Como tirar os graves da garganta?

Autor Mensagem
Tiu Vinícius
Veterano
# out/04


Que exercicios posso fazer pra tirar os meu graves da garganta?? e pra onde eu posso leva-lo??... falaram que tinha que vibrar no diafragma não na garganta mas não consigo!!
Me ajudem!!

Amomusica
Veterano
# out/04
· votar


Tiu Vinícius

Não se deve tentar tirar nenhum som da garganta.

Para que os graves saiam bem vc precisa praticar vocalises e exercícios de ressonância, assim aprenderá como colcar a voz no lugar certo. O apoio é feito no diafragma, mas som das notas graves devem ser direcionadas para cima, para a região da boca, senão fica parecendo que ele está "entalado" na garganta.

Para se cantar bem não existe fórmula mágica, é necessário muito treino e paciência.

Tiu Vinícius
Veterano
# out/04
· votar


se possivel ouçam minha musica no tópico AVALIEM MEU BLUES!!
para ver onde estou errando mais!! obrigado!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


Amomusica
oiii andrinha!!
Tiu Vinícius
isso ae o que ela falou está correto..é paciência...ninguém nasce com a voz do luciano pavarotti..aquilo é fabricado

Amomusica
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
Oi bebezaum, como vai vc? Trabalhando muito?

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


Amomusica
bebezaum???
isso significa que eu to maiorzinho!!daqui a poco sou pivete!!
hehehe sim estou trabalhando bastante...
mo ruim!
:(

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


Amomusica
e você como tá andrinha?

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
Amomusica
Ai ai ai...óia o bate papo, vão lah pro Conselho! hahahah

Amomusica
Saudades moça

FáBiO LiOnE
Essa imagem de bom moço nao cola mais... =P

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Pronto...começou...
NÃO POSSO FALAR NADA QUE O MALEDETO DO PUNK VEM ME ENCHENDO O SACO!
GRRRRRRR

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
NÃO POSSO FALAR NADA QUE O MALEDETO DO PUNK VEM ME ENCHENDO O SACO!
Claro! Estou zelando pelo bom funcionamento, ora pois! =P

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


TIO VINICIUS

Cara, praticar o som gutural é uma das maneiras mais fáceis que aprendi para emitir os graves e controla-los. Com a prática você vai perceber que naturalmente seus graves vão ressoar com mais perfeição.
Tente colocar o som abaixo de sua garganta, no peito mesmo. Sinta o som ressoar entre seu peito e o seu diafragma e apenas se preocupe em fazer vocalizes com esses sons para expandi-los gradativamente. Sons (notas) graves ou médio graves são muito bons para treinar vocalizes e para treinar os sons guturais e para treinar os graves. No começo é meio desconfortável, meio difícil para saber se a voz está sendo apoiada corretamente, mas com algumas semanas de treino você vai perceber que o som vai estar vibrando e ressoando na área de peito e saberá controla-lo, emitindo-os tanto em alto como em baixo volume.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
maneira...ERRADISSIMA de emitir graves cara...assim você está colocando eles na garganta que é super errado e prejudicial...você não pode nunca engolir o som...ou sentir ele fechado...
no grave..eu, punk, gippe, e outros tenores...vamos ter díficuldades no grave...e com isso engolimos o som e ou deixamos ele gargantal...com isso temos a impressão que ganhamos volume e brilho...
é errado isso!!
a mesma colocação e apoio da região média/aguda deve ser usada na grave..para se obter o máximo de projeção e colocação...
e acredite
É DÍFICIL PRA CARACA O GRAVE!!abençoado os baritono!!hehehe(e eles também sofrem pra caramba com os graves...heuehue por que eles tem que ir no gravão mermo!!)

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
a mesma colocação e apoio da região média/aguda deve ser usada na grave..para se obter o máximo de projeção e colocação...
Entao, para os graves, o som ressoaria onde?

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
no mesmo lugar cara...
perceba que cantores líricos...(pavaroti, andrea.., lanza) tem a mesma sonoridade nos graves e agudos...isso ocorre por que é necessário manter a mesma colocação tanto no grave quanto no agudo..díficil!:|
perceba que o pessoal do popular...fica mudando a colocação da voz...de acordo com a região que está...

