polêmica! huhuhu!

Autor Mensagem
gritador oficial
Veterano
# jan/05


Olha pessoal, eu reparei uma coisa muito interessante

No canto popular nós vemos uma infinidade de timbres diferentes e vozes com muita personalidade, porém no canto lírico a coisa muda um pouco.
É claro q uma pessoa q entende do assunto pode diferenciar o Pavarotti do Caruso instantâneamente... imagina, são completamente diferentes... Mado Robin e Maria Callas então? Nossa nada a ver uma com a outra! Porém para um leigo (eu mesmo certo tempo atrás) todos tem a voz igual! E como eu acho q a opinião dos leigos é sempre a mais sincera eu resolvi lançar a seguinte questão:

Vocês acham q todas essas técnicas de canto podem acabar matando a identidade vocal?

Rafael Duarte
Veterano
# jan/05
· votar


Depende do que a pessoa usa. Tu já ouviu o Andrea Bocelli cantando sem ser voz de opera? A voz dele é muito linda... e bem diferente daquela voz de tenor que é igual de todo mundo.

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


voz de tenor que é igual de todo mundo.

é disso q eu to falando

Giuliano
Veterano
# jan/05 · Editado por: Giuliano
· votar


Cara, eu acho o seguinte... a função da opera é a interpretação de um papel, de forma que o individuo tem de ser um instrumento musical e reproduzir as intençoes do autor e da obra. É claro que vai transparecer algo de sua personalidade e tal... e dai surgem as divas, e os grandes cantores, que pela sua notória interpretação se destacam. Existe essa critica de que a opera transforma o cara numa máquina de cantar e perde a personalidade. Eu discordo, porque existem diferenças marcantes cara. Outro dia eu estava conversando com um cara sobre a interpretação de uma música, chamada Cold Song, por diversos contratenores e a interpretação, o feeling é drasticamente diferente entre os vários cantores. A questão da opera é que a individualidade só pode se manifestar dentro de um determinado contexto... o jogo meio que tem certas regras... pode-se chamar isso de uma restrição... ou não.

A função da tecnica vocal lírica não é fazer vc ficar igual a todo mundo que canta opera, apesar de muitas pessoas utilizarem isso como modelo, mas sim estabelecer um bom brilho, volume, e não ferir a voz... o que permite uma segurança para interpretar o repertorio. Eu diria que é mais um conhecimento da fisiologia e dos mecanismos para uma utilização específica. Cara se você ouvir David Daniels e Andreas Scholl que são dois contratenores, usando tecnica de falsete... são vozes completamente diferentes. E é bom lembrar que a voz lírica não é uma só voz, existe várias interpretações dependendo do periodo...barroco, romantico, etc.... o cantor lírico é um ator e um instrumento....o cantor pop tem um foco marcante mais em sua propria figura, uma figura supostamente independente (claro que ele também tem seus modelos - menos rigidos)... são coisas diferentes e cada uma tem seu lugar. Não acho que tenha alguma polèmica nisso.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/05
· votar


Giuliano
concordo plenamente amigo giuliano...nunca chegamos a ter essa discussão....mas sinceramente....
acho que quem acha que é tudo igual é por que não tem ouvido musical...eu mesmo antes de estudar canto...sabia diferenciar naipes...cantores dentro de uma opera....meu ouvido foi educado desde pequeno com a musica....
acho que quem não tem educação musical acaba por achar tudo igual...não consegue perceber a mudança...o sentimento diferente....
a técnica do lírico é sim a mais segura e padronizada, e cria em você uma voz de instrumento mesmo!!algo certinho e que você tem controle total...
Mas duas pessoas são duas técnicas diferentes...dois sentimentos diferentes...

MusiRio
Veterano
# jan/05
· votar


BiO LiOnE
Giuliano
Exatamente!

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


Giuliano
FáBiO LiOnE
Pois é, eu concordo com vcs, mas o q veio a minha cabeça foi: "até uns 3 anos atras todos os tenores por exemplo tinha o timbre igual, era tudo aquele "bôôôôôôôôôôôô" e eu só vim a diferenciar depois q passei a conhecer, para os leigos soa tudo mt parecido"

Igor2nt
Veterano
# jan/05
· votar


Olha na verdade eu sou daquela opinião "a voz do povo é a voz de deus" e acho q o povão no geral é leigo nesse assunto e para mim: andre matos,bruce dickinson, edu falachi e todas essas minas que fazem canto lirico e tocam em bandas de gothic metal tipo o nightwish, tristania, after forever são tudo a mesma coisa e ao contrario do canto popular onde achamos diversos timbres, e formas de cantar.

gritador oficial
Veterano
# jan/05 · Editado por: gritador oficial
· votar


Igor2nt
po, o metal seria considerado canto popular (claro q muitos vocalistas tem tecnica lirica) ...
Bruce, André e Edu sao mt diferentes
mas as minas de bandas de gothic metal sao realmente parecidas

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/05
· votar


Igor2nt
A voz de um povo ignorante deve ser desconsiderada...o povo não tem cultura para ouvir o que é bom....
antes de falar aborbrinha...vai dar uma estudinha ok?

marcos_alexandre_cba
Veterano
# jan/05
· votar


FáBiO LiOnE
pegou pesado agora hein....

The Yellow Monkey
Veterano
# jan/05
· votar


Igor2nt

discordo totalmente...

