Guturais, Gritos, Berros, Drive...

Autor Mensagem
FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


bom...vai do bom senso de cada um...
geralmente quem faz drive acha que não zoa...dá uma lidinha no que eu escrevi..é a mesma coisa quem cresce de tamanho...ele mesmo não percebe que cresceu!!entende?

Daemon
Veterano
# set/04
· votar


Mas a questão é: vai zoar como? O cara não vai mais conseguir cantar limpinho? Mas e se o objetivo do cara nunca for cantar limpinho?
Queria saber se o cara pode ficar mudo por causa disso, ter um cancer na garganta, essas coisas...

BRNz
Veterano
# set/04
· votar


Daemon
Mas a questão é: vai zoar como? O cara não vai mais conseguir cantar limpinho? Mas e se o objetivo do cara nunca for cantar limpinho?
Queria saber se o cara pode ficar mudo por causa disso, ter um cancer na garganta, essas coisas...

Uia... q eu saiba, naum naum... acho q soh aqueles calos nas pregas... q a meu ver, devem diminuir a extensaum e deixar a voz meio suja pra sempre... coisas assim...

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Daemon
pode ficar mudo sim...ter que operar...ficar com a voz alterada...pelo resto da vida...
criar fenda..tumores...edemas...calos...alguns males especificos, nodulos e por ai vai

Marcio Matos
Veterano
# out/04
· votar


o q tenho a dizer a respeito é q um de vcs falaram q o local do DRIVER é depois das pregas vocais , no caso um pouco mais a frente, se vc faz driver e não sente dor e ñ fica rouco depois de fazer estar correto.

dimoraes
Veterano
# out/04
· votar


Comigo, o que ajuda bastante na hora de "gritar" (ou 'fazer drive', sei lá) é cantar com o pescoço esticado. Claro que não canto com a cabeça lá em cima, olhando pro teto, dobro o meu corpo e isso ajuda muito, tanto na respiração, quanto na afinação.

Jeannie
Veterano
# out/04
· votar


Rômulo


Oi.......
realmente..... está fora do ar este meu e-mail...

O novo é:
deborapassarella@ibest.com.br

Quero mto conversar com ele....

Dê o recado, por gentileza.
Obrigado

guitarmagno
Veterano
# out/04
· votar


Pessoal, aqui vai simplesmente uma opnião (ainda que auto-ditata) sobre este tema... Ao observar, experimentar em mim mesmo e apreciar técnicas vocais de diversos artistas ao longo de minha vivência musical, penso, assim como já disse o Fábio Lione, que quem faz uso da citada técnica deve ter em mente que terá, sim, prejuízo vocal. É como aquela estória do "impossível fazer uma omelete sem quebrar ovos"... Observei que todos gostariam de descobrir o "ovo de colombo" a respeito de drive, para fazê-lo da forma mais ilimitada e duradoura possível, e totalmente sem culpa, mas creio ser isto impossível!!! (Infelizmente...)
O que talvez seja possível é minimizar o prejuízo como já foi citado por diversas vezes neste fórum, tornando-o mais próximo de nulo, mas nunca desprezível, consequentemente conseguindo assim maior vida útil para a voz, ao se dar uma boa dosada no uso deste recurso, ainda que a música perca em agressividade. O diabo é que o drive parece ser uma técnica extremamente viciante! (Pelo menos eu já senti isso na pele). Você faz, o público responde bem, e você quer fazer mais e mais... Te dá uma sensação de eloqüência e poder vocal fora do comum, mas depois que o show acaba e todos vão embora, é você quem terá de refletir se usará de novo aquele "truquezinho" novamente com a mesma intensidade que usou, ainda que sua garganta esteja mais ou menos irritada...
Fazer o quê né? Verdadeiras obras-primas do Rock And Roll foram concebidas se utilizando desta artimanha... Você não será o primeiro e nem será o último. Creio ser este um grande dilema para os que curtem e cantam Rock And Roll. Imagine se ninguém nunca tivesse tido a coragem de ousar, com medo de ficar sem voz... Seria exagero talvez dizer que o Rock perderia a graça, mas que não seria o mesmo, ah... disso não tenha dúvidas!
Mas é importante e inteligente ter cuidado...

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


guitarmagno
Assim...legal cara..gostei da sua colocação e está bem coerente com o que acontece mesmo!!
O importante é você conhecer sua voz...e decidir o que vai fazer com ela...minha voz por exemplo...é sem condições pra drive..não dá pra fazer...simplismente...não sei por que..mas não dá...então nunca arrisquei !!tem que ser limpinho mesmo!
Mas é isso ae pessoal...quando menos doer...melhor...se não doer...é por que você já acostumou...suas pregas já estão acostumadas...e é só cuidar delas bem...que talvez não tenham grandes problemas....
QUEM FAZ USO DO DRIVE EU ACONSELHO IR AO OTORRINO 2 vezes por ano no mínimo!!

andrei_musico
Veterano
# out/04
· votar


Jeannie

ele já mandou o email, pois ele não esta vindo mais aqui.

