Como tirar os graves da garganta?

Autor Mensagem
juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio

Que legal .. vc é um lírico. Deve ser o maior barato né?.. geralmente os líricos possuem uma voz bem possante, parece um trovão. Provavelmente o pessoal deve ficar de boca aberta quando vc canta, geralmente o líricos se destacam por causa da voz. Eu quando vejo meus colegas cantando acabo tendo a seguinte idéia em relação a tessitura dos tenores:

Ligeiros - a voz parece uma agulha, porque é mais estridente e leve.

Líricos - A voz parece uma rocha, firme, com uma baita amplitude. Parece um trovão de tão forte.

Dramáticos - A voz parece um algodão, apesar da força e amplitude, o timbre é mais escuro. Dá uma impressão aparente de suavidade porque não é muito estridente. (ou seja ... a sombra né..)

Nossa cara, classificação é complicado mesmo!!
Puxa vida... um Fá3 ou um Sol3 já bem apertado pra conseguir emitir com boa colocação e de maneira correta ..., imagine um Dó4 (de peito mesmo ..)deve exigir muito do cara, principalmente no lírico. Meu o Pavarotti é um Deus no canto lírico mesmo !!
Atualmente eu não consigo chegar em um dó4 (de peito, sem falsete) nem ferrando..., imagine o que deve ser isso pra um barítono ... além de uma extensão um pouco maior, deve precisar vários anos de treino e de dedicação, mas no término de tudo deve ser uma vitória.., uma sensação de compensação fora do sério.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
Sim cara..minha voz nos tons mais altos é bem forte e brilhante...quando você ouvir verá...ainda não tenho o timbre de lírico por completo...por que não tenho idade né...com o tempo eu consigo o timbre...
e sim...eheheheheh tenho volume pacas...

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Ha com certeza..., se com 18 anos você já está nesse nível.
Você deve ter se dedicado muito. Conheço alguns professores que não gostam de dar aulas de canto para garotos com menos de 20 anos por causa da voz (mudança). Dizem qua a voz dos homens chega ao ápice mesmo por volta dos 30 á 35 anos.
:( ... Eu queria ter mais volume tb!.. empresta um pouco aí mano... rs..rs..
Quem sabe um dia eu cheguo perto do Plácido... ( a esperança é a última que morre né..)

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
meu...eu acho o plácido um monstro cara...linda voz...lindo timbre...como é beloo o timbre dos dramáticos...e suave e bastante denso..acho muito lindo!!
mas ainda não posso me dizer um tenor lírico..por que meu timbre é de moleque entende???ainda não tenho a voz para o lírico mesmo...tenho qeu desenvolver e ficar mais homenzinho!!huehuEHUEHeuhuEhueuE(quando o punk ler isso vai rir)

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
Ligeiros - a voz parece uma agulha, porque é mais estridente e leve.
É nóis na fita \o/

Atualmente eu não consigo chegar em um dó4 (de peito, sem falsete) nem ferrando..., imagine o que deve ser isso pra um barítono ... além de uma extensão um pouco maior, deve precisar vários anos de treino e de dedicação, mas no término de tudo deve ser uma vitória.., uma sensação de compensação fora do sério.
Mesmo caso um tenor alcançando um Lá1 com clareza. É uma festa. É aquela velha história, nunca estamos satisfeitos com nossa extensão.

FáBiO LiOnE
Eu ia fazer uma piada daquelas mas... para o bem do fórum, nao vamos desvirtuar o topico...ahahahah

mas ainda não posso me dizer um tenor lírico..por que meu timbre é de moleque entende???ainda não tenho a voz para o lírico mesmo...tenho qeu desenvolver e ficar mais homenzinho!!
Quanto mais grave, mais demorado é o processo de formação de voz? Com que idade um tenor ligeiro "forma" a voz? Mas dos 18 em diante a voz muda muito? Imaginava que a mudança "séria" ocorria ali pelos 14, 15 anos..

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Punk

É vero.
A gente sempre quer mais e se esquece que melhorar o que já possui .. bem lembrado.
Tenho que chorar menos e trabalhar mais.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
é cara...mas é normal da gente mesmo essa sede..ganancia e tals...
PuNk Bass
olha..vozes mais graves são as que demoram mais..tenores como eu....com uns 30 anos estão com a voz formada...e com você não vai ser diferente...vai ocorrer varias mudanças na nossa voz...quanto a corpo...ressonância...brilho...

