Como fazer segunda voz???

Autor Mensagem
andretux
Veterano
# jan/04


Fala pessoal do forum, tudo legal com vcs?

Primeriamente gostaria parabenizar quem teve esta iniciativa de criar um forum com discussoes sobre música em geral... isso é muito util...

Depois, gostaria de esclarecer que gosto muito de cantar, mas nao tenho uma base teórica sobre o assunto e as vezes fico perdido de tudo...

Bem, minha duvida é mais especificamente em como fazer segunda voz numa música....

Será que alguem tem algum material, ou entao poderia me dar umas dicas de como proceder para cantar em 2ª voz...

Qualquer dica será bem vinda...

qualquer coisa, meu email é andretux@hotmail.com

Valeu pessoal

Forte abraço

André

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Olá André!
Seja bem vindo!

Dicas, existem muitas, aqui mesmo no Cifra, tem aulas de canto, teoria, que podem te auxiliar.

Quanto a 2ªvoz:
Dependendo da música, vc pode cantar em 1, 2 tons abaixo do tom original da música.
Com vozes mais graves, baixo ou barítono se faz muito 2ª voz.

Isto é uma forma simples de se cantar em 2ª voz.
Se vc é back de algum grupo, ou canta em dupla, vc pode combinar com os outros vocalistas, em determinados momentos da música, vc pode subir tons, mais altos q o tom original. Saca? Isto é questão de ensaio. Ensaiando, vc pode ver o q pode fazer com a música.

Valeu?Não sei se ajudei. Qqer dúvida, pode postar ae, q o povo aqui responde. =]

Sorte!
Jolie

andretux
Veterano
# jan/04
· votar


Olá Jolie, tudo bem...

Obrigado por ter me respondido, mas, ainda ficam algumas duvidas.
É dificil expressar exatamento o que eu preciso para entender este conceito de 2ª voz.

Existe alguma técnica de saber se eu estou realmente cantando em 2ª voz?

Por exemplo, já ouvi alguem dizer o seguinte: o arcorde é formado por tres notas (triade), e se sua vez estiver dentro de uma das tres notas, vc está cantando afinado. Porém qual das três é a segunda voz?

Bem, nao sei se falei besteira, mas acho que ainda precisarei de muita informação pra entender como fazer a 2ª voz...

Ah... lembrei outra coisa: o que que é fazer a terça voz?

Valeu pessoal

té mais

abraços

André

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Com relação ao acorde, o que eu sei, eh o III [3ºgrau] a 2ª voz.

Mas talvez no fórum de violão, ou musica em geral, podem te ajudar tb.

Coloque este tópico lá. Talvez vc receba o que precisa.
E até aqui mesmo, só q aqui demora, o povo entra pouco neste fórum.

Valeu!
=]

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


andretux
O seguinte...
no metal melódico geralmente os back fazem a terça ou a quinta da voz...o que é isso?
se o canto principal está cantando em do, você no back vocal tem que cantar no mi para estar fazendo a terça e cantar no sol para estar fazendo a quinta!!é bem no esquema de acordes!!

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE
E a segunda, entra onde nisso???
Não é no III[3ºgrau]?

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
A segunda voz pode ser 3º grau ou 5º

hrspedro
Veterano
# jan/04
· votar


olha cara, quanto a acordes, vc pode harmonizar a voz em terças, fica bem legal :D
num é bem meu ramo o canto, mas sou guitarrista

andretux
Veterano
# jan/04
· votar


Pessoal, obrigado pelas respostas...

Só pra confirmar se eu entendi... vamos supor que tem uma musica com a seguinte sequencia de acordes:
I III IV
G formado pela triade (G B D)
A formado pela triade (A C# E)
D formado pela triade (D F# A)

pra eu cantar em segunda, preciso usar o III grau, ou seja, cantar em B, C# e F#, é isso? E a terceira seria o IV grau?

estou certo?

Se eu estiver, entao nem sempre segunda voz será mais grave que a primeira não é, pois ai vai depender da nota do III grau...é isso?