_Dexter_
Veterano
# out/04
· votar


ow qndo vc canta gutural, vc canta afinado
existe afinação pra esse tipo de voz

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


_Dexter_
não existe não!!afinação só pode ser definida quando temos a nota feita com clareza!

guitarmagno
Veterano
# out/04
· votar


Fabio Lione, aproveitando a ocasião, vc sabe me dizer se uma pessoa que fez uso do drive à exaustão durante um tempo considerável (quatro meses, por exemplo), e sentiu vários efeitos prejudiciais deste recurso como perda nítida de extensão vocal e até mesmo rouquidão temporária, pode recuperar a mesma extensão e tenacidade vocal de antes, caso mantenha um repouso durante um bom tempo, e mesmo quando volte, reduza drasticamente, quase a zero, o uso deste efeito? E ainda, calos ou coisas do tipo são reversíveis?
Pergunto por que passei por situação parecida, utilizando esta técnica sem conhecimento prévio e de forma indiscriminada. Por fim eu notei dificuldade em notas agudas, coisa que nunca tive, e até mesmo certa rouquidão temporária. Não sei se adquiri calos nas cordas vocais, mas dei um tempo para me recuperar e, aparentemente, me recuperei bem e consigo continuar cantando o que sempre cantei - agora sem drives. Mas fiquei bem mais cuidadoso, e tenho imprensão de que minha voz não aguentaria mais outra "maratona de drives" a que a sujeitei...
Que vc me diz, cara?

Um abraço.

S Baz
Veterano
# out/04
· votar


lucas fernandes
oq? voz semelhante a do bach????????? tuh tem mp3 ai????

S Baz
Veterano
# out/04
· votar


olha caras... eu faço drive todo o dia ainda naum me causou algum dano, mas se vc fizer durante um bom tempo a voz perde a potencia e o brilho, mas depois volta ao normal, mas é altamente aconselhavel À naum fazer...

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


guitarmagno
Cara...voz é uma coisa muito pessoal viu!!vai depender muito do seu corpo...vá até um otorrino e faço uma laringoscopia e veja como estão sua pregas...se tiver calos...Adeus carreira lírica por exemplo...é impossível seguir com calo...mesmo depois de uma operação...
agora...se tiver calos...e for cantar metal..dá para ir numa boa !!!tranquilão!!mas nunca vai ser a mesma coisa...é um dano em uma região MUITO sensível a recuperação é devagar, são meses de fonodiologa e operação!!
isso se for calo né...que é o mais comum para quem faz drive,
mas pode ser fenda, nodulo e tals...
por exemplo eu...tomo cuidado pra caramba com a voz...e mesmo assim ela nunca tá perfeita!!o lugar aonde eu vivo..é horrível para a voz...cigarro(as pessoas não tem respeito...) poluição, mudanças de temperatura alta, tudo isso não é viadice não..é você aprender com o seu corpo o que ele aceita ou não e o que faz bem para suas pregas vocais!
o drive principalmente pessoal..é preciso aprender muito com o seu corpo..para tentar faze-lo da maneira menos prejudicial possível!!drive vai machucar, e vai depender muito de como seu corpo reage se vai ou não criar males na pv....

guitarmagno
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
Valeu, brother!!! Vou procurar saber melhor sobre minha situação através de um otorrino...

No mais, galera, sou novatão aqui no fórum, e tenho a dizer que achei maneiraço a troca de idéias que rola aqui. A música merece que sejam feitas coisas desse tipo em sua homenagem...
Estarei sempre por aí, com vcs... Abraços a todos.

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


guitarmagno
comente bastante cara...dá uma sacudida no fórum...usa o busca que tem um monte de assunto...
e vai atrás do seu aparelho!!que ele é único!

guitarmagno
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
Vc é de onde, cara? (Eu sou de Vila Velha-ES)? Vc trabalha só com música?

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


guitarmagno
nem cara..eu sou analista de sistema...
música eu ainda tenho muito o que aprender viu..e nunca posso parar de aprender...

