Guturais, Gritos, Berros, Drive...

Autor Mensagem
FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04


Guturais, Gritos, Berros, Drive...

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Esse tópico foi criado para ser fixado...aqui vamos colocar opiniões..(POR FAVOR COM FUNDAMENTO...) sobre a técnica chamada drive...
O que é drive?
Drive é um efeito vocal, é uma "distorção" no padrão do som, alguns professores chamam de VOZ DE GARGANTA(com razão)
ele também é chamado:
berro, grito, gutural, vocal rasgado, rasgo de traquéia...
Alguns exemplos de DRIVE??
Cantores de black metal, Death Metal e coisas do genero, CANTORES DE METAL EM GERAL usam esse efeito!é usado para dar agressividade na voz...(alguns dizem que o que cantores de black metal fazem é gutural, bom..não vêm ao caso)
Como fazer Drive sem machucar a voz?
Tem aqueles que dizem que não faz mal nenhum se feito com técnica, bom...o drive do ponto de vista do canto clássico é considerado uma colocação super errada e que leva a rapidamente uma perda de extensão, brilho e colocação de voz...
Eu faço drive e não canso a minha voz???COMO?
As pregas vocais são musculos...e como todo o musculo ele se adpapta as atividades feitas sobre ele...
com a voz não é diferente...
ela acostuma com os guturais, berros e etc...mas o preço disse...é o cara perder grande parte da sua beleza, flexibilidade e técnica com a voz...em resumo:
ele só sabe cantar gritando e fazendo drive!
Usar um pouco de drive para dar um tcham??E então???Vai causar algum dano??
Vai depender do seu aparelho fonador e de quanto você usar do recurso...é evidente que quanto mais você usar, mais vai cansar sua voz...e mais vai perder a sua naturalidade

espero ter ajudado!!
quem tiver mais informações por favor poste!

Vocalis
Veterano
# set/04
· votar


FáBiO LiOnE
Obrigado pelos toques, cara! Eu gosto muito de ler suas informações, apesar de achar que vc é um pouco extremista, vc tem um bom conhecimento a respeito.

Camila Medeiros
Veterano
# set/04
· votar


O que??????? Tina Turner???????
É mesmo????
cara!! to besta!!
Mas o drive dela não é tão fudido assim a ponto de acabar com a flexibilidade e brilho e sei la o que mais, ou é??

Janis Joplin também tinha esse tal de drive né?

Olha, vou dizer uma coisa, não faço parte da galera metal nem nada, gosto de algumas músicas e tal, mas gosto de ouvir um drive legal...tipo aquela musica do Link Park que tá tocando no rádio....fica legal, porém dizem a boca pequena que o rapazote já teve que operar duas vezes!!

Leandro Oliveira
Veterano
# set/04
· votar


num mando nada de drive
nem cansigo voz de cabeça(rge)...............

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


o Hansi Kursch... ele faz algum tipo de drive? ou a voz dele já é daquele jeito mesmo?
O André Matos canta meio rasgado no Shaman... até nos falsetes q ele pega agudo extremo ele rasga... queria saber como ele faz isso.
O Timo Kotipelto do Stratovarius não faz drive em nenhuma música... o vocal dele é limpo e é meu favorito! eu acho que esse negócio de drive não define muita coisa quanto à qualidade, apesar de que berros (tipo sepultura) e guturais (death metal em geral) eu acho abominável, horrendo, desculpa a quem gosta, mas é o que eu acho.
Esse lance de adicionar um poko de drive só pra dar um "tcham" vai do vocalista... mas nem sempre vai pra melhor...

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Frankz
sim sim...o hansi kursh tem aquele drive na voz...

Uma coisa PESSOAL
Driver, pode soar de diferente maneiras na voz...como é o caso do drive do Hansi Kursh comparado com do André matos...soa diferente né??
vai depender da voz da pessoa...
por exemplo...
o Hansi quando sobe nos agudos..sempre rasga...acho que isso ficou tendencioso!!como o andré hoje em dia...
Por que isso??
você cria o costume...no metal causa mais impacto aquela coisa agressiva unida com os tons altos...e sua voz acostuma e você perde o jeito da voz limpa...
eu gostaria de ver o matos cantando limpo novamente...
Ouça a carry on do DVD como está diferente...

