Aí galera me ajudem na segunda voz!

    Autor Mensagem
    Lucas Vasconcelos
    Veterano
    # mai/05


    Ae pessoal, curto muito DReam Theater, e toco covers dele, na verdade sou guitarrista, mas precisava de uma ajuda ae pra fazer a segunda voz!

    eu faço, mas meio a zóio, daí, sei lá se vcs tiverem alguma dica, algum material!

    valeu galera!!!!!!!!!

    ffffffffffffffffffffffffffffffffffffuuuuuuuuuuuuuuiiiiii

    Marcblack
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mas q musica q é ow! :D

    Lucas Vasconcelos
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    várias

    in the name of god, fatal tragedy, etc.............

    Rick Harrisson
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Lucas é o seguinte...se vc quiser saber como se faz a segunda voz primeiro vc tem q ter noção de canto...
    Existem 7 escalas diferentes...(DÓ,RÉ,MI,FÁ,SOL,LÁ E SI)...cada escala tem 3 notas harmonicas...isso é,tem harmonias entre si...a 1ª(que é a tônica,o tom...)a 4ª e a 5ª...por exemplo,se o tom da música for em DÓ,DÓ vai ser a primeira,FÁ vai ser a quarta e SOL vai ser a quinta!
    pra vc fazer segunda voz é tocando uma música em DÓ é só vc tapar os ouvidos e cantar em Fá ou em Sol(a que vc preferir)...se o tom da música for em RÉ...vc faz segunda voz em Sol ou em Lá e assim sucessivamente!

    Pedro S Guimarães
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bom, segunda voz não é uma coisa fixa.
    vc pode utilizar-se de 3ªs e 5ªs (que junto com a primeira formam o acorde)
    exemplo: se a melodia (1ª voz) faz um dó, vc faria um mi ou sol, depende da música. mas nao adianta só cantar em outro tom. nem sempre vai ficar dentro da escala, e às vezes vc tem que repetir notas pra harmonia ficar legal.
    nao sei se deu pra entender, mas...tem um tópico muito bom
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/31365/p0

    Lucas Vasconcelos
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    valeu ae galera!!!!!

    Rick Harrisson
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Justamente...
    pessoal passem lá no meu tópico:APOSTILAS DE CANTO!

    gatão
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Pedro S Guimarães
    Rick Harrisson
    gente num entendi uma coisa, se a segunda voz é cantar em terceira, como eu acho a terceira voz???
    suponhamos q a musica seja em dó e eu harmonizar em mi, isso num seria uma terceira e naum segunda????

    Mark_Kloz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gatão
    vou tentar explicar...
    a segunda voz é uma voz digamos "auxiliar", ela não é a melodia em si. Ela simplesmente acompanha a primeira em intervalos de forma a não sair da harmonia da música. Porém, o nome "segunda" não está relacionado com o intervalo. O intervalo da segunda voz, usualmente, é de terça.
    Exemplo: Adotemos dó maior com a voz principal em C. Usualmente teríamos a segunda voz em E.
    Mas tambem tem suas variações, oitavando a segunda voz abaixo, ou mesmo alternando ora intervalo de 3ª, ora intervalo de 5ª.

    gatão
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mark_Kloz
    ah....entendi.....

    mas e em relação a teceira voz..??
    como um coral por ex.?

    Mark_Kloz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gatão
    Então, num coral de tres vozes a gente tem as sopranos normalmente na melodia, as contraltos fazendo o que seria correspondente à terceira voz já que a maioria das vezes estão em intervalos de quinta oitavados abaixo (nem sei se pode chamar assim), e os tenores completando o acorde com o que seria a nossa segunda voz porém oitavada abaixo também da oitava das sopranos.

    gatão
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mark_Kloz
    então cara pq acontece o seguinte,

    sou leigo em relação a isso, mas tenho ouvido alguns corais e a impressão que tenho é q as vozes formam o Acorde da musica, ex:
    se a musica for em dó, haverá uma voz na tonica , uma na terceira geralmente contraltos e os tenor na quinta oitavando a baixo das sopranos, o que vc acha?

    Pedro S Guimarães
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    se a musica for em dó, haverá uma voz na tonica , uma na terceira geralmente contraltos
    só uma coisa, o intervalo é chamado terça e não terceira, por isso talvez a confusão

    gatão
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Pedro S Guimarães
    valeu....

    mas e os tenores?

    Pedro S Guimarães
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ah cara, de coral soprano/contralto/tenor eu não entendo muita coisa
    gosto mais de quarteto masculino (1º e 2º tenor, baritono e baixo)

    Amok
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gatão
    Cuidado... Nem sempre a Terça justa harmoniza bem. Se o acorde for menor, num vai dar certo. Varie entre terças (em acordes maiores), quintas e oitavas, que fica legal. Uma dica legal é montar a melodia da segunda voz em um teclado, que permite visualizar os intervalos.

    [ ]´s

    gatão
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Amok
    Pedro S Guimarães

    blz galera!!!!!!!!
    valeu

    jampruca
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Olá galera! Toco violão na igreja e é muito comum hinos da harpa. Gostaria de auxiliar com uma segunda voz ou back vocal, existe alguma regra ou dica para esse seguimento musical? Ajude-me

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aí galera me ajudem na segunda voz!