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


FÁBIO LIONE

"maneira...ERRADISSIMA de emitir graves cara...assim você está colocando eles na garganta que é super errado e prejudicial...você não pode nunca engolir o som...ou sentir ele fechado..."

Fábio, talvez de alguma forma eu tenha me expressado mal ao tentar dar umas dicas para o Vinícius, mas meus graves não estão na garganta, isso eu posso te garantir. Frequentei aulas de dicção e de canto, sempre fiz exercícios de vocalizes com os professores e os maestros e eles sempre me afirmaram que eu estava apoiando corretamente. O som não é colocado na garganta, ele ressoa no diafragma, tanto que meu diafragma chega até a relaxar quando emito notas graves. Não engulo e não o deixo o som na garganta, tanto que o som sai até um pouco suave, pois também sou tenor. Não sinto nenhuma dor na garganta pois o som não fica fechado, é muito fácil pra mim controlar o volume que emito o som. Concordo que é difícil explicar e executar graves.
Para os sons médios concordo que podem ser apoiados na área de peito, mas nada me impede de coloca-los e ressoa-los na cabeça, da mesma forma que posso executar agudos e apoia-los na área do peito. Vai muito de treino e prática e do objetivo de quem esta praticando. Até o momento nunca tive problemas relacionados há graves e agudos.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
Ah certo..realmente me parece que estava fazendo errado...
eu tenho uma grande díficuldade nos graves..e já achei vários lugares de ressonância para todos os meus registros de voz...
quantos anos você tem?(acho que a resposta está no nick...22 anos..) e qual a sua tessitura?

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio Lione

Eu tenho uma certa facilidade para os graves por causa da minha tessitura (tenor dramático). É mais fácil pra mim executar notas médias e algumas graves, porém meus agudos são mais pesados (consequentemente).
Acabei percebendo os lugares de melhor ressonãncia para a voz por causa dos professores.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
quem deu sua classificação de tenor dramático???
caramba...demora para a gente ter uma subclassificação...você tem certeza dela??a quanto tempo estuda o lírico??quais papeis de tenor timbram com sua voz??
tenor dramático é bonito pacas...

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio,

Cara, lá nos cantamos poucas coisas com impostação lírica e mesmo assim não é a mesma coisa de fazer um solo. Os profesores procuram trabalhar mas o coral mesmo, e como tem que ser algo uniforme não se precebe muitas diferenças. As vezes fazemos algumas coisas, mas eu não estudo canto lírico ao fundo. Descobri que eu era dramático por acaso.
Antes de entrar para as oficinas do coral eu já fazia aulas de dicção e canto há 1 ano e meio (+ ou -), então já sabia alguma coisa (técnica, apoio ..). Depois de algum tempo o maestro me classificou como tenor e começamos os ensaios. Ás vezes eu me achava um peixe fora da água cara, porque era como se eu fosse uma sombra dos outros garotos. Apesar de emitirmos as mesmas notas agudas, ficava bem claro que enquanto eles tinham uma voz mais estridente a minha era um pouco mais grave e suave (mais gorda), não importava o que eu fizesse para tentar mudar era muito desconfortável tentar cantar como eles (ignorância a minha tentar imita-los..). Cheguei a pensar que eu era um barítono e o maestro havia se enganado. Aí eu procurei o maestro, conversei com ele e ele voltou a afirmar que eu era tenor. Nas aulas posteriores ele mediu minha extensão no piano algumas vezes, viu onde meu timbre se encaixava e afirmou que eu era um dramático, pois barítonos não possuiam o dó4 e eu alcançava até fá4 sem dificuldades. Nas aulas posteriores confirmou a tessitura, porque minha voz possui mais características de tenor dramático e não de lírico.
Realmente quem me vê cantando uma música popular com um tom mais baixo ou médio acaba pensando que eu sou um barítono. Somente quando canto músicas em tons mais alto, as pessoas percebem que eu sou tenor por causa dos agudos. O professor me disse que é por causa que possuímos uma certa facilidade para executar os graves e a voz possui brilho nas regiões medianas e isso acaba confundindo as pessoas que ouvem.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
tenor dramático é uma classificação complicadissima de se dar a alguém...é bem confusa...
mas cara...F4 ???tem certeza dessa nota???você está usando qual notação??por F4 de peito é MUITO agudo mesmo..eu pego uma oitava a abaixo disso!!(é claro que se você estiver contando as oitavas do piano eu pego o mesmo F4 que você...por que se contar as oitavas do piano o Fá que eu pego é um fá 4..)