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


FaBiO LiOnE ta aí uma coisa que você é a primeira pessoa a concordar comigo! eu prefiro muito mais a versão de Carry On de studio... do que aquela ao vivo... que ele canta mais pra Andi Deris do que pra Tobias Sammet (os participantes do DVD hehehe)

por isso que meu vocalista favorito é o Timo Kotipelto! eu NUNCA o vi rasgar a voz... ;)

The Yellow Monkey
Veterano
# set/04 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar


Por isso q não falo do link park, pois nem sei se ele canta ou é o computador com algum softuare q faz isso...

Aquilo é a voz dele mesmo... ouça Live in Texas...

Eu nunca vi o Matos cantar limpo...

Aliksen
Veterano
# set/04
· votar


eu acho que um drive com tecnica(existe tecnica)NAO ESTRAGA A VOZ,DEPENDE DA TECNICA.EU FALO ISSO POR QUE EU TENHO A VOZ ESTILO EDU E ANDRÉ MATOS E FAÇO DRIVES ESTILO COREY E FHIL ANSELMO(EX VOCAL DO PANTERA)SE O NOME ESTIVER ERRADO ME CORRIJAM POR FAVOR.E ISSO NÃO ALTERA EM NADA,MINHA VOZ FICA AINDA MAIS LIMPA.GUTURAL NÃO É GRITO ESTILO CACHORRO NÃO, É UMA TECNICA DE VOZ QUE É DADA NO FUNDO DA GARGANTA.

Jeannie
Veterano
# set/04
· votar


Olá pessoal....

acho um bom exemplo para o "drive", Christina Aguilera...

Agora, tenho uma curiosidade: Qq tipo de voz é capaz de fazê-lo com perfeiçao????

Pq, quando comecei a cantar, adotei o estilo da Sandy, tanto foi que todos diziam com uma boca só que minha voz era identica com a da Sandy. Com o passar do tempo, adotei o estilo de Christina Aguilera. Persebi que as tecnicas sao completamente diferentes (perseptíveis a metros - obvio).

Hoje atinjo agudos da Xtina com facilidade, nao consigo mais cantar no timbre da Sandy e nao sustento mais o tom agudo sem fazer firulas, como Aguilera (só que do meu jeito, procuro nao ficar imitando-a). Mas nao consigo fazer o gutural como Christina. Seria falta de treino ou talvez só consegue fazer quem tem voz forte????

Soulface
Veterano
# set/04
· votar


Aliksen
FHIL ANSELMO(EX VOCAL DO PANTERA)SE O NOME ESTIVER ERRADO ME CORRIJAM POR FAVOR
Já q vc pediu... É Phil (de Philip) Anselmo.

E sem qrer ser chato, mas já sendo, destiva o caps lock na hr de postar cara... É q por causa da tal da ilusão de óptica, com as letras assim dá a impressão de q os epaços entre elas dimunui, e fica muito ruim de ler. hehehe

BRNz
Veterano
# set/04
· votar


tipo... nao q eu seja vocal ou algo parecido... mais vivo brincando com minha voz... e ai vai minha opiniao "tecnica" (heuehuh) sobre isso...

existem varios tipos de drives... e o mais, q eu garanto, q eh prejudicial, pois chega a doer, eh a gritaria normal... aquele q tu dah um grito... em geral agudo q sai um drive alto e claro, soh q depois dah pra senti q aquilo naum foi bom pra tua voz heuh... (ao exemplo do grito de medo das guria nos filme de terror heueheuhe)(qualquer um faz)

2 - tem o q aparenta se o menos prejudicial, jah vi algumas bandas de black metal com vocal assim, q eh (comeq eu vo dize) a tecnica da bolhinha heuehu, tipo, joga saliva pro fundo da boca e solta o ar mais forte, o drive nao sai da garganta, mas da formacao das bolhinhas de saliva... aparenta bem gutural e agressivo, mais tem pouca projecao sonora... acho legalzinho... (qualquer um faz)