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


FÁBIO..

É por isso que o pessoal comenta da sua castração ...? ehehehe.....
Li uma vez por aqui que se precisassem de um contra tenor poderiam te chamar ... heheh (O Punk que comentou :))
Em compensação pra mim é mais fácil perguntar se não precisam de um barítono, sem bem que não leva a mal não ..., mas eu prefiro ter uma voz mais grave do que ser contra. Se bem que tem uns tenores que cantam algumas canções como contra-tenor com muita responsa, tipo o Jessé (popular), o cara gravou "canção para um só voz" e mandou muito bem!.. tb era um monstro...
Dá inveja ouvi-lo...

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
ah mas eu canto como contra usando falsete cara...minha voz mesmo é de tenor...heuehuheue o punk me zoa maldito!!hEUheuheuheuheuE mas eu consigo mandar como contra sim....mas não encaro NUNCA uma obra para cotra não tenho treino necessário...minha voz de contra só para popular mesmo!!
Bom..eu te invejo por você ser dramático!! :(
né punk??o cara tem os agudos e ainda tem os gravão!!
dramático se treinar pega até um ré de peito!!quem sabe até um mi de peito!!

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio


Se deve ficar a cópia da Maria Betânia cantando como contra no popular hein !! hehehe... (brincadeira).
Acho que é por isso que o Punk fica te zoando .. (heheh)..

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
ahuahuahuahua ele já me ouviu cantando...ele sabe que não fica parecido com a betânia!!hAUhaUhaUhaua

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
Se deve ficar a cópia da Maria Betânia cantando como contra no popular hein
Que nada, a voz dele na mp3 foi falseteada, cada agudo. Mas ficou legal, eu falei que curti e ele ficou bravo..ahahaha

sem bem que não leva a mal não ..., mas eu prefiro ter uma voz mais grave do que ser contra. Levar a mal por que? A voz grave é muito bonita, com uma boa interpretação então.....

FáBiO LiOnE
tenores como eu....com uns 30 anos estão com a voz formada...e com você não vai ser diferente...
Mas eu queria cantar antes da minha aposentadoria... :(

Bom..eu te invejo por você ser dramático!! :(
né punk??o cara tem os agudos e ainda tem os gravão!!
dramático se treinar pega até um ré de peito!!quem sabe até um mi de peito!!

Pois é, né Lione. Os caras tem cada grave e agudos.. e a gente sofrendo soltando nossos graves "arrotos". Mas é aquela história, nós temos 18, nossa voz ainda pode mudar (ou não...)

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Eu vou ficar com uma voz tipo a do andrea bocelli...com uns graves naquele esquema..vai ter que encorpar minha voz...senão não tem graça!!hehehehe
senão eu viro contra!!ahhaUhaU

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
O Andrea Bocelli eh o que? E o que vc tem contra os contra? (me perdoe o trocadilho...)

Gippe
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Tenor Lírico se naum me engano!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


Gippe
exato...
PuNk Bass
ele é tenor lírico!!hehehe
e eu amo os contra punk...sempre gostei da voz levíssima que eles tem

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio

Gosto de ouvir o Lauritz Melchior, .. ele é um ótimo dramático.
O Andrea é excelente..., você vai causar muita inveja se desenvolver um timbre como o dele ..!
Não canta de contra não .. mó estranho uns baita homão com voz de mina ...rs..rs..

Punk

Vc é tenor ligeiro?

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
olha...o punk não sabe ainda...mas acho que ele é...
hoje em dia eu sou tenor ligeiro...mas a tendência é eu virar lírico entende???(por que minha voz é pontuda ao invés de gorda e tals...)
e minha extensão não é de tenor ligeiro é só o timbre mesmo....
por isso que não é bom se classificar assim cedo..a voz muda....

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio,

É .. tô ligado..
Tenho uma colega que cantava tão mal (sem técnica) no começo que o pessoal pensava que era uma contralto. Depois que começou a estudar e desenvolver técnica foram perceber que ela era uma soprano ligeiro.
Eu também ..., quando comecei a estudar não sabia apoiar a voz, nem expandi-la .. nem nada. O pessoal achava que eu era um barítono ou um baixo (também só cantava na garganta e em tons baixos). Depois com o tempo eu fui descobrindo como usar a voz..

