baixo cantar como tenor?

Autor Mensagem
Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05


eu nao entendo...os tenores baritonos e baixos tem cordas vocais diferentes??sei la...alguma coisa impede q um baixo saiba usar perfeitamente as voz de cabeça(como o andre matos)e consiga cantar como um tenor?eu andei vendo e estou começando achar q tudo eh questao de impostação.Sei la...Uma pessoa q tem a voz bem colocada no peito nunca vai chegar agudo e vai ter facilidade para graves e vai ser classificado como baixo.Se o andre matos por exmplo fosse um nada na musica nao soubesse de absolutamente nada de canto e tivesse a voz bem no peito e presa na garganta,nunca ia chegar nem oitava a baixo do q ele chega!Oia tentem entender o q eu quero dizer...tem alguma coisa q impessa de um baixo ter um dominio extraordinario da voz de cabeça (como o andre matos)e consiga cantar como um tenor????eu so quero saber disso.Se alguem conseguir me responder...ja agradeço

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


e outra...eu sou um exemplo disso ,eu antes nao fazia de jeito nenhum nem um MI3 e agora faço RE4 quase uma oitava acima do q antes quando eu nao sabia usar voz de cabeça.E um cara q eu conheço de portugal ,ele so fazia um DO3 era um grande baixo mais aprendeu perfeitamente a usar voz de cabeça fazendo exercicios e um grande processo e agora faz um MI4 e agora eh um grande tenor?.Vcs tao vendo a situação?outra...um colega meu todo mundo diz q eh um grande baixo mas eh pq ele nao sabe usar voz de cabeça e tem a voz muito no peito e muito presa na garganta.Ai ele aprende a fazer muito bem voz de cabeça e vai virar um tenor?Gente,ninguem venha me dizer q eu estou errado,eu tenho provas vivas do q eu to falando.Eu to começando a achar q a classificação vocal nao tem nada, absolutamente mesmo nada a ver com notas q se alcança ou coisa desse tipo,so ,abolutamente so,com o timbre vocal

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
se está falando besteira cara...
Não é voz presa na garganta no peito que faz alguém ser baritono ou baixo...é o aparelho fonador que é diferente e produz mais fácilmente sons agudos....
O andré matos NUNCA ia ser um baritono ou baixo...ele é tenor mesmo se não soubesse nada de musica...entende???a voz dele ser preza na garganta ele com treino ia se livrar disso....voz presa na garganta no peito não classifica ninguém...

The Yellow Monkey
Veterano
# jan/05 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva

cara , n tem sentido o q vc está falando... o que o Lione disse é verdade...

O que diferencia as pessoas é a estrutra do aparelho fonador, alguns tem pregas vocais maiores outros menores...alguns mais finas outros mais grossas...

Alem de que um baixo mesmo que tenha uma super extensão nunca chegaria em notas de tenor simplesmente pq as cordas vocais dele n foram feitas pra isso... ele arrebentaria as cordas vocais tentando...
Bem como um tenor n pega nota muito grave nem se treinar mil anos... eu se eu tentar pegar uma nota muito grave, eu fico rouco e com dor na garganta chegando a me dar tosse...

alias, vc já viu um baixo de verdade? um baixo pelo que eu imagino não tem possibilidade de usar voz de cabeça... é algo extremamente grave... e baixo n tem a voz presa no peito ou na garganta... é um registro totalmente pleno e natural... é uma coisa muito potente e estrondosa... n tem como alguem falar que aquilo ta preso!

Agora sobre seu amigo, classificação não muda, o cara estava ou ainda está classificado errado, talvez ele possa ser um baritono...porque um baritono sim consegue alguns tons de baixo e alguns tons de tenor... mas é algo bem limitado, nada de extraordinário.

Alem de que certos registros como falsete por exemplo n entram em classificação... eu n creio que baritonos se teoricamente fizessem uma nota da quarta escala consegueriam fazer em registro de cabeça, eu acho que soaria como falsete... Pq pra Tenor essa escala já é complicada!

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


mas cara...a minha conclusao eh essa :a classificação vocal eh pelo timbre de voz e nada mais!!!!!por que um cara que so fazia um DO3 mostrando q eh um grande baixo(pq eh uma nota q qualquer homem normal emite com pura facilidade)aprendeu a usar perfeitamente a voz de cabeça e passou a chegar a um MI4(sem falsete claro)!entao ele era baixo e virou tenor??claro q nao!Entao eu acho q esse negocio de extenção vocal nao classifica ninguem!E o timbre e mais nada!!!!