Alias muita diferença entre André Matos e Edu Falaschi/Bruce Dickinson.... Diferença de timbre e potencia... o André tem um timbre muito mais agudo e rasgado em relação ao Falaschi e ao Dickinson... alem de que note a diferença na potencia da voz do Dickinson em relação aos outros dois.... Vai dar uma ouvida...

Alem de que o povo n tem ouvido musical, nem cultura, pq se tivesse n aceitaria qualquer merda que a midia empurra, como esses pagodes e Bondes de n sei o que...

A maioria dos cantores populares n tem estudo, tecnica nem nada e cantam errado... Veja Dinho Ouro Preto, Herbert Vianna, Frejat.... Carinha do Detonautas, CPM22
Cantam com a garganta e algumas vezes até anasalado.


gritador oficial
mas as minas de bandas de gothic metal sao realmente parecidas

Então pega a Amy Lee do Evanescense, a Tarja Turunen do Nightwish e a Sharon Den Adel do Within Temptation e me fala aonde tem algo parecido... pq sinceramente n vejo a semelhança... Nem a mina que canta no Epica que tb tem empostação do lirico parece com a Tarja... nada a ver uma com a outra....

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


The Yellow Monkey
Amy Lee naum é gothic metal, naum tem a técnica das outras duas
A Tarja e a Sharon tem uma diferença de timbre bem forte mesmo, a Tarja tem a voz mais pesada e a Sharon é mais delicada

The Yellow Monkey
Veterano
# jan/05
· votar


Amy Lee n é gothic? sei não ein...

E After Forever?

Pq tb n parce nada com essas que eu falei

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/05
· votar


marcos_alexandre_cba
quem fala o que quer ouve o que não..fala porcaria sem pensar ouve o que não quer...do mesmo nível da bobagem falada...

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


The Yellow Monkey
a amy lee é um new metal pop comercial do caralho... nada de gothic

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


FáBiO LiOnE
mas q vc pegou pesado... aaah isso pegou =P

Igor2nt
Veterano
# jan/05
· votar


A voz de um povo ignorante deve ser desconsiderada...o povo não tem cultura para ouvir o que é bom....
antes de falar aborbrinha...vai dar uma estudinha ok?


Nossa desculpa, se eu não tenho o imenso conhecimento musical q vc senhor lione, eu disse que para os leigos edu/bruce/andre são parecidos não que eu seja um leigo, sei tanto de musica quanto vc e sei bem as diferenças de cada um desses 3. O pessoal que ouve musica não é obrigado a saber a diferença de vozes entre eles. e eu já to de saco cheio de ouvir gente falando "que a opinião do povo ignorante deve ser desconsiderada" é por isso que o brasil não vai pra frente pq ao inves dos mais providos de conhecimento como o senhor lione tentar explicar para o povo (como eu), não ele simplesmente escreve frases educadas como essa acima.

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


iiihhh... vai dar merda... o tópico jah disvirtuou, vai dar discuçao... melhor q algum moderador tranque-o

wallace_harm
Veterano
# jan/05
· votar


Olha no U nao tenho muito problema nao, mas no I, É TERRIVEL principalmente nas notas agudas! parece que todo acaba mas epressa nessa vogal, e um saco essa letra!

gritador oficial
Veterano
# jan/05
· votar


wallace_harm
bebeu?

Gippe
Veterano
# jan/05
· votar


wallace_harm
isso

Gippe
Veterano
# jan/05
· votar


wallace_harm
isso

Gippe
Veterano
# jan/05
· votar


wallace_harm
isso

Gippe
Veterano
# jan/05
· votar


wallace_harm
isso

Gippe
Veterano
# jan/05
· votar


wallace_harm
isso

wallace_harm
Veterano
# jan/05
· votar


gritador oficial
Gippe
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, por que preguntaramse eu bebi,nao posso fazer isso. kkkkkkkkkkkk. Nao entendi kkkkkkkkkkk

Rômulo
Veterano
# jan/05 · Editado por: Rômulo
· votar


FáBiO LiOnE


A voz de um povo ignorante deve ser desconsiderada...o povo não tem cultura para ouvir o que é bom....
antes de falar aborbrinha...vai dar uma estudinha ok?


é lione... mas as pessoas não são ignorantes porque querem. muita gente nao tem oportunidade de estudar música erudita. mas vejamos bem... é meio chato tomar isso como um padrão (a música erudita), como se quem gostasse e conhecesse teoricamente fosse digamos assim, "evoluido". eu acho legal algumas coisas legais na musica clássica como o Réquiem de Mozart e a Sonata ao luar de Beethoven mas no geral a música erudita nao me interessa muito e não acho que vou ser ignorante por causa disso.

sobre as vozes no lirico, eu acho legal quando a pessoa ganha as técnicas vocais do canto lirico e aplica na musica popular, pq ai sim vc vai usar toda a sua personalidade... uma arte como a musica nao pode ter regras de interpretação de maneira alguma.

Rômulo
Veterano
# jan/05
· votar


eu prefiro pensar que tudo isso é 99% merda assim como outras coisas da vida e onde 1% é o aproveitavel... (entendam isso como quiserem...)

Barbara Jolie
Veterano
# jan/05
· votar


gritador oficial
Vocês acham q todas essas técnicas de canto podem acabar matando a identidade vocal?
Lógico q não!!! Eu estou construindo a minha identidade com a técnica.

Agora quanto à Opera, realmente os cantores são tipo uma máquina para interpretar tal personagem. Concordo com a opinião do Giuliano.


Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a polêmica! huhuhu!