Canto e Respiração: Como começar

    Autor Mensagem
    Luc
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Luc


    Tô procurando ajuda nesse assunto faz um tempo, já. Então reuni um material e fiz um resumo da parte PRÁTICA da Respiração no Canto. É muito possível que eu tenha deixado de lado alguma coisa, ou errado em algo. Isso fala bastante da parte prática da INSPIRAÇÃO e da EXPIRAÇÃO na respiração diafragmática. Se alguém puder corrigir e/ou acrescentar algo que faltou sobre isso, eu agradeço. E se alguém puder ajudar nesse tópico aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/67279/ eu agradeço mais ainda, porque aí dá pra completar esse tópico aqui:

    Respiração Diafragmática (respiração correta para o canto):

    Como Inspirar:

    - Coluna o mais reta possível; pescoço alinhado com a coluna e relaxado (isto é, sem tensão)
    - O ar é inspirado e mandado para a barriga, e não para o peito. Não se deve, porém, estufar a barriga exageradamente.
    - Não subir os ombros ao inspirar.

    Como verificar se está-se fazendo o movimento de inspiração corretamente:

    Coloque as mãos na parte inferior das contelas, nas costas. Ao inspirar, a parte inferior das costelas vão separar-se horizontalmente. Ocorrerá uma LEVE saliência na barriga.

    Como Expirar:

    Primeiro saber onde está o períneo: Períneo é a parte mais inferior do tronco do corpo humano (está, mais ou menos, há quatro ou cinco dedos abaixo do umbigo).

    Depois saber a localização do diafragma, como se estivesse olhando de frente para sua própria barriga: O diafragma, visto dessa posição, está cerca de dois a quatro dedos abaixo de onde as costelas se juntam no tórax (peito).

    E, por último, conscientizar-se do movimento correto da expiração.

    - Enquanto solta-se o ar, vá recolhendo a barriga, ou ainda, o períneo, sem envolver a região estomacal; ao mesmo tempo, deve ocorrer uma leve contração glútea.
    - O Diafragma é empurrado contra a parede do corpo, isto é, conforme solta-se o ar, encolhe-se a barriga, empurrando o diafragma "contra as costas". Isso deverá ocorrer sem que o(a) cantor(a) se preocupe em fazer.

    A esta disposição corporal, aonde ocorre a contração do períneo e dos músculos glúteos e a pressão do fiafragma, dá-se o nome de cinturão pélvico. Quando o(a) cantor(a) desejar uma projeção mais resistente, deve encaminhar sua tensão a essa disposição corporal. Isto significa, entre outras coisas, que, quanto mais alto ou baixo (em termos de volume, e não, de "grave e agudo") o cantor emitir uma nota, mais deve pressionar o cinturão pélvico.

    Como saber se está-se fazendo o movimento descrito acima corretamente:
    Primeiramente, conscientizar-se da "existência" dos músculos envolvidos no movimento. Para isso, inspire conforme foi explicado e depois, como se estivesse apagando um pequeno incêndio, sopre com força, enquanto contrai (encolhe) a barriga aos poucos. Preste atenção no períneo e nos músculos glúteos. Faça quantas vezes precisar, até perceber como esses músculos estão agindo. Em nenhum momento em que se esteja produzindo o som, é permitido relaxar estes músculos.

    Alguns exercícios para a Respiração Diafragmática:

    - Soltar todo o ar. Inspirar conforme explicado acima, depois soltar o ar com um Sssss fraco, com uma pequena contração dos músculos glúteos e do períneo. O Sssss deve ser feito por dez segundos, e sem interrupção durante o ato. Aumente o tempo de dez segundos gradativamente.

    - Inspire corretamente. Solte vários "s" curtos e separados um do outro. Para cada "s" a barriga "entra" quando o som sai, e "enche" quando você inspira para emitir o próximo "s".

    - Inspire corretamente. Solte 4 "s", cada um durando 1 tempo e destacando um do outro, ou seja, na mesma expiração, faça 4 "s" curtos e separados. Ainda na mesma expiração, solte apenas 1 "s", em quatro tempos (conte até quatro). Repita várias vezes, aumentando a duração do último "s" para: 8 tempos, 12 tempos, 16 tempos, 20 tempos, etc, durante quantos tempos você aguentar.

    A Expiração e a Emissão de sons: Como se relacionam

    Esse texto trata da parte prática da inspiração e expiração no canto. Não abrange a emissão de sons. Para que a voz saia límpida, amplificada e bonita, além da respiração diafragmática, será necessário o bom uso do Apoio (caixas de ressonância), Modelagem (uso correto dos lábios, língua, palato, e mais componentes buco-nasais), conhecimento da própria Tessitura (o conjunto de notas aonde o(a) cantor(a) emite a voz com total conforto), bem como da própria Extensão (limite de sons emitidos por uma voz, do grave ao agudo, mesmo além dos limites naturais da tessitura), conhecimento própria classificação (barítono, tenor, soprano, etc.), entre outras coisas. Para melhor informar-se sobre os termos de canto, ver o Tópico "Termos de Canto", aqui no fórum. http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/35152/
    A respiração correta, porém, é o ponto inicial para aprender canto.
    O treinamento da respiração não deve ser abandonado, e deve ser incorporado no dia-a-dia do cantor, de forma que torne-se automático.

    Fontes: Fórum, Curso Teórico Prático de Técnica Vocal (Nando Fernandes), Fisiologia da Voz (Eliphas Chinellato Villela), O Bê-a-Bá da Técnica Vocal (Vanda Oiticica), Canto: Uma expressão (Tutti Baê e Mônica Marsola).

    Mais tópicos sobre a parte prática da respiração diafragmática no Fórum:

    Exercícios: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/16406/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/367/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/49497/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/15962/

    Dor no diafragma: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/43753/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/64273/


    Sobre o Músculo Diafragma:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/48862/

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc
    Legal, Luc!

    Vamos colocar esse tópico no tópico de sugestões do fórum.

    Parabéns!

    MusiRio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc
    Muito bom material !
    com certeza vao somar muito!
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canto e Respiração: Como começar