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


Eu por exemplo,todos diziam q eu era um baixo(pq minha extenção era mais ou menos MI1 ao MI3 morrendo.E agora q eu aprendi a usar voz de cabeça e tudo mais, faço um DO1 e um RE4(sem falsete claro)e agora o povo me classifica como baritono (nao posso ser tenor pq chego muito baixo e nao posso ser baixo pq chego muito agudo)entao sou um baritono com uma extenção vocal incrivel!Eh assim eh???mudando de classificação vocal a cada instante??um dia sou baixo outro tenor e outro baritono.KKKKKKK.Claro q nao!!!classificação eh pelo timbre nao tem nada a ver com alcanse de notas

The Yellow Monkey
Veterano
# jan/05
· votar


nem sempre... o timbre é importante na classificação... mas eu mesmo tenho um timbre no registro médio semelhante ao de um baritono, no entanto sou tenor, pq eu alcanço notas muito altas e brilhantes pra baritono! e meu grave é deficiente...

voce diz alcançar notas como Mi1... mas tem certeza que esse Mi1 faz parte da sua classificação? e tem certeza que esse RE4 seu n é falsete? pq é muito comum confundir voz de cabeça com falsete, bem como achar que graves basais entram na classificação... tem que ver se a colocação da nota está certa, não é só questão de alcance de notas.... classificação não é algo tão simples quanto parece....

Diego Samets
Veterano
# jan/05
· votar


começou a viajar novamente, tsc tsc tsc

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


DO1 e RE4 eu faço sem falsete!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ja cansei de dizer isso!

Diego Samets
Veterano
# jan/05
· votar


[i][começou a viajar novamente, tsc tsc tsc/i]
Digo e repito... vai estudar ai vc me diz denovo a sua extensão vocal

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


cara...recolhe tua insignificancia ta???

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


mas...vcs tem certeza q o aparelho fonador,as cordas vocais de um baixo tenor e baritono sao diferentes????

gritador oficial
Veterano
# jan/05 · Editado por: gritador oficial
· votar


como tem gente q fala merda...
Alexandre Bruno do Prado Silva
o aparelho fonador é diferente, o dos baixos é mais largo, o dos tenores é mais estreito, o dos baritonos fica no meio... isso q causa a diferença nos tons... com técnica se aprende a alargar ou estreitar o aparelho fonador, aumentando assim a extensao vocal, é claro q existe um limite pra isso e o limite varia de pessoa pra pessoa, agora, acontece q os barítonos por estarem no meio tem uma certa vantagem q é a seguinte: tenores podem com treino pegar notas de barítono, é qse impossivel nascer um q pegue notas de baixo, e baixos podem chegar em notas de barítono, mas tb seria qse impossivel um baixo chegar em nota de tenor, mas os barítonos podem desenvolver notas de tenor e de baixo, naum q eles tenham uma extensão maior, mas pq estão no meio dos dois saca? o tenor pode chegar a pegar notas de contralto ou mezzo até (dificilmente chegaria em soprano, tb seria uma raridade) e os baixos podem ser REALMENTE baixos, mas como na classificaçao vocal masculina os baritonos estão no meio, eles podem desenvolver notas das duas outras classificaçoes, e isso pode causar confusão na classificaçao

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


cara...valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!me esclareceu duvidas!!!!!!! alexandrebruno_15@hotmail.com me adiciona ai cara pra gente conversar mais ,e quem quiser me adicionar ,pode faze-lo

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
acho que você está bastante equivocado da sua tessitura está alcançando notas sem técnica e incluindo elas como se fosse sua tessitura....
esse ré4 para um baixo como você diz que é, bom impossível...para um baritono impossível também....
provávelmente é falsete o que você faz...e comete o erro de dizer que é voz de cabeça(que na verdade é falsete mesmo, ressonância total na cabeça)
O que acontece com as pessoas é que existe um grande achismo de eu sou baritono, eu sou baixo!!tenor só se afirma que é tenor aquele que é tenor bem leve...por que a grande maioria dos tenores médio-grave acham que são baritonos....
BAIXO é algo raro na brasil...a maioria é tudo baritono, baixo é uma puta de uma voz linda e rara...dúvido muito que tenha o Tal mi 1 bem colocado....com certeza é uma voz completamente sem brilho, colocação e na garganta além de tudo!
O que existe é muito achismo, muita falta de informação..e princípalmente falta de técnica e de um professor

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


me adicione no msn e eu te mostro q eu faço sem falsete o q eu te disse .Eu nao disse q eu sou baixo eu sou baritono mas meu grave eh muito bom (modestia a parete)eu nao faço um DO1 tao bem ,fica muito baixo e meio arrotado mas um MI1faço muito bem!e quando ao re4 nao eh falsete.Eu sei muito bem o q eh falsete e meu falsete nunca ia se confundir com minha voz!eu tenho um a gravaçao q eu faço um DO#4 com voz e depois com falsete pra ninguem me dizer q meu agudo eh falsete(apesar q ta na cara q nao eh)Me adicione no seu msn e eu falo com tu!!!!e com quem quiser!!alexandrebruno_15@hotmail.com

