Columbia, eles estão gravando um disco agora com o Mário Marques e o Luciano Vianna. QQ coisa, o fotolog deles é fotolog.net/columbia . Lá tem infos de shows, essas coisas...

    Aliás, se alguém aí do Rio quiser gravar comigo no meu home-studio, será um prazer!
    ahuahuah
    Esse EP do Columbia q gravei ganhou o premio London Burning de melhor demo do ano em 2003, aquele q era uma festa antes no Ballroom e depois passou pro Espaço Marun (ex-Nautillus)

    falow!
    Mike

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saturação de power e saturação de pré