3 - O drive de traqueia, esse jah nao sei se eh pra todo mundo, mas descobri isso imitando os Orc do Warcraft... consiste no seguinte, vc vai parecer que ta com um sorriso largo, a musculatura alta do pescoco vai ficar um tanto contraida, aparentando que vc tah berrando, mas a voz e totalmente controlavel... o que se sente, eh q o drive se forma um pouco antes do inicio da boca, ressona bem perto da mandibula e dah pra sentir q esta vibra um pouco... acho bastante confortavel... mas nao eh de todo bonito pra cantar, é mais pra imitar orc mesmo ehueheu...

4 - Esse eh meio complicado pra explicar... descobri imitando os goblin do Warcraft (jah deu pra ve q curto warcraft neh? heuehue) e funciona legal... nao sei direito como faz... mas parece ressonar na parte alta da boca (qto mais aguda a nota, mais pra cima), e é um pouco nasal tambem (sai ar pelo nariz), funciona razoavelmente bem nas notas agudas, mas se puxar pro grave, ai eh que aparece a potencia da ideia, fica um drive bem parecido com os vocais graves rasgados de metal, bem ao estilo sepultura... o defeito da tecnica é que nos agudos, se mantido o drive por mto tempo, ocorre um som meio ondulado... daqueles do tipo IIIIIIiiiiiIIIIIIiiiiiiiIIIIIIiiiiiiIIIIIIiiiii. Não é de todo mau... mas as vezes seria bom se fosse mais linear...

Um dia eu ainda tenho q gravar as minhas "brincaderas" pra postar aqui e ver a opiniao de vcs... tenho mais alguns truques na manga, mas nao sei o quao uteis podem ser, e eh isso q queria saber...

Vou ver se gravo esses drives nas proximas semanas pra exemplificar...

Agora... por respeito a pobre garganta de vcs, e aos que rezam de peh junto q nao existe tecnica pra fazer drive...
-----> NÃO TENTEM ISSO EM CASA <-----
até porque, é bastante dificil de explicar essas coisas, e nao parece ser mto simples de fazer...
aos que nao vao ouvir isso e vao querer tentar, digo, NÃO QUEIRAM SAIR FAZENDO ALTOS VOLUME, tipo... tenta faze baixinho... se soh sai drive qdo ta alto, é por que ta gritado, e ai eu digo q vai doer...

desculpem o texto longo e a falta de conhecimento vocal meu... mas jah exliquei heuehu... soh brinco com minha voz... e sai alguuumas coisas legais dela...

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Olha...
A voz...sem colocação correta...NÃO IMPORTA A MANEIRA que você faz...machuca as pregas vocais sim...você pode não perceber...achar até que melhora a voz(tem gente que toma água gelada e acha que a voz fica MUITOO BOA depois disso...bom..o gelo relaxa a musculatura, anestesia..e você não sente...por isso a pessoa acha que tá melhor)
drive..mexe muito com a voz...e deixa a voz..aquecidadona...muito movimentada...é como você ficar batendo no braço..ele vai ficar vermelhão certo???depois de um tempo a sensibilidade nessa parte vermelhona que se tá batendo é bem pior...e você acha que não tá doendo mais como antes...
por isso quem usa drive acha qeu a voz fica mais limpa depois de fazer o drive...

lucas fernandes
Veterano
# set/04
· votar


FáBio LiOnE

olá....tenho uma banda de Hard Rock e fazemos cover de skid row...faço uma voz semelhante a de sebastian mas quando emito muitos guturais não consigo utilizar o diafragma para segurar o baque e fico sem folego depois de cantar algumas musicas....gostaria de saber se existe qualquer tecnica para melhorar o drive ou para utiliza-lo corretamente?
Obrigado ]

mateus721
Veterano
# set/04 · Editado por: mateus721
· votar


eu tipo jah perguntei pro meu fesor de canto se usa drive machuca a voz bla blah bla e ai ele disse q isso eh bastante relativo mais eh certo q drive nao faz bem pra voz e tal. oq ele fala eh q fazendo drive e essas coisas o melhor q tem pra faze eh tenta tira o grito o maximo da garganta possivel. tipo na minha banda eu uso drive mais soh em notas mais altas tipo F3 e tal (notas agudas do tenor) pq desse jeito eu uso bastante forca pra faze essas notas e tal e a voz sai muito da garganta. qnd eu grito nessas notas agudas eu sinto minha voz lah tras em cima no ceu da boca de tras ou sei lah no palato mesmo. eu nunca fikei rouco dps de ensaios da banda, a voz soh cansa um pouco do mesmo jeito q ela cansaria mesmo nao usando drive.