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


e outra coisa....nao faço isso q eu disse na minha tessitura(regiao facil de cantar) ta doido!!!!!!esses sao os meus extremos!!!DO1 e RE4,nunca cantaria nessa regiao,a regiao q eu canto facil eh de mi1 ao MI3

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


e vc ja fica colocando defeito em mim dizendo q eh impossivel...imagine o cara q eu conheço de portugal q faz um DO1 e um MI4 sem falsete...eu sei muito bem o q eh falsete...pelo amor de Deus!!!eu nao sou um animal!!!nao venham dizer:"o grave deve ser mal feito ,o agudo deve ta confundindo com falsete"polpe -me neh?!ME ADICIONE NO MSN Q EU TE MOSTRO!!!!

Giuliano
Veterano
# jan/05
· votar


Oi Alexandre,

Pensa o seguinte meu: vc já viu a flauta doce soprano? vc já viu a flauta doce contralto? elas tem tamanho diferente... porque será? porque a qualidade da frequencia sonora vai ser diferente. As ondas graves precisam de mais espaço pra vibrar e ter alguma ressonancia. Da mesma forma é com a fisiologia da voz. Existem algumas tecnicas que alguns flautistas usam pra conseguir mais notas na flauta doce... sabe como é? eles tapam o buraco da frente, colocam-no contra o joelho e sopram com mais força... e pronto uma flauta contralto emitindo sons de soprano! no entanto perceba que não é uma posição muito agradavel... e pra que fazer um som dificil se existem flautas sopranos que fazem o mesmo som com facilidade? EXISTEM limitações fisiologicas, nenhuma voz abrangeBEM E SAUDAVELMENTE toda a tessitura das vozes humanas. E isso não é preconceito contra você ou algo assim. é um fato fisiologico irmão. Tem gente que nasce com uma genetica pra ser magro meu... esse cara pode fazer musculação...ele vai ficar definido e tal. Mas ele nao vai virar o mister-musculo, exterminador do futuro... não é o natural dele. O GENOTIPO dele é de ficar magro. Da mesma forma você tem uma laringe que produz sons e ela tem uma estrutura pra produzir determinados tipos de som. Se a sua preocupação é produzir sons em TODAS as alturas, vc pode de fato produzir alguma espécie de barulho, em qualquer tom. Mas as notas utilizaveis musicalmente e saudavelmente são limitadas e é um fato que infelizmente, ou felizmente todos nós nos deparamos. Porque diabos um baixo tentaria cantar numa região de tenor??? ele não é pario para um tenor cara, simplesmente porque mesmo que ele consiga as notas, será uma merda e ele será um tenor mediocre. Entao, o foco todo amigo. NÃO É CONSEGUIR TONS. apesar de isso ser interessante. Se você quer construir sua imagem em cima desse lance de "cantor de extensão prodigiosa" Existem vários caras que fazem isso hoje. Brian Mckight que alega ter quatro oitavas, Yma Sumac que tem 5 oitavas. São prodigios realmente, Kate Bush, (mariah carey nao, ela é uma farsante rs). No entanto bicho, cantar no limite é um risco, e não garante que você será melhor cantor que um cara com 1 oitava (que seja). Por mais notas que você consiga alcançar, isso NAO é cantar. Caso vc nao tenha um professor, procure um assim que puder, ou estude seriamente sua voz e não fique com ACHISMOS. Eu por exemplo, sou barítono, mas tenho gravações minhas fazendo de um A0 a um E5. No entanto, eu tenho consciencia que isso é besteira e eu NAO TENHO ESSAS NOTAS e que minha real tessitura é de G1 ao G3 absolutamente! e estou DANDO DURO PRA CARAMBA pra fazer uma voz bonita, confortavel e de bom timbre dentro desse foco que eu defini. Defina um foco pra você amigo. E não fique discutindo coisas que não vão te acrescentar e nem acrescentar a ninguem. Abração

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# jan/05
· votar


valeu!!!!

The Yellow Monkey
Veterano
# jan/05
· votar


Giuliano

Falou tudo!!! e vc tem uma extensão legal pra baritono!!

Christina Amaral
Veterano
# jan/05
· votar


Eu jah vi o contrario...

ikaris
Veterano
# jan/05
· votar


Giuliano

Mostrou que saca bem a parada né giu, vem cá tu é aluno da Keut??

ikaris
Veterano
# jan/05
· votar


Giuliano

Perdão escrevi errado, então recapitulando:
_Tu faz aula com a rejente Keith Guimarães?