Obrigado mais uma vez pessoal

abração

André

PuNk Bass
Veterano
# jan/04
· votar


Se eu estiver, entao nem sempre segunda voz será mais grave que a primeira não é, pois ai vai depender da nota do III grau...é isso?
Nao, pq normalmente as duas vozes nao estão na mesma oitava. Se o vocal principal cantar a musica em dó e a segunda voz cantar em mi numa oitava abaixo, esta segunda voz sera mais grave.

andretux
Cara, vc canta q tipo de musica?

andretux
Veterano
# jan/04
· votar


Fala PuNK Bass,

valeu pela resposta... mas quanto a pergunta que tipo de musica eu canto, podemos dizer que músicas de luau...ou seja, musica pop, mpb, etc....

Ultimamente tb ando cantando muita música gospel.

Enfim... eu acho bom saber a técnica para poder aplica-la em todos os estilos...

Ou será que existe um estilo de 2ª voz pra cada tipo de musica? Existe????

Té mais

André

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Olá Andre!
Acho que com essas respostas acabou ajudando a nós todos, eheheh. =]


Vc canta que estilo gospel?

Abraços!
=]
Jolie

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


andretux
compõe?

Big_pobrer
Veterano
# jan/04
· votar


Putz, cara essa sua pergunta veio na hora certa, eu já estava pensando em postar...
Na minha opinião, o bacana pra vc pegar o esquema de 2ª voz é prestar muita atenção na melodia e no instrumental da música, e se ater aos tipos diferentes de música...
É claro que desse jeito fica bastante prático, mas é uma alternativa.

Falows

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Big_pobrer
Foi mais ou menos isso q quis explicar qndo disse em ensaio.

Conhecendo bem a música, os arranjos, ensaiando ela, pode se ter uma harmonia vocal muito boa. =]

andretux
Veterano
# jan/04
· votar


Olá pessoal,

bem, realmente este assunto de 2ª voz interessa a todos... principalmente porque sempre percebi isso nas músicas, mas nunca consegui fazer...

Barbara Jolie, pra vc ter uma noção da minha falta de conhecimento, não sei muito bem quanto ao estilo de gospel que eu canto, mas vou citar algumas bandas que eu canto: Vida Reluz, Anjos de Resgate, Banda Louvor e Glória, Walmir Alencar, etc...

FáBiO LiOnE, já tentei compor alguma coisa, mas ainda estou muito básico no assutno, o máximo que faço por enquanto, é colocar melodia em alguns Salmos da Biblia. Vc Compõe?

Pessoal, prometo me esforçar mais para conseguir fazer a segunda nas musicas.... mas pode ter certeza que as dicas de vcs foram de muito valor.

Só mais uma coisa, alguem sabe de algum material mostre um pouco mais a fundo este lance de 2ª voz..????

Valeu pessoal

Abraços

André

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Olá André! Muito legal.
Não conheço esses grupos, mas devem ser estilo louvorzão mesmo. Assim fica mais fácil, é música popular, pop, poprock....deve ser por ai.
Vc faz background vocal? E sabe pouca coisa?? Melhor vc ir mesmo se aprofundando do assunto. Pq pra fazer back tem q ter até mais um pouco de conhecimento do que o próprio vocalista.

Infelizmente eu não tenho material sobre isso, mas vc pode procurar na net, com certeza deve ter muita coisa sobre isso. Qndo encontrar poste aqui, valeu?!

Sorte!
=]

andretux
Veterano
# jan/04
· votar


Valeu pelo apoio Barbara Jolie...

Abraços

André

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


andretux
q nada!
Estamos aqui pra isso.
Aqui o apoio e a ajuda são recíprocos. =]

motinhajr
Veterano
# nov/04
· votar


Galera, me amarrei no assunto. Sou novo no grupo e estou maravilhado com o conteúdo do mesmo.
Estou tentando montar uma dupla sertaneja e tenho bastante dificuldade para fazer segunda, embora faça perfeitamente em músicas pop,pop-rock....
Estou espantado com seu conhecimento Barbara Jolie, poderiamos trocar umas figurinhas as vezes.
Valeu galera!!!!!!!!!!

Douglas_ems
Veterano
# nov/04
· votar


Bom, se falou muita coisa nesse tópico, mas devo esclarecer uma coisa (não querendo ser o dono da verdade e talz):
Nem sempre a a Primeira Voz ou a Melodia vai estar na tônica do acorde, ou seja, no acorde de Dó maior, a melodia pode estar em uma das 3 notas ou pode estar fora do acorde também. A melodia facilmente escapa do acorde em uma ou outra nota.