tipo o q eu aconselho eh tira o maximo o drive da garganta e joga ele pra outras regioes. tipo qnd eu faco gutural eu sinto queimando a garganta pq no gutural a voz tah exatamente na garganta balancano e arrebentano tudo lah.., qnd eu grito do jeito mais certo eu nao sinto essa quemacao toda (claro q nao eh igual cantando limpo), eu nao sei se eu to certo gritano desse jeito nao, eu soh consigo faze ele nos ensaios ou gritando muito alto em casa. tipo o grito precisa de pressao pra sai se nao, nao dah.

tipo eu tenho um amigo q tava cantano um dia em casa e tal e resolveu descobri um jeito de grita e talz.. bom ele me falo q tava cantano e conseguiu grita em notas agudas as parada lah. soh q ai dps ele falo q a garganta dele doeu e fico pro resto do dia. eu perguntei pra ele onde ele sentiu a voz dele qnd ele gritou e doeu e tal. ai ele falou q sentia a voz dele no meio da garganta. ou seja desse jeito machuco.
depois ele falo q tentou gritar dnvo otro dia lah e acabo descobrindo um jeito de grita q saia bom e q nao arrebentava a garganta dele depois. eu perguntei onde ele sentia a voz dele nesse tal drive q nao machuco a voz, ai ele falo q sentia a voz no fundo e em cima no ceu da boca, la tras la pra sininho e tal, igualzinho o jeito q eu uso e nao machuca fraga..

bom essa eh minha experiencia bom drive. nao sei se estou certo eh o unico jeito q eu sei manda sem machuca a voiz..

BRNz
hauehauhe q doido eu tambem sei imita a voz do orc igualzinho. tipo dah pra faze a voz dele com e sem drive. eh soh fecha um poco a garganta parece q fica um pouco fanho sei lah e c fica sorrino o tempo inteiro e o pescoco estendido depois soh coloca o drive huehuehe.. mto doido =D
a do goblin eu nao sei nao auheueha.. mais eh doido fica imitano a voz desses bixinho, dah pra aprende altas coisa. imita akelas mulher fantasma do war3 fraga. ela fala moh aspirado e tal huaehuaheuahe... =D

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


mateus721
bom...legal...canto é isso mesmo cara..você ir descobrindo o seu corpo...cada vez mais...
mas cara...conselho..tenta não gritar...vai fazendo ginástica na sua voz até as notas que você não consegue pegar soarem legal

mateus721
Veterano
# set/04
· votar


ah soh tipo eu consigo faze as notas agudas tipo F3 limpo melhor q rasgado entende, tipo a ultima nota q eu alcanco eh lah pro A3 mas tipo jah comeca a arranha e dps dela soh arranha eu nao consigo. mais eu soh rasgo a nota q eu consigo faze limpa eu nao fico forcano a voz assim nao..

Daemon
Veterano
# set/04
· votar


Então quer dizer que basicamente pra não machucar a voz é só cantar de um jeito que não doa?

Eu comecei a cantar esse ano, não entendo muito do assunto, mas descobri que o rasgado que não dói é um pouco acima da garganta antes da boca. Mesmo sem doer eu estaria estragando minha voz?

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Mesmo sem doer...a voz pode estar aocsutmada e mal colocada e mesmo assim estar fazendo um grande mal

lucas fernandes
Veterano
# set/04
· votar


FáBio LiOnE você tem alguma dica para mim....pois o vocal com drive é o sustenta das musicas do skid row do qual sou um grande fã...vc conhece alguma tecnica onde eu possa conciliar o drive e a sustentação do diafragma? ou sabe se posso procurar auxílio em algum outro lugar? Gostaria muiiiiito de saber se existe algum modo de colocar o drive de uma melhor forma, alguma técnica pra ele ficar menos deteriorizante.
Obrigado e aguardo um conselho!!!!