Acho que te conheço, tem uma voz alá Elvis. Uma irmã que é soprano, e um irmão baritenor, (que um dia será tenor 2 se comer muito arroz com feijão) (risos).
Estou certo?
Cantam num coro chamado... comoé mesmo o nome...
STIGMA... eu acho
Vi vocês na apresentação do Festival de Coros e em uma apresentação de natal no palácio da Justiça

ikaris
Veterano
# jan/05
· votar


Bem quanto a um baixo cantando como um tenor, é aceitável, talvez ele use um registro desconfortável ou inapropriado para a sua fisiologia, mas não só já ouvi como também conheço um baixo que pode, se quizer, cantar na aréa de um tenor. Nas óperas geralmente os baixos fazem os papéis de patriarcas, generais e pessoas imponentes, enquanto que o tenor, na maioria das vezes é o mocinho da história que disputa a donzela (soprano) com seu antagonista (geralmente um barítono). Em se tratando de música profissional um baixo que trabalhou sua voz e aprendeu a usá-la com desenvoltura e harmonia, pode, em caso de necessidade, vir a substituir um tenor, porém sua voz não será brilhante como a do tenor, nem tão rica em harmônicos quanto a do mesmo. Tirem como exemplo o imortal Freddie Mercury, elogiado como um ótimo baritono por Monserrat Cabale (soprano), no entanto sua atuação a nível de musicalidade nos shows do Queen dariam a entender que ele era um tenor. O alcance, o timbre são bem parecidos, além da voz potente e harmônica. Ou seja, ora ele era barítono, ora tenor? Não, trata-se apenas de um recurso de ressonâncias e musculaturas corretamente utilizadas para fazer bem a voz. Ou por exemplo, Edson Cordeiro, que pode cantar grave como um barítono de ópera ou agudo como uma soprano-ligeiro - a voz feminina mais aguda dos registros convencionais - Ele alcança quatro oitavas de extensão vocal, o que o habilita a figurar no rol seleto dos fenômenos que inclui Yma Sumac ou Maria Callas. Porém ele tem um tipo de voz certo que pasmem pode ser barítono. Sua classificação é duvidosa, porém suas notas mais brilhantes e ricas em harmônicos são as de barítono, isso não o impede de cantar em notas agudíssimas. Então, em resumo, é normal que no meio musical possa-se utilizar vez ou outra registros que tornem sua voz quase idêntica a de outro naipe, sem que isto te faça mudar de classificação.

Just
Veterano
# jan/05 · Editado por: Just
· votar


azul eh verde?? u_u

Leandro Oliveira
Veterano
# jan/05
· votar


A PALAVRA CHAVE É TIMBRE............
NUM TEM ESSA DE VOZ PRESA NUM SEI AONDE
.......
BOBAGEM
ENTENDEU ALEX
É TIMBRE
E FIM DE PAPO

Just
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Oliveira
sim, vc estah certo.....
mas...isso q o cara falo naum dah msm...eu sou tenor ligero e naum consigo pegar umas notas graves nem a pau, e olha q os meus amigos cantaum como se fosse um nada...mas tb eu dou uns agudos em voz de cabeca q eles juraum q ouvem falsete mas naum eh...

entaum se conforme com sua voz e seja feliz! =D

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


mas eu acho q a pessoa soh pode ser classificada quando souber usar a voz...eu to ajudando um colega meu....ele eh baixo(DO1 ao MI3)ele antes nem falsete tinha....era estranho...ai ele esta desenvolvendo a voz...e tah fazendo DO5 no falsete(eh muito pra quem nem tinha neh?)e a cada dia ele me diz...."consegui "tal" nota hoje"....pelo menos ate agora ele disse q fez um FA#3...e eu tenho certeza q ele nao consegue mais alto pqtem a voz muito de garganta ainda...entao quer dizer q ele nao eh baixo???oia...um VERDADEIRO baixo,pode a prender a usar a voz de uma maneira q venha a cantar como um baritono pelo menos...???e isso nao vai alterar a sua classifição vocal???????????

Agassi
Veterano
# fev/05
· votar


Giuliano A sei nãooo se num vale pegar uns agudos legais, todas as musicas que eu acharia doida cantar, são de cantores alcançando Do4, Si3.... eu sou um baritono e chego num pau lascado no F3 mas chorando mesmmo kkkkkkkkkk...................

Também acho palhaçada esse negocio de ah o fulano pega E5 o ciclano, G7........ mas adoraria pelo menos chegar no Si 3 era tudo que eu queria, se possivel com um vibrato legal nessa regiãoooo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a baixo cantar como tenor?