Fazer segunda voz é apenas treino do seu "ouvido harmônico".
Tem que prestar muita atenção no violão ou no instrumento harmônico, para despertar a capacidade de ouvir uma nota cantada por alguém e afinar outra nota harmônicamente.
Tem que ter um certo "disconfiômetro" pra saber se sua voz está devidamente afinada.

Se for fazer uma apresentação Acappella, esaie primeiro com algum instrumento, para depois transpor cada acorde do instrumento para as vozes.

Espero ter ajudado, valeu.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Douglas_ems
Mto legal as suas dicas, obrigada!

motinhajr
Oi! Bom, não sei muita coisa, mas no que precisar, estamos aí.
Abraços e bem vindo!

Estênio Xavier Varjão
Veterano
# nov/04
· votar


Acho que a "segunda Voz" é só no nome, pois nós temos a "primeira voz" também, a 2 voz é tipo uma cama para a 1, entendes, ela pode ser a 3,4(depende do acorde), 5,6,7M(acorde maior 7M),7m(acordes maiores ou menores com 7m) e mais, muito mais. Isso vai do ouvido de quem está cantando e fazendo a cama (2 voz).

Belezauuuu

Oi Jolieeee.

Ycaz
Veterano
# nov/04
· votar


motinhajr
Bom, meu velho, se tu cantas sertaneja, o q dá o som característico do vocal sertanejo é o back vocal na terça do vocal, mas com a mesma melodia. =D
Espero ter ajudado

motinhajr
Veterano
# nov/04
· votar


ycaz:

no caso eu terei que usar realmente a tríade? pelo jeito vc entende de música sertaneja me de uns conselhos!!!

Barbara jolie:
Fico grato pela disposição, desculpe nao ter postado antes é que tive um problema com meu pc. Um abraço!!!!

Fabio Collaço
Veterano
# nov/04
· votar


OI pessoal eu gostatia de saber como se faz segunda voz para dupla sertaneja

ana_cantora
Veterano
# fev/05
· votar


olha... fazer a terça é uma forma de fazer a segunda voz, a forma mais fácil eu diria. pra fazer a segunda voz ñ eh lá outra coisa do mundo ! eu por exmplo aprndi ouvindo!eh só vc prestar atenção e depois tenta fazer ! qualquer um percebe se está certo ou ñ ! se vc sentir algo estranho eh só vc tentar de novo ,até conseguir! boa sorte e tenha bastante paciência!

Amok
Veterano
# fev/05
· votar


Tem + um detalhe: Usar 2ª voz com a terça soh funciona em acordes maiores.

Eduardo Mazziotti
Veterano
# fev/05 · Editado por: Eduardo Mazziotti
· votar


Esse assunto é bem legal, então, como sempre, vamos por partes:

Conceitos básicos de teoria musical (pra melhor entendimento):

Intervalo é a distância entre dois sons. Na música ocidental, sua menor divisão é o semitom, ou 1/2 tom. Partindo-se de uma nota fundamental, temos 12 semitons até se chegar na mesma nota. Exemplo:

C - Db - D - Eb - E - F - Gb - G - Ab - A - Bb - B - C

PS: o símbolo "b" significa Bemol, e diminui a altura da nota em um semitom. Sei que o comum é colocar Sustenidos (# - eleva a altura da nota em 1 semitom), mas continuem lendo porque logo abaixo vocês vão entender o porquê.

Esse intervalo entre uma nota e ela mesma, em alturas diferentes, é chamado de oitava. Pegando-se essa mesma escala, temos nomes diferentes de intervalos, e o resumo está abaixo:

C-Db - Segunda menor / C-D - Segunda Maior / C-Eb - Terça menor / C-E - Terça Maior / C-F - Quarta Justa / C-Gb - Quinta Diminuta / C-G - Quinta Justa / C-Ab - Sexta menor / C-A - Sexta Maior / C-Bb - Sétima menor / C-B - Sétima Maior / C-C - Oitava justa

Uma escala é uma sucessão de notas, em uma sequência determinada por um padrão intervalar. Seguindo essa tabela acima, se quisermos formar uma escala Maior, é só pegarmos os intervalos Maiores e agrupá-los de forma sequencial, como feito abaixo:

