Falsete grave?

Autor Mensagem
FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar


RONNIE
O que os sopranistas fazem não pode ser considerado falsete...é algo bem mais trabalhado!!no popular é o que chamamos de voz de cabeça!(michael kiske, andré matos)
um baritono e um tenor usando voz de cabeça...(voz de cabeça seria o falsete com apoio e colocação...no popular é assim)

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar


FáBiO LiOnE
Lione, existem vários estudos que explicam sobre falsete, por isso eh taum complicado e contraditório. O que os sopranistas fazem naum eh falsete, mas pode ser considerado falsete por uma outra escola de estudo. Voz de cabeça, pra mim, naum eh falsete, mas parece, lembra, entaum alguns chamam de falsete. Ontem mostrei pra Bárbara como q a voz de cabeça empostada da forma que vc fez na música q vc postou aqui se transforma na voz de cabeça q o Labrie usa, por exemplo, ela acho q compreendeu, mas eh meio estranho de explicar, pq quando vc faz o falsete mesmo (esse sim considero danoso, coça a garganta, irrita, e mesmo bem colocado, ele altera a voz após longo uso, esse eu costumo chamar também de golpe de glote, apesar desse termo ser aplicado em outras definições) o som eh outro, mas há quem considere voz de cabeça e falsete tudo a mesma coisa, eh meio estranho de explicar por causa disso.

Essa confusaum toda em torno do falsete se dá devido a duas concepções sim! O Ronnie ateh citou que há duas, uma certa e outra errada, e concordo. A errada seria:
Falsete eh voz de homem fininha, imitando mulher.
Vc pode fazer voz fininha, meio feminina usando voz de cabeça mesmo, assim como sopranistas, entaum nesse caso voz de cabeça eh considerado falsete??? Bem, depende, eu acredito q naum, apesar de soar muuuuito parecido, mas a técnica eh outra, num eh falsete, mas quem ouve acha q eh, entaum fazer o q? Deixe cada um acreditar no q quizer, minha fessora num acredita em falsete, ela acha que se estah tudo legal, se sua voz estah com as passagens perfeitas, se tah tudo funfando blz, perfeito, eh voz, num interessa da onde parte o registro.
Eh meio complexo isso, cantem como acharem melhor, quando vc tenta explicar muito as coisas, acaba atrapalhando.

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


Gippe
Eh meio complexo isso, cantem como acharem melhor, quando vc tenta explicar muito as coisas, acaba atrapalhando.
Ainda mais por aqui [forum], que não tem como se dar exemplos.

Vc me mostrou e eu entendi, eh mais ou menos assim que penso, a única coisa é que não existe uma definição exata para isso e para muitas coisas no canto.

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


o pessoal, teve um colega meu q canta num coral chamado bacarelli e q estudou numa escola de canto daí de sao paulo q me disse q o meu grave eh no máximo um B1. Só que eu alcanço um F1 e até um E1. Só q ele ouve e fala q aquilo nao eh nota pq se fosse considerado da minha extensão teria q soar alto o suficiente pra chegar até a última fileira de um palco. Como os meus graves não fazem isso, ele acha q aquilo não eh nota e sim um falsete grave. Aí eu teimei dizendo q os graves, por terem uma frequencia menor do que os agudos, não podem soar tão alto quanto ele acha q deve (notar que um A1 tem 110 Hz e um A2 tem exatamente o dobro ou seja 220 Hz). Aí ele falou q pode soar alto desse jeito sim pq os baixos do bacarelli conseguem fazer soar alto sem garganta e empostado direitinho. Daí eu fiquei confuso. E aí, pessoal? ele tem razão?

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


Só q ele ouve e fala q aquilo nao eh nota pq se fosse considerado da minha extensão teria q soar alto o suficiente pra chegar até a última fileira de um palco.


Extensao é todas as notas que vc alcança, sendo em volume baixo ou alto.

Extensão é uma coisa, tessitura é outra.

E não tem essa de pq eh baixo não eh considerado nota.
Estranho isso!!! ehehehehe......

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


Ele fala q os graves têm que soar alto pq os carinhas do coral conseguem fazer soar alto, então aí eu tento colocar volume e ele diz que eu to fazendo na garganta e só existem três lugares para "soar": na frente, no meio e atrás da boca. Se alguma nota não estiver em nenhum desses três lugares então não é nota. É falsete grave. Só que eu sinto a vibração da nota realmente e ele insiste q não. Caraca viu?

S Baz
Veterano
# ago/04
· votar


use como se estivesse fazendo um falsete normal "agudo" dai tu fik tentando ai passar pro grave!!!!!! mesma coisa facinhu facinhu

Mark_Kloz
Veterano
# ago/04
· votar


S Baz
nâo é tão fácil assim não. Quando eu tento usar o falsete normal no grave, ele fica tão aspirado que até mesmo umas notas que eu alcanço sem ele, ficam impossibilitadas de serem atingidas. Então esse tipo de falsete acaba atrapalhando a minha emissão de graves. A não ser que eu queira usar como um recurso de enfeite.

S Baz
Veterano
# ago/04
· votar


Mark_Kloz
ha isso é. Tem que treinar...

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar


Mark_Kloz
Isso eh passagem (voz de peito X voz de cabeça, certo?). Isso num eh taum simples naum, mas qnd vc pega o jeito, deslancha!!!

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# dez/04
· votar


vcs sao doidos e?nao existe de maneira alguma falsete grave,pelo fato dxe falsete ser o som pra cima.e outra mulher faz falsete sim nao e toda mulher q tem avoz aguda .uma mulher contralto ou mezzo faz falsete.Mulher soprano de fato q nao faz falsete por que a sua voz propria parece um gato miando

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falsete grave?