Autumn Wishes
Veterano
# fev/05
· votar


existem muitos vocais de bandas que gritam e cantam muuuuito bem

como Yesterdays Rising, Killswitch Engage e tantas outras

acho que se o grito efetuado com técnica, pode nao danificar a garganta e nao prejudicar a voz

corrijam-me se estiver errado, mas ao menos ouçam as 2 bandas que eu citei para terem uma noçao doque eu estou falando

valeu ;*

Finch
Veterano
# jul/05
· votar


Tipo da pra dizer entao, ja que gutural, drive tem tecnicas da pra dizer algumas? da pra informar aonde tem elas?
da pra deixar isso mais exemplificado para todos que querem saber isso?
tipo gostaria de saber o que o Grito de Nate do Finch e a final, gutural? uahuah acho que n! mas diz ae!!!

felipe_diego
Veterano
# ago/05
· votar


ae .. afinal .. tem algum truke pra gritar ?? ou eh a garganta msm ????

Cardial
Veterano
# ago/12
· votar


Mas cara, e o cantor do Niickelback ??????? Ele canta bem até hoje, e ele canta a uns 14 anos fazendo voz rasgada. como o bixo consegue ?

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


Cardial

Você viu a última data da postagem? 2005.

Quanto à questão de alguns cantarem assim a "vida toda" (eu não sei como é o desempenho desse vocalista que vc citou), mas o que acontece é o seguinte:
Tem gente que aguenta um bom tempo, mais que os outros, MAS são casos raros, um ou outro num mar de gente com a voz detonada. Se basear por um ou dois que aguentam a porrada não dá certo. A grande maioria se arrebenta.

Eu sou contra Screamo e Gutural por exemplo, primeiramente porque detonam a voz, segundo lugar porque sao modos de "cantar" que simplesmente servem para padronizar as vozes. É tudo praticamente igual, não se reconhece o vocalista como voz propriamente dita. Se vc trocar de vocalista não faz quase diferença alguma.
Depois pra mim, ficar fazendo voz de "monstro de filme B de terror" é um negócio meio bobo demais pra eu levar a sério.

Joaozin
Veterano
# ago/12
· votar


Leopold
Cara, eu concordo plenamente com você no fato de que screamo e gutural padroniza as vozes. Meu maior sonho já foi cantar rasgado, mas com o tempo amadureci meus pensamentos e deixei isso de lado.
Apesar disso, acho interessante no canto popular o uso do drive em alguns trechos de algumas musicas para dar uma entonação e transmitir algo diferente para quem está ouvindo.
De todos os cantores que cantaram/cantam deste modo, acredito que o que mais me impressiona é o Steven Tyler do Aerosmith. Por que? Pelo simples fato do cara ter 64 anos e continuar cantando como antigamente e ainda com a voz rasgada.
Fico pensando às vezes se ele não detonou com sua voz por ter uma genética resistente ou algo do tipo, sei lá, ou se é pelo fato dele cantar tecnicamente correto.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


Joaozin
O Steven Tyler é foda mesmo, mas ele já fez cirurgia e tudo mais. Quem usa drive demais acaba fudendo a voz.

Quem mais me impressiona com a voz rasgada é o Corey Taylor. Não sei como ele não perdeu a voz ainda, hehe.

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


Joaozin Steven Tyler é o cara. Já fez cirurgia a laser e tal, tem um video que até mostra ele fazendo... Mas ele é um baita exemplo, junto com outros gigantes do rock aí.

Cardial Ele tem uma garganta "bombada", é isso.

Leopold A grande maioria se arrebenta por falta de preparo muscular. Bota um magrao a lutar MMA pra ver oq acontece... É como vc disse, tem que aguentar a porrada, ser um atleta, e gente que nao tonificou os musculos ou nao tem ja uma pré disposição, se arrebenta mesmo.

E screamo e gutural, é usado faz anos, hoje é que tão abusando da coisa! Por exemplo, Sebastian Bach usava screamo direto no skid row, e ainda usa... Janis Joplin, nao chegava a ser tao agressiva, mas também, robert plant, e varios outros... O negocio é que hoje a modinha é os graves, guitarra dropada, peso, breakdown... coisa de momento, mas screamo já tem faz tempo...

Gansinho Corey se especializou em screamo, gutural, faz isso reduzindo ao maximo os danos, e voalá.

gravity
Veterano
# ago/12
· votar


No screamo/drive vc pode usar as pregas vestibulares pra criar o rasgado e poupar as verdadeiras. Só que elas também vão acabar indo pro buraco.
Steven Tyler, li em algum lugar que ele cauteriza as pregas com laser depois de CADA SHOW pra manter a voz.

Joaozin
Veterano
# ago/12
· votar


gravity
Pqp, acho que isso ai sobre o Steven Tyler deve ser mentira, de vez em quando até pode ser, mas depois de todo show acho que é demais hehe. O que seriam pregas vestibulares?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guturais, Gritos, Berros, Drive...