Douglas_ems
Veterano
# out/04
· votar


wow, fá4
contra-tenor? o.O

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
mas cara...F4 ???tem certeza dessa nota???você está usando qual notação??
Se for no canto popular, com certeza utilizando voz de cabeça. É muito difícil um homem pegar essa nota no peito.

juca_22
Nao li o topico inteiro mas.. qual a nota mais grave que vc alcançou quando mediram a sua tessitura?

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Sim...na voz de cabeça eu tenho essa nota!!
Agora...de peito..só contra tenores de nascença..aqueles que tem a voz naturalmen te de contra alto sem usar o recurso do falseto!

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


FÁBIO

Contado as oitavas do piano como você, do contrário nem que eu fosse o superman .. rs..rs..!
Eu uso o registro de cabeça também para o F4, como você e o PuNk, mas é o meu limite. Lá no coral é muito dificil chegarmos nessa nota, a não ser quando é um solo, mas mesmo assim geralmente utilizamos até Ré4 e as vezes Mi4. De qualquer forma o coral exige menos que o canto lírico por ser uniforme, com certeza eu não tenho o mesmo preparo e apoio que você.

Douglas ems

Nem ferrando cara. Mesmo que eu quisesse não seria um contra-tenor, minha voz é um pouco pesada. Dá pra perceber bem a diferença quando se houve um tenor lírico ou um ligeiro. Os caras tem uma voz mais leve que a minha, principalmente os ligeiros. Eu também não gosto muito de fazer falsete, prefiro usa voz de cabeça (acho que não fica muito legal pra mim), se eu vejo que não vou alcançar prefiro cantar um pouco mais baixo (no canto popular).

PUNK

Cara não lembro direito, acho que era sol2 ou lá2. Não tenho certeza, acho que lá2 porque lembro que umas das notas ficou desconfortável, provavelmente dev ter sido sol.

Douglas_ems
Veterano
# out/04
· votar


juca_22

Acho que você está medindo sua tessitura uma oitava acima!
sol 2 e lá 2 são notas graves de mulher :P
vc deve pegar o sol 1 e/ou o lá 1
Sol 1 é a primeira linha (de cima para baixo) na partitura na clave de fá. :P

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Douglas

Foi mal cara, é verdade. Confundi as escalas!
Tô viajando..

Douglas_ems
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
Você canta em coral? que coral?
tb canto em coral. talvez possamos trocar umas partituras :D

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
Sua tessitura é de Sol1 até Fa3...nossa..se tem uma tessitura maior que a minha
:(

juca_22
Veterano
# out/04
· votar


Fábio,

Pq, qual é sua tessitura?
Fábio, eu não tenho muito conhecimento em música,mas sabe o que eu achei estranho...., eu li aqui no tópico de classificação de voz e tessitura que um baixo pode chegar até Mi3, e um barítono até Sol3..., você pode me explicar como funciona isso?
São as mesmas notas que emitimos de peito?..., sei lá quando os vejo cantando me dá uma impressão tão diferente....

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


juca_22
cara...eu sou novo pra caramba né...essas notas que o pessoal diz que baritonos, tenores, baixos tem que ter..são notas de vozes formadas!!leva anos para se formar uma voz...
eu tenho o fá3 de peito!!sem força...colocadinha...e sou tenor lírico provávelmente...e só pego um ré2 no máximo...nos vocalizes eu pego Si bemol 1 mas é coisa de tenor MUITOOOO LEVE!
e as notas que esses baritonos baixos tem no agudo são bem diferentes!!!!a grande diferença é a sonoridade dos agudos!!
é diferente ouvir do4 de tenor e um do4 de baritono(sim...um baritono pode pegar o dozão...mas haja treino)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como tirar os graves da garganta?