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
ah cara..demora até cair a ficha da voz viu!!
eu ainda não pareço tenor lírico estou mais para ligeiro..mas sei lá né

Mac-
Veterano
# out/10 · Editado por: Mac-
· votar


Nossa perai, desculpa reviver o topico mas... Lione vs alcanca um fa3 e é tenor certo? Meu amigo alcança até si3(meio-tom abaixo do do4)
E comeca em Do2. Ele nunca fez aula de canto, nem vocalizes. Nem nada.
Como q pode?
@edit
SI3 em voz de peito.
Do2 sem fry, cantável =D.
E a voz dele, cantada no mesmo tom q a minha, eh mais grave. A minha é mais aguda cantando do mesmo tom q ele. Ja eu, soh alcanco ate um FA3. E comeco em sol1.
@edit2
Nós dois nunca fizemos aula >.>

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/10
· votar


Mac-

Ele morreu em 2005. Ou não. Mas não espere que ele responda.

Agora a pergunta que não quer calar: Vocês cantam essa notas todas afinadinhas, sem forçar?

Mac-
Veterano
# out/10 · Editado por: Mac-
· votar


Eu sim, ate FA3, sem forçar, Agora G3 eu faco afinado, mas forçado. O si3 do meu amigo tenor é forçado, e as vezes desafina. Agora o LA3 não desafina n. Eu falo tenor mas n tenho ctz, nem aula eu faço, muito menos ele. Mas ele tem muita agilidade para agudos, e n faz Sol1 nem arrotando, dai eu pensei que ele fosse tenor kk.
Meu amigo tenor : C2~LA3 Os agudos dele saem mais graves q o meu.
Eu : SOL1 ~ FA3 Todo mundo comenta que minha voz eh beeem leve. Não sei se eh assim q se diz mas, eu tenho como referenciao baixo, que tem akele peso na voz.
Eu pergunto aqui as coisas pra qnd eu comecar minhas aulas quarta, eu ja ter uma noção , ainda mais pra vcs aqui do cifraclub q manjam de maaais...
obs: N vi q o topico era de outra decada kkkkkkkkkkkkk'
Soh li o dia e o mes kk'
obs2: Meu amigo tem rinite, soh pra constar kk'

McBonalds
Veterano
# out/10
· votar


Christhian
Ele morreu em 2005. Ou não.

Caramba. É sério isso?

Mac-
Veterano
# out/10
· votar


Christian sumiste? HSAUHSAHUAS'

Homem Cueca
Veterano
# out/10
· votar


Christhian
Ele morreu em 2005. Ou não.


Caramba. É sério isso?



UHAUHAUHAHUAUHAUHAUHAUHAHUAUHAUHAUHAHUAHUAUHAUHAUHAHUAHUAHUAUHAUHAHUAU HAHUAUHAUHAUHAUHAUHAHUAHUAHUAUHAUHAHUAHUAUHAUHAUHAHUAHUAUHAUAHUAHUA

gravity
Veterano
# dez/11
· votar


Peço desculpas por desenterrar o tópico, mas achei mais adequado que criar um novo com o mesmo tema. =)

Então, a questão é que sou classificado como barítono, e tenho grave lá no baixo profundo, só que sem brilho. Da última vez que medi eu pegava D#1
só que com pouquíssimo volume. Treinando agudos eu sinto a técnica correr tranquila, tanto que até o DO4 no peito eu pego sem desgaste. Já nos meus graves mais pesados sinto muito esforço. Como só volto a fazer aulas em março gostaria de saber oq posso treinar para aprender a colocá-los bem, já que desde que comecei a estudar canto(2 anos atrás), minha prioridade foram os agudos. Agora comecei a perceber o desgaste que os graves estão causando e quero aprender a maneira correta de executá-los.

Obrigado!

Leopold
Veterano
# dez/11
· votar


gravity

Tá tudo meio torto aí hein? Então vc chega num dó e tem os graves fracos e é barítono? De que jeito?

No minimo vc está classificado erroneamente.

gravity
Veterano
# dez/11 · Editado por: gravity
· votar


Não Leopold =)

Quando eu disse sem brilho, me referia aos graves mais profundos. Até o Sol 1 a voz sai clara e firme. O negócio é qndo vai mais pra baixo. =)
Sou barítono mesmo, já fui classificado assim por 3 professores diferentes, um deles de canto lírico.

Vc pode tirar minha dúvida?

Abraços!

shoyoninja
Veterano
# dez/11
· votar


gravity
Grava algo aí, fiquei curioso!

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como tirar os graves da garganta?