yma sumac: alguém conhece ou gosta?

Autor Mensagem
latina
Veterano
# abr/05


yma sumac: alguém conhece ou gosta?

Christina Amaral
Veterano
# abr/05 · Editado por: Christina Amaral
· votar


Não conheço...
*Editando minha "viajada"*

Gippe
Veterano
# abr/05
· votar


Christina Amaral
Eita, eh uma cantora lirica q apavorou, mas teve carreira curta

Christina Amaral
Veterano
# abr/05
· votar


Gippe
Nunca tinha ouvido falar...vou procurar saber sobre ela...
Brigadão....

MusiRio
Veterano
# abr/05
· votar


latina
Ja ouvi varias gravacoes dela !
Era conhecida pela grande extensao vocal.
Realmente ela ia "la embaixo" e "la em cima"

Barbara Jolie
Veterano
# abr/05
· votar


Minhas ídolas...

Yma Sumac
Maria Callas
\o/

MusiRio
Veterano
# abr/05
· votar


Barbara Jolie
nao creio,,, vc gosta da Maria Callas?????
tenho quase tudo sobre ela....
muitos e muiots cd e discos...

Barbara Jolie
Veterano
# abr/05
· votar


MusiRio
ahhh....eu quero eu quero eu quero \o/ hasuahuahauha

MusiRio
Veterano
# abr/05
· votar


Barbara Jolie
Una voce poco fa - O barbeiro de sevilha..muiito boa,, vou te mandar a mp3

Fernando NC
Veterano
# abr/05 · Editado por: Fernando NC
· votar


Nossa, eu tenho o recital de paris de 58 e ela canta "Una voce poco fa" ao vivo, quase desmaiei.

Quanto à Yma Sumac, eu quero desesperadamente um mambo que ela canta começando num grave e de repente me faz uma coloratura-ligeiro!!! Alguém tem?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/05
· votar


MusiRio
Una voce poco fa - O barbeiro de sevilha
Serio??? iuppiii \o/
Tamos planejando no conservatorio para fazer uma cena dessa opera... \o/

Géssica Turunen
Veterano
# abr/05
· votar


Adoro Yma Sumac!
Minha professora de canto me mostrou um material dela e simplesmeste me apaixonei!
Ela era realmente muuuuito boa, acho que até melhor que a Callas...
Era completamente perfeita em todos os registros!
E isso é uma raridade!

Beijos,

Géssica Turunen

Wilson Lazaretti
Veterano
# mai/05
· votar


Conheci pessoalmente Yma Sumac em quatro shows em São Paulo. Tenho quase todos os seus discos e CDs. Entretanto, procuro gravação de áreas de óperas que ela cantou.

Anamaria
Veterano
# jul/05
· votar


Eu já ouvi e adorei. Gostaria de entrar em contato com alguém que tenha seus discos.

Victor Cauê Lopes
Veterano
# jul/05
· votar


ouvi uma vez e achei bem bacana.............

Fernando NC
Veterano
# jul/05
· votar


Melhor que a Callas???
Perfeita em todos os registros???

PVitor
Veterano
# jul/05
· votar


Fernando NC
o nome eh "terremoto"?

Géssica Turunen
Veterano
# jul/05
· votar


Fernando NC

Disse isso porque a Yma tem uma voz muito versátil, cantando árias de soprano tão bem quanto árias de mezzo...
E, pra mim, ela é tão boa quanto a Callas sim!
Callas tinha um feeling diferente para interpretar, mas a técnica era comum...
Yma tinha feeling, além de uma técnica absurdamente versátil e bem trabalhada!

É o que penso!

Abraços...

Fernando NC
Veterano
# jul/05 · Editado por: Fernando NC
· votar


Bom, na minha opinião, para cantar uma ária que exija um super agudo não basta apenas tê-lo, é preciso saber usá-lo de acordo com o contexto musical. A Yma Sumac cantava realmente muito bem as músicas mais étnicas, mambos, etc.. Mas eu não acho que ela conseguiria cantar uma "Flauta Mágica" ou "Lakmé" bem, uma vez que os agudos dela são PEQUENOS. Diferente da Callas, que tinha uma voz grande em todos os registros, dando agudos e super agudos capazes de ultrapassar orquestras.
Não era a técnica da Yma que era versátil, era ela. Maria Callas se dedicou apenas ao erudito, mas podendo perfeitamente cantar tudo que Yma cantou, uma vez que tinham tessituras semelhantes e mesmo por quê dentro da ópera realizou papéis extremamente diferentes inclusive nas classificações de soprano. Fora isso, foi a maior intérprete de todos os tempos, sendo um exemplo de representação e uma referência de interpretação no mundo inteiro.
Logo, na minha opinião não existe grau de comparação a não ser o de tessitura vocal, vistas as tamanhas discrepâncias.

Thombjork
Veterano
# dez/05
· votar


Fernando NC


A Yma Sumac já cantou "A Flauta Mágica". Ela o fez nos anos 50 quando ela foi à Itália e um critico irritou-a dizendo: "Sra. Sumac, com todo o respeito, mas aqui na Itália temos os melhores cantores do mundo, portanto não espere as mesmas criticas que sra. recebeu ao redor do mundo." Ela literalmente botou pra fuder e cantou O Mio Bambino Caro e A Flauta Mágica onde ela era a própria flauta =). Depois disso foi ovacionada por mais de 20 minutos.

