Técnica Vocal

Autor Mensagem
Lucas Pagodeiro
Veterano
# jun/05
· votar


Ai cara então explica ai direito como sabera nossa classificação, e também como chegar a tão famosa voz de cabeça que ninguem sabe explicar direito...

Dark Diva
Veterano
# jun/05
· votar


josimar borges

Oi, Josimar

Brigada meeesmo pela dica e pelo arquivo, só q o q eu queria saber era o tipo da minha voz. Soprano tenho qse certeza absoluta q sou (pelo menos uma prof. de canto uma vez me ouviu cantar e disse q eu era soprano), mas o fato é q eu não sei minha classificação, tipo: soprano lírico, soprando coloratura...

Vc pode me ajudar?

josimar borges
Veterano
# jun/05
· votar


Kareta eu acho que vc deve ter aulas de canto sim pois a aula de canto não serve só para cantar e sim pra vc usar sua voz adequadamente.

OBS:
Se vc diz que quando canta, doi a garganta e o pulmão vc esta usando a voz inadequadamente, eu sugiro que vc procure um FONOAUDIÓLOGO, ou um OTORRINO LARINGOLOGISTA. Seu caso não deve ser muito grave deve ser um probleminha de respiração. E a respeito da música vc deve escolher aquela que lhe é mais confortável pracantar. Ok?

bjos!!!!

josimar borges
Veterano
# jun/05
· votar


Lucas eu tbm fico voando, nessa coisa de voz de peito e voz de cabeça, mas eu tentarei te explicar, voz de peito eu acho que seja quando usamos o ar dos pulmões, ou seja vc não utiliza o diafragma....
ja a voz de cabeça é quando vc utiliza o diafragma e vc sente as vibrações, do som de sua voz em sua face, quando acontece a voz decabeça vc deverá esta cantando tons muito alto, masbasta vc procurar um prof° de canto que ele te esplicará com mais clareza, aí sim vc saberá se eu falei a verdade ou não, mais tbm vou tirar minhas dúvidas daí eu te explicarei melhor.

josimar borges
Veterano
# jun/05
· votar


minha gente, se eu expliquei errado pro LUCAS a respeito da voz de cabeça, me perdoem é que acontece a mesma coisa comigo quando falam sobre a voz de cabeça, ninguém nunca sabe explicar. ok? quem souber direito, me explica por favor.

kkkkkkkk!!!!

josimar borges
Veterano
# jun/05
· votar


aê!!! já tenho a resposta correta para a voz de cabeça, a voz de cabeça quer dizer "o falsete" é muito usado no rock, mais é quase aquilo que eu falei acima, pra fazer um falsete bem feito sem desafinar, é preciso que vc treine bastante, até que ele estaja perfeito.
E pra quem naõ sabe ainda o que é um falsete, " é aquela vozinha bem fininha, tipo a voz do cantor de Angra.

ME DESCULPEM PELA FALHA. KKKKK!

Dark Diva
Veterano
# jun/05
· votar


josimar borges

Bem, posso até estar errada, mas ...

Voz de cabeça é totalmente diferente de falsete.

a ressonância da voz de cabeça parece q vem "da cabeça" msm (como o o próprio nome diz!), a do falsete não!

Mas tb não sei explicar direito, o q sei aprendi na busca e experimentando msm!

josimar borges
Veterano
# jun/05
· votar


como eu disse tenho um canal aberto com conservatórios, fui buscar respostas sobre voz de cabeça, o que me disseram, foi oq eu escrevi acima.

