contra tenor...isso realmente existe?

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# jul/10
· votar

Rafenix
A classificação da voz dela é contralto dramático, e ela muitas vezes pegava as partituras dos barítonos[em momentos de descontração] e cantava na mesma tessitura que eles. Por ela possuir uma voz forte e notável diferenciava-se de outras contraltos, mas obviamente qualquer pessoa que passasse pela sala de côro saberia que era uma mulher cantando.

Ah, então ela cantava a linha melódica dos barítonos, mas na oitava dela, é isso?

Você pode fazer mil comparações, mas não existe mulher com classificações vocais de homens musicalmente falando... compreenda, não existe.

Ta bom! Então eu compreendo rsrsrs

Mas ainda acho (achismo mesmo, sem bases teóricas) que deveria ser possível sim, já que o que se classifica é a voz, e não o cantor, por assim dizer. Mas claro, só nos casos em que não haja uma diferença tão evidente no som.

Rafenix
Veterano
# jul/10
· votar

McBonalds

Ta bom! Então eu compreendo rsrsrs

Ufa[Brincadeira] rsrsrs... que bom, mas qualquer coisa estou as ordens. Abraços

Rafenix
Veterano
# jul/10
· votar

McBonalds

Ah, então ela cantava a linha melódica dos barítonos, mas na oitava dela, é isso?

Esqueci de responder no post acima, desculpas. Pois é, ela cantava na tessitura do barítono mas na extensão de sua voz contralto.
Abraços

ipontess
Veterano
# jul/11
· votar

gente eu sou contratenor no registro grave e sem falsete chego da 2º até à 5º oitava da maioria das notas. existe sim. coloque ronan parke no youtube e verá ele é contratenor no registro central. assista ele cantando because of you na final do britain's got talent (ele é msm um menino, ok?). ele é mto phoda véééi

ipontess
Veterano
# jul/11
· votar

ah e nem eu nem o Ronan Parke usamos falsete. somos contrtenores originais.

novonews
Veterano
# 06/mai/19 15:46
· votar

Assistam uma entrevista com Paulo Mestre - contratenor.

https://www.youtube.com/watch?v=uMbzzouoHN8

Existe sim contratenor "em voz natural"

Leandro Rigon
Veterano
# 13/mai/19 12:04
· votar

novonews
Esse vídeo é ótimo, já o tinha visto.

Dos líricos, dá pra colocar o Paulo Mestre e Russell Oberlin como contratenores naturais (não falsetistas). Há um contemporâneo (estrangeiro) mas não consigo lembrar o nome.

No Brasil temos dois ótimos no popular, Ney Matogrosso e Filipe Catto.

Tipo 8
Membro Novato
# 13/mai/19 19:36
· votar

Não lembro de ter ouvido uma voz deste tipo, mais bonita.

Tipo 8
Membro Novato
# 13/mai/19 19:48
· votar

O mais incrivel é que durante a competição ele perdeu para este cara. Só pode ter sido ordem do partidão.

Leandro Rigon
Veterano
# 15/mai/19 12:15
· votar

No post acima me referi a um outro contratenor Natural. Creio que seja o Michael Maniaci, um soprano americano.

Na Wikipedia americana descreve que ele não passou pela muda e permaneceu no cantasse no registro agudo sem soar como contratenor.

Na primeira página um dos antigos usuários já fez uma relação enorme relação de contratenores.

Hoje vejo que o termo contratenor é sinônimo praticamente de falsetista, pois quase todos o são. Me agradam Franco Fagioli, Philippe Jaroussky, Michael Chance, Daniel Taylor.

Agora, pensando em contratenor como voz natural, são poucos os exemplos, como o Paulo Mestre, Russell Oberlin, Michael Maniaci, e no Brasil, no popular, Ney Matogrosso e Filipe Catto.

Creio que a castração, que ocorreu do séc.XVI até o Séc,XIX, era uma forma de se ter a proliferação de contratenores naturais (castrati), que teve seu ápice nos séculos XVII e XVIII, e declínio e proibição no Séc.XIX.
Foi proibida pela Igreja Católica aproximadamente em 1870, mas Alessandro Moreschi já havia feito a cirurgia. Ele se tornou o regente do Coro da Capela Sistina em Roma, e gravou cerca de uma dúzia de músicas em 1902 e 1904. Há as gravações no youtube, sendo o único registro existente da voz de um castrati.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a contra tenor...isso realmente existe?