Vinho a temperatura ambiente prejudica a voz?

    Autor Mensagem
    Carla Vieira
    Veterano
    # jul/05


    Falaram de bebidas em geral, mas será que o vinho natural, a temperatura ambiente, faz mal também?

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não sei. Mas eu fumo, bebo, canto com a voz rasgada e nada acontece comigo o_O.

    Ander Boca
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Carla Vieira
    dizem as mas línguas que qualquer líquido que contenha álcool futuramente atrapalha e faz mau... porém outros dizem que é bom antes de cantar uma bebida quente (conhaque, vodka etc)... pessoalmente o vinho me deixa com a boca seca e eu prefiro não beber... água e suco de laranja é bom e recomendável...
    Valeu

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Faz mau sim, pq o Alcool Resseca... e anestesia a garganta de forma que vc acaba forçando mais...

    MusiRio
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Faz mal sim (2)
    A lenda que o vinho e bom para a voz, e so lenda mesmo, Eu costumava beber vinho antes de cantar ate ficar sabendo o quanto o alcool prejudica as cordas vocais.
    Agora isso nao quer dizer que vinho faz mal para a voz,,, so antes de cantar que nao pode...

    VirgoShaka
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    A maioria das bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas como vodka, cachaça, conhaque, rum e outras prejudicam severamente a voz. O consumo de álcool causa desidratação não apenas ao aparelho fonador, mas também ao organismo todo. Como os destilados estão entre as bebidas de maior graduação alcóolica, fazer uso delas no intuito de "cantar melhor" não passa de uma lenda. Pelo fato delas poderem ajudar a desinibir o indivíduo no momento em que ele estiver se apresentando publicamente, deixando-o mais confortável para exercer o seu papel diante da platéia, muitas vezes talvez são confundidas por oprerarem "milagres" na voz.
    Já o vinho não constitui uma bebida destilada, mas sim fermentada. E para dizer a verdade, em pequenas quantidades ele não é prejudicial não... acreditem, até faz traz um certo benefício para aqueles que utilizam a voz (quando consumido em temperatura ambiente). O fato é que o vinho possui algumas propriedades adstringentes, ao contrário das outras bebidas e além disso possui graduação alcóolica relativamente baixa, suficientemente adequada para desinibir a pessoa em poucas quantidades durante uma apresentação, mas ao mesmo tempo suficientemente reduzida para não causar-lhe uma desidratação muito preocupante que possa vir a prejudicar o desempenho. O importante é não abusar e sempre beber água em quantidades generosas para compensar a perda de água pelo organismo (e por conseqüência reidratar o aparelho fonador). O vinho é uma bebida que traz benefícios generalizados para o corpo, a utilização moderada dessa bebida provavelmente não irá trazer resultados prejudiciais para quem tiver disposto e achar mais conveniente e confortável a usá-la antes de uma apresentação. Se você é daquelas pessoas que precisa de uma ajudinha para se soltar melhor durante um show, essa eh a bebida mais adequada (ou talvez menos desapropriada) para consumir antes de partir pro palco. Eu particularmente não faço uso de nada que possa vir a atrapalhar a minha lucidez durante o show. por esta razão sempre executo minhas apresentações de maneira sóbria... mas cada um é cada um. Faça o que for considerado melhor para você!

    Erivaldo Junior
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas o líquido não passa pelas cordas vocais! o_0

    O lance do vinho prejudicar na voz eu não sei... Mas eu sempre aconselho dar uns tragos em bebida quente... pelo menos uns 2 drinks, mas não por causa da voz. Isso me ajuda a não ficar travadão no palco. Me ajuda a se soltar e ficar um pouco mais desenibido na frente do público.

    VirgoShaka
    Veterano
    # set/05
    · votar


    "Mas o líquido não passa pelas cordas vocais! o_0"

    E quem disse que o álcool deveria atingir diretamente as pregas vocais para ser potencialmente prejudicial? o_0
    A maçã também não passa pela laringe, e sim pela faringe. Assim mesmo, devido às suas propriedades adstringentes, pela abundância de água contida em sua polpa, dentre outras características, ela garante alguns benefícios interessantes para quem se utiliza da voz. Da mesma maneira, o consumo de água (que acabará também passando pela faringe) irá fazer com que o seu organismo - inclusive os tecidos musculares que compõem as pregas vocais - permaneça hidratado. Isso óbviamente, dentre outras coisas, lhe conferirá um melhor aproveitamento na utilização do seu aparelho fonador, inclusive na articulação das palavras e na emissão sonora. Todos esses efeitos benéficos atuam não diretamente, mas indiretamente sobre seu corpo... inclusive sobre as pregas vocais.
    É impossível utilizar perfeitamente a voz uma vez que você sente a sua garganta ressecada. Certamente você não conseguiria usufruir de toda a sua capacidade vocal em tais condições.
    Um abraço!

    Adam_Vocals
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Adam_Vocals
    · votar


    A bebida alcoolica em si já é prejudicial ao organismo, mas os problemas apareceram mais para frente. Com vinho podemos até dar uma colher de chá, pois está em temperatura ambiente portanto não chega a maltratar tanto as cordas vocais, mas NUNCA BEBA ANTES DE UM SHOW.
    Vou usar um exemplo:
    Derrube um pouco de vinho na sua mão. Ela irá ficar melada, grudenta ruim não ira se movimentar com facilidade.

    O MESMO ACONTECE AS PREGAS VOCAIS.

    E quem é vocalista de verdade não precisa desses artifícios para ficar "doidão" em cima do palco. Isso meus caros se chama FEELING e não é preciso estar fora do seu estado natural para te-lo, para pular, etc... A única coisa que basta é AMAR A MÚSICA e entender o sentimento que ela quer te passar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vinho a temperatura ambiente prejudica a voz?