Vampiro
Veterano
# set/04
· votar


pow, é só vc dá uma poupada na voz... tipo se vc reparar muitos cantores q usavam drive a rodo costumam economizar ao vivo, pois eles têm q ter a voz intacata o show e a turnê inteira... pow o próprio Sebastian, agora ele berra muito, mas antigamente ele usava um drive bem sutil, só rasgava um pouco a voz, às vezes nem isso direito, só dava um gritaum limpo.. hehehe... phil anselmo do pantera, berra pra kct, mas se comparar, ele berra muito mais no cd do q nos shows, tbm né, té parece q ele ia agüentar.. já acho absurdo ele suportar um show berrando dakele jeito... hehehe

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


vcs nao acham q esta discussao ja deu oq tinha q da ?

vortexx
Veterano
# set/04
· votar


Eu nao sou vocalista e nao entendo mta coisa sobre isso,mas deve existir sim uma tecnica pra fazer drive,por exemplo o dani filth (cradle of filth) canta assim jah faz uns 15 anos e a voz dele ainda ta intacta no shows,ele eh mto bom nisso,ele tem mtas variaçoes de voz ouvi falar q ele tem 19 timbres registrados

gritador oficial
Veterano
# set/04
· votar


olha, eu faço drive e minha voz continua na boa, nao sinto dor qdo faço e sinto q nao esta nas pregas vocais, fica em outro lugar, mais na frente, drive se for feito direito nao ferra a voz naum


e o hansi tem uma tecnica absurda, a voz dele nao tem drive natural, é totalmente cristalina, ele só usa drive qdo quer (escute a versao de bard's song - in the forrest em estudio, the maiden and the minstrel knight ou fiddler in the green do demons and wizards)

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


a grande maioria soh pq nao sabe fazer drive continua a dizer esta eh uma tecnica maldita, acreditem voces ou nao o drive eh tecnica e nao faz mal se feito corretamente

Daemon
Veterano
# set/04
· votar


Chris Boltendhal, vocalista do Grave Digger, canta MUITO rasgado a uns 20 anos e ta aí até hoje. Sei lá, talvez tenha se criado a mitologia de que drive estraga a voz porque sempre se cantou limpo e talvez seja algo meio novo e pouco estudado.
Agora uma coisa, volta e meia agente ouve falar de vocalista de metal com problemas na voz. É só no metal?

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


gritador oficial
cara...se você usar o drive da maneira que menos possa prejudicar...vai acabar aos poucos com a sua voz sim..
mas vai depender da pessoa...tem pregas vocais que são mais fortes que outras...assim como tem pessoas que são mais fortes que outras..

lucas fernandes
Veterano
# set/04
· votar


Gritador oficial

Ae garoto se vc jura que isso é verdade me passa algo......pra eu conseguir fazer o drive sem me matar.....(huuhuhhu)vamos falar de um modo com que todos aqui tirem proveito e consigam fazer o drive......se tive material ou dica ou sei lá o que joga na tela ae rapaiz.....abraço!!!

DevNull
Veterano
# set/04
· votar


Tipo, eu tento cantar limpo, mas como dito no tópico, às vezes, dependendo da música, o drive eh essencial pra dar o toque de agressividade. Eu me inspiro em Sebastian Bach e no Edu Falaschi da época do Symbols e no disco novo pros meus drives. Pelo menos até hoje não senti nenhum efeito dos drives que venho fazendo há mais de 5 anos, e a técnica que venho utilizando e que todos que já frequentaram a ao menos uma aula de canto conhecem: beba água durante as apresentações, preferencialmente à temperatura ambiente. Aproveite os solos das músicas para isso, "recarrega" a voz e limpa as cordas vocais. Se ajuda realmente eu não sei, mas venho fazendo isso há anos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guturais, Gritos, Berros, Drive...