Lorri
Veterano
# dez/05
· votar


Fernando NC

Ela tem muitos mambos que começam grave e tem colaratura ligiero , hospedei gopher mambo pra vc



http://rapidshare.de/files/8640423/Yma_Sumac_-_Gopher_Mambo.mp3.html


eu tinha um documentário em mpeg dela aqui

tenho alguns audios dela se quiserem

Ricardo Mascaro
Veterano
# dez/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
· votar


Lorri

Você ainda tem o vídeo/documentário sobre ela ? Poderia nos disponibilizar ? Grato... Há anos eu procuro algum material em vídeo da Yma Sumac porém nunca obtive êxito...

Yma Sumac é uma de minhas inspirações... Possui uma extensão vocal de cinco oitavas (onde na música Chuncho - The Florest Creatures podemos comprovar, pois ela emite nessa música sua nota mais grave e sua nota mais aguda). Ela nunca gravou nenhuma ária operística, porém em seus concertos costumava apresentar alguma ária: Der Holle Rache, O Mio Babbino Caro e Bell Song; inclusive no Brasil em 1959 no Cine Cacique em Porto Alegre cantou Der Holle Rache (da Fláuta Mágica de Mozart) e ela mesma anuncia: "vou canta-la não como costumam cantar as cantoras líricas e, portanto, a ária clássica, eu vou ser distinta... vou canta-la em um ritmo de mambo" (é de meu conhecimento somente essa "única" apresentação dela no Brasil, cuja transmissão foi feita ao-vivo pela Rádio Guaíra).

Thombjork
Veterano
# dez/05
· votar


Se não me engano ela se apresentou em Brasília em 1989.

Dark Cross
Veterano
# dez/05
· votar


A Yma é violenta de maisss...

entrem aqui..

http://www.yma-sumac.com/index.html

Pedro07
Veterano
# mai/07
· votar


Tenho tudo dela e acabei de receber o Recital (ao vivo em Bucareste, 1961), que é bom mas fica devendo. Ainda acho que o melhor é o famoso Yma Rocks!, a versão para colecionadores do Miracles, de 1971-2. Se ela tivesse gravado um LP que fosse de clássicos essa discussão não teria sentido, mas as divas da ópera nunca cantaram músicas de jazz ou o repertório pop então não vejo pq comparar com Callas por exemplo, são dois gêneros diferentes.

Não havia espaço para ela na ópera sendo as duas contemporâneas (Yma alguns anos antes), e ela tb não queria isso, se identificando mais com suas origens e improvisações, marca característica; divas do Metropolitan da época a apresentavam ao público, por respeito. Vozes por vozes, vcs precisam ouvir Mado Robin e Erna Sack, poderosíssimas e bem anteriores à Callas, e Maria Galvany, uma espanhola quem já em 1907 fazia malabarismos à la Sumac - e que não morreu no Rio em 1949 mas sim em 1918 da gripe espanhola. Então acho essa discussão relativa.

Eu pessoalmente não tenho paciência para ópera, por conta do repertório mesmo, e pq os intérpretes raramente conseguem improvisar e criar - quando o fazem são geniais. Mas na maior parte do tempo ficam presos à composição inicial e vc fica esperando minutos ou horas até que o rasgo pessoal transpareça. Yma Sumac explorou muito bem suas potencialidades e foi voando à sua maneira; Callas ainda seduziu com sua conturbada vida pessoal, confundindo personagens com sua pessoa, o que indubitavelmente fez parte do mito e impulsionou sua carreira artística.
Mariah Carey pode ter seus silvos agudíssimos mas é muito chata e sem criatividade; Adam Lopez é um fenômeno mas o repertório ainda é brega... Cada um tem o seu lugar. Depende tb do que toca o seu coração...

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Pedro07
receber o Recital (ao vivo em Bucareste, 1961),
nossa....reliquia!!!

Eu tenho uma gravacao dela com 90 anos cantando Malambo, ao vivo.
Ainda em perfeito estado.

Sim não há comparações.

Cada uma com seu genero caracteristico.

Pedro07
Veterano
# mai/07
· votar


Ela tem 80... nasceu em 1927. Ano passado recebeu um prêmio no Peru, subiu a montanha de Macchu Picchu e ainda cantarolou. A velhinha tem fôlego... vejam aqui:
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=M5G_G9xUQzI&mode=related&search=

Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=dTBIJLB_cus

Ao vivo na Bélgica cantando La Molina, em 1990 http://www.youtube.com/watch?v=BaL6jDgI-ns&mode=related&search=

Deleitem-se.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Pedro07
Ela tem 80...
ah tah....fiquei de cara uma mulé de 90 anos cantando daquele jeito.

mas nem por isso uma de 80 conservar tda a voz...eheeheh

Bom, nao sabia, eu realmente não sou tão conhecedora dela assim. Admiro sua qualidade vocal e mto. Alias, a sua "anomalia" vocal...eheehh

Deleitem-se.
aew...q massa! Brigadinha!

Pedro07
Veterano
# mai/07
· votar


Onde vc ouviu Malambo ao vivo?

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Pedro07
não. um amigo me passou em mp3.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a yma sumac: alguém conhece ou gosta?