Mais qualquer coisa me perdoem...

bjos!!!

josimar borges
Veterano
# jun/05
· votar


EXERCÍCIOS DE TÉCNICA VOCAL (I)

1º Exercício - O Golpe de Arco" do Cantor

Este 1º exercício tem o duplo objetivo de ensinar a encontrar e utilizar as ressonâncias faciais e a suster o som.
Cerre a boca observando sua posição natural de descanso, os dentes ligeiramente separados e o fundo da garganta livre e aberto.
Se você tem tendência a contrair, ensaie um "bocejo reprimido" no interior de sua boca fechada.
Aspire uma quantidade de ar médio e logo bloqueie.
Ataque a nota se golpe de glotis, com o som da consoante "m". Se isto lhe parece difícil, tente fazendo: "Hemm... "aspirando o "h".
Sustenha o som o quanto seja possível, porém termine antes de ficar sem ar, e em forma decrescente.
Acostume-se desde o princípio a efetuar bem o ataque e a terminação.
Para guardar muito tempo o ar e economizá-lo, envie-nos para cima, por detrás dos olhos, tendo a sensação de que o som sai por eles.
Sentirá, então, vibrações por detrás do nariz, podendo verificar se apoiar o polegar e o indicador sobre o osso do nariz.
Nem sempre se encontra logo a maneira de chegar a todos os ressonadores, porém, no transcurso da prática, se notará que a voz irá abrindo novos sítios de ressonâncias, exatamente como se abrem novas portas em uma casa.

2º) Exercício - Movimento da Língua e dos Lábios enquanto se mantém o Som

Este exercício se realiza murmurado as consoantes "M" e "N" sem vogais intercaladas.
Comece exatamente como o 1º exercício.
Depois, sem cortar o som, pronuncie a consoante "N" (sem o "e" final) entreabrindo os lábios e apoiando firmemente a língua contra o céu da boca.
A vibração interna é mais intensa que no 1º exercício, todavia, o som não de mudar sua colocação ao trocar a consoante. Deve ter-se a sensação de ir subindo continuamente. Pense em cada uma escada ou em uma pilha de pratos: cada consoante que pronuncie será um degrau dela, cada vez mais alto.
Temos que subir constantemente para não abaixar o som.



3º Exercício - A Colocação das Vogais

Agora que você sentiu as vibrações de seus ressonadores faciais e, em consequência, achou o lugar em que colocar-se o som, trataremos de situar as vogais.
Emita o som MM...
Quando sentí-lo bem colocado, abra a boca dizendo: Mma... Mme... Mmi...Mmo... Mmu... (francesa).
Os músculos do pescoço e dos maxilares, devem achar-se completamente distendidos e o interior da boca, aberto, como reprimindo um leve desejo de bocejar.
As vogais devem abrir-se no alto do zumbido Mm... como a flor sobre seu caule.
Estes primeiros exercícios estão destinados especialmente a suster o ar e buscar os ressonadores.
Os resultados com eles obtidos, assim como os que se ganharam os exercícios respiratórios, devem aplicar-se a todos os exercícios seguintes.

passoca
Veterano
# out/08
· votar


Preparação para uma so musica importante é decora a letra.
Ser bem sucedido é procurar professor

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


passoca

Dá uma olhada na data da ultima postagem:

Enviado: 22/jun/05 11:03

Desh
Veterano
# nov/08
· votar


Realmente, tudo o que agente vê aqui é muito interessante e agrega valor, contudo um acompanhamneto com professor é indispensável.

ivan_puppets
Veterano
# nov/08
· votar


voz de peito eu acho que seja quando usamos o ar dos pulmões, ou seja vc não utiliza o diafragma....
ja a voz de cabeça é quando vc utiliza o diafragma e vc sente as vibrações, do som de sua voz em sua face, quando acontece a voz decabeça vc deverá esta cantando tons muito alto


O cara ressucitou o tópico, mas meu Deus, que informações do Mal são essas ? O___o

Gansinho
Veterano
# nov/08
· votar



voz de peito eu acho que seja quando usamos o ar dos pulmões


HAHA Eu ri fácil quando li isso
husadhuasdhuasdhusad

Acho melhor usar o ar dos rins.

ivan_puppets
Veterano
# nov/08
· votar


Gansinho
Pior é quando ele afirma que é dos pulmões, e não do Diafragma.
dahushdahds.

ar dos pulmões, ou seja vc não utiliza o diafragma

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnica Vocal