C - D - E - F - G - A - B - C (note que todas as notas, em relação à nota C, formam intervalos Maiores)

Seguindo a primeira tabelinha, podemos notar o seguinte padrão de intervalos, onde 1 tom equivale a 2 semitons (o intervalo seria o "-" , ou seja, o que separa as notas umas das outras):

1Tom / 1Tom / 1 Semitom / 1 Tom / 1 Tom / 1 Tom / 1 Semitom

Com esse padrão, podemos montar qualquer escala Maior, é só pegar qualquer nota e seguir esse padrão intervalar.

Um acorde, seja ele maior ou menor, é formado por uma tétrade; são quatro notas, também organizadas seguindo intervalos prá-definidos. Vamos ver, por agora, só as tríades formadoras dos acordes, pra maoir entendimento.

As tríades são 3 notas que formam o "esqueleto" do acorde. Uma tríade Maior é formada por uma nota fundametal, sua Terça Maior e sua quinta Justa. Com esse padrão intervalar pode-se montar qualquer acorde. Como colocado numa mensagem acima, um acorde de C maior é formado por C - E - G.

A tríade menor difere da tríade maior por apenas uma nota: a terça. No acorde Maior, ela é uma Terça Maior; no acorde menor, é uma terça menor. O mesmo exmplo em C, então, ficaria C - Eb - G.

Agora vamos ao que interessa: 2ª voz

Geralmente, na música popular se usa muito a 2ª voz aberta em terças maiores. Até aqui nenhuma novidade, isso já foi dito nas mensagens anteriores. O que é novidade é que, se você for acompanhar a melodia do cantor principal, você terá que se adaptar harmonicamente (dentro da harmonia em questão) à essa melodia. Por exemplo, numa música que está em C maior (tendo C-D-E-F-G-A-B como notas passíveis de serem utilizadas), e a melodia é C - A - B - G - E - C, se você pegar a terça maior de cada nota e cantála, vai soar estranho. Você terá que pegar terças maiores e menores, dependendo da nota.
Vamos abrir uma 2ª voz pra essa melodia citada acima: o princípio seria abrir terças pra essa melodia. Como estamos em C maior, só podemos usar notas da escala de C Maior, mesmo que a terça maior de determinado acorde esteja fora da escala de C Maior. Explicando:

Melodia: C - A - B - G - E - C
2ª voz (errada) E - C#- D#- B - G#- E

Note como todas as terças são Maiores. Isso, no entanto, soa errado porque as notas C#, D# e G# não estão na escala de C Maior. A abertura certa da 2ª voz seria:

Melodia: C - A - B - G - E - C
2ª voz: E - C - D - B - G - E

Veja como temos terças Maiores (C-E / G-B) e menores (A-C / B-D / E-G). Esse seria o princípio de se abrir 2ª voz em 3ªs. Seguindo esse princípio, podemos abrir vozes em qualquer intervalo. Basta respeitar a escala em questão.

Sobre o Sertanejo: o comum em vozes sertanejas é que o tenor (voz mais aguda) faça a melodia principal e o barítono (voz mais grave) faça uma 6ª (sim, 6ª) porém uma oitava abaixo. Pra quem já estudou um pouco de Intervalos/Harmonia antes desse (enorme) post, isso é um intervalo de 3ª descendente. Explicando:

Melodia: C - E - G - B - C
2ª voz sertaneja errada- A - C#-E - G#- A (mais grave do que a melodia)

Note que todos são intervalos de 6ª maior. Corrigindo essa 2ª voz, temos:

Melodia: C - E - G - B - C
2ª voz sertaneja: A - C - E - G - A (mais grave do que a melodia)

É basicamente isso. São explicaçôes bem condensadas, mas acredito ser um bom resuminho. Pra quem não gostou do post longo, me desculpem. Não revi o texto, então se vocês acharem algum erro, gritem. Quaisquer dúvidas é só escrever novamente, que eu respondo assim que possível. Espero ter ajudado.
Abraços/Beijos

Eduardo Mazziotti
Veterano
# fev/05
· votar


Up pro pessoal dar uma